Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quarta-feira, 12 de julho de 2017



ISIS (Estado Islâmico) confirma a morte do principal líder, al-Baghdadi. Roberto Ramalho jornalista.

O grupo militante do Estado Islâmico (ISIS) confirmou por meio de uma breve nota a morte de seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, informou um site de notícias local. 

De acordo com a agência de notícias iraquiana al-Sumaria News em seu site "A organização Daesh (grupo ISIS) distribuiu uma breve declaração através de sua mídia na cidade de Tal Afar, no Oeste de Mosul, que confirmou o assassinato de seu líder al-Baghdadi sem dar mais detalhes," 

"Daesh disse em sua declaração que o nome de um novo califa (líder islâmico) será anunciado em breve, chamando os militantes (ISIS) para continuar sua firmeza na proteção do califado e não sendo arrastados para trás da sedição," disse al- Sumaria, citando uma fonte anônima da província de Nineveh. "O anúncio causou grande alvoroço entre os defensores da organização," afirmou o site. 

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, declarou oficialmente que Mosul libertou-se de ISIS depois de quase nove meses de combates ferozes para desalojar os militantes extremistas de sua última grande fortaleza no Iraque. 

Disse ele: "Eu declaro ao mundo inteiro o fim, o fracasso e o colapso do estado de Daesh, o estado do terrorismo do grupo ISIS, que eles o anunciaram aqui em Mosul há três anos, em um discurso em Mosul. Em 17 de outubro de 2016, Abadi anunciou o início de uma grande ofensiva para retomar Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. 

Mosul, a 400 km a norte da capital do Iraque, Bagdá, foi submetida ao controle de ISIS em junho de 2014, quando as forças do governo abandonaram suas armas e fugiram, permitindo que os militantes do Estado Islâmico tomassem o controle de partes das regiões do norte e oeste do Iraque.

Desde que a Rússia entrou na guerra contra os extremistas islâmicos, que eles perdem territórios. A Rússia já havia afirmado recentemente que havia matado o principal líder do grupo ISIS, , Abu Bakr al-Baghdadi, mas ninguém havia acreditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário