Eleição na OAB deverá reunir cerca de seis mil advogados. Inadimplentes que não pagaram anuidades anteriores a 2015 não poderão votar
Jornalista Roberto Ramalho
A eleição para a escolha do próximo gestor e mandatário da entidade representativa dos advogados está chegando e deverá reunir aproximadamente oito mil operadores do Direito.
Encerrado o prazo para a apresentação de impugnações contra as candidaturas, e nenhuma das chapas que concorrem à Diretoria da Seccional Alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) não tendo o registro negado pela Comissão Eleitoral, agora é esperar pelo resultado.
Quem vencer a eleição sucederá o atual presidente da Ordem em Alagoas, o advogado Thiago Bomfim, que deixa o cargo, após um único mandato.
Seguindo a ordem de inscrição, as três chapas que oficializaram pedido para concorrer às eleições da OAB/AL foram: Chapa 1 – “Avança OAB”, que tem como candidata à presidência a advogada Fernanda Marinela e como candidato a vice o advogado Ednaldo Maiorano; Chapa 2 – “Advogados por uma Nova Ordem”, cujo candidato a presidente é o advogado Fernando Falcão e o candidato a vice é o advogado Luciano Almeida e a Chapa 3 – “Muda OAB”, apresentando o nome do advogado Roberto Mendes como candidato a presidente e o advogado Vagner Paes como candidato a vice.
Fernando Falcão, da chapa 2, e Roberto Mendes, da chapa 3 são candidatos de oposição e enfrentam a candidatura de Fernanda Marinela, apoiada pelo atual presidente,Thiago Bomfim.
A participação no pleito é obrigatória, sendo vetada apenas a presença de advogados inadimplentes com as anuidades da OAB, embora a entidade já possua cadastrado mais de quinze mil advogados.
O prazo para a regularização ou parcelamento das dívidas dos advogados foi encerrado no final de outubro, exatamente um mês antes da data em que ocorrerá o pleito.
A eleição acontece nessa quarta-feira, 18.11.2015, entre 9h e 17h, em Maceió, e nas sedes da subsecções no interior do Estado.
De acordo com a assessoria de Comunicação da OAB/AL, estão aptos a votar seis mil advogados. Faz-se necessário apresentar a carteira da Ordem ou qualquer documento com foto e estar adimplente com o pagamento das anuidades até 2014.
Na reta final aconteceram episódios lamentáveis. Com acusações que não condizem com o espírito democrático.
Desejo sorte para todas as chapas. Não estou apoiando ninguém, embora no início tenha me manifestado a favor de uma delas. Nada contra.
Todas as chapas oferecem o "melhor" para os advogados. Lamentavelmente ainda não se oferece um tratamento condigno e respeitoso para a grande maioria e as prerrogativas dos advogados não estão sendo respeitadas, o que é uma realidade.
Quem vencer a eleição nessa quarta-feira tem que pensar globalmente, ter humildade e trabalhar em prol de todos os advogados.
Um plano de gestão e de governança é necessário à Instituição. Além disso faz-se necessário uma adequação no valor cobrado aos advogados anualmente, denominada de anuidade.
Atualmente considero o valor cobrado bastante elevado, sobretudo para aqueles que sobrevivem de sua atuação, não dispondo de outra renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário