EUA e Cuba restabelecem relações diplomáticas e suspendem hostilidade depois de 54 anos
Jornalista Roberto Ramalho
EUA e Cuba formalizaram na segunda-feira, 20, às 11h30, no horário de Brasília, o fim de 54 anos de hostilidades entre os dois países.
Para coroar o êxito da histórica reaproximação, cerimônia oficial ocorreu na antiga seção de interesses e agora embaixada cubana em Washington com membros do governo, artistas e empresários.
Embora não tenha havido evento público em Havana, a seção de interesses americanos na capital cubana voltará a funcionar como embaixada no mesmo dia, o que implica importantes mudanças na atividade da representação.
A reabertura das embaixadas é o gesto mais simbólico dos seis meses de intensas negociações para iniciar o processo de normalização de relações que ocorreram após o anúncio dos presidentes Barack Obama e Raúl Castro, em 17 de dezembro, de que tinham decidido dar uma virada radical nas relações hostis entre EUA e Cuba.
Ao todo os dois países negociaram as escondidas com a intermediação do vaticano e do Papa Francisco, um dos principais membros da articulação para que, enfim, acabasse as hostilidades entre EUA e Cuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário