Habitantes do Pará rejeitam, em plebiscito, criação dos Estados de Tapajós e Carajás
Roberto Ramalho é jornalista
Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito histórico realizado neste domingo (11.12.11), manter o Estado unido do Pará e negaram a divisão territorial para criação dos Estados de Carajás e Tapajós.
Assim, o Brasil continuará com 26 Estados, além do Distrito Federal. Até agora foram computados mais de 80% dos votos apurados, mas é matematicamente impossível que o "Sim" à divisão ultrapasse o "Não", tanto para Carajás, quanto para Tapajós.
Até agora, aproximadamente 78,00% dos eleitores votaram contra a criação de Tapajós e 80,42% contra Carajás.
As abstenções, até o momento, atingiram 25,23% do eleitorado, que não compareceram as urnas para manifestar o seu voto. O resultado final deve ser homologado ainda esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará
Os eleitores responderam a duas perguntas: 'Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?' e 'Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?'.
Com o resultado contrário a criação das novas unidades da federação, o Congresso Nacional não terá outra alternativa senão a de abandonar o projeto.
COMENTÁRIO:
A POPULAÇÃO ONDE SERIAM CRIADOS OS ESTADOS DE TAPAJÓS E CARAJÁS, PERDERAM A GRANDE OPORTUNIDADE DE SE EMANCIPAREM E AMBOS OS ESTADOS PODEREM SE DESENVOLVER POLÍTICA, ECONÔMICA E EDUCACIONALMENTE.
DO JEITO QUE O PARÁ ESTÁ, COM POLÍTICOS COMO JADER BARBALHO, E OUTROS, IRÁ CONTINUAR A ROUBALHEIRA, A MISÉRIA, E A FALTA DE SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, E SEGURANÇA PÚBLICA. ALÉM DA VIOLÊNCIA NA REGIÃO, MOTIVADA POR PROBLEMAS DE TERRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário