Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Presidente interino da Câmara dos Deputados entrega pedido de consulta a Arthur Lira para livrar Cunha da cassação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O presidente interino da Câmara dos deputados, Waldir Maranhão fez uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça na tentativa de evitar a cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, seu padrinho político. 

O documento entregue por Waldir Maranhão questiona os ritos dos processos de quebra de decoro parlamentar de deputados federais e se o plenário da Câmara pode cassar o mandato de Cunha no caso de o Conselho de Ética aplicar uma punição mais branda. 

O parecer do relator do processo será lido amanhã em sessão do Conselho. Nesta terça-feira, o deputado Marcos Rogério do DEM entregou ao Conselho de Ética da Câmara o relatório e o seu voto sugerindo a cassação do peemedebista.

O documento assinado por Maranhão é uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa, que dá a ela a oportunidade de definir novas regras para a votação dos processos de cassação no plenário. A consulta 17/2016 já foi distribuída para ser relatada por Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a CCJ em 2015 graças ao apoio de Cunha, de quem é um dos aliados fiéis. 

Perguntado pela reportagem da Folha de São Paulo por volta das 16h desta terça, Arthur Lira desconversou e disse desconhecer a consulta, afirmando que não sabia por que foi escolhido relator. Porém, o presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que deu a relatoria ao deputado porque seu gabinete solicitou formalmente a tarefa, no sistema informatizado da comissão, às 12h32 desta terça, apenas 15 minutos após a consulta dar entrada na comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário