Governo sufoca tentativa de golpe na Turquia. Número de mortos chega a 265. Oficiais golpistas foram presos e são expulsos das Forças Armadas.
Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.
O presidente turco disse que tentativa de golpe fracassou e que foi um ato de traição ao país. Recep Tayyip Erdogan prometeu uma limpeza no Exército.
E já começou com a expulsão de 29 coronéis e cinco generais acusados de conspiração.
Mais de dois mil militares foram detidos após tentativa de golpe na Turquia.
De acordo com o governo mais de 200 pessoas morreram na ação. Segundo o primeiro-ministro, 104 insurgentes estão entre as vítimas. As ações também deixaram mais de 1,4 mil feridos. Cento e sessenta e uma pessoas morreram lutando pela democracia que o primeiro-ministro do país chamou de mártires.
Ao menos oito integrantes das Forças Armadas turcas pediram asilo na Grécia, onde chegaram de helicóptero e foram detidos. O Ministério grego das Relações Exteriores exigiu a extradição imediata deles.
O governo de Ancara informou que a situação está sob controle. Brasileiros ouvidos por diversas redes de televisão e rádios do Brasil e que vivem em cidades como Ancara e Istambul relataram que o clima está mais calmo neste sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário