Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Artigo: O que são Drones ou VANT?

Roberto Ramalho é Jornalista e pesquisador.

O Veículo Aéreo Não Tripulado ou VANT e também bastante conhecido como Drone, é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos para ser guiada.

Esses tipos de aviões não-tripulados são controlados à distância, por meios eletrônicos e por computadores de última geração, sob a supervisão de órgãos governamentais, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (PLC).

Também são denominados de "Veículo Aéreo Remotamente Pilotado" (VARP).

Anos atrás, os VANT ou Drones foram idealizados para fins militares. Esse tipo de avião não-tripulado foi inspirado nas bombas voadoras alemãs da 2ª Guerra Mundial, tipo V-1, usadas pelos nazistas para bombardear principalmente a cidade inglesa de Londres e levar o terror, e nos inofensivos aeromodelos rádio-controlados, máquinas voadoras de última geração que foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas executadas por seres humanos, nas áreas de apoio e controle de tiro de artilharia, apoio aéreo às tropas de infantaria e cavalaria no campo de batalha, inteligência militar, controle de mísseis de cruzeiro, atividades de patrulhamento urbano, costeiro, ambiental e de fronteiras, atividades de busca e resgate, entre outras.

Atualmente, o desenvolvimento de pesquisas e fabricação de VANT são realizadas e estimuladas, principalmente, por militares dos EUA, já havendo, também, desenvolvimento por patê do governo israelense, isto é, pelas Forças de Defesa de Israel, por algumas forças armadas do mundo, entre elas a do Irã.

Os Drones ou VANT, signifcam, portanto, robôs alados. Praticamente nos últimos dez anos, esses aparelhos em todos os formatos e ainda mais estranhos povoaram o céu de países em conflito, fotografando e coletando informações ou fazendo ataques aéreos em lugares muito perigosos que seriam ou são para aviões ou helicópteros comuns.

Ao todo os Drones ou VANT foram responsáveis por mais de 5000 mortes de terroristas em bombardeios principalmente por parte de americanos em países como Iraque, Síria, Paquistão, Iêmen e Somália.
Ele vem sendo largamento usado para atacar as tropas do Estado Islâmico no Oriente Médio.

Embora sua tecnologia tenha sido criada para uso militar, os Drones ou VANT deixaram de ser apenas ferramentas letais ou de espionagem para hoje serem usados na perseguição de fugitivos da polícia, no controle de fronteiras, na detecção de pragas nas lavouras, e no monitoramento de usinas nucleares ou de turbinas eólicas, além de serem bastantes úteis na área comercial entregando pizzas e outros alimentos.

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) foram utilizados pela primeira vez pelos EUA em 1959 em missões espiãs, todavia a existência do programa só foi admitida pela Força Aérea desse país em 1973.
Porém, somente a partir de 1994 é que as Forças Armadas americanas passaram a testar Drones carregados com armas, por meio do desenvolvimento da aeronave conhecida pelo nome de Predador.
Sabe-se agora oficialmente que o primeiro Drone não tripulado foi usado na guerra do Afeganistão, a partir de outubro de 2001.

Desde esse tempo, então, esses Veículos Não Tripulados carregados com armas letais foram largamente utilizados no Afeganistão e no Iraque pelas Forças Armadas dos EUA e pela OTAN.

Em 2011 foi bastante utilizada na intervenção internacional na líbia que terminou com a queda do regime autoritário de Muammar Kadafi que acabou sendo assassinado ao ser capturado quando fugia num comboio e que foi interceptado por forças da OTAN e bombardeado.

Atualmente vem sendo largamente usado na área empresarial, ajudando bastante nas vendas do comércio, sobretudo em países desenvolvidos, embora também já esteja sendo usado no Brasil no combate ao desmatamento e no mapeamento de rios e lagos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário