Novo presidente da Fifa é o suiço Gianni Infantino, amigo e braço direito de Michel Platini
Jornalista Roberto Ramalho
Aos 45 anos, o suíço Gianni Infantino é o novo presidente da Fifa. O ex-secretário-geral da Uefa foi eleito nesta sexta-feira durante o pleito realizado na sede da entidade em Zurique, na Suíça.
O novo mandatário da Fifa conseguiu 115 votos no segundo turno da eleição, seguido do Xeque Salman Khalifa, candidato mais próximo da situação (Joseph Blatter), com 88 votos, e que era considerado o favorito.
Aparentemente ficha-limpa, Infantino foi eleito nessa sexta-feira para a presidência da Fifa, que precisa retomar a credibilidade até para retomar os lucros.
No seu primeiro discurso como presidente, Infantino afirmou que deseja mudar a imagem ruim que ainda permanece em relação à Fifa.
Disse ele após ser eleito: "Aceito as eleições. Vamos restaurar a imagem da Fifa, vamos reconquistar a imagem da Fifa. Eu quero ser o presidente de todas as 209 associações nacionais. Eu percorri o planeta e vou continuar a fazê-lo. Estou demasiadamente emocionado, agradeço a todos mais uma vez e vamos trabalhar conjuntamente.
A eleição contou com quatro candidatos, já que o sul-africano Tokyo Sexwale retirou sua candidatura horas antes do pleito.
No primeiro turno, Infantino terminou na frente, com 88 votos, seguido do Xeque Salman Khalifa, com 85 votos.
O príncipe Ali confirmou ter algum apoio com os membros do Oeste da Ásia e obteve 27. Jérôme Champagne fechou com sete votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário