Roberto Ramalho é jornalista e pesquisador
O nascimento de Jesus Cristo aconteceu numa Belém mais ao norte, bem perto de Nazaré, onde o Novo Testamento conta que Jesus passou a infância, e não onde afirma o povo judeu hoje.
A tese é baseada em dados históricos, citações do Antigo e Novo Testamentos e mais de dez anos de escavações realizadas pelo arqueólogo israelense, Aviram Oshri.
O arqueólogo está convicto e totalmente convencido de que Jesus nasceu em Belém da Galileia, e não em Belém da Judeia (ou Zebulun).
Porém, a versão tradicional é outra. Segundo o Evangelho de Mateus, grávida de nove meses, Maria viajou montada em um burro de Nazaré, na Galileia, até Belém, onde Jesus teria nascido.
Disse o arqueólogo: "Se ela percorresse mesmo essa distância (100 km) teria dado à luz muito antes", conclui Oshri.
"Faz muito mais sentido que a Belém do nascimento seja a da Galileia, que fica a apenas 7 km de Nazaré”, afirma com segurança o arqueólogo.
Historiadores do cristianismo sugerem que os autores do Evangelho trocaram as Beléns para associar Jesus ao rei David, que vinha da Judeia. Ele e Cristo teriam a mesma linhagem familiar, segundo as escrituras hebraicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário