Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 21 de junho de 2015

Artigo - A falência do futebol brasileiro e a sua necessidade de renovação

Roberto Ramalho é jornalista

Mais uma vez o sonho de um título mundial foi adiado pela seleção brasileira feminina. 

Na tarde deste domingo, no estádio de Moncton, a seleção feminina foi derrotada por 1 x 0 pela Austrália e não seguiu em frente na competição, deixando de se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo. 

O gol de Simon, sacramentou a eliminação precoce da equipe brasileira, tendo sido o primeiro sofrido pelo Brasil na competição, e infelizmente ocorreu em falha da goleira Luciana, que tentou encaixar chute de De Vanna e acabou dando o rebote na área.

Além da seleção feminina ter sido eliminada, o time sub-20 acabou perdendo para a Sérvia por 2 x 1 na prorrogação, mesmo os jogadores tendo realizado uma boa partida. Mas perdeu.

E o selecionado principal, após o vexame da Copa do Mundo de 2014, quando foi goleado na semifinal pela Alemanha por 7 x 1, acabou perdendo para a Colômbia em jogo de sua chave por 1 x 0, com a desprezível atuação do moleque Neymar, que além de não ter jogado bem ainda causou confusão, terminando por ser expulso e depois punido com a suspensão de quatro jogos pela Conmebol.

Selecionado feminino

O mais longe que o Brasil conseguiu chegar na história dos Mundiais foi o vice-campeonato em 2007. Confira todas as campanhas do país abaixo:
1991 - Eliminado na fase de grupos
1995 - Eliminado na fase de grupos
1999 - Terceiro lugar (derrota para EUA na semifinal)
2003 - Eliminado nas quartas de final (derrota para Suécia)
2007 - Vice-campeão (derrota para Alemanha)
2011 - Eliminado nas quartas de final (derrota para EUA)
2015 - Eliminado nas oitavas de final (derrota para Austrália)

E a dona Marta, a alagoana reverenciada pelos alagoanos, nunca ganhou nada. De que adianta ou adiantou ser considerada a melhor jogadora do mundo por cinco vezes e não conseguir conquistar sequer um título para a seleção brasileira de futebol feminino?

Selecionado masculino

O futebol brasileiro precisa de renovação. Porém, não aquela de por jogadores jovens e que simplesmente estão jogando no exterior.

Existem excelentes jogadores atuando em nosso território e a comissão técnica da seleção brasileira masculina precisa enxergar isso.

E, embora esses jovens do time sub-20, mesmo derrotados, merecem uma oportunidade no time principal mesclando com jogadores mais experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário