Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Rebeldes separatistas pró-Russia e tropas ucranianas voltam a combater  

Jornalista Roberto Jorge

Os separatistas pró-Rússia e o exército ucraniano voltaram a entrar em confronto e já há dezenas de mortos. 

Os combates ocorrem perto de Mariinka, uma pequena cidade a poucos quilómetros de Donetsk. 

Os rebeldes pró-russos negam ter lançado a ofensiva, violando o acordo de Minsk. Contudo, as forças armadas de Kiev garantem que os separatistas estão  usando armamento pesado, o que representa uma quebra do tratado de paz assinado em fevereiro deste ano.

Segundo um comunicado do serviço de imprensa das Forças Armadas ucranianas, veículos de propulsão automática Gvozdika foram usados para combater os milicianos.

O porta-voz das tropas de Kiev, Andrei Lysenko, em conferência de imprensa na capital ucraniana, explicou nesta quarta-feira que “estão sendo usados tanques, morteiros e artilharia pesada. O inimigo tenta avançar mas os soldados ucranianos estão conseguindo conter os ataques. A situação está sob controlo.”

O porta-voz do exército divulgou ainda que existem combates em Shirokino, uma cidade considerada estratégica, próxima ao porto de Mariupol, sob controle do governo e nas imediações do reduto rebelde de Gorlovka.

Os rebeldes acusam as forças governamentais de iniciar os combates numa linha que vai de Donetsk até Mariupol. Os separatistas tentam, há vários meses, controlar a cidade portuária de forma a abrir uma via terrestre até à Crimeia.

Desde abril de 2014 o conflito no leste da Ucrânia já causou a morte de pelo menos de 6500 combatentes de ambos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário