Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 31 de julho de 2016

CSA goleia Parnahyba por 3 x 0 e enfrenta outro time do Piauí nas oitavas de final. 

Roberto Ramalho é jornalista

O CSA tinha a boa vantagem e soube administrá-la e com goleada sobre o adversário.

No segundo confronto diante do Parnahyba, válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, os azulinos venceram novamente o time piauiense por 3 x 0. O gols foram marcados por Panda, Didira e Azul, em partida disputada no Estádio Rei Pelé.

Com a vitória o CSA irá enfrentar o Altos-PI que confirmou sua classificação às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro ao derrotar o América-PE. O time piauense fez um jogo tranquilo e venceu os pernambucanos por 2 x 0, com gols de Gênesis e Tiaguinho. 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA - CSA 3 X 0  Parnahyba.

ÁRBITRO: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Jean Márcio dos Santos (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN). 

Cartões amarelos: Robério (min. 62), Leandro Souza (min. 76) e Ramon (min. 81).
 
Gols do CSA: 1 x 0, Panda, min. 7. 2 x 0, Didira, min. 58. 3 x 0, Azul, min. 78.

CSA: Jeferson; Denílson, Leandro Souza, Douglas Marques e Rafinha; Panda, Éverton Heleno, Cleyton, Washington (Didira, min. 57) e Jeferson Maranhense (Bismarck, min. 64); Kattê (Azul, min. 45). Técnico: Oliveira Canindé.

Parnahyba: Fábio; Tiago Granja, Gilmar Bahia, Allan Rosário e Rian; Ramon, Cassiano (Denis, min. 59), Idelvando, Robério (Carlinhos, min. 70) e Augusto; Ricardo Codó (Puxinha, min. 59). Técnico: Fernando Tonet.





Criminosos causam terror e pânico na população de Natal e outros municípios. 

Roberto Ramalho é advogado, jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

Foram registrados pelo menos 37 ataques desde sexta-feira no Rio Grande do Norte. Por conta disso a circulação de ônibus foi completamente interrompida em Natal após ataques.

A decisão foi tomada após uma série de ataques aos coletivos e prédios públicos que começou na sexta-feira. 

Informações da polícia do estado, dão conta de que 47 pessoas foram detidas suspeitas de participar das ações. O número de ataques já chega a 43.

Uma delegacia, uma agência bancária e uma via que dá acesso ao aeroporto internacional da cidade foram alvos dos ataques. 

Na noite de sábado, bandidos fecharam uma via que dá acesso ao aeroporto Governador Aluizio Alves, na Grande Natal. Ao menos 31 veículos foram incendiados.

Isso só demonstra que as organizações criminosas tem mais poder do que as organizações policiais.

Faz-se necessária uma atuação enérgica do Estado brasileiro para combater a criminalidade com rigor, por meio da aprovação de leis mais duras, sobretudo a redução da maioridade penal para 14 anos e a adoção da pena de prisão perpétua.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lei de Alagoas contra suposta doutrinação nas escolas é inconstitucional, afirma AGU. Competência para legislar é da União. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Segundo a Advocacia Geral da União, somente a União pode legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. 

Com base nesse entendimento, fixado no artigo 22, inciso XXIV, da Constituição, a AGU afirmou ao Supremo Tribunal Federal que a Lei de Alagoas 7.800/2016 deve ser declarada inconstitucional. 

A Lei institui no sistema estadual de ensino de Alagoas o programa Escola Livre, com o objetivo de combater uma suposta “doutrinação política e ideológica” nas escolas.

O julgamento da matéria devera acontecer em breve e a lei ser declarada inconstitucional. O ministro Luís Roberto Barroso é o relator da ação.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, decide, por unanimidade, que Cavendish, Cachoeira e outros três réus voltem para a cadeia. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

Decisão foi unânime, tomada por três desembargadores. A recondução deve acontecer ainda nessa quarta-feira.

A decisão tomada pelos desembargadores vale, também, para os empresários Adir Assad e Marcelo Abbud e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu. 

Os advogados informaram que vão recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O relator da Operação Saqueador no TRF, desembargador Abel Gomes, votou pela manutenção da prisão em regime fechado, com sua decisão - ele é o relator -, sendo acompanhada pelos desembargadores Paulo Espírito Santo e André Fontes.
Partido democrata confirma candidatura de Hillary à presidência dos EUA. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Ex-secretária de Estado Hillary Clinton será a primeira mulher a concorrer ao cargo por um partido grande. 

Hillary também conquistou apoio de seu ex-adversário, o senador Bernie Sanders. Bernie Sanders a está apoiando e pedindo votos para ela.

O ex-adversário evitou comentar o escândalo do vazamento de e-mails que indicam favorecimento do partido à ex-secretária de Estado durante a campanha. O presidente do partido entregou o cargo.

Na abertura da convenção do Partido Democrata, houve exaltação das minorias e ataque a candidatura do candidato republicano Donald Trump.

Os discursos mostraram a necessidade de uma união do país entre todos seus povos e religiões, além de uma preocupação com as mudanças climáticas. 

Assim o partido espera chamar a atenção dos eleitores que rejeitam as ideias dos republicanos. Na primeira noite de convenção democrata realizada na Filadélfia, o magnata foi a figura mais atacada.  A primeira-dama, Michelle Obama, afirmou que ela e o marido sempre criaram as duas filhas com valores opostos aos disseminados por Donald Trump.

Disse ela: ‘Como nós fizemos com que elas ignorassem aqueles que questionassem a cidadania ou a fé do pai delas. Como nós insistimos que a linguagem de ódio que elas ouvem de figuras públicas na TV não representa o verdadeiro espírito deste país’.

Após a confirmação da candidatura do republicano Donald Trump, as pesquisas indicavam uma pequena vantagem para o bilionário. Após a confirmação da candidatura de Hillary Clinton, tudo deverá mudar.

Apoio de celebridades

Hillary também recebeu apoio de celebridades. Pelo menos uma centena deles declararam apoio a sua candidatura entre eles:  Mark Ruffalo, Neil Patrick Harris, Julianne Moore, Bryan Cranston, Kerry Washington, Lena Dunham, Shonda Rhimes e Macklemore. Todos estão participando da campanha UnitedAgainstHate (“Unidos contra o ódio”) contra a campanha de Trump.

Diz um trecho da carta aberta assinada pelos participantes: “Nós acreditamos em nossa responsabilidade em usar nossas plataformas para chamar a atenção ao perigo de uma Presidência de Trump e às ameaças presentes e reais de sua candidatura”.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Artigo - A Escola de Governo de Alagoas. 1ª parte. 

Roberto Ramalho é advogado, jornalista, relações públicas, escritor, articulista, colunista do Portal RP-Bahia e servidor público da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

A unidade Escola de Governo de Alagoas tem por principal objetivo trabalhar na formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos estaduais.

Entre um conjunto de ações com o objetivo de promover a modernização da administração pública do Estado de Alagoas em busca de melhor atendimento na prestação de serviços à sociedade, cabe ao governo do Estado de Alagoas, dentro de nova estrutura, promover e realizar cursos e seminários para os servidores públicos estaduais, por meio da Escola de Governo, criada pela Lei Estadual nº. 6.186, de janeiro de 2000, na gestão do governador Ronaldo Lessa, sendo dada continuidade pelo ex-governador governador Teotonio Vilela Filho e, atualmente pelo governador Renan Filho, com muita propriedade.

Com esse espaço de interação e aprendizagem, a Escola de Governo de Alagoas se transforma em uma unidade da Secretaria de Planejamento e de Gestão, que interage, aprende e compartilha conhecimento com seus servidores públicos.

A missão da Escola de Governo é a de promover a socialização e produção do conhecimento visando à melhoria da gestão pública do Estado, dinamizando e otimizando os serviços prestados e oferecidos à Sociedade.

A Escola de Governo quer ser reconhecida como uma unidade que potencializa os saberes dos servidores públicos estaduais, com foco na melhoria da gestão pública, contemplando a dimensão humana, numa perspectiva ética planetária.

Recriada há exatamente desesseis anos, em 2000, a Escola de Governo de Alagoas está vinculada à Secretaria Secretaria de Planejamento e de Gestão, e constitui-se em um instrumento de formação e desenvolvimento de servidores públicos no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo, promovendo espaços para discussão, compreensão e inovação das práticas gerenciais comprometidas para o exercício da gestão pública de maneira eficiente, ética e cidadã.

A Escola de Governo de Alagoas oferece cursos que prepara o servidor público para a cidadania, intervindo no processo de formulação, execução, controle e avaliação de políticas públicas. Pode-se afirmar que a Escola de Governo de Alagoas é uma escola de educação cívica, de cidadania e de respeito aos valores democráticos

Com o objetivo de preparar generalistas para a direção pública, o curso se destina às pessoas que têm vocação de liderança e se propõe a levá-las a elaborar uma visão de conjunto da realidade, em cujo contexto concreto os líderes atuam.

domingo, 24 de julho de 2016

CRB faz 2 x 0 e Paysandu empata nos acréscimos e prejudica regateanos. Árbitro anulou gol legal do time alagoano. E CSA vence Parnahyba  por 2 x 1 no Piauí e joga 2ª partida pelo empate.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Com um gol de Domingues aos 47 minutos do segundo tempo, o Paysandu arrancou o empate com o CRB por 2 x 2, no sábado (23), depois de estar perdendo por 2 x 0 mesmo atuando no estádio da Curuzu, em Belém. 

O jogo fechou a 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e teve um resultado injusto pela penalidade não marcada a favor dos regateanos.

Com esse resultado o Paysandu está agora invicto há 10 jogos na competição e mais dois pela Copa do Brasil. O goleiro Emerson que não tomava gol após 1.105 minutos foi finalmente vazado.

Com esse resultado o CRB agora tem 32 pontos e perdeu uma posição para o Ceará, que foi a 33, e fica agora com a terceira posição, mas dentro do G4 -  zona de acesso, e o papão da Curuzu com 21 pontos, ocupando a 14.ª posição.

A partida mostrou um Paysandu com três atacantes, disposto para marcar seu gol. Do outro o CRB esperando o erro do adversário e armado no esquema 4-4-2. O time paraense teve a 1ª chance aos 18 minutos, quando Rafael Costa arriscou chute de longe e Júlio César fez grande defesa ao saltar e mandar a bola para escanteio.

Porém foi o CRB quem saiu na frente do marcador quando aos 28 minutos, em um rebote da defesa, o volante Olívio teve tempo de ajeitar a bola e chutar no canto esquerdo de Emerson. O goleiro não sofria gol há exatos 1.105 minutos, pela Série B e mais dois pela Copa do Brasil. Irritado com isso, o goleiro do time paraense perdeu a cabeça com o atacante Zé Carlos aos 32 minutos, que ficou na sua frente em uma reposição de bola. Quando o artilheiro do CRB já tinha saído de perto dele e deixado a área, o goleiro chutou a bola no atacante regateano e ela acabou tocando nas suas nádegas e entrou no gol. 

Longe do lance, o árbitro Sandro Meira Ricci, com bastante atraso, terminou marcando falta do atleta alagoano, gerando muitos protestos. Depois do lance, ele também se abalaria emocionalmente e cometeria, pelo menos, mais dois erros infantis no 1° jogo na Série B.

Depois de perder outra grande chance em uma cabeçada de Gilvan em que Júlio César defendeu, o técnico do Paysandu fez uma modificação tirando o meia Rafael Costa e colocando o atacante Ruan, ficando com quatro atacantes. A consequencia disso foi que perderia o domínio do meio de campo no segundo tempo.

Até os 17 minutos os dois times tiveram uma chance cada um, e o CRB substituiu Zé Carlos por Neto Baiano. E a estrela do técnico Mazola Júnior brilhou. Aos 21 minutos o atacante esticou os pés na pequena área e concluiu para as redes o cruzamento de Roger Gaúcho pelo lado direito. Aos 36 minutos, porém, Matheus Galdezani cometeu pênalti em cima de Celsinho, em um lance desnecessário. Leandro Cearense cobrou bem, deslocando o goleiro e diminuindo o placar. Os últimos minutos foram de grande pressão e de tensão para os alagoanos. A primeira grande do time paraense saiu aos 45 em uma cabeçada de Leandro Cearense, que Júlio César espalmou com a mão trocada no ângulo. Mas, finalmente aos 47 minutos, num chute forte de Domingues, o goleiro regateano nada pode fazer.

O Galo da Pajuçara entra em campo na próxima sexta, às 19h15, no estádio Rei Pelé, contra o Brasil, de Pelotas (RS), e o Paysandu volta a jogar pela Série B no próximo sábado, às 16 horas, em casa, diante do Vila Nova, e na quarta-feira, enfrenta o Juventude, também no estádio da Curuzu, pela rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil - a ida foi 0 x 0. 

FICHA TÉCNICA DE PAYSANDU 2 x 2 CRB.

CARTÕES AMARELOS - Fernando Lombardi e Edson Ratinho (Paysandu).

CARTÕES VERMELHOS - Gilvan (Paysandu) e Welinton Junior (CRB).

ÁRBITRO - Sandro Meira Ricci (Fifa/SC).

RENDA - R$ 96.910,00.

PÚBLICO - 4.496 pagantes (8.898 no total).

LOCAL - Estádio da Curuzu, em Belém (PA).

PAYSANDU - Emerson; Edson Ratinho, Fernando Lombardi, Gilvan e João Lucas; Ricardo Capanema (Jhonnatan), Domingues e Rafael Costa (Ruan); Tiago Luís (Celsinho), Leandro Cearense e Fabinho Alves. Técnico: Gilmar dal Pozzo.

CRB - Júlio César; Marcos Martins, Flávio Boaventura, Diego Jussani e Diego; Olívio, Matheus Galdezani, Gerson Magrão e Roger Gaúcho (Assisinho); Luidy (Welinton Junior) e Zé Carlos (Neto Baiano). Técnico: Mazola Júnior.

GOLS - Olívio, aos 28 minutos do primeiro tempo; Neto Baiano, aos 21, Leandro Cearense (pênalti), aos 36, e Domingues, aos 47 minutos do segundo tempo.
..............................................................................................................
CSA vence Parnahyba fora de casa e tem a vantagem do empate.

Parnahyba dominou a maior parte do primeiro tempo, mas vacilou atrás e permitiu o CSA abrir 2 x 0.

Clayton recebe lançamento na frente e toca na saída de Fábio para abrir o placar para o CSA.

Aos 43 minutos o.CSA faz o segundo gol em contra-ataque mortal, zaga do Parnahyba corta mal e Clayton fica com a bola, invade a área e marca o segundo dele no jogo.

No segundo tempo o Parnahyba diminui aos 19 minutos com Augusto empurrando para o gol e fica nisso.

Com o jogo indo até os 49 minutos, o CSA derrota o adversário e agora tem a vantagem de obter a classificação jogando no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

sábado, 23 de julho de 2016

Hillary anuncia ex-governador da Virgínia, Tim Kaine, como o vice em sua chapa na disputa da eleição americana e Ted Cruz diz não a Donald Trump. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

A ex-secretária de Estado americano, Hillary Clinton, será indicada formalmente na Convenção Nacional Democrata, que começa na semana que vem na Filadélfia. 

Seu vice será o senador da Virgínia Tim Kaine, uma importante liderança entre os democratas e que nunca perdeu uma eleição.

Já na convenção republicana o candidato conservador Donald Trump afirmou que é o candidato da lei e da ordem O bilionário atacou a gestão de política externa da ex-secretária de Estado, Hillary Clinton.

Também falando na convenção do partido, Ted Cruz deu o troco, não apoiando Donald Trump e terminou sendo vaiado pelo público presente.

Na convenção dos republicanos, o senador pediu apenas para que os americanos votem com consciência. Ele não declarou apoio ao bilionário, com quem teve muitas discussões durante a disputa pela nomeação do partido ao longo de sua campanha. Talvez a razão principal tenha sido quando na disputa pela vaga de presidente Donald Trump tenha falado mal da família de Ted Cruz.

Opinando sobre o assunto, tanto faz eleger Hillary Clinton como Donald Trump. Os EUA nunca quiseram que o Brasil se tornasse uma potência econômica e militar, e que fossemos uma democracia.
É preciso que os nossos governantes se atenham disso, sobretudo, o alto comando das Forças Armadas.

Os EUA não querem que o Brasil seja um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Ataque terrorista mata nove pessoas na Alemanha. Governo alemão ainda não sabe a identidade dos autores e de onde são.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Um ataque perpetrado por pelo menos três terroristas - podem ser lobos solitários - que seguem a orientação do ISIS (Estado Islâmico) ou ser membros de extrema-direita, contrários a entrada de imigrantes, invadiram um Shopping Center e dispararam contra a multidão.

A polícia de Munique ainda não informou o número de feridos no ataque na cidade que deixou pelo menos nove pessoas mortas. 

As autoridades investigam se um dos corpos encontrados é de um dos suspeitos que causou terror na multidão. 

O gabinete de segurança do governo alemão terá uma reunião neste sábado (23) para discutir a ação. O transporte de trens permanece suspenso e não há previsão para ser retomado.

Polícia alemã diz que três atiradores usaram metralhadoras para ataque em shopping. Os suspeitos ainda não foram identificados pelas autoridades. Munique está sem transportes. Governo fechou as divisas da Baviera, onde fica a cidade, com outros estados alemães.

Já no Brasil, há a confirmação que dois suspeitos de terrorismo fugiram para o Paraguai. O Ministro da Justiça viajou hoje com o diretor da Polícia Federal ao país.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Polícia Federal prende dez pessoas que preparavam ataque terrorista nas Olimpíadas. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

Há duas semanas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a Polícia Federal desarticulou, hoje pela manhã, um grupo suspeito de planejar ataques terroristas durante as Olimpíadas.

A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de prisão contra brasileiros suspeitos de integrar uma célula do Estado Islâmico no país, com auxílio das Forças Armadas e agências de informação internacionais, para desarticular uma suposta célula terrorista no Brasil. A ação ocorreu simultaneamente em dez estados.

A Operação denominada Hashtag foi deflagrada a pedido da Justiça Federal do Paraná. A prisão é temporária e é válida por 30 dias e que pode ser prorrogada por mais 30 dias. 

O processo tramita em segredo de Justiça e os nomes dos investigados não serão revelados. Segundo a Justiça Federal do Paraná, há indícios de que os suspeitos disseminam intolerância e estavam aprendendo táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos. O grupo já vinha sendo monitorado pela Polícia Federal há vários meses.

Segundo o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, integrantes do grupo que defendia uso de arma de táticas de guerrilha chegaram a entrar em contato com grupo terrorista Estado Islâmico na internet e também a tentar comprar fuzis no Paraguai.

O assunto teve grande repercussão na mídia mundial, sobretudo nos sites da BBC, CNN e nas Agências de Notícias.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Presidente Temer sanciona projetos de Lei que reajustam servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou, nessa quarta-feira (20), os projetos de lei que garantem reajustes salariais aos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. 

Os textos foram aprovados sem vetos. No caso do Poder Judiciário, serão oito parcelas, que estipulam aumento de até 41,47%. 

A primeira já está prevista para parte dos salários de julho. Os reajustes já estavam previstos no texto aprovado pelo Congresso Nacional, que dá garantia para que o Poder Executivo possa gerir suas finanças com um rombo de 170 bilhões de reais.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Artigo - O governo Temer, as privatizações e a terceirização. 

Roberto Ramalho é advogado, jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Conceito Serviço Público. 

Para o mestre Celso Antônio Bandeira de Melo a noção de serviço público não é tão simples e assim conceitua: "Serviço Público é toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e presta por si mesmo ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público – portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restrições especiais -, instituídos em favor dos interesses definidos como públicos no sistema normativo. 

Na verdade o que se observa e contempla nos dias de hoje é o abandono pelo Estado - União, estados e municípios - dessa atividade básica e primordial, sobretudo com o advento das legislações que criaram as Organizações Sociais e as Oscips, denominadas de Terceiro Setor.

Segundo a literatura existente, na gestão pública, existem diversas empresas e autarquias que são administradas pelo próprio Estado a nível federal, sobretudo. Dessa forma, o Estado é responsável pela gestão de recursos, metas, objetivos, contratação, demissão e todas as necessidades de um órgão público somadas às necessidades de gestão de um pessoa jurídica regular, como uma empresa comum.

Como já aconteceu diversas vezes na história do Brasil, chega ao ponto que determinado governo julgue que aquela empresa deve tornar-se uma entidade privada, não cabendo mais a ele gerir aquele tipo de serviço de natureza pública, seja por razões políticas, buscando incentivo a um mercado mais livre ou por necessidade de captação de dinheiro para os cofres públicos, como é a intenção do PMDB nesse momento de crise.

Assim sendo, o Estado privatiza aquela empresa, isto é, ele vende a propriedade e o direito de explorar e gerir aquele negócio, e abre mão de seu controle. 

A empresa então é desvinculada do Estado, passando todo o patrimônio em ativos e dívidas - em geral o Estado termina ficando com essa responsabilidade - para a iniciativa privada que a adquire mediante leilão havendo ágio ou não.

Em Alagoas, a subsidiária da Eletrobras em Alagoas, antiga CEAL, deverá ser uma das primeiras a ser privatizada.

A situação da estatal de energia Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012, é "insustentável" e exigirá uma revisão do tamanho e do papel da empresa no país, afirmou em junho o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. 

Ele declarou naquela ocasião que o governo estava preparando um plano de vendas de ativos da companhia que deverá começar com empresas de distribuição e fatias minoritárias em usinas e linhas de energia.

O programa chamado “Ponte para o futuro”, anunciado meses atrás pelo futuro governo do PMDB, agora será uma realidade. 

A privatização é um dos carros-chefe do governo Temer, e não terá volta.

“Um novo ciclo de crescimento deverá apoiar-se no investimento privado (...). Como mostrou o relatório do Fórum Econômico Mundial, nosso ambiente de negócios não é favorável e vem deteriorando-se com o tempo (...). Temos que viabilizar a participação mais efetiva e predominante do setor privado na construção e operação de infraestrutura, em modelos de negócio que respeitem a lógica das decisões econômicas privadas (...). Executar uma política de desenvolvimento centrada na iniciativa privada, por meio de transferências de ativos que se fizerem necessárias, concessões amplas em todas as áreas de logística e infraestrutura”, afirma o documento intitulado "Uma Ponte para o Futuro", da Fundação Ulisses Guimarães, publicado em Brasília, em 29 de outubro de 2015, já prevendo um futuro governo peemedebista. (1).

Com o afastamento da presidente Dilma por até 180 dias, pelo Senado Federal, enquanto ela é julgada pelo fato de ter praticado pedaladas fiscais e outras irregularidades, que agora o MPF sustenta que não existiram, e com a posse do vice-presidente Michel Temer, do PMDB, que governa interinamente enquanto aguarda o julgamento final do processo de impeachment, inicia-se assim as privatizações e a intenção de aprovar no Congresso Nacional o projeto de terceirização, praticamente acabando com concursos públicos nas áreas da educação, saúde, entre outras. 

No processo de terceirização, diferentemente do que acontece na privatização, o Estado não vende nenhum de seus serviços e nem tampouco abre mão de sua função. Simplesmente ele terceiriza a prestação de algum serviço que precise realizar e não faz juízo de valor se tem capacidade ou competência.

Isso já está acontecendo com as Organizações Sociais, sobretudo nas áreas da educação e saúde no estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e São Paulo e também com a implantação das Oscips. 

E é o Estado (União, estados e municípios) quem termina repassando verbas públicas para esses tipos de entidade.

(1)http://pmdb.org.br/wp-content/uploads/2015/10/RELEASE-TEMER_A4-28.10.15-Online.pdf

domingo, 17 de julho de 2016

CSA empata no sufoco com Parnahyba-PI em 1 x 1 e classifica-se para a próxima fase. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

A partida entre CSA e Parnahyba-PI teve dois momentos distintos: o time piauiense foi melhor no 1° tempo e o azulão impôs seu ritmo de jogo com garra e determinação no 2° tempo.

A prova inequívoca disso foi que o time foi vaiado no final do primeiro tempo quando estava perdendo por 1 x 0 e aplaudido no segundo tempo quando empatou e teve maior posse de bola e controle da partida.

De certa maneira o resultado foi bom para o CSA que não arriscou levar um gol de contra-ataque, o que poderia ser fatal para o time.

A partida foi muito tensa e o resultado terminou sendo satisfatório para as duas equipes.

O Tubarão, como também é conhecido o time do Piauí, surpreendeu os donos da casa, no Rei Pelé, e abriu o placar no primeiro tempo, com Augusto. 

O time azulino precisou jogar muito e empatou na etapa final, com Leandro Cardoso. 

E, ao longo dos minutos finais, o nervosismo tomou conta da torcida azulina, apreensiva, e torcendo para que o jogo acabasse logo.

Ao final do jogo, com muito sofrimento, os dois times garantiram vaga no mata-mata com o resultado de 1 a 1. 

As duas equipes terminaram beneficiadas pelo empate surpreendente entre Central e Guarani-CE, também por 1 x 1, em Caruaru.

Ficha técnica de CSA 1 x 1 Parnahyba-PI. Campeonato Brasileiro – Série D (6ª rodada – Grupo A6).

Local: Estádio Rei Pelé, Maceió/AL.

Data: 17/07 (domingo).

Hora: 18h.

Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (CBF-MG).

Auxiliar 1: Kildenn Tadeu Morais de Lucena (CBF-PB).

Auxiliar 2: José Maria de Lucena Netto (CBF-PB).

Gols: CSA (3-Leandro Cardoso aos 2' do 2T) e Parnahyba-PI (11-Augusto aos 33' do 1T).

CSA: 1-Jeferson. 2-Denílson. 3-Leandro Cardoso. 4-Douglas Marques. 6-Rayro. 5-Panda. 8-Everton Heleno. 7-Cleyton. 10-Bismarck (15-Marcos Antônio aos 20' do 2T). 11-Jeferson Maranhense (9-Marcelo Nicácio aos 46' do 1T / 20-Azul aos 6' do 2T). 19-Jônatas Obina. Técnico: Oliveira Canindé.

Banco CSA: 12-João Paulo, 13-Kelvin, 14-Cleidson Camutanga, 15-Marcos Antônio, 16-Cassiano, 17-Washington, 18-Kattê, 20-Azul, 9-Marcelo Nicácio.

Parnahyba-PI: 1-Fábio. 2-Thiago Granja. 3-Gilmar Bahia. 4-Gasolina. 6-Rian. 5-Ramón. 7-Idelvando. 10-Capela. 8-Márcio Tarrafas (17-Cassiano aos 17' do 2T). 11-Augusto (15-Carlinhos aos 43' do 2T). 9-Ricardo Oliveira (18-Puxinha aos 34' do 2T). Técnico: Fernando Tonet.

Banco Parnahyba-PI: 12-Ribamar, 13-Renan, 14-Luciano, 15-Carlinhos, 17-Cassiano e 18-Puxinha. 

sábado, 16 de julho de 2016

Governo sufoca tentativa de golpe na Turquia. Número de mortos chega a 265. Oficiais golpistas foram presos e são expulsos das Forças Armadas. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O presidente turco disse que tentativa de golpe fracassou e que foi um ato de traição ao país. Recep Tayyip Erdogan prometeu uma limpeza no Exército. 

E já começou com a expulsão de 29 coronéis e cinco generais acusados de conspiração.

Mais de dois mil militares foram detidos após tentativa de golpe na Turquia.

De acordo com o governo mais de 200 pessoas morreram na ação. Segundo o primeiro-ministro, 104 insurgentes estão entre as vítimas. As ações também deixaram mais de 1,4 mil feridos. Cento e sessenta e uma pessoas morreram lutando pela democracia que o primeiro-ministro do país chamou de mártires. 

Ao menos oito integrantes das Forças Armadas turcas pediram asilo na Grécia, onde chegaram de helicóptero e foram detidos. O Ministério grego das Relações Exteriores exigiu a extradição imediata deles.

O governo de Ancara informou que a situação está sob controle. Brasileiros ouvidos por diversas redes de televisão e rádios do Brasil e que vivem em cidades como Ancara e Istambul relataram que o clima está mais calmo neste sábado.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Turquia, urgente! Militares contrários ao atual governo turco anunciam que tem o controle do país. Primeiro-ministro diz que governo permanece no poder. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

Unidades militares da Turquia anunciaram que tomaram o controle do país, num golpe contra o governo do Presidente Erdogan

Exército turco afirma que tomou o poder em todo o país. Os militares declararam, esta sexta-feira, que o Governo perdeu a legitimidade.

Os militares que estão contra o governo anunciaram que os civis foram informados que a lei marcial foi imposta e que eles devem retornar para suas casas. 

Não está claro ainda quais unidades militares participam do golpe e quais estão contra. 

Unidades militares golpistas tomaram o controle do aeroporto internacional Ataturk em Istanbul, e os canais de comunicação Twitter, Facebook e o canal estatal de televisão foram bloqueados.

Já teria havido confronto entre tropas leais ao presidente Tayyip Erdogan e rebeldes contrários ao seu governo.

Um caça - que ninguém ainda sabe ao certo de que lado estaria - derrubou um helicóptero.

Segundo a Euronews, o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, fez um apelo para que a população venha para a rua para fazer frente ao golpe de Estado.

E é justamente o que está acontecendo pelas imagens transmitidas por redes de televisão como a BBC e a CNN.

Os golpistas decretaram o recolhimento obrigatório e o estado de emergência em todo o país. Asseguram que as relações diplomáticas serão mantidas.

As agências de notícias - Reuters, AFP, AP - afirmam que fontes militares ligadas à operação contra o governo disseram que tomaram conta do poder em nome da ordem democrática, dos direitos humanos e contra a corrupção.

Segundo as principais agências noticiosas e as emissoras de televisão locais, militares com veículos pesados teriam bloqueado ao fim do dia as duas pontes sobre o Bósforo, que liga a parte oriental a parte ocidental da cidade.

O trânsito foi interrompido na Ponte Sultão Fatih Mehmet e na Ponte do Bósforo, segundo a agência noticiosa turca Dogan News.

Testemunhas citadas pela agência Reuters dizem ter ouvido tiros na capital, Ancara, e que aviões militares e helicópteros sobrevoam a cidade. Há notícias de eventos semelhantes em Izmir. Anteriormente, o primeiro-ministro turco Binali Yildirim tinha reconhecido a existência de uma tentativa de Golpe de Estado.

Declarou ele: “Algumas pessoas tentaram uma ação ilegal em desobediência à hierarquia militar”, em declarações divulgadas pelo canal privado de televisão NTV.

E completou afirmando: “O governo eleito pelo povo permanece no cargo. Este governo só sairá quando o assim povo decidir”, acrescentando que os golpistas pagarão o mais alto preço.

As emissões da Euronews e da TRT (Rádio e Televisão da Turquia) foram retiradas do ar. Já as redes sociais permanecem bloqueadas.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Caminhão atinge multidão em festa do Dia da Bastilha em Nice, mata 30 pessoas e fere mais de 100. Governo francês acredita em atentado terrorista. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Segundo a rede de TV local 'BFM', pelo menos 30 pessoas morreram e outras cem ficaram feridas na cidade do Sul da França, e o número tende a aumentar.

O governo acredita que tenha sido um atentado terrorista. Há relatos de trocas de tiros entre os ocupantes do caminhão e a polícia.

De acordo com a imprensa francesa, o veiculo que estava em alta velocidade entrou na área fechada em uma avenida litorânea da cidade por volta das 22h30, no horário local, onde as pessoas esperavam a queima de fogos e causou dezenas de mortos e de feridos. O motorista do veículo foi morto pela polícia.

Um jornal francês informou que um de seus repórteres acompanhava a celebração e relatou que um número muito grande de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se foi um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.

O prefeito da cidade afirmou em seu Twitter que o acidente parece ter matado dezenas de pessoas e recomendou que todos os habitantes fiquem em suas casas.

A França sofreu diversos atentados recentemente que matou centenas de pessoas praticado pelo Estado Islâmico.

Mais uma vez os terroristas agem sobre pessoas inocentes e que nada tem com a ação das autoridades francesas no combate ao terrorismo, sobretudo no Iraque e na Síria.
Rodrigo Maia assume presidência da Câmara e se compromete a ajudar na aprovação de medidas impopulares. 

Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas e colunista do portal RP-Bahia

Após vencer na madrugada dessa quinta-feira seu adversário Rogério Rosso no 2º turno e ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, com o apoio e voto do partidos denominados de esquerda: PT, PDT, PCdoB, do PR e PTN e com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, - Maia recebeu 285 votos, contra 170 para Rosso; houve 5 votos em branco - ele irá suceder a Eduardo Cunha e ficará no cargo até o fim de janeiro.

Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio dos partidos ditos de esquerda e daí pode comemorar sua vitória. 

Novo presidente da Câmara deve trabalhar junto do governo Temer para passar as propostas da nova equipe econômica para o combate à recessão no país. 

Ele também afirmou que não vai perseguir ou ajudar Eduardo Cunha.

Falando em nome do governo, Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, disse que Rodrigo Maia tem condições de pacificar a Câmara dos Deputados. Ele afirma não ter dúvidas de que haverá avanços na votação de projetos que enfrentam a recessão econômica.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Governo de Alagoas demora em encaminhar projeto que reajusta servidores a ALE e causa revolta e indignação.
 
Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia, o maior e melhor da América Latina em Comunicação e Relações Públicas.

E o reajuste dos servidores públicos? Quando será que o excelentíssimo Senhor Governador encaminhará a mensagem para a ALE?

Os servidores estão esperando um gesto de grandeza de Renan Filho.

As reuniões que a equipe econômica e de gestão está fazendo com lideranças sindicais já deveria ter acontecido no início do ano, e não agora, para que no mês de maio o governo de Alagoas encaminhasse o projeto de lei reajustando todo o funcionalismo.

Enquanto isso, mesmo com um déficit fiscal de R$ 170 bilhões para o corrente ano, os servidores públicos federais estão enchendo seus bolsos de dinheiro com os aumentos que o governo federal está dando.

O Senado aprovou reajustes para TCU, AGU, BC e agências reguladoras. Senadores também deram reajuste para professores e servidores da Câmara. Todos os projetos seguem para sanção do presidente interino Michel Temer, que deverá sancionar todos.

Em Alagoas, o governo do estado está desrespeitando a lei que criou a data base, em 2011, e ainda não encaminhou o projeto de Lei reajustando o salário dos servidores.

Até a presente data (13.07.2016) o que existe de concreto é muita conversa com os movimentos que representam os servidores públicos e proposta de reajuste que é bom, nada!

O pior de tudo é que algumas categorias de servidores públicos ainda não possuem seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários, sobretudo os da área da saúde.

Os servidores da Uncisal aguardam há dez anos que a matéria seja enviada a ALE, aprovada pelos parlamentares e sancionadas pelo governador Renan Filho.

Espera-se que o governo de Alagoas possa conceder um reajuste que traga um mínimo de satisfação para os servidores públicos. 

Tudo está muito caro, mesmo com a crise afetando setores do comércio, da indústria e de serviços. Os servidores do Estado de Alagoas que sofram as consequências.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Artigo - Os preços dos alimentos, o IBGE, o SPC, o governo Temer, a inflação e a defasagem salarial dos servidores públicos. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que os preços desaceleraram no Brasil em junho, com uma variação de 0,35%, menos da metade da do mês passado, e acumula 8,84% na medição a doze meses. Os dados oficiais foram divulgados na sexta-feira (8).

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação, que em maio foi de 0,78%, somou 4,42% no primeiro semestre 2016, e já se aproxima da meta anual de 4,5%. 

No primeiro semestre do ano passado, os preços acumularam uma alta de 6,17%.

De acordo com o órgão, os preços desaceleraram no Brasil em junho, com uma variação de 0,35%, menos da metade da do mês passado, e acumula 8,84% na medição a doze meses, segundo dados oficiais divulgados na sexta-feira (8).

O aumento dos preços em junho foi puxado pelo custo dos alimentos e das bebidas, que subiram 0,71%, e da saúde, que aumentou 0,83%.

Embora o IBGE esteja afirmando que o preço dos alimentos estejam desacelerando, o preço de alguns alimentos essenciais na mesa do povo brasileiro está subindo de maneira vertiginosa, como o caso do feijão carioquinha ou mulatinho, do arroz, do leite e seus derivados e algumas frutas, legumes e ortaliças.

Até o presente momento a única atitude tomada pelo governo Temer foi mandar importar feijão. Porém, o preço nas gôndolas dos supermercados ainda não baixou. Além do feijão, o preço do arroz, do frango, do leite e do café estão disparando e ficando fora de controle do governo.

E muitos produtos já estão faltando nas gôndolas dos supermercados, como o arroz, por exemplo. Tudo indica que estão estocando para aumentar ainda mais os preços.

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tudo está sob controle. Para ele se justifica pelo salário que recebe, o que se traduz no poder de compra.

Enquanto isso a média salarial dos brasileiros diminuiu e muito. Servidores públicos estaduais estão com seus salários defasados e em Alagoas não é diferente.

Somente servidores dos poderes legislativo e judiciário estão recebendo salários corrigidos pela inflação e com ganho real.

E o número de inadimplentes cresceu em todo o País. Em números absolutos, o SPC estima que aproximadamente 59,1 milhões de pessoas terminaram o primeiro semestre de 2016 com alguma conta atrasada.

Segundo a entidade representativa do comércio, os brasileiros da faixa dos 30 anos são os que mais devem. O órgão informa, ainda, que mais da metade da população com idades de 30 a 39 anos terminou o último semestre na lista de devedores. A região Nordeste segue com a maior variação do número de pessoas inadimplentes. A alta no mês de junho foi de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os destaques vão para ss contas de serviços de comunicação, como telefone, TV por assinatura e internet, que estão entre as mais atrasadas. Em seguida estão as dívidas referentes as contas de água e luz.

O desemprego no Brasil já chegou a casa de 12 milhões, um absurdo! Só sabe o que é ficar desempregado quem já passou por isso. O sofrimento é muito grande.

Em Alagoas, o governo do estado está desrespeitando a lei que criou a data base, em 2011, e ainda não encaminhou o projeto de Lei reajustando o salário dos servidores.

Até o momento o que existe de concreto é muita conversa com os movimentos que representam os funcionários públicos e proposta de reajuste que é bom, nada!

O pior de tudo é que algumas categorias de servidores públicos ainda não possuem seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários, sobretudo os da área da saúde.

Espera-se que o governo de Alagoas possa conceder um reajuste que possa trazer um mínimo de satisfação para os servidores públicos. 

Tudo está muito caro, mesmo com a crise afetando setores do comércio, da indústria e de serviços.

E o povo brasileiro e, em especial, os servidores do Estado de Alagoas, que sofram as consequências.

domingo, 10 de julho de 2016

Portugal quebra tabu, vence a França na prorrogação e é campeão europeu pela 1ª vez na história. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Com um gol do atacante Éder, aos 4 minutos da prorrogação, Portugal derrotou a favorita França por 1 x 0 e sagrou-se campeão europeu, um título inédito para os lusitanos. 

Durante os 90 minutos o jogo foi bastante equilibrado, tendo a França a maior chance de gol, quando aos 46 minutos do 2° tempo o atacante Gignac escreveu seu o nome na história! A bola chega no atacante na grande área, pela esquerda,  Gignac dá um drible desconcertante no zagueiro Pepe e bate rasteiro, mas a bola vai devagar e termina na trave. 

As chances criadas pelos dois selecionados no primeiro tempo ficaram em segundo plano. 

A lesão de Cristiano Ronaldo foi o grande destaque dos 45 minutos iniciais da decisão da Eurocopa. O craque tinha sofrido uma entrada dura de Payet aos sete minutos, fez de tudo para ficar em campo, mas acabou saindo na maca, chorando muito. 

A França foi mais incisiva, principalmente com Sissoko, melhor em campo. 

O segundo tempo, por sua vez, foi tenso e emocionante. O atacante Griezmann poderia ter deixado a França em vantagem numa cabeçada completamente livre, mas acabou errando. A resposta portuguesa foi com Nani, que quase surpreendeu Lloris num cruzamento em que o goleiro francês espalmou. 

Mas foi o atacante Gignac, aos 46 minutos, que teve a maior chance do selecionado francês. Depois de dar um drible desconcertante em Pepe, chutou fraco e a bola terminou parando na trave. 

No 2° tempo da prorrogação, Portugal sai na frente. Éder recebe sozinho na frente, domina, leva para o meio e bate de fora da área, no canto direito de Lloris, que não consegue evitar o gol português.
A redenção veio 12 anos depois da derrota para a Grécia na final em casa, tendo um sabor especial. Com uma colônia gigantesca na França, e numa casa quase portuguesa, todos estão fazendo uma festa, com certeza.

Ficha Técnica de Portugal 1 x 0 França

Equipes:

Portugal:Rui Patrício; Cédric (A), Pepe, Fonte (A) e Raphael Guerreiro (A); William Carvalho (A); Renato Sanches (Éder, 79’), Adrien (João Moutinho, 67’) e João Mário (A); Nani e Cristiano Ronaldo (Quaresma, 25’).

França: Hugo Lloris; Sagna, Koscielny, Umtiti (A) e Patrice Evra; Sissoko, Blaise Matuidi (A), Paul Pogba e Payet (Coman, 58’); Griezmann e Giroud (Gignac, 78’).
Gol: Éder (109 minutos). 
Tenista britânico Andy Murray conquista segundo título de Wimbledon ao vencer canadense por 3 x 0. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O britânico Andy Murray venceu o canadense Milos Raonic por 3 sets a 0 e conquistou neste domingo o bicampeonato de Wimbledon. 

O placar de 6/4, 7/6 (3) e 7/6 (2), construído em duas horas e 45 minutos, embora tenha sido apertado, em nenhum momento ameaçou o tenista da casa.

Este é o terceiro título de Grand Slam de Murray, que venceu o Aberto dos EUA de 2012 e, em 2013, se tornou o primeiro homem britânico em 77 anos a vencer o torneio de Wimbledon.

A partida foi a primeira decisão de Grand Slam da carreira do tenista Milos Raonic, sexto melhor tenista do mundo, e também a primeira de um canadense.

Durante a partida o tenista canadense chegou a um saque de 236 km/h, uma de suas maiores armas.

Assisti grande parte do jogo no canal 37 - SportTV, pertencente ao Sistema Globo de Televisão.

Considero o tenista canadense Milos Raonic uma das maiores promessas do tênis e creio que em breve esteja no topo do ranking mundial. Joga muito!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Decisão monocrática de ministro do STJ solta empresários corruptos Cachoeira, Cavendish e Adir Assad. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Em decisão tomada agora à noite, o ministro Nefi Cordeiro do Superior Tribunal de Justiça, determinou, em uma liminar, que o contraventor Carlinhos Cachoeira, os empresários Fernando Cavendish  e Adir Assad e de outros dois presos na semana passada na Operação Saqueador, sejam libertados da Polícia Federal. 

Eles foram presos na semana passada na Operação Saqueador, da Polícia Federal.

Eles são réus em ação penal e acusados de lavagem de R$ 370 milhões que teriam sido desviados de contratos de obras públicas realizadas pela construtora Delta.

O Poder Judiciário brasileiro deixa muito a desejar, sobretudo com uma decisão monocrática de um magistrado.

E quem termina pagando a conta é o cidadão brasileiro honesto e que termina sofrendo com tudo isso.

Decisão do ministro do STJ foi infeliz.
Urgente e exclusivo! Ataque mata cinco policiais durante protesto em Dallas, no Texas, e Obama diz que nada justifica. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Aproveitando-se de uma marcha contra a morte de dois negros pela polícia, um em Louisiana e outro em Minnesota, franco-atiradores abriram fogo e mataram cinco agentes. Ao todo, 11 agentes foram baleados. Seis estão feridos.

Em seu discurso na Polônia onde está participando de uma reunião da OTAN, Barack Obama disse que os policiais já têm um trabalho muito difícil e lamentou a morte de profissionais que garantiam a segurança de um protesto legítimo e pacífico.

De acordo com a imprensa americana, três pessoas foram detidas e um suspeito que estava armado dentro de uma garagem foi morto após uma negociação com a polícia. Ele chegou a trocar tiros e disse que tinha diversas bombas implantadas no local.

O número de mortos e de feridos ainda pode aumentar. Até o momento ainda não há nenhuma confirmação sobre feridos ou mortos em relação aos participantes do protesto.

Esse foi o pior atentado ocorrido após o assassinato do presidente Kennedy em 1963.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Deputado federal Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara, após ouvir Temer, advogados e amigos políticos. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O deputado federal Eduardo Cunha renunciou à presidência da Câmara na tarde dessa quinta-feira. 

Ele convocou uma entrevista coletiva para ler uma carta em que anunciou sua saída. Sua decisão teve como base o fato dele e sua família passarem a sofrer perseguição em razão das denúncias feitas recentemente. 

Ao ler o documento, o peemedebista chegou a chorar e fez duras críticas ao governo petista. Eduardo Cunha alegou que deixa o comando da Câmara dos Deputados para ajudar a restaurar o país. 

O parlamentar estava afastado do cargo pelo STF desde o dia 5 de maio. Com a renúncia, o presidente em exercício Waldir Maranhão tem até cinco sessões para fazer novas eleições.

Como se sabe, o deputado do PMDB vinha sendo pressionado por aliados para tomar a decisão como estratégia para evitar a cassação e salvar seu mandato. Ele é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras sobre ter contas não declaradas no exterior.

O deputado Pauderney Avelino, líder do DEM, afirmou que a renúncia de Cunha vira uma página tumultuada na história da Câmara dos Deputados e que a casa deve voltar à normalidade. Pauderney acredita, no entanto, que a decisão foi tomada tarde demais e que dificilmente Cunha terá apoio e poderá ter seu mandato cassado. 

Porém, o eleitor nem imagina que Eduardo Cunha lutará pelo mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidido por seu parceiro Osmar Serrarglio (PMDB-PR).

A renúncia à presidência da Câmara dos Deputados foi parte da estratégica delineada junto com seu parceiro Michel Temer (PMDB), com quem Cunha esteve reunido em segredo há duas semanas.

Mesmo que Eduardo Cunha venha perder seu mandato, Temer o agraciará com cargos no seu governo, caso continue na Presidência da República.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Temer retira urgência de projetos de combate à corrupção. Segundo o Palácio do Planalto, prioridade são as mudanças no pré-sal e o acordo com os estados. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Governo quer liberar pauta do plenário da Câmara e dar prioridade para projetos de interesse do Planalto, como mudanças na exploração do pré-sal e renegociação da dívida dos Estados.

Intenção é aprovar os textos antes do recesso branco, que começa na semana que vem. Oposição, no entanto, promete obstruir votações e trabalhos devem ser retomados somente em agosto.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo o pacote, lançado em março de 2015 como resposta às manifestações de rua, é composto por três propostas: criminalização de caixa dois em atividades ilícitas nas contas de partido político ou campanha eleitoral; alteração do Código de Processo Penal para incluir medida cautelar de indisponibilidade de bens, direitos e valores obtidos com recursos de origem ilícita; tipificação do crime de enriquecimento ilícito de funcionários públicos, inclusive políticos.

Segundo André Moura, Temer concordou com a retirada da urgência Constitucional desses e de outros dois projetos que também estavam nesse regime de tramitação e tratavam de práticas de corrupção.

O líder do governo na Câmara dos Deputados afirmou que a iniciativa se justifica devido a necessidade de se discutir com mais atenção aos propostas, o que poderá ocorrer na comissão especial para onde os textos serão enviados.

Segundo o Palácio do Planalto, a ideia é que os três projetos do pacote de Dilma passem a tramitar junto com as 10 medidas de combate à corrupção de iniciativa popular - foram cerca de dois milhões de assinaturas - encaminhadas ao Congresso Nacional numa comissão especial a ser instalada. 

O Ministério Público encaminhou as medidas em 29 de março deste ano, e somente nessa quarta-feira os líderes foram indicados para compor a comissão especial, faltando a indicação dos suplentes.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Força Nacional assume a segurança de instalações dos Jogos Olímpicos e Alagoas fica sem aparato federal e com pouca segurança. 

Roberto Ramalho é jornalista

A Força Nacional de Segurança assume a partir de agora a segurança das instalações dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Operações terão a ajuda de policiais militares, civis, federais e do Corpo de Bombeiros militar 

Os agentes são de 26 estados e do Distrito Federal. Coordenação fica com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

No entanto, em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, afirmou que existe apenas "uma tendência" de que os integrantes da Força Nacional (FN) retornem para Alagoas após os jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. 

Os membros da Força Nacional de Segurança tiveram que sair do estado há uma semana em face de uma recomendação do Ministério da Justiça e Cidadania. 

Os integrantes que ajudavam no combate ao crime e a violência no estado foram deslocados para o Rio de Janeiro para fazer a segurança das olimpíadas. Eles atuavam no policiamento ostensivo e na investigação de crimes.

Caberá as policias militar e civil combater a violência e todas as formas de crimes, que ainda assustam a população, de forma mais atuante e responsável.

O estado de Alagoas deveria reconhecer que as duas instituições precisam atuar melhor aparelhadas e receber salários melhores.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Presidente interino da Câmara é acusado de receber propinas de esquema envolvendo regimes de previdência. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente interino da Câmara dos Deputados Waldir Maranhão (PP-MA). 

A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República, que também queria o fim do sigilo financeiro da mulher do parlamentar, mas essa solicitação foi negada pelo ministro.

Em nota, o presidente interino da Câmara dos Deputados Waldir Maranhão afirmou ser normal a quebra de sigilo dentro de uma investigação. 

Segundo sua a assessoria “o deputado está absolutamente tranquilo sobre a investigação. Quanto mais se investigar, mais se concluirá pela absolvição”. 

Segundo a decisão, Maranhão foi citado em uma delação premiada e que o teor das denúncias, segundo o Ministério Público Federal, fornece “fortes indícios” a respeito do parlamentar em um caso envolvendo regimes de previdência.

Em seu despacho Marco Aurélio afirmou: “a situação deste processo enquadra-se na previsão constitucional, mostrando-se relevante o pedido do Ministério Público Federal, a fim de elucidar a suposta participação do investigado, Deputado Federal, no esquema fraudulento de investimentos nos regimes de previdência de servidores públicos municipais”.

Essa não é somente a sujeira da Samarco destruindo o meio ambiente, é, também, a sujeira enojante de alguns políticos desonestos acabando com o País e o povo.