Artigo - A importância do Blog para os
negócios
Roberto Ramalho é jornalista, relações
públicas e blogueiro
Hoje, existem
praticamente entre 100 e 150 milhões de blogueiros, que se comunicam pela
Internet, através de sites de notícias, em áreas de entretenimento, de saúde,
educação, economia, e pessoais, expressando ideias e experiências com seus
leitores, e compartilhando informações sobre todos os tipos de assuntos.
Para as
empresas e os negócios, com tantas vozes disponíveis nessa mídia
revolucionária, se constituindo num verdadeiro fórum mundial, nenhum empresa
pode se dar ao luxo de ficar de fora.
No livro Blog
Marketing: A Nova e Revolucionária Maneira de Aumentar Vendas, Estabelecer Sua
Marca e Alcançar Resultados Excepcionais - Jeremy Wright Editora:
M. Books, 1ª Edição, 2008, 272 páginas, o consultor de "blogging"
explica como e por que empresas de todos os tipos blogam, e revela estratégias
para interagir efetivamente com seus clientes.
Os leitores
irão conhecer algumas companhias extremamente bem sucedidas que vêm se
beneficiando com os blogs, entre elas o Google, a Disney, a General Motors a
Microsoft, a Sun Microsystems, entre outras.
O Blog é um
ótimo guia para o marketing de excelência, com conselhos originais e poderosos
abrangendo os novos desafios apresentados pela hipercompetição, a globalização
e a internet.
Notadamente
ainda não se observa a prática de publicidade ou propaganda na grande maioria
dos blogs, principalmente nos independentes.
Segundo a Enciclopédia Wikipedia, Um blog ou blogue (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização
rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de
forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo
ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do
blog.
Todavia, de
acordo com www.wp-brasil.org,
Blog é um tipo de página de internet que pode ser atualizada rapidamente por
pessoas sem conhecimentos técnicos, com artigos organizados cronologicamente,
sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de
posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que
são publicados. Inicialmente os blogs eram identificados com diários online,
pois eram predominantemente sites pessoais. Hoje em dia existem blogs
corporativos, blogs de notícias, blogs de música, de vídeo, de fotos, etc.
Porém discordo
do site para informar que a grande maioria dos blogueiros ainda é constituída
por jornalistas ou por pessoas da área de comunicação social, por estarem
familiarizados com o processo de linguagem comunicacional.
Uma definição
bastante didática, o site www.infoescola.com diz que o blog, ou weblog, é
uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que
administra o blog é chamada de blogueira (o). Uma das características dos blogs
é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é
limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos
blogs é a frequência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros
semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada
atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).
Concluindo, o
mais importante de tudo é que os blogs vieram para ficar, e se expandiram de
uma maneira bastante democrática, abordando todo tipo de assunto, desde os
jornalísticos, passando pelos jurídicos, educacionais, da área de saúde, de
entretenimento, entre outros, uns levando informação e conhecimento
científicos, outros, apenas entretenimento e lazer.
Referências
Enciclopédia Wikipedia. Acessado em 20 de dezembro de 2014,
às 21 horas;
www.wp-brasil.org. Acessado em 20 de dezembro de 2014, às 21 horas e quinze minutos.
www.infoescola.com. Acessado em 20 de dezembro de 2014, às 22 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário