Governador confirma pagamento do rateio da Educação e deixa a entender que deverá liberar pagamento do 13º antes do dia 20 de dezembro
Jornalista Roberto Ramalho
Em entrevista concedida a imprensa, em Penedo, nesse sábado (28), na Casa de Aposentadoria, na abertura do segundo dia de trabalhos do programa Governo Presente, o governador Renan Filho confirmou o pagamento do rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os profissionais do magistério.
Também anunciou que ainda nesta semana estará divulgando a data de pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais.
Os anúncios foram feitos nesse sábado (28),durante entrevista coletiva concedida pelo chefe do Executivo estadual
Disse o governador na ocasião: “Em um ano difícil, onde o país está em crise e alguns estados pagam salários parcelados ou não garantem o 13º, trabalhamos arduamente para honrarmos nosso compromisso com o servidor público. O rateio dos recursos está garantido e vamos atuar de forma a assegurar que este processo não demore tanto para ser efetuado. Dentro de uma semana, anunciaremos ainda a data do pagamento do 13º, que, junto ao salário de dezembro totaliza um montante de R$ 520 milhões”.
Por sua vez, coube ao secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, também assegurar o pagamento do rateio.
Afirmou ele na oportunidade: “Alagoas não é um estado rico do ponto de vista de receita e, em meio a esta crise, o governador Renan Filho trabalha muito e vai fazer o máximo na medida das possibilidades do Estado. Em relação ao rateio, temos que esperar o depósito da última parcela do Fundeb no dia 30 para que possamos calcular o montante a ser pago para os professores. A distribuição será feita de acordo com critérios estabelecidos por lei ou decreto e trabalharemos para agilizar a execução deste processo”.
Se realmente isso acontecer, a decisão do governador não só será boa para os servidores públicos estaduais, sobretudo quando do pagamento do rateio dos professores, como, principalmente, para a economia do Estado, fazendo a Roda Gigante girar, em face de pagamentos de dívidas e das comprars natalinas e de final de ano no comércio de toda Alagoas.
Será o dinheiro circulando no comércio, que deverá providenciar a compra de mercadorias nas Industria, e gerando caixa para o Estado de Alagoas em forma de ICMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário