Jornal britânico 'Financial Times' considera Brasil como um doente em estado terminal
Jornalista Roberto Ramalho
"Se o Brasil fosse um paciente internado, os médicos da UTI já o teriam diagnosticado como doente terminal", avalia o jornal britânico "Financial Times", especializado na análise de assuntos econômicos.
Segundo o jornal "os rins têm falhado; o coração vai parar em breve. A economia está uma bagunça", diz o texto da publicação, que avalia que a desordem nas contas públicas, com gastos elevados por parte do governo, é a razão por trás da decisão da agência de risco Standard & Poor's, de ter rebaixado a nota de investimento do país, na última semana.
Esse selo, para o mercado financeiro, é um reconhecimento de que o país é um lugar seguro para os investidores, e costuma ser exigido por fundos de investimento e de pensão bilionários para aplicar em títulos de dívida.
Ainda de acordo com o "Financial Times", dado o ambiente externo desfavorável, com a economia da China desacelerando, o colapso nos preços das commodities e altas taxas de juros nos Estados Unidos, o "sofrimento" do Brasil está apenas no começo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário