Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

terça-feira, 28 de agosto de 2012


Artigo: Porque apoio, recomendo e voto em Marcelo Brabo para a presidência da OAB- Alagoas

Roberto Ramalho é advogado e jornalista

Até o presente momento o processo eleitoral na OAB-Alagoas tem hoje, além da candidatura do Dr. Marcelo Brabo, Rachel Cabús, que está sendo apoiada pela atual gestão presidida pelo advogado Omar Coelho de Melo, correndo pela oposição, Welton Roberto (Que pertence ao grupo, mas quer ser o próximo presidente como um candidato rebelde), Thiago Bomfim, e a recente lançada chapa “Nossa Ordem”, que tem os nomes de Cláudia Amaral e Luiz Carlos Almeida.

Já tornei pública minha opinião e definição pela candidatura do Dr. Marcelo Brabo a presidência da OAB e estou firme com você. 

Com certeza a OAB em suas mãos poderá avançar ainda mais no projeto que o Dr. Omar Coelho está deixando, após duas grandes gestões a frente da Instituição, bem como, de seu pai, Dr. Marcos Melo.

Seu projeto não será somente uma continuidade da administração e gestão atual, mas, também, um novo modo e uma nova maneira de praticar uma OAB ainda mais voltada aos interesses de todos os profissionais do Direito, sobretudo, os advogados, que constitui nossa categoria.

Aos amigos advogados, afirmo: meu candidato a presidência da OAB é o Dr. Marcelo Brabo, meu amigo e um exemplo de ética na atividade da advocacia e na vida pública.

Especialista em Direito Eleitoral, Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em seu terceiro mandato consecutivo, presidente executivo da OAB Editora, Marcelo Brabo ainda representa a OAB-Alagoas no Conselho Estadual de Segurança (CONSEG).

Marcelo Brabo atua há mais de 17 anos como advogado, o qual também sempre dedicou ao Direito e a OAB/AL, com passagens pela maioria de suas comissões, inclusive presidindo algumas, até mesmo nacionalmente (Prerrogativas, Jovem Advogado, Estudos Constitucionais, Meio-Ambiente, Ensino Jurídico, Exame de Ordem, Ouvidoria Geral, Clube do Advogado), representação da instituição em concursos públicos, no Conselho Estadual de Entorpecentes. Além do CONSEG (Conselho Estadual de Segurança Pública).

Também ensinou por quase 08 anos, no CESMAC, na ESA – Escola Superior da Advocacia de Alagoas, no Bureau Jurídico, entre outros, tanto na graduação, como na pós-graduação, nas cadeiras de Direito Civil, Processo Civil e Eleitoral.

Marcelo Brabo integra o Movimento a OAB QUE QUEREMOS, como líder, cujo lema é: “Manter a ordem é um dever, manter a palavra uma obrigação”, o qual deseja fortalecer a OAB, a Advocacia e o Advogado, discutindo as dificuldades existentes, buscando soluções para os problemas vivenciados, de forma a que se tenha uma Ordem presente, forte, participativa, plural e que sirva aos advogados e não a grupos, pessoas ou interesses.

Ao concorrer ao cargo ou função de presidente da OAB-Alagoas, Marcelo Brabo pretende, com isso, empunhar e defender as bandeiras da ética, da valorização do advogado, da representatividade na classe e na sociedade.

De acordo com ele há enormes dificuldades assistenciais e o empobrecimento da classe.
Segundo ele mesmo afirma: “Devemos fazer com que o Advogado, em quaisquer das matizes e atividades, seja respeitado e valorizado pela sociedade”.

E acrescenta ainda: “Nós, do Movimento OAB QUE QUEREMOS desejamos uma entidade a serviço da Advocacia, vinculada aos seus ideários, única razão de ser e existir”. 

O ideário e as propostas foram definidos em decorrência de reuniões e conversas com segmentos e advogados, sempre os ouvindo e dando a máxima atenção.

Finalizando, afirmo: Seu projeto não será somente uma continuidade da administração e gestão atual, mas, também, um novo modo e uma nova maneira de praticar uma OAB ainda mais voltada aos interesses de todos os profissionais.

Considero o nome de Vossa Excelência o melhor e o mais representativo da classe, sem desmerecer as demais candidaturas.

Sou um homem de uma palavra só, e aprendi isso com meus saudosos pais.

Estarei marchando sempre com você e ao seu lado, para o que der e vier. Sou um homem de uma palavra só, e aprendi isso com meus saudosos pais. Já se dizia no passado o seguinte “Palavra dada, palavra empenhada e cumprida”.

Santo Agostinho, numa de suas obras afirmou: “O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros”. 

O filósofo Dee Hock também afirmou: “Contrate e promova primeiro com base na integridade; segundo, na motivação; terceiro, na capacidade; quarto, na compreensão; quinto, no conhecimento; e, por último, como fator menos importante, na experiência. Sem integridade, a motivação é perigosa; sem motivação, a capacidade é impotente; sem capacidade, a compreensão é limitada; sem compreensão, o conhecimento é insignificante; sem conhecimento, a experiência é cega. Uma pessoa com todas as outras qualidades, adquire facilmente e coloca rapidamente em prática a experiência. 

E concluo esse artigo com duas frases:

“Nada é mais importante do que criar um ambiente no qual as pessoas sintam que fazem uma diferença. Não há como se sentir bem em relação ao que você está fazendo sem acreditar que está fazendo uma diferença”. (Jack Stack, filósofo).

E: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente”. (John Donne).

E por essas razões aqui por mim mencionadas é que meu candidato a presidência da OAB-Alagoas é o Dr. Marcelo Brabo. Porque justamente trabalha em grupo, tem integridade, tem motivação, está capacitado, compreende seu próximo, tem conhecimento, e, por último, tem experiência e faz a diferença.

CURRICULUM VITAE DO DR. MARCELO HENRIQUE BRABO MAGALHÃES
Advogado;
Graduado pela Universidade Federal de Alagoas (bacharelado), na cidade de Maceió/Alagoas (1991/1995);
Curso de Especialização em Direito Processual (Pós-Graduação “lato sensu”), promovido pelo CJUR/UFAL (1998);
Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires – Faculdade de Direito
Professor das disciplinas de Direito Civil, Processo Civil e Prática Forense Civil da FADIMA/CESMAC, ESA da OAB/AL, BUREAU JURÍDICO (1996/2002);
Professor da disciplina de “Direito Eleitoral” do Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, em Direito Constitucional, realizado pelo Centro Universitário de Ciências Jurídicas – CJUR, unidade integrada ao Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC;
Atuação, como advogado, em eleições municipais e estaduais (1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012), tanto em favor de candidaturas majoritárias, como proporcionais;
Ex-Procurador Geral do Município de Maceió (2005);
Ex-Procurador Geral da Câmara Municipal de Maceió (2011);
Conselheiro Federal da OAB (triênios 2004/2007, 2007/2010, 2010/2013);
Membro e Secretário da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB responsável pela Reforma do Sistema Eleitoral da OAB;
Presidente Executivo do Conselho Editorial da OAB Editora;
Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança de Alagoas – CONSEG representando a OAB/AL;
Autor de artigos publicados e veiculados em revistas e livros especializados, como palestrante e debatedor em diversos eventos, congressos e seminários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário