Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rússia pode invadir Ucrânia e empossar ex-presidente

Jornalista Roberto Ramalho

Um grupo usando uniformes militares tomou de assalto vários prédios governamentais, assim como os edifícios do Parlamento e a sede do governo local, onde foram hasteadas bandeiras da Rússia, colocando em estado de alerta o novo governo da Ucrânia.

As tensões separatistas na região da Crimeia, de maioria russa, se intensificaram com a destituição do presidente Viktor Yanukovich, na semana passada e o governo da Rússia se prepara para tomar a região e declará-la uma região autônoma do país.

Caso haja uma invasão acredito que a OTAN e Os EUA não terão coragem para intervir.
A Rússia, assim como Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, esses últimos fazendo parte da OTAN, possuem armas nucleares.

Se houver uma 3ª Guerra Mundial – que não acredito que venha a acontecer – bilhões de seres humanos morrerão.

Todavia, a situação na região do Leste Europeu pode se tornar catastrófica se a Rússia invadir a Ucrânia e empossar novamente o ex-presidente Viktor Yanukovich.

Os Estados Unidos pediram, nesta sexta-feira, uma missão de mediação internacional urgente na Crimeia, visando a diminuir a escalada de tensões na região, após um encontro de emergência do Conselho de Segurança Nacional da ONU.


Em discurso, o presidente americano Barack Obama alertou a Rússia sobre uma possível intervenção no país vizinho.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Contas que vencem no Carnaval. O que fazer?

Jornalista Roberto Ramalho

A Federação Brasileira dos Bancos, conhecida pela sigla Febraban, informou que nos dias 3 e 4 de março não haverá atendimento nas agências bancárias em decorrência do feriadão de Carnaval.

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, as agências bancárias abrirão para atendimento ao público ao meio-dia.

Portanto, as contas de consumo (água, energia, telefone e etc) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriadão, sem nenhum acréscimo.

A população ainda pode recorrer aos meios alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone.


Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ONU afirma que Brasil é o país que mais consome maconha na América do Sul

Jornalista Roberto Ramalho

A ONU acaba de fazer uma revelação bombástica: que o Brasil é o país da América do Sul em que mais se consome maconha, enquanto o Paraguai é o segundo maior produtor, atrás da Bolívia.

A Polícia Federal brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai conduziram recentemente operação contra produtores e traficantes de maconha na fronteira brasileira com o objetivo de agir contra a entrega da droga para o mercado brasileiro.

O Brasil consome cerca de 80% da droga produzida no Paraguai, e em época de Carnaval, que será iniciado esse ano no próximo dia 28 de fevereiro e vai até o dia 03 de março, e o comércio é mais intenso.
As informações são do Programa da Rede Globo de Televisão “Fantástico”.

Os traficantes brasileiros atuam diretamente na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Um fazendeiro brasileiro contou ao programa que os traficantes plantam maconha em fazendas particulares e os proprietários não tem como impedir as invasões.


Só é por ao longo da fronteira do Paraguai, Peru e Colômbia, vários postos militares, com o patrulhamento do Exército, da Marinha e da aeronáutica, cumprindo com o dever pátrio.

sábado, 22 de fevereiro de 2014


Policiais cercam assaltantes de banco e matam nove no sul de Minas Gerais

Jornalista Roberto Ramalho


Troca de tiros entre bandidos e policiais terminou com a morte de pelo menos 9 pessoas e deixou 5 feridos, entre eles um policial civil. 


Foi na madrugada desse sábado, em Itamonte, no Sul de Minas. 


De acordo com a polícia, o grupo agia em várias cidades do interior de Minas e de São Paulo. 


Por volta das 2 horas da madrugada, os criminosos pretendiam explodir caixas eletrônicos do Banco Bradesco em Itamonte e, durante a ação, foram cercados e surpreendidos por policiais de Minas e de São Paulo, que tinham informações sobre o assalto. 


Houve troca de tiros na praça principal da cidade e pelas ruas de Itamonte. Segundo a polícia, 8 suspeitos mortos seriam de Mogi das Cruzes (São Paulo) e um era de Itanhandu (Minas). 


Cinco veículos foram apreendidos, assim como fuzis, pistolas, coletes à prova de bala e bananas de dinamite. 


Um Vectra e um caminhão com suspeitos fugiram em direção à Via Dutra. A polícia ainda caça os bandidos que fugiram.


Participaram da ação, além da Polícia Civil de Minas e de São Paulo, agentes da Polícia Rodoviária Federal. 


Mesmo com o cerco montado por cerca de 200 policiais militares e civis dos dois estados, parte da quadrilha conseguiu escapar. 


A polícia acredita que a quadrilha seja formada por cerca de 20 bandidos, atuando principalmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. 


Eles são acusados de outros assaltos a caixas eletrônicos em Minas Gerais e tinham planos de arrombar bancos em várias cidades do Sul de Minas, como Passa Quatro, Caxambu e Itamonte. 


Cidades pequenas, como as do Norte de Minas Gerais frequentemente escolhidas para assaltos a caixas eletrônicos eram o alvo preferido da quadrilha, em parte dizimada pelas polícias de Minas e de São Paulo. 


As investigações ainda prosseguem com o intuito de capturar outros elementos da quadrilha. 

Enquanto isso em Alagoas os bandidos deitam e reinam.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014



Servidores do Senado tem cinco dias para justificar “supersalários”. Mérito da questão ainda será analisado pelo plenário do STF

Jornalista Roberto Ramalho

A Mesa Diretora do Senado decidiu abrir um prazo de 5 dias para que os servidores que recebem acima do teto constitucional de R$ 29,4 mil e tiveram os salários cortados se defendam. 

A medida tem por objetivo obedecer à liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que considerou que os funcionários deveriam ter tido direito de se defender em processo administrativo, antes de ter os salários cortados. 

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender o corte de pagamento de salário dos servidores da Câmara e do Senado que ganham acima do teto constitucional de R$ 29.462,25. 

Nas duas decisões, o ministro entendeu que a Câmara dos Deputados deveria ter intimado o analista legislativo para que ele pudesse apresentar defesa no processo administrativo instaurado para cumprir a decisão do TCU, que determinou o corte dos salários.

Marco Aurélio atendeu pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União para estender a todos os servidores decisão tomada por ele, no dia 7 de janeiro, que liberou o pagamento para um servidor. 

Ao todo são cerca de 800 pessoas entre ativos e inativos. Também em obediência à liminar, os membros da Mesa Diretora decidiram encaminhar ofício ao STF solicitando o número da conta bancária em que possa ser feito o depósito judicial dos valores excedentes ao teto constitucional referente aos vencimentos dos servidores. 

A decisão liminar vale até decisão final do plenário do STF.  Caberá, portanto, ao plenário do STF analisar o mérito da questão para decidir sobre o feito.

Enquanto isso não acontece o contribuinte brasileiro deverá pagar esse abuso.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014



Juiz zomba do CNJ e diz que está recebendo sem trabalhar e que está deprimido

Jornalista Roberto Ramalho

Afastado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região há mais de 2 anos, o Juiz Marcelo Antonio Cesca usou e abusou da ironia nas mídias sociais para 'protestar' contra a demora no julgamento de seu caso, afirmando estar deprimido. 

Ele publicou no Facebook  fotos em que está na praia com a namorada dizendo: "Estou deprimido", escreveu ele na legenda de uma imagem em que aparece de boné e óculos escuros.

Na legenda de outra foto, tirada no mesmo dia, o magistrado ironiza e debocha do CNJ afirmando: "Eu agradeço ao Conselho Nacional de Justiça por estar há 2 anos e 3 meses recebendo salário integral sem trabalhar, por ter 106 dias de férias mais 60 dias pra tirar a partir de 23/03/14, e por comemorar e bebemorar tudo isso numa quinta-feira à tarde do lado de minha namorada de 19 anos!" escreveu o juiz afastado.

Ele ainda acrescenta, referindo-se à Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que rege a atividade de juízes: "Vida longa ao CNJ e à LOMAN!”.

Em nota, o corregedor do CNJ ministro Francisco Falcão informa ter oficiado ao TRF-1, "para que se manifeste com urgência, no prazo de 24 horas, sobre as conclusões Procedimento Administrativo 8.132/2011, que trata do assunto, e indique a data de sua inclusão na pauta de julgamentos".

Esse ato debochante de um magistrado leviano só será resolvido de uma vez por todas quando o Congresso Nacional aprovar um projeto de Lei que demite magistrados por atos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Tribunal de Justiça concede antecipação de tutela e diz que paralisação de servidores da UNCISAL é ilegal

Jornalista Roberto Ramalho

Julgando o pedido feito pela administração da UNCISAL, a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou nessa segunda-feira, que os servidores pertencentes às unidades hospitalares da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) retornem imediatamente às atividades e mantenham integralmente os serviços de saúde. 

A antecipação de tutela foi concedida em ação declaratória de ilegalidade de greve apresentada pela Universidade.

Em sua decisão assim se pronunciou a magistrada: “Numa concepção razoável, deve-se ponderar que os profissionais médicos devem ter seu trabalho reconhecido e valorizado, todavia, no exercício de seus direitos, inclusive o de greve, há que demonstrarem o atendimento às formalidades insculpidas na legislação pertinente”.

A desembargadora Elisabeth Carvalho é relatora do processo, embora o mérito da questão ainda vá ser analisado pelo pleno, que com certeza a seguirá.

De nada adianta fazer paralisação ou greve porque o Poder Judiciário sempre decidirá contra os servidores públicos.

Em sete anos de governo Teotonio Vilela, e agora com o pedido partindo da Reitoria da UNCISAL, jamais o Poder Judiciário decidiu a favor das reivindicações dos servidores públicos como um todo.

Enquanto um desembargador recebe um vencimento de quase trinta mil reais mensais e os demais assessores são extremamente bem pagos, a grande maioria dos servidores públicos estaduais recebem um salário irrisório e que mal dá para o gasto com suas famílias.

O Poder Judiciário antes de tomar uma decisão dessas, deveria mandar fazer um levantamento do salário dos servidores como um todo.

Realmente a Justiça é cega!