Jornalista Roberto Ramalho
“Em 2011, o Brasil foi o país que menos cresceu na América do Sul”, afirmou o jornal “Folha de São Paulo”, na sua edição de domingo (18).
Segundo a “Folha de São Paulo”. “as taxas de expansão da economia brasileira perdem para as de outras nações emergentes, como China e Índia, de forma recorrente”, acrescentou.
Desde 2006, o desempenho do Brasil não ficava aquém do resultado de todos os países vizinhos sul-americanos, segundo estimativas recentes destacadas pelo jornal paulista.
O fraco desempenho do Brasil, que cresceu somente 2,7% no ano passado, deve fazer ainda com que o país fique abaixo da média de expansão da América Latina como um todo (próxima a 4%).
Esse processo econômico também não ocorria há cinco anos.
"Estimamos que, de todos os países latino-americanos, só a Guatemala e El Salvador cresceram menos que o Brasil", diz o consultor econômico Richard Hamilton, da consultoria Business Monitor International.
COMENTÁRIO DE ROBERTO RAMALHO
Ainda que afirmem que o Brasil cresceu pouco (2,7%) em 2011, o mais importante é que o saldo foi positivo. E tudo leva a crer que o país crescerá mais esse ano, chegando até 4,5%.
Além disso, nós já somos a 6ª economia do globo e por volta de 2015 seremos a 5ª, ultrapassando a França.
A taxa Selic está caindo, o dólar está se mantendo estável e valorizado em relação à moeda nacional (o real), facilitando as nossas exportações, e o nível de contratações com carteira assinada também está em ritmo crescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário