Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleitor mostra descontentamento nas grandes capitais e em todo o Brasil, votando em branco e não comparecendo às eleições. 

Roberto Ramalho é jornalista.

A credibilidade do sistema político brasileiro está baixa. É o que comprova o elevado índice de votos em branco e o não comparecimento de milhões de leitores nesse domingo (02.10.2016).

Os verdadeiros vencedores dessas eleições foram os votos nulos e a abstenção. Em São Paulo, um a cada três paulistano não participou das eleições. No Rio de Janeiro esses votos superaram os dois candidatos que irão disputar o segundo turno.

O presidente da República, Michel Temer, se manifestou sobre o assunto nesta segunda-feira (3), afirmando que o alto índice de abstenção de eleitores no primeiro turno das eleições municipais deste domingo (2) é um recado da população à classe política.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva após reunião com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na residência oficial Quinta de Olivos, em Buenos Aires quando foram assinados diversos acordos bilaterais.

Mais de 25 milhões de eleitores (17,58%) não compareceram às urnas para votar no primeiro turno das eleições municipais em todo o país. Nove cidades do país tiveram índice de abstenção acima de 30%. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de faltosos totalizou 25.330.431. O percentual é superior aos pleitos municipais de 2012 e de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário