Nova vacina experimental contra o HIV testada em macacos tem bons resultados
Jornalista Roberto Ramalho
Uma nova vacina contra um dos vírus causador da AIDS, o HIV-1, altera o DNA enfraquecendo a cepa, tornando-a fragilizada.
Não há previsão de quando essa nova vacina estará disponível no mercado.
A vacina contra o HIV mostrou bons resultados em macacos. O estudo foi publicado na revista Nature e anunciado por um instituto americano. A vacina funciona de uma forma diferente das convencionais.
Segundo os cientistas, a vacina apresenta um conceito novo de combate ao vírus HIV. Normalmente, as vacinas treinam o sistema imunológico para lutar contra a infecção. Essa vacina, porém, altera o DNA e aí o corpo produz uma ferramenta para lutar conta o vírus.
Na verdade trata-se de uma proteína, que se prende a dois lugares no vírus HIV. É exatamente como se os dedos de um jogador de beisebol agarrassem a bola, dizem os cientistas.
Os pesquisadores injetaram a vacina em macacos saudáveis, levando as células dos músculos a produzirem em grande escala a proteína que bloqueia o vírus. Os macacos ficaram protegidos contra todos os tipos de HIV.
Segundo informa a AFP, o teste realizado com macacos mostrou que a substância, injetada apenas uma vez, era capaz de proteger durante ao menos oito meses do equivalente da Aids para os macacos. Para garantir o efeito prolongado, o eCD4-Ig foi associado a um vírus de tipo adeno-associado (AAV), inofensivo mas capaz de introduzir-se nas células e fazer com que produzam indefinidamente a proteína protetora capaz de criar um efeito anti-Aids de longa duração.
Após serem submetidos ao tratamento com o coquetel, os macacos receberam doses da versão símia da Aids (SHIV-AD8). Nenhum animal desenvolveu a infecção, ao contrário dos macacos não tratados com eCD4-Ig e utilizados como 'grupo de controle'.
É o método mais eficaz encontrado até o momento ao impedir a infecção pelo vírus da AIDS.
Agora vão começar os testes com macacos com o vírus e só depois com seres humanos.
Não existe ainda nenhuma previsão de quando essa nova vacina estará disponível. Por enquanto a melhor proteção contra o HIV é o uso do preservativo.
A descoberta foi anunciada por um cientista do Instituto Scripps da Flórida, entretanto envolveu pesquisadores de várias universidades americanas e do Instituto Pasteur na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário