Wikipedia vai sair do do ar nesta quarta-feira, em protesto contra lei que exige dos provedores de internet cortar o acesso a sites acusados de oferecer conteúdo ilegal
Jornalista Roberto Ramalho
Em protesto contra a SOPA (Stop Online Piracy Act), lei em debate no Congresso dos EUA que exige dos provedores de internet para cortar o acesso a sites acusados de oferecer conteúdo ilegal e cujas ferramentas de busca serão proibidas de exibir links para esses sites, o criador da Wikipedia, Jimmy Wales, decidiu tomar uma medida radical: tirar o site do ar por 24 horas nesta-quarta-feira.
Se a legislação for aprovada, quem não obedecer à SOPA será considerado cúmplice. Isto é: na prática, o Google e os demais provedores terão de policiar e censurar a internet.
E pó incrível que pareça o projeto também dá ao governo americano o direito de agir contra sites hospedados fora do país, fora de sua jurisprudência.
Trata-se na verdade de uma lei draconiana, que tem causado polêmica nos Estados Unidos.
Segundo Jimmy Wales, o blecaute da Wikipedia só afetará a enciclopédia em inglês, e as versões regionais continuarão no ar em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário