Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 28 de maio de 2017

CSA decepciona, perde partida para Botafogo-PB no Almeidão e a invencibilidade na Série C. 

Roberto Ramalho jornalista e articulista do site webartigos.com.

Dico do Botafogo-PB resolveu no segundo tempo e marcous os dois gols da partida no 2° tempo.

A vitória do time paraibano em casa tirou a invencibilidade do time alagoano. Apesar da derrota, Azulão ainda está na liderança.

O primeiro tempo foi bastante morno. Enquanto o CSA ficou esperando pelo adversário foi o Botafogo que teve mais posse de bola. 

Com o time arrumado na defesa o CSA não deu muito espaço para o Botafogo-PB. Mas a melhor chance surgiu aos 16 minutos. O lateral Lito cruzou da direita, nas costas da zaga azulina e Rafael Oliveira quase marcou de peixinho. A bola passou raspando. 

Aos 37, o CSA ameaçou. Marcos Antônio avançou pela esquerda e chutou da entrada da área fazendo o goleiro Michel trabalhar na partida.

No segundo tempo o Botafogo-PB começou a ter maior volume de jogo e chegou a vitória com gols de Dico, o nome do jogo deste domingo. O atacante do time paraibano marcou duas vezes, no Almeidão, em João Pessoa, e acabou com a invencibilidade do CSA na Série C. A vitória por 2 a 0 coloca o Botafogo-PB na quinta colocação do Grupo A, agora com quatro pontos. O time azulino ficou nos seis, mas ainda continua na liderança.

Os times voltam a jogar domingo, às 16h. O CSA recebe o Moto Clube, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e o Botafogo-PB joga contra o Salgueiro, mais uma vez no Almeidão.

sábado, 27 de maio de 2017

Artigo - As chuvas torrenciais em Alagoas, o efeito La Niña, a questão ambiental e a omissão do poder público. 

Roberto Ramalho jornalista e servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
 
Há uma semana que chove sem parar em Alagoas, sobretudo em Maceió. As fortes chuvas que caem em Maceió desde a noite de sexta provocou o deslizamento de barreiras, queda de muros, desabamento de casas, parte de alguns prédios e deixou mortos e feridos. 

Segundo o Corpo de Bombeiros quatro pessoas foram encontradas mortas e pelo menos 14 pessoas ficaram feridas. E esse número poderá aumentar ainda mais. A estimativa é que neste sábado (27) e domingo (28) o volume de chuva aumente bastante, indo até a próxima terça-feira (30).
 
Equipes da Defesa Civil Municipal estão em alerta máximo e de prontidão para dar suporte necessário as pessoas que vivem em áreas de risco na capital alagoana.
 
Embora estejamos ainda no Outono, desde 1991 não chovia tanto em Alagoas, sobretudo na capital alagoana.
 
Segundo os meteorologistas e cientistas que estudam o fenômeno, as chuvas torrenciais que caem em Alagoas tem como fator responsável o efeito 'La Niña' (A menina).
 
De acordo com o Wikipedia são essas as principais características do fenômeno La Niña:
 
Os principais efeitos de episódios do La Niña observados sobre o Brasil são:

Passagens rápidas de frentes frias sobre a Região Sul;

Temperaturas próximas da média climatológica ou ligeiramente abaixo da média sobre a Região Sudeste, durante o inverno;

Chegada das frentes frias até a Região Nordeste, principalmente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas; Tendência às chuvas abundantes no norte e leste da Amazônia; Chuvas acima da média para o setor centro-norte do Nordeste;

Chuvas muito acima da média no leste dos estados da Região Sul, estiagem no oeste destes estados e no Paraguai;
Em alguns episódios, chuva volumosa e frio na Região Sudeste do Brasil;

Em geral, um episódio La Niña começa a desenvolver-se em um certo ano, atinge sua intensidade máxima no final daquele ano, vindo a dissipar-se em meados do ano seguinte. Ele pode, no entanto, durar até dois anos. Sua intensidade é tão forte que os episódios La Niña permitem, algumas vezes, a chegada de frentes frias até à Região Nordeste notadamente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, e na Região Norte principalmente Rondônia e Acre.

O que contribui muito para que Maceió fique totalmente alagada, em muitos locais da cidade, é a falta de educação ambiental da população, que joga todo tipo de resíduos sólidos nas calçadas, ruas, terrenos baldios, contribuindo, e muito, para que a situação fique ainda pior.

E o poder público também é responsável por não fiscalizar e realizar o saneamento básico necessário. A prova disso está no Brejal, Ponta Grossa e Vergel do Lago, bairros em que praticamente não existe saneamento básico.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Ministro Marco Aurélio critica convocação de Exército por Temer e demonstra preocupação com a medida extrema. Houve depredações e vandalismo nas manifestações em Brasília. 

Roberto Ramalho jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O ministro do STF Marcio Aurélio Mello demonstrou preocupação com a decisão do presidente Michel Temer de convocar as Forças Armadas para atuar nas manifestações contra o governo. 

Durante sessão na Suprema Corte, o magistrado afirmou esperar que não seja verdadeira a notícia de que o Exército foi convocado a atuar em Brasília entre os dias 24 e 31 de maio. 

Em meio aos confrontos na capital federal, Temer editou um decreto de garantia da lei e da ordem para autorizar a ação das Forças Armadas, mas somente em Brasília.

Segundo o Portal G1, o decreto foi publicado em uma edição extra do "Diário Oficial da União" e é assinada pelo presidente Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen. 

De acordo com o G1, realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões da GLO ocorrem nos casos em que há, segundo o Ministério da Defesa, "o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem". Ainda de acordo com o ministério, nessas ações, as Forças Armadas "agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições".

As manifestações aconteceram na Esplanada dos Ministérios. Houve tumulto, quebra-quebra e ateamento de fogo em alguns ministérios. A polícia fez uso dos instrumentos necessários para conter o vandalismo como bombas de gás, bala de borracha e spray de pimenta. Neste momento a situação é tranquila. Os manifestantes já se dispersaram.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, afirma em artigo publicado no Portal UOL que Brasil seria ainda mais lesado se irmãos Batista não fizessem delação premiada. Maluf é condenado pelo STF por lavagem de dinheiro. 
 
Roberto Ramalho jornalista.

Em artigo exclusivo publicado no Portal UOL, o procurador-geral da República afirmou que não teve alternativa senão conceder o benefício de imunidade penal aos colaboradores para que pudessem cooperar. 

Rodrigo Janot chegou a tal conclusão após ter a certeza de que o sistema judicial criminal jamais chegaria a todos os fatos expostos por métodos convencionais de investigação se não tivesse havido a gravação com o presidente Temer.

O MPF propôs o pagamento de multa de R$ 11 bilhões, mas o grupo JBS ofereceu somente R$ 1,4 bilhões.

E finalmente o deputado federal Paulo Maluf foi condenado. Todos ministros da Primeira Turma do STF condenaram o deputado federal Paulo Maluf, do PP, pelo crime de lavagem de dinheiro e a perda do cargo de deputado federal. Edson Fachin foi o relator do processo. A 1ª Turma é composta pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux Marco e Aurélio Mello.

A Suprema Corte não decidiu pela execução imediata da pena e, com isso, a defesa ainda poderá entrar com recursos, chamados de embargos de declaração ou infringentes, para questionar a decisão. Só depois de julgados os recursos, e mantida a decisão desta terça é que o deputado poderá ser preso, e a Câmara terá de decretar a perda do mandato. Isso poderá durar, ao menos, dois meses.

O deputado é acusado de enviar quase um bilhão de dólares para o exterior. O dinheiro teria sido desviado enquanto Maluf era prefeito de São Paulo.

domingo, 21 de maio de 2017

Conselho Federal da OAB se reúne extraordinariamente e resolve pedir impeachment do Presidente Temer por crime de responsabilidade. 

Roberto Ramalho jornalista.

A OAB deve protocolar na quarta-feira o pedido de impeachment do presidente Michel Temer.  A decisão de fazer o pedido na Câmara foi aprovado pelo conselho da entidade em uma reunião extraordinária que durou mais de sete horas e só terminou na madrugada desse domingo (21). 

O parecer aprovado por 25 votos a favor e um contra no Conselho Federal da OAB aponta que Temer cometeu crime de responsabilidade ao não comunicar autoridades competentes sobre a conversa que teve com o empresário Joesley Batista.

De acordo com o parecer da comissão, Temer teria infringido o artigo 85 da Constituição, que define os crimes de responsabilidade do Presidente da República, e a Lei do Servidor Público, por não informar à autoridade competente atos ilícitos que teriam sido cometidos por Joesley.

A comissão avaliou ainda que o presidente também teria infringido o decoro exigido pelo cargo por ter recebido com o empresário, especialmente pelo horário em que ocorreu o encontro (22h45) e sem registro na agenda oficial.

Em pronunciamento no sábado, Temer negou ter praticado crimes e atacou o delator. O Palácio do Planalto ainda não comentou a decisão da OAB.. 

A OAB-Federal encontrou elementos suficientes para protocolar o pedido junto a Câmara dos Deputados.

O conselheiro federal da OAB, Flávio Pansieri, afirmou que a decisão foi tomada não apenas com base nas gravações feitas por Joesley Batista, mas em todo o inquérito.

sábado, 20 de maio de 2017

Associação Nacional de Peritos Criminais questiona gravação com Presidente Temer. Mas Perito Criminal alagoano, George Sanguinetti, afirma que a gravação é autêntica. 
Roberto Ramalho jornalista.

A Associação Nacional de Peritos Criminais declarou e alertou que a homologação de delações sem a devida análise é temerária. A entidade informou nesse sábado que a gravação da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista apresenta eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada. 

A Instituição recomendou o envio imediato do áudio e do gravador usado pelo empresário ao Instituto Nacional de Criminalística para ser periciado.

Em pronunciamento na tarde desse sábado, por volta de 14horas e vinte minutos, Temer alegou que a gravação foi manipulada e teve mais de 50 edições. 

O presidente recorreu ao Supremo Tribunal Federal para suspender o inquérito aberto contra ele por corrupção, obstrução de Justiça e formação de organização criminosa. A estratégia de Temer é contestar a legalidade do material e apontar falhas no áudio.

A defesa também pediu ao STF que seja feita uma perícia no material. A Procuradoria-Geral da República acredita que na gravação o presidente concorda com a iniciativa do empresário de comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O dono da JBS confirmou ainda pagamento.

Na noite desse sábado Fachin acatou parte do pedido do Presidente e autorizou a que seja feita perícia na gravação. Contudo, negou a suspensão do pedido em relação ao andamento do inquérito.

Em entrevista concedida ao Jornal Nacional desse sábado (20), o perito criminal e Médico-Legista alagoano, Dr. George Sanguinetti, declarou que não existe edições na gravação entre o empresário dono da JBS e o Presidente da República

Peritos, em sentido amplo, são pessoas físicas entendidas e experimentadas em determinados assuntos e, designadas pela Justiça, recebem a incumbência de ver e referir fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento é de interesse no processo.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Temer sanciona lei de recuperação dos estados. Já em Alagoas Renan Filho ainda não decidiu sobre o reajuste aos servidores públicos. 

Roberto Ramalho jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Depois da enorme repercussão da revelação de uma gravação entre o empresário e sócio majoritário da JBS, Joesley Batista, e o presidente Temer, divulgada na quarta-feira (17), quando o peemedebista afirma sobre a necessidade de continuar pagando propina ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para não fazer delação premiada, e comprometê-lo no exercício da presidência, surpreendentemente ele sanciona a lei de Recuperação Fiscal dos Estados, objetivando receber apoio dos governadores.

O presidente Michel Temer sancionou a Lei de Recuperação Fiscal, que ajuda, sobretudo, os estados que estão em situação de calamidade como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

O presidente fez questão de ligar para o governador Pezão para dar a notícia.

Embora o texto tenha sido atenuado pelo Congresso Nacional,Temer não vetou nenhum artigo. Na Câmara, foi retirado o trecho que previa aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos para 14%. Os deputados também diminuíram o percentual de redução de renúncias fiscais, de 20% para 10%.

E permitiram, também, que os estados substituam convênios mais caros por novos, mais baratos. Para ter dívidas com a União suspensas por até três anos e retirar exigências da LRF, os estados terão de seguir rígido controle nas suas contas. Está previsto que não poderão: criar cargos, aumentar despesas com mudança de estrutura de carreira, conceder reajustes, contratar pessoal, realizar concursos públicos, criar vantagens de remuneração, ou criar despesas obrigatórias de caráter continuado.

Os estados que estão numa situação mais confortável em suas finanças não necessariamente deverão acatar as exigências da Lei, como é o caso de Alagoas.

Em Alagoas, o governador Renan Filho ficou de decidir - provavelmente no final da próxima semana - se concederá ou não o reajuste salarial dos servidores públicos e qual será o percentual.

Segundo alguns blogueiros, Renan daria um percentual abaixo do INPC-Amplo, que foi de 6,29% em 2016. Em 2015, o índice foi maior que 10% e o governador não concedeu reajuste as categorias, causando uma enorme perda ao funcionalismo.

Servidores Públicos das áreas da educação e saúde recebem os salários mais baixos do Brasil.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Dono da empresa JBS grava Presidente Temer dando aval para compra de silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. 

Roberto Ramalho jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Fontes ligadas a investigação confirmam que existem conversas entre a JBS e a Procuradoria-Geral da República para fechar a delação. 

A denúncia foi feita pelo jornalista e colunista do jornal "O Globo", Lauro Jardim, com exclusividade.

Nesta tarde o empresário Joesley Batista, sócio majoritário da JBS, foi ao gabinete do ministro-relator do STF, da operação lava-Jato, Edson Fachin, informar que gravou o presidente tentando negociar silêncio de Eduardo Cunha. O ex-deputado está preso e é considerado ameaça ao governo peemedebista.

A gravação foi feita em março quando Michel Temer já estava no cargo da presidência. Depois da grande repercussão na mídia, o deputado da Rede, Alessandro Molon, protocola pedido de impeachment de Michel Temer.

Segundo o deputado da Rede Sustentabilidade, o peemedebista não tem condições de permanecer na presidência após a acusação de tentar comprar o silêncio de Eduardo Cunha. Ele comentou que não há outra saída e que o impeachment é fundamental para o Brasil.

Com essa grave denúncia, não mais existe clima para votar as reformas da previdência e trabalhista no Congresso Nacional.

O que pode acontecer daqui pra frente é a renúncia do presidente Temer, um golpe militar, intervenção militar, ou convocação de eleições diretas.

No caso do impeachment, com certeza não haveria tempo suficiente para o seu afastamento.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Presidente Temer inicia o 'tome lá da cá' ao beneficiar municípios endividados com a Previdência Social em troca de apoio para as reformas trabalhista e previdenciária. 

Roberto Ramalho advogado, jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Visando pressionar os prefeitos para que os deputados federais possam aprovar as reformas trabalhista e previdenciária, o Presidente Temer se reuniu com prefeitos de todo o Páis para anunciar um pacote de benesses.

O presidente Michel Temer afirmou em discurso para prefeitos e ministros e políticos  presentes que os brasileiros precisam fazer sacrifícios para tirar a Previdência Social da crise.

Contudo, anunciou o refinanciamento das dívidas dos municípios com o INSS. A MP autoriza o parcelamento das dívidas em 200 meses, além da redução de 25% no valor das multas. 

A medida é vergonhosa e sacrificará ainda mais o povo brasileiro. Nada contra os municípios e seus dirigentes, mas isso configura compra de votos.

Os municípios não vinham honrando suas dívidas para com a Previdência Social há muito tempo. Sempre existirão buracos para quem não honra as dívidas.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

MPE pede cassação da chapa Dilma-Temer e ministro Gilmar Mendes tentará ajudar presidente. 
 
Roberto Ramalho jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O Ministério Público Eleitoral requereu a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições de 2014, além da inelegibilidade da ex-presidente Dilma por oito anos. 

O parecer do procurador-geral eleitoral, Nicolau Dino, foi protocolado no TSE no processo em que a chapa é acusada de abuso de poder econômico. Também está incluso no pedido as delações dos marqueteiros que atuaram durante a campanha de reeleição da ex-presidente Dilma e do então vice-presidente Michel Temer.

 O ministro Herman Benjamin liberou nesta segunda-feira (15) para julgamento a ação que visa cassar a chapa formada pelo presidente Michel Temer e pela ex-presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova data para julgar a chapa deverá ser divulgada nesta semana pelo TSE. Caberá agora ao presidente da Corte, Gilmar Mendes, marcar uma data para análise do processo no plenário, composto por sete ministros. Estratégia tanto de Dilma quanto de Temer é arrastar o máximo possível o processo. 

Espera-se, porém, que a expectativa é que o presidente da Corte, Gilmar Mendes, coloque o processo em pauta ainda neste mês.

Será um julgamento em que o ministro-presidente Gilmar Mendes deveria se declarar impedido em face de sua amizade com o presidente Temer.

Lamentável, além de ser danoso e desastroso para o nosso sistema jurídico como um todo.




domingo, 14 de maio de 2017

CSA vence facilmente ASA no clássico da 1ª rodada da Série C e é líder do grupo A. 

Roberto Ramalho jornalista.

Em tarde de estreias, o CSA venceu fácil o duelo alagoano no Rei Pelé contra o ASA de Arapiraca por 3 a 0. 

O Alvinegro ainda perdeu o volante Leanderson, expulso no segundo tempo.

O CSA teve como estreantes  no clássico deste domingo o técnico Ney da Matta que havia chegado na terça-feira, e o atacante Michel, ex-Brusque, que começou o jogo com o ASA e deixou o dele.

O técnico manteve a base montada por Canindé. Marcos Antônio e Vanger também marcaram, e o Azulão voltou à Série C com uma goleada por 3 a 0, no Rei Pelé, inclusive sobrou em campo.

A goleada colocou os times alagoanos em situações opostas na clássicação da Série C. O CSA lidera o Grupo A, com três pontos, e o Alvinegro inicia o Brasileiro na lanterna.

Sábado os times alagoanos voltam a jogar pela Série C, às 16h. O CSA enfrenta o Sampaio Corrêa, fora de casa, e o ASA recebe o Remo em Arapiraca.

Ficha técnica de CSA 3 a 0 ASA

CSA: 1 - Mota, 2 - Celsinho, 3 - Thales, 4 - Leandro Souza, 6 - Rafinha, 5 - Dawhan, 8 - Everton Heleno (18 - Boquita, aos 22' do 2T), 7 - Marcos Antônio, 10 - Daniel Costa (20 - Vanger, aos 16' do 2T), 11 - Thiago Potiguar, 9 - Michel (15 - Dick, aos 28' do 2T). Técnico: Ney da Matta.

ASA: 1 - Carlão, 2 - Douglas (15 - Everton, no intervalo), 3 - Eron, 4- André Lima, 6- Airton (16-Léo Campos, aos 38' do 1T), 5 - Mazinho (19 - Djalma, aos 25' do 2T), 8 - Leanderson, 7 - Juninho, 10 - Jhulliam, 11 - Tiago Souza, 9 - Leandro Kível, Técnico: Maurílio Silva.

Cartão Amarelo: CSA: Daniel Costa; ASA: Jhulliam, Leandro Kível, Leanderson e Djalma.
 
Cartão Vermelho: ASA: Leanderson.
 
Arbitragem
 
Árbitro: Julio Cesar Ferreira Farias (CBF/AL);
 
Auxiliar 1: Pedro Jorge Santos de Araujo (CBF/AL);
 
Auxiliar 2: Rondinelle dos Santos Tavares (CBF/AL);
 
4º árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (CBF/AL).

sábado, 13 de maio de 2017

Artigo - Um ano de governo Temer. Avanços e retrocessos. 

Roberto Ramalho jornalista e relações públicas.

Depois de assumir interinamente com o afastamento da presidente Dilma Rousseff que respondia por crime de responsabilidade e em definitivo, após o impeachment, Michel Temer completa um ano de governo.

Com uma enorme impopularidade que chega a beira dos 80%, Temer só está preocupado com sua interinidade no governo. Daí a razão para fazer as reformas trabalhista e previdenciária que prejudica os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Teto de gastos públicos, Previdência, reforma trabalhista, um corte muito pequeno no número de ministérios, citações em delações da Lava-jato, com seu nome envolvido no recebimento de propina de empreiteiras, nove ministros demitidos, entre outros assuntos, marcam o exercício de seu mandato, conquistado de forma ilegítima, embora dentro da lei.

Quem reclama (da reforma da Previdência) são os mais privilegiados, afirmou Temer em entrevista ao Programa Moreno do Rádio.

O presidente fez um balanço do seu primeiro ano de governo. Ele afirmou que ser "reformista" é o maior sucesso de sua gestão.

Em entrevista a imprensa sobre o 1° ano de seu governo, Temer afirmou: "Nós não queremos brasileiros contra brasileiros. Queremos brasileiro com brasileiros. Isso é o que eu quero enfatizar".

De acordo com ele, os resultados de seu governo começam a aparece e disse que. “O desemprego, que é a pior herança de uma época de gastos descontrolados, começa a ceder. Não temos dúvidas, e temos verificado várias análises, que otimismo começa a transparecer na fala e no gesto do povo brasileiro”.

O presidente declarou, ainda, que a economia dá sinais de retomar o crescimento e que, na avaliação dele, este segundo ano de mandato resultará em um país "reestruturado e mais feliz".

E foi enfático ao afirmar que: "Esse ano teve saldo positivo, podem acreditar. O Brasil está retomando o caminho do crescimento, agora é seguir em frente. Estou seguro que, ao completar o segundo ano de governo, teremos um país reestruturado e mais feliz".

O presidente aproveitou a oportunidade para defender a aprovação das reformas propostas pelo governo ao Congresso e comemorou ter conseguido fixar um teto para os gastos públicos ainda no ano passado e destacou as mudanças na legislação trabalhista com a aprovação do projeto de terceirização.

Um grande retrocesso de seu governo é a questão indígena. Os índios não estão sendo respeitados e muitos vem sendo assassinados por posseiros. A invasão de fazendeiros em terras indígenas tem sido frequente. Talvez agora mude com a nomeação e posse de um general de exército de origem indígena.

Muita coisa de seu governo quase passou batido e até declaração polêmica sobre a crise penitenciária virou notícia. 

Um grande avanço foi o anúncio recentemente do lançamento de um satélite e a mídia não deu destaque. Para mim foi o que houve de melhor de seu governo interino até o presente momento. A importância desse satélite para o Brasil é gigantesca, sobretudo nas áreas de comunicação e defesa. Da mesma forma, também, com a aprovação do novo ensino médio.

Conseguiu baixar a inflação para 4,08% ao ano e está baixando a taxa de juros Selic. O grande problema é que o seu governo e o Banco Central não estão se impondo aos Bancos que ainda estão lucrando muito ao ofertar créditos a juros elevadíssimos. Além disso, os encargos financeiros dos cartões de crédito continuam muito elevados. São taxas abusivas e extorsivas e o presidente Temer faz vista grossa para o caso, o que é lamentável!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Juiz Sérgio Moro grava vídeo para redes sociais onde pede que pessoas que apoiam Operação Lava-jato não compareçam às ruas em Curitiba durante depoimento do ex-presidente Lula. Prefeitura de Curitiba consegue liminar e desmonta acampamento em frente ao prédio da Justiça Federal.

Roberto Ramalho jornalista.

O juiz Sérgio Moro apelou para que as pessoas que apoiam a Operação Lava Jato não irem a Curitiba no dia do interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para quarta-feira (10).
O pedido foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (6). 

Moro declarou que é preciso evitar confusão e disse que não quer que ninguém se machuque. 

Para evitar tumulto entre manifestantes a Secretaria de Segurança Pública do Paraná montou um esquema diferenciado para o dia do interrogatório do ex-presidente Lula.

Ao todo serão deslocados centenas de policiais civis e militares. Moro não quer que haja tumulto durante o depoimento de Lula.

Embora o acampamento em frente à Justiça Federal, em Curitiba, em apoio à Operação Lava Jato, tenha sido desmontado na tarde desta segunda-feira (8), em face da Justiça estadual ter concedido uma liminar em favor da Prefeitura de Curitiba proibindo acampamentos em ruas e praças da cidade por conta do depoimento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorrerá às 14h de quarta-feira (10). 

A defesa do presidente pediu mais prazo, mas até o fechamento dessa matéria o Juiz Moro ainda não tinha se pronunciado.

domingo, 7 de maio de 2017

Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, Novo Hamburgo vence o Internacional por 3 a 1 nos pênaltis e sagra-se campeão gaúcho pela primeira vez na história. Em Alagoas CRB conquista o tri-campeonato.

Roberto Ramalho jornalista.

O Anilado -, como é conhecido o time do Novo Hamburgo -, conquistou o Gauchão pela primeira em mais de 100 anos desde sua fundação ao derrotar o Internacional por 3 a 1 nos pênaltis.

O feito deste domingo transcende os limites da instituição centenária. O Noia é o primeiro clube do interior a se consagrar campeão gaúcho desde 2000, quando o Caxias de Tite bateu o Grêmio na decisão.
Esse é o 17º vencedor diferente em 97 edições do campeonato gaúcho. A equipe de Beto Campos se consolida como a mais importante da história do Novo Hamburgo, com todos os méritos de um time que fez uma campanha fantástica em todo o transcurso do campeonato. 

O Rio Grande é azul. O Novo Hamburgo foi o dono da melhor campanha. A agremiação liderou o Gauchão de ponta a ponta. 

O Novo Hamburgo quebrou até a hegemonia colorada que já durava seis anos, para alívio dos torcedores gremistas qua já não aguentavam mais perder para o Inter, e assim faturar o título do Gauchão pela primeira vez em sua história. 

E até mesmo o desfecho faz jus com o triunfo nos pênaltis por 3 a 1, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Os gols do jogo foram marcados por Ernando, do Inter, contra, aos 21 minutos do primeiro tempo e por Rodrigo Dourado, do Inter, aos 3 minutos do segundo tempo.
No primeiro jogo, houve empate de 2 a 2 em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA. NOVO HAMBURGO (3) 1 X 1 (1) INTERNACIONAL

Data: 07/05/2017 (Domingo)

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)

Árbitro: Leandro Vuaden

Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Elio Nepumoceno

Cartões amarelos: D'Alessandro (INT); Julio Santos (NH), Pablo (NH); 

Gols: Ernando, do Inter, contra, aos 21 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Dourado, do Inter, aos 3 minutos do segundo tempo; 

NOVO HAMBURGO. Mateus; Léo, Pablo, Julio Santos e Assis (Léo Carioca); Amaral, Preto, Jardel e Juninho; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo. Técnico: Beto Campos.

INTERNACIONAL
. Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Ernando (Carlos) (Diego); Rodrigo Dourado, Edenílson (Valdívia), Uendel e D'Alessandro; Nico López e Brenner.Técnico: Antonio Carlos Zago.

RESULTADOS EM OUTROS ESTADOS.

Em Alagoas, ganhou o CRB, que sagrou-se tri-campeão ao derrotar o CSA por 3 a 2. Na primeira partida já havia vencido o confronto por 1 a 0.

No Rio de Janeiro o campeão foi o Flamengo após empate em 1 a 1. Como o time rubro-negro venceu a primeira partida, foi declarado campeão.

Em Minas Gerais o campeão foi o Atlético-MG que derrotou o Cruzeiro por 2 a 1.

Em São Paulo, o campeão foi o Corinthians após empate em 1 a 1 com a Ponte Preta. Na primeira partida jogado em Campinas, o alvinegro paulista havia derrotado a macaca por 3 a 0. 

Na Bahia deu Vitória, após empate com o tricolor baiano.  Em Goiás ganhou o time com o mesmo nome e em Santa Catarina o campeão foi a Chapecoense mesmo derrotada no tempo normal pelo Avaí. E em Curitiba deu o alviverde após empatar no tempo normal em 0 a 0 com o tradicional rival, o Atlético Paranaense.


sábado, 6 de maio de 2017

Estado de Alagoas arrecada bastante ICMS e FPE em 2016 e no quadrimestre de  2017, mas Renan Filho não está preocupado com reajuste do servidor público. 

Roberto Ramalho jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Segundo matéria desse sábado assinada pela jornalista Niviane Rodrigues do jornal Gazeta de Alagoas, o Estado de Alagoas está batendo recorde de arrecadação de ICMS e mais o que se recebe do Fundo de participação dos Estados (FPE).

Diz um trecho da matéria: "Em quatro meses, a arrecadação do Estado chegou à casa dos R$ 4 bilhões. No mesmo período de 2016, foram arrecadados R$ 3,6 bilhões. Uma diferença de mais de R$ 300 milhões e uma variável de 8,18%. Os números são resultado de tudo que se arrecada com impostos e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), como mostra o quadro.

E afirma o Secretário da Fazenda na matéria: “A gente entrou em 2017 numa situação financeira muito melhor do que em 2016. Entrou o ano com uma gordura, decorrente principalmente de tudo o que fizemos nos dois primeiros anos do governo, quando negociamos muitas despesas. Fomos ajudados pelo acordo da dívida, pela repatriação”, ao falar sobre a saúde financeira do Estado nesses quatro meses de 2017.

Ora, é inconcebível o governador afirmar que poderá dividir em duas parcelas o reajuste do funcionalismo público e ainda não ser implantado no contracheque de maio.

Ano passado o governador não repassou os mais de 10% que os servidores estaduais teriam direito, já que existe uma lei que determina uma data base que é maio, e ele a descumpriu.

O estado de Alagoas há muito tempo já vem nadando em dinheiro e sempre inventa uma desculpa para não conceder reajuste ao funcionalismo público.

As eleições majoritárias estão chegando e os servidores estaduais saberão o que fazer. Não tenho nada contra Vossa Excelência, Senhor Governador Renan Filho. O problema é que seu governo gasta uma fortuna na mídia para que mostre uma face boa de seu governo, esquecendo dos reais problemas que afetam a população como um todo ao mesmo tempo que trata os funcionários efetivos a pão e água, sobretudo, os que trabalham nas áreas da educação, saúde e segurança pública.

Tenho um bom relacionamento com alguns integrantes de seu governo, mas isso não significa que irei baixar a minha cabeça. 

Já está na hora e no momento exato de Vossa Excelência anunciar o reajuste - não trata-se de aumento -, e o projeto ser encaminhado para a ALE afim de que ela possa votar ainda esse mês e o percentual poder ser incorporado ao salário.



terça-feira, 2 de maio de 2017

STF concede habeas corpus para José Dirceu depois de conceder o mesmo direito a Eike Batista. STJ mantém Sérgio Cabral preso. 

Roberto Ramalho jornalista.

José Dirceu havia sido condenado na Lava-jato e no esquema do mensalão.

Por três votos a dois, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus ao ex-ministro José Dirceu.  Ele estava preso pela Lava-jato desde agosto de 2015. Caberá ao juiz Sérgio Moro decidir quais medidas serão aplicadas ao condenado.

A decisão de liberdade chega poucas horas depois de o Ministério Público Federal no Paraná apresentar nova denúncia contra o ex-presidente nacional do PT.

No transcurso da votação, Edson Fachin votou contra pedido de habeas corpus de José Dirceu. O ministro do STF afirmou que é necessário garantir a ordem pública em razão da gravidade das condutas aprontadas contra o ex-ministro da Casa Civil. 

Fachin também declarou que não encontrou ilegalidades na prisão preventiva. Entretanto, o ex-advogado do PT, Dias Toffoli, votou a favor do pedido de liberdade e disse que não julga as condutas do ex-ministro José Dirceu, mas a prisão antes de uma condenação em segunda instância.

Já em relação a Eike Baptista, o Juiz Marcelo Bretas decretou o pagamento de uma fiança de R$ 52 milhões para que ele possa cumprir pena em prisão domiciliar.

Empresário recebeu benefício, mas precisa transferir quantia em cinco dias. Defesa irá recorrer da decisão.

Em outra decisão, STJ decide manter Sérgio Cabral preso. Os ministros que julgaram a questão decidiram por unanimidade, com quatro votos pela manutenção e um impedimento mantê-lo preso. 

Ao negar o habeas corpus, a relatora declarou que 'não se trata de antecipação de pena, mas de assegurar a ordem pública e amenizar a sensação de impunidade do país'.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Definição de reajuste salarial deve ficar para última semana de maio e frustra servidores públicos. 

Roberto Ramalho jornalista.

Em conversa com assessores diretos, sobretudo os secretários da Fazenda e de Planejamento e Gestão, o governador Renan Filho ainda deverá esperar um tempinho para conceder o reajuste dos servidores públicos. Provavelmente deverá conceder um reajuste de no máximo 6,29%. 

Essa demora deverá implicar com a vida dos funcionários públicos em face de não haver tempo para que o realinhamento saia na folha de pagamento de maio.

Segundo se comenta, o governador quer esperar pela definição da aprovação da lei que socorre os estados e exige as contrapartidas. Também ele deve analisar o cenário econômico nacional e as reformas que estão sendo votadas pelo Congresso Nacional.

O governador deve saber que para ser reeleito não é somente estar assinando ordens de serviço para construção e reforma de hospitais, escolas e estradas e de abusar de sua "boa vontade" com os servidores públicos.

O voto dos servidores públicos poderá ser decisivo na sua reeleição em 2018. Sua demora em anunciar o reajuste dos servidores, além de ser frustrante, implica, também, em saber que o percentual só deverá ser pago em folha suplementar ou vir reajustado no contracheque de junho.

Para quem esperava o anúncio do reajuste nesse 1° de maio, dia do trabalho, os servidores públicos estaduais podem esperar tudo, menos uma boa notícia ou informação.
 
Lamentável!