Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Presidente Temer sanciona lei que deverá dificultar indicações políticas para empresas estatais. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta-feira a lei que proíbe a indicação de políticos para empresas estatais. 

Nomeações estavam paralisadas pelo presidente em exercício até que assunto fosse votado no Congresso Nacional.

Segundo o site do jornal O Globo, a informação de que a lei foi sancionada por Temer foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência da República, que também confirmou que haverá vetos no texto. Os pontos vetados pelo presidente em exercício, porém, não foram divulgados pela Presidência.

Conhecido como Lei das Estatais, o projeto define, entre outros pontos, critérios para a nomeação dos dirigentes dessas empresas; adoção de medidas como as previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal para dar maior transparência às contas; e prazo de dez anos para que todas as estatais de economia mista mantenham pelo menos 25% do capital no mercado de ações.

É evidente que a lei deverá ser descumprida e de uma forma ou de outra deverão encontrar uma brecha para indicações políticas.

No entanto, se a lei realmente vingar, o correto seria nomear servidores que já trabalham nas empresas estatais e que, com a mais absoluta certeza, podem exercer uma função de comando.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CBF divulga lista de jogadores convocados para a Olimpíada. Maioria dos selecionados jogam no Brasil.
 
Roberto Ramalho é jornalista.

A CBF divulgou nesta quarta-feira a relação de jogadores que farão parte da seleção olímpica de futebol.
Foram 18 convocados, sendo 11 atletas que jogam no Brasil e 7 do exterior. 

Entre os jogadores com mais de 23 anos, os convocados foram o goleiro do Palmeiras, Fernando Prass, o jogador do Barcelona, Neymar, e Douglas Costa do Bayern de Munique.

O técnico será Rogério Micale, que só foi confirmado como técnico da seleção olímpica após a demissão de Dunga, que acabou eliminado com a equipe principal na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, precocemente, quando perdeu para o fraco Peru por 1 x 0, pela 1ª fase da competição.

O treinador terá a missão de conquistar o inédito ouro olímpico para o Brasil. Segundo a CBF, a lista de convocados foi elaborada somente por ele, não tendo a interferência de ninguém, nem do ex-técnico Dunga e o atual da seleção principal, Tite.

Anfitrião, o Brasil está no Grupo A do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos, ao lado de Iraque, Dinamarca e África do Sul. A estreia da equipe comandada por Rogério Micale será contra os sul-africanos no dia 04/08, em Brasília, às 16h (horário local).

A seleção brasileira se apresenta ao técnico Rogério Micale no dia 18 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis. A equipe trabalhará no local até o dia 27. Depois seguirá para Goiânia onde deverá disputar um amistoso contra o Japão, no dia 30.
 
Confira a lista de convocados:
 
GOLEIROS:
 
Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)
 
LATERAIS E ZAGUEIROS:
 
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
Willian (Internacional)
 
MEIAS:
 
Rafinha (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Internacional)
Fred (Shakhtar)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)
 
ATACANTES:
 
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)

 
Governo turco afirma que atentado em aeroporto matou 41 pessoas, sendo 13 estrangeiros, e número de feridos ultrapassa 200. 

Roberto Ramalho é jornalista

Um gravíssimo atentado perpetrado pelo Estado Islâmico fez o número de mortos aumentar na Turquia para 41.

O atentado ocorrido no Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia fez o número de mortos subir para 41 e o de feridos, para 239, de acordo com um novo balanço divulgado nesta quarta-feira (29). 

Na terça-feira (28), três suicidas, de nacionalidade ainda incerta, provocaram explosões no terminal internacional do Ataturk, que é o 3º aeroporto mais movimentado da Europa, atrás de Heathrow (Londres) e Charles de Gaulle (Paris).

Entre os mortos estão 23 turcos e 13 estrangeiros. Entre os estrangeiros, estão um jordaniano, um tunisiano, um chinês, um uzbeque, um iraniano, um ucraniano cinco sauditas e dois iraquianos. 

Entre os 13 estrangeiros, três tinham dupla nacionalidade. O balanço anterior apontava 36 mortos e 147 feridos. 

O Itamaraty informa que até o presente momento não tem registro de brasileiros entre vítimas.
 
Resumo do atentado:

* Três explosões atingiram o terminal internacional antes da área do raio X;

* São 41 mortos e 239 feridos, segundo o governo da Turquia, podendo aumentar essa estatística;

* Antes de se explodirem, 3 homens abriram fogo com fuzis kalashnikov 47, de fabricação russa;

* Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas há suspeitas de uma ação do Estado Islâmico.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Urgente e exclusivo! Terroristas explodem bombas e matam mais de 28 pessoas em aeroporto da Turquia. Há muitos feridos no local. Estado Islâmico é o principal suspeito pelo ataque.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

O governo de Istambul anunciou que há 28 mortos no ataque e cerca de 60 feridos.
 
E foram três o número de explosões que deixaram pelo menos 28 mortos e 60 feridos em aeroporto de Istambul. 

De acordo com as primeiras informações das agências internacionais de notícias, dois suicidas se explodiram antes de passar pelo detector de metais; portanto, antes da área de embarque. 

O atentado aconteceu no aeroporto Atatürk, o principal de Istambul. Testemunhas também relataram terem ouvido tiros. As primeiras informações são de que há ao menos 28 mortos e 60 feridos.

Provavelmente o número de mortos e de feridos deverá aumentar.

A suspeita inicial, citada por agências de notícias com base em fontes das forças de seguranças turcas, é de que se trata de um duplo atentado suicida, mas não há confirmação oficial.

Os terroristas teriam se explodido pouco antes do primeiro controle policial – no aeroporto Atatürk, há revistas e raio-x na entrada do terminal e antes dos portões de embarque.

De acordo com a Rede de televisão CNN, trata-se de um ataque suicida cometido por terroristas que teriam atirado com fuzis automáticos antes de se explodirem.

Ainda não está confirmado se o atentado foi praticado pelo Estado Islâmico ou por rebeldes curdos do PKK que lutam pela sua independência.


Informações iniciais "sugerem" que o Estado Islâmico estaria por trás dos ataques, segundo a agência turca Dogan, que atribui a informação a fontes policiais.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, está reunido com o premiê e o chefe das Forças Armadas do país no palácio presidencial, segundo autoridades citadas pela agência Reuters.

domingo, 26 de junho de 2016

CSA vence de virada o Central-PE por 2 x 1 com muita dificuldade e assume liderança de seu grupo.
 
Roberto Ramalho é jornalista.

O CSA derrotou o Central de Caruaru-PE pelo placar de 2 x 1 na tarde deste domingo (26.06.2016), às 16h, no Estádio Rei Pelé, e assumiu a 1ª posição de seu grupo. 

O CSA foi melhor no 2° tempo quando atacou mais vezes e teve um maior controle com a posse da bola.

Na segunda etapa o time marujo caiu um pouco de rendimento e só veio acordar após sofrer um gol. Foi ai que o time reagiu i conseguiu virar o placar e conseguir triunfar.

Coube ao lateral-esquerdo Altemar abrir o placar com um gol de falta aos 30 minutos da 2ª etapa. Após o gol sofrido, o meia Kattê deixou tudo igual quatro minutos depois. 

Quando o torcedor não mais esperava, nos acréscimos, Marcelo Nicácio aproveitou a falha do goleiro adversário e marcou o gol que definiu a vitória do Azulão. 

Com a vitória, o time azulino assumiu o 1º lugar do Grupo A6 com seis pontos, por ter um maior saldo de gols.

Ficha Técnica de CSA 2 x 1 Central-PE.

Local: Estádio Rei Pelé, Maceió/AL.

Horário: 16h.

Data: 26/06 (domingo). 

Árbitro: Michael Vinicius Santos Freitas.

Auxiliares: Lennon McCartney Farias e Brígida Cirilo Ferreira.

Gols: CSA (18-Kattê aos 34' e 9-Marcelo Nicácio aos 48' do 2T) e Central-PE (6-Altemar aos 30' do 2T).

Elenco:

CSA: Jeferson, Denilson (Kelvin), Leandro Souza, Douglas Marques, Rafinha, Jean Cléber, Everton Heleno, Rayro (Marcelo Nicácio), Cleyton, Bismark (Kattê) e Obina. Técnico: Oliveira Canindé.

Central-PE: Murilo, Richard, Diego Bispo, Everton (Luis Felipe), Altemar, Aylton, Douglas Carioca, Liniker, Jeffinho, Abuda (Danilo Cintra), Candinho (Romário Corrêa).Técnico: Guilherme Macuglia.

sábado, 25 de junho de 2016

Em jogo bastante disputado, Vasco derrota CRB por 2 x 1 e continua líder da Série B. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Embora a atuação do Vasco contra o CRB não tenha sido das melhores, os jogadores jogaram o suficiente para vencer o CRB por 2 x 1. 

Foi a qualidade individual dos jogadores cruz-maltinos que fez a diferença, sendo suficiente para garantir a vitória por 2 a 1 sobre o CRB, no estádio Rei Pelé, neste sábado, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 

Andrezinho, com um golaço olímpico, e Martín Silva, que defendeu um pênalti nos acréscimos, foram os destaques do time carioca na partida. 

Antes, Lúcio Maranhão abriu o placar para o Galo, em falha conjunta de Aislan e Julio Cesar, cabendo a Leandrão empatar a partida ainda na 1ª etapa. 

No segundo tempo, Leandrinho fez o gol da vitória logo aos 12 minutos do 2° tempo.

O resultado fez o Vasco aumentar a vantagem na liderança da Série B. O glorioso chegou aos 28 pontos, cinco a mais que o Ceará, novo vice-líder após vencer o Náutico por 2 x 1. 

O CRB, por sua vez, desperdiçou a chance de entrar no G-4 e agora está na sexta posição, com 19 pontos. 

FICHA TÉCNICA DE CRB 1 x 2 VASCO.

Campeonato Brasileiro 2016SÉRIE B.

Local: Estádio Rei Pelé – Maceió, Alagoas.

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho.

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Oberto Santos da Silva.

CRB: Juliano; Bocão, Diego Jussani, Flávio Boaventura e Diego; Olívio, Galdezani, Dakson (Gérson Magrão) e Luidy (Roger Gaúcho); Wellinton Júnior (Asssinho) e Lúcio Maranhão. Técnico: Mazola Júnior.

Vasco da Gama: Martín Silva, Madson (Pikachu), Luan, Jomar e Julio Cesar (Henrique); Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Éder Luis) e Leandrão. Técnico: Jorginho.

Cartões Amarelos: Olívio, Diego Jussani (CRB) – Marcelo Mattos, Luan, Nenê (Vasco).

Gols: Lúcio Maranhão 26min 1ºT (CRB) – Leandrão 29min 1ºT e Andrézinho 12min 2ºT(Vasco).

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Câmara de Comércio Exterior zera imposto de importação de feijão e presidente Temer autoriza importação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

A Câmara do Comércio Exterior zerou o imposto de importação do feijão mulatinho ou carioquinha. A medida vale para qualquer país por um período de três meses. 

Retirada do tributo já havia sido anunciada pelo presidente em exercício Michel Temer e tem por objetivo conter a disparada no preço do produto que já começa a faltar nos lares dos brasileiros.

A decisão tomada vale para países de fora do Mercosul, pois a tarifa já estava zerada para o bloco. 

Atualmente, a taxa de importação é de 10%. Medida será publicada no DOU dessa sexta-feira.

Independentemente de quem tomou a decisão, o feijão do tipo carioquinha ou mulatinho faz parte da culinária do povo brasileiro.

Um dos pratos mais conhecidos é o famoso baião de dois, formado pelo feijão e o arroz.

Após a importação, o governo deve ter muito cuidado para a distribuição do produto não caia nas mãos de atravessadores.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ministros do STF decidem, por unanimidade, acatar denúncia do MPF contra Eduardo Cunha, que se torna novamente réu pela segunda vez. 

Roberto Ramalho é jornalista, advogado e colunista do Portal RP-Bahia.

Os ministros do STF acolheram denúncia do procurador-geral da República Rodrigo Janot sobre contas que o deputado afastado tem na Suíça, abastecidas por dinheiro de propina. E a maioria da Corte negou recurso da mulher e da filha do parlamentar que não queriam ser julgadas pelo Juiz Sérgio Moro.

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teria recebido R$ 5 milhões de propina em contas não declaradas na Suíça. 

Nesse novo caso, ele é acusado de ter contas no exterior abastecidas por recursos ilegais. Ele vai responder por lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas e falsidade ideológica para fins eleitorais e agora responderá na  condição de réu em duas ações penais que tramitam na Corte, que vieram da Operação Lava-jato.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Servidores públicos estaduais se preparam para pedir reajuste salarial ao governador Renan Filho.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Depois de conseguir um acordo histórico com a União, em que conseguiu um perdão de seis meses da dívida e o alongamento, agora chegou o momento do governador Renan Filho também fazer um acordo com os servidores e conceder um reajuste dentro das condições do Estado, assim como da necessidade deles.

Em entrevista concedida a um site de Alagoas, o governador Renan Filho declarou que, apesar de ter conseguido uma vitória importante para o estado, o momento atual é de cautela, ''priorizando e organizando as finanças do Estado para enfrentar a crise". 

De acordo com ele, o acordo celebrado entre Temer e os governadores não resolve tudo, ''mas foi uma boa sinalização para os gestores estaduais".

Só resta agora o governador encaminhar a mensagem com um percentual que não seja ridículo - como os 5% do ano passado - alegando que o estado não tem condições para isso.

Esse ano tem eleição para prefeitos e vereadores, e é preciso que o governador fique atento a isso.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Governadores se reúnem com presidente Temer e ministro da Fazenda e chegam a acordo sobre dívidas dos estados.
 
Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

Governadores de 25 Unidades da Federação fizeram uma reunião com o presidente Temer e a sua equipe econômica e finalmente chegaram a um acordo em relação as dívidas dos estados com a União.

Governo federal não queria ter problemas com governadores e eles finalmente entraram em acordo.

Depois de três horas de reunião, finalmente o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e representantes de 25 estados chegaram a um acordo para refinanciar a dívida das unidades da Federação.
 
O acerto

Os estados e o Distrito Federal terão carência de seis meses nas parcelas até dezembro. A partir de janeiro, as prestações terão descontos, que serão progressivamente reduzidos até julho de 2018.
Dessa forma, com o acordo, os estados terão 100% de desconto nas parcelas de julho até dezembro, dando uma grande folga no caixa dos estados. 

A partir de janeiro, o desconto cai para dez pontos percentuais a cada dois meses, até ser zerado em julho de 2018, quando os estados voltarão a pagar o valor integral das prestações.

Também ficou acertado que os 11 estados que conseguiram liminares no Supremo Tribunal Federal para corrigir as dívidas por juros simples (somados ao estoque da dívida) aceitaram desistir das ações na Justiça e voltarão a pagar as parcelas corrigidas por juros compostos (multiplicado ao estoque da dívida). O que os estados deixaram de pagar à União nos quase três meses em que vigoraram as liminares será quitado em 24 vezes a partir do próximo mês.

O acordo foi fechado em reunião entre Meirelles, 18 governadores, quatro vice-governadores e três secretários de Fazenda. 

No momento, os representantes dos estados ainda estão no Palácio do Planalto reunidos com o presidente interino, Michel Temer, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Renan Filho entende que este diálogo com Temer será decisivo para a efetivação ou não de um novo valor pagos pelos Estados ao Governo Federal.

“Vamos discutir a renegociação das dívidas e espero, sinceramente, que cheguemos a um denominador comum, visto que fiz diversas cobranças e viagens a Brasília deixando claro que esta dívida de Alagoas é impagável”, ressaltou o governador alagoano antes da reunião acontecer.

Ele lembrou que o Alagoas tinha pego R$ 1,8 bi na origem e já pagou R$ 10 bilhões e ainda deve outros R$ 10 bilhões. Para Renan Filho, isso engessa os investimentos do Estado.

O reajuste salarial dos servidores públicos

Assim, faz-se necessário que o governador possa conceder o reajuste dos servidores, encaminhado o percentual ainda nesse mês ou início de julho, recaindo a incidência no mês de maio, data base do funcionalismo público.

Sabe-se que a inflação do ano passado foi de quase 11%, mas é provável que o governador venha conceder um reajuste na casa dos 6%, chegando no máximo a 7%, e parcelado.

domingo, 19 de junho de 2016

CSA domina partida, joga com facilidade, goleia Guarani de Juazeiro no Estádio Rei Pelé por 6 x 0 e ASA vence América-RN em Natal pela Série C.
 
Roberto Ramalho é jornalista.
 
O CSA massacrou o Guarani de Juazeiro-CE e derrotou o adversário por 6 x 0. O azulão chegou a fazer cinco gols somente no 1° tempo, sem forçar o jogo.

Com essa vitória, o Azulão assumiu o segundo posto no Grupo A6 da Série D, contando agora três pontos. 

Clayton (2), Obina (2), Leandro e Marcelo Nicácio fizeram os gols do CSA no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Em decorrência da massacrante derrota e envergonhado após a goleada, o técnico Edson Marcelino, do Guarani de Juazeiro entregou o cargo.

Precisando apagar a má impressão deixada na partida de estreia quando foi derrotado fora de casa pelo Parnahyba por 2 x 1, o CSA fez por merecer a vitória deste domingo. 

Dominado totalmente a partida, sobretudo no 1° tempo, o CSA foi o protagonista do jogo.

O azulão começou a partida pressionando o adversário e praticamente não sobrou espaços para o Guarani, que pouco teve a posse de bola. 

A tática acabou surtindo efeito e os azulinos abriram o placar com gol de Clayton aos 8'. Depois o meia ampliou aos 16. Depois, coube ao zagueiro Leandro fazer o seu aos 28'. Obina também participou do festival de gols e balançou as redes adversárias duas vezes: aos 29' e aos 38'.

No segundo tempo de jogo, o Guarani finalmente acordou para o jogo, entrando mais determinado. 

Explorando mais o lado esquerdo, o time cearense arriscou jogadas com Kelvis e Jaime, mas não foi o bastante para ameaçar a defesa do CSA. 

O CSA acabava conseguindo interceptar as jogadas e terminou marcando o sexto gol da partida com Marcelo Nicácio aos 36'. O atacante saiu do banco para fechar com chave de ouro o resultado no Rei Pelé e marcar o seu segundo com a camisa da agremiação.

Com a goleada deste domingo o CSA assume a vice-liderança do Grupo A6 da Série D do Campeonato Brasileiro. O time alagoano tem agora três pontos e soma sete gols em duas rodadas. 

O Guarani de Juazeiro é o lanterna da competição sem pontos e sem gols.

Na próxima rodada o CSA recebe o Central-PE, no domingo, às 16h, no Rei Pelé e o Guarani de Juazeiro joga no mesmo horário, também no domingo, contra o Parnahyba, no Romeirão.

No outro jogo pelo grupo A6, o Central derrotou o Parnahyba pelo resultado magro de 1 x 0 jogando em seus domínios.
 
Ficha técnica. Campeonato Brasileiro – Série D (2ª rodada – Grupo A6)Jogo: CSA 6 x 0 Guarani-CE
 
Gols: CSA (7-Cleyton aos 8' e aos 17', 3-Leandro Souza aos 28', 19-Jônatas Obina aos 29' e 37' do 1T e 9-Marcelo Nicácio aos 36' do 2T)
 
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió/AL
 
Data: 19/06 (domingo)
 
Hora: 16h
 
Árbitro: Clizaldo Luiz Pace França (PB)
 
Auxiliar 1: Maxwell Rocha da Silva (AL)
 
Auxiliar 2: Claudio Camilo da Silva (AL)
 
CSA - 1-Jeferson, 2-Denílson, 3-Leandro Souza, 4-Douglas Marques, 6-Rafinha, 5-Jean Cléber, 8-Everton Heleno, 7-Cleyton, 10-Bismarck (21-Kattê aos 18' do 1T / 13-Kelvin aos 16' do 2T), 11-Jeferson Maranhense, 19-Jônatas Obina (9-Marcelo Nicácio aos 20' do 2T). Técnico: Oliveira Canindé
Guarani-CE - 1-Diego, 2-Edgard (17-Fernando - intervalo), 3-Afonso, 4-Henrique, 6-Jaime, 5-Gleidson, 8-Jhonata, 7-Ronda, 10-Kelvis, 11-Danilo Lins (16-Juninho aos 15' do 2T), 9-Philco. Técnico: Edson Leivinha.

.....................................................................................................................................................

ASA derrota América-RN em Natal por 2 x 1 e está no G4.

E o ASA de Arapiraca conquistou um excelente resultado na Série C do Campeonato Brasileiro ao derrotar o América de natal por 2 x 1, na tarde deste domingo, atuando na Arena das Dunas.

Os gols foram assinalados por Reinaldo Alagoano e Willames José, descontando Romão para a equipe potiguar.

A vitória, após dois empates consecutivos, recoloca o ASA no G4 da competição. O time agora tem 9 pontos e ocupa a terceira posição do grupo A. Já o América-RN, com 6 pontos, caiu para o sexto posto. 

Na próxima rodada (6ª), o glorioso ASA volta a atuar em Arapiraca. Desta vez, o adversário será o Cuiabá, domingo (26), às 16h. Já o América-RN, que chegou à terceira derrota consecutiva, jogará no sábado (25), às 19h, e enfrentará o Botafogo-PB.


Traficantes resgatam companheiro após trocas de tiros e lançamento de granadas em hospital no Rio de Janeiro. Estado não tem condições de sediar Olimpíadas 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia

Cerca de 25 bandidos invadiram o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, que terminou com um morto e dois baleados. 

Eles se dirigiram a unidade hospitalar para resgatar um criminoso que estava internado. 

O grupo arremessou granadas em direção aos policiais e trocou tiros com a equipe. 

O bando empreendeu fuga em vários carros e motos e conseguiu resgatar o traficante. O Hospital Souza Aguiar tem a maior emergência do estado.

Um policial militar que chegava de carro com o parente de um militar da Marinha que procurava atendimento médico teve o carro metralhado pelos bandidos e acabou recebendo um tiro no ombro. O parente do militar também foi baleado e acabou falecendo no local. Um enfermeiro também foi atingido, mas passa bem e está fora de perigo.

O estado do Rio de Janeiro não tem condições para dar segurança aqueles que estão vindo de outros países para assistirem os jogos olímpicos.

Sem as Forças Armadas não fizerem a segurança das comissões técnicas, dos atletas e da população, será um verdadeiro caos.

O atual governo interino é incompetente e está desmoralizado. A saúde pública é um verdadeiro caos, policiais trabalham com armamento obsoleto e praticamente sem proteção, e nas Escolas faltam praticamente de tudo.

Recentemente o estado do Rio de janeiro assinou um decreto - que é inconstitucional -, decretando estado de calamidade pública em decorrência da crise financeira e econômica.

A Constituição não dispõe de nenhum artigo que fale em estado de calamidade pública em face de crise financeira.

Na verdade isso chama-se má gestão da Administração Pública e na aplicação dos recursos públicos.

sábado, 18 de junho de 2016

Vasco da Gama joga mal e perde invencibilidade em casa para o Paysandu por 2 x 0. CRB vence de virada e está no G4.

Roberto Ramalho é jornalista.

Em jogo de muita marcação, muito truncado e de poucas chances, o Paysandu derrotou o Vasco por 2 x 0, e derrubou uma invencilidade de 17 jogos do adversário jogando em casa.

Com dois gols de Jhonnatan, já na segunda metade da etapa final, o time paraense decretou a primeira derrota de Jorginho. 

A última derrota do cruzmaltino tinha sido para o Palmeiras, por 4 x 1, em 26 de julho passado, quando o treinador ainda era Celso Roth. 

O Papão da Curuzu, como é conhecido também o time paraense, ficaria à beira da zona de rebaixamento com o empate que se desenhava, e com a vitória sobre o Vasco da Gama saltou algumas posições e agora respira mais aliviado na tabela. 

O Vasco contou com a sorte para permanecer na liderança isolada, já que o segundo colocado, o Atlético-GO, também perdeu em casa para o CRB por 2 x 1, sofrendo a virada. Com isso, o CRB está no G4, entre os times que hoje se classificariam para a série A.

Mesmo com a derrota para o Paysandu, o Vasco é líder da Série B do Brasileiro, com 22 pontos, posição que garantiu por conta do tropeço do Atlético-GO no Serra Dourada. O Paysandu agora ocupa a 13ª posição, tendo subindo três. 

Na próxima rodada, o Paysandu receberá o Joinville na Curuzu, e o Vasco da Gama enfrentará o Londrina no Estádio do Café. Ambos os jogos serão às 19h15 de terça-feira.

sexta-feira, 17 de junho de 2016


Governo do Rio de Janeiro decreta estado de calamidade pública em razão de crise financeira. Motivos são muitos. 

Roberto Ramalho é jornalista e advogado.

A decisão do governador em exercício, Francisco Dornelles de decretar estado de calamidade pública no estado do Rio de Janeiro por causa da crise econômica teve o aval do presidente em exercício, Michel Temer. 

Além de Temer e Dornelles, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também participou da reunião.Temer havia sido comunicado na véspera sobre decreto de calamidade.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial, o motivo é a grave crise financeira que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.


O decreto que colocou o Rio de Janeiro em estado de calamidade pública repercutiu intensamente na imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters em sua manchete destacou: 'Rio decreta calamidade pública e pede recursos para Olimpíada'. 

A reportagem, no entanto, assegurou que o presidente Michel Temer garante que a Olimpíada acontecerá sem problemas.

A notícia também percorreu os sites americanos do jornal ‘The New York Times’ e da rede de ‘TV NBC’ entre outras.

Muita gente pode não concordar mas os maiores gastos com servidores públicos são do Poder Judiciário e do Poder legislativo, que pagam elevados salários. Não que tenha funcionários que não mereçam, porém, existem aqueles que nunca trabalharam e também aqueles denominados de "aspones", ou seja, que não fazem nada pou simplesmente não estão capacitados.

Da mesma maneira se gasta muito com obras e pagamentos de empresas e empreiteiras que não dão retorno aos cofres públicos.

A prova disso está nas operações denominadas 'mensalão' e Lava-Jato, em que foram desviados bilhões de reais para terceiros, sobretudo maus políticos.

Muito se fala dos políticos, mas nem todos são corruptos e praticam desvio de verbas públicas e improbidade administrativa.

Ainda existem políticos sérios e cabe ao eleitor saber escolher quem tem ficha limpa.

A roubalheira que está posta tem a ver com o povo que deveria saber escolher bem seus representantes.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Tite é confirmado como o novo técnico da seleção brasileira de futebol. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Após uma longa conversa na noite de ontem com Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e ainda não confirmado, somente após ouvir sua família e amigos, finalmente Tite aceitou o convite da entidade e a partir de agora com a demissão de toda comissão técnica anterior, comandada pelo ex-treinador Dunga, deverá comandar o selecionado brasileiro de futebol.

Adenor Leonardo Bachi, de 55 anos, o Tite, gaúcho de Caxias do Sul, recebeu a missão de substituir Dunga, demitido após a eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário. A confirmação foi de Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, em coletiva nesta terça-feira. A CBF ainda não soltou o comunicado oficial, mas está tudo certo para ele assumir o Brasil.

Embora sua experiência profissional tenha sido somente treinando times de futebol, Tite conquistou vários títulos ao longo de sua carreira, entre eles os principais comandando o Corinthians: Copa Libertadores de 2012 e Mundial Interclubes também em 2012.

Títulos em toda carreira

A primeira conquista de Tite como treinador foi em 1993, quando levou o desconhecido Veranópolis ao título do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. 

No Rio Grande do Sul, conquistou mais títulos, como o Estadual pelo Caxias em 2000 e no Grêmio, o Gauchão de 2001 e a Copa do Brasil no mesmo ano. No Internacional de Porto Alegre ganhou a Copa Sul-Americana (2008), o Estadual (2009) e a Copa Suruga (2009). 

Mas, realmente o grande trabalho de Tite como treinador foi, sem dúvida nenhuma, no Corinthians. 

Durante suas três passagens, conquistou os títulos mais importantes da história do clube paulista. Venceu um Campeonato Paulista (2013), dois Campeonatos Brasileiro (2011 e 2015), uma Copa Libertadores (2012) e um Mundial de Clubes da Fifa (2012), bem como a Recopa Sul-Americana (2013).

Resta saber se a frente da seleção brasileira poderá resgatar a dignidade ao povo brasileiro, tão abalado pela goleada sofrida na Copa do Mundo de 2014, quando foi derrotada pela seleção alemã por 7 x 1, em pleno Maracanã.

Recentemente o time perdeu para o Peru na 1ª fase da Copa América Centenária por 1 x 0, sendo eliminada precocemente.

Seja bem-vindo Tite e que sua passagem pela seleção brasileira possa ser vitoriosa.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Conselho de Ética da Câmara aprova processo que pede a cassação do presidente afastado Eduardo Cunha. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

O Conselho de Ética da Câmara aprovou por 11 votos a nove o processo que pede a cassação do presidente afastado Eduardo Cunha. 

O voto da deputada Tia Eron, do PRB da Bahia, foi decisivo. E como foi. Quando a sociedade esperava que ela desse seu voto contra a cassação de Eduardo Cunha, ela surpreendeu a todos favorável ao parecer do relator pela cassação.

Com a aprovação do relatório de Marcos Rogério, a defesa de Cunha tem um prazo de cinco dias úteis para recorrer. Em seguida, o processo segue para o plenário da Câmara. 

Só haverá uma punição definitiva ao peemedebista com o voto de ao menos 257 dos 513 deputados.Eduardo 

Cunha é acusado de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas no depoimento à CPI da Petrobras. 

O advogado de Cunha afirmou, após o fim da sessão que aprovou o parecer que pede a cassação do parlamentar, que irá pedir sua anulação.

Se hoje a votação não tivesse sinalizado favorável a cassação do deputado Eduardo Cunha, a nossa capenga democracia estaria ameaçada.

Há muito tempo que os militares querem e desejam uma intervenção, porém, alguns membros influentes da caserna ainda esperam que o País possa avançar em termos institucionais.

domingo, 12 de junho de 2016

Estado Islâmico assume autoria do ataque a boate gay nos EUA, mas familiares negam que autor tenha ligação com o grupo islâmico. Autoridades americanas ainda não confirmaram a versão.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O grupo Estado Islâmico acaba de informar que participou diretamente do ataque a boate gay, onde um de seus membros atirou e matou 50 pessoas.

A informação sobre a autoria do ataque é da agência de notícias Amaq, ligada aos jihadistas. Massacre deixou 50 mortos e mais de 50 feridos. 

Omar Mateen, suspeito de ter cometido o ataque, foi morto pela polícia. Porém, familiares dizem que atirador era homofóbico e negaram que ataque tenha motivação religiosa. 

E o Papa Francisco condenou o massacre em boate gay nos EUA. O pontífice afirmou ter 'o mais profundo sentimento de horror e condenação'.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que 'o coração dos italianos está com os irmãos americanos'. 

E o presidente da França, François Hollande, expressou 'todo o suporte da França e das autoridades do país às vítimas e familiares'. 

Também o presidente dos EUA, Barack Obama, se manifestou e classificou o atentado a boate gay como 'ato de terrorismo e de ódio'. O presidente dos EUA também ressaltou que este é um dia triste para a comunidade LGBT. 

Até o momento, o massacre deixou 50 mortos e outros 53 feridos em Orlando.

As autoridades americanas ainda não confirmaram a versão. O atentado desse domingo foi o maior após os de 11 de setembro onde as duas torres gêmeas foram derrubadas em Nova York, por aviões de passageiros.
Atirador entra em boate gay, mata 50 pessoas e é morto pela Polícia. Há dezenas de feridos.

Roberto Ramalho é jornalista. Com Agências Internacionais

Atirador abriu fogo na casa noturna Pulse, em Orlando. Após o atentado, assassino tentou escapar, voltou a boate, fez reféns, mas acabou morto pela polícia.

Autoridades de Orlando afirmaram na manhã deste domingo (12) que 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque a uma boate voltada ao público LGBT em Orlando, na Flórida

O prefeito da cidade, Buddy Dayer, lamentou dar a notícia de que o número de mortos é maior que o estimado anteriormente.

O agressor também morreu durante a troca de tiros com a polícia. 

De acordo com a Agência de Notícias Britânica Reuters, como o invasor poderia assassinar mais pessoas dentro da boate, já que os faziam como reféns, foi dada a ordem para a invasão. 

Precisamente às... 5h nesta manhã, foi tomada a decisão de resgatar as vítimas mantidas reféns dentro do local. Nossos policiais trocaram tiros com o suspeito. O suspeito está morto", disse o chefe de polícia de Orlando, John Mina, em uma entrevista coletiva à imprensa.

Ao menos um policial ficou ferido no tiroteio, mas a ação da polícia salvou ao menos 30 vidas, disse Mina.

O suspeito portava um rifle e uma arma de pequeno porte, além de um "dispositivo" não identificado implantado nele, disse Mina.

O caso é investigado pelo FBI como um possível ataque terrorista doméstico, considerando que o suspeito poderia ter "inclinação" pelo terrorismo islâmico, segundo os agentes federais.

Redes norte-americanas de TV, como CBS e CNN, afirmam que o suspeito se chama Omar Mateen, mas a polícia ainda não confirmou a informação.
 
O Itamaraty afirmou que, por enquanto, não há registro de brasileiros entre as vítimas.
 
TIROTEIO EM ORLANDO. Veja abaixo a repercussão do ataque, que é investigado como um possível atentado terrorista:
 
Hillary Clinton, no Twitter: "Acordei com notícias devastadoras da Flórida. Enquanto aguardamos mais informações, meus pensamentos estão com aqueles que foram afetados por este ato terrível."
 
Donald Trump, no Twitter: "Tiroteio muito feio em Orlando. Polícia investiga possível terrorismo. Muitas pessoas mortas e feridas."
 
Secretaria da Casa Branca, em comunicado oficial: "O presidente foi informado pela manhã por Lisa Monaco, assistente do presidente para segurança nacional e contraterrorismo, sobre o trágico tiroteio em Orlando, na Flórida. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e com os entes queridos das vítimas. O presidente pediu atualizações constantes enquanto o FBI, ao lado de outras agências federais, trabalham com a polícia de Orlando para conseguir mais informações, e indicou que o governo federal contribua com toda a ajuda necessária para continuar com a investigação e dar suporte à comunidade."

Buddy Dayer, prefeito de Orlando, no Twitter: "Nossa comunidade experienciou um crime terrível hoje. Nossos corações e orações estão com as vítimas e suas famílias. O crime desta noite terá uma efeito duradouro, mas somos uma comunidade forte."

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mídia e políticos afirmam que Eduardo Cunha não tem mais como escapar da cassação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal-RP Bahia.

A Mídia tem noticiado que políticos de diversos partidos de sustentação da base do governo Temer e até oposicionistas ligados a presidente afastada Dilma Rousseff, já há movimento para cassar o mandato de Cunha. 

Tudo leva a crer que ele seja condenado pelo STF e ele deve acabar preso.

E o Ministro Teori Zavascki liberou para julgamento processo que investiga conta de Eduardo Cunha na Suíça. 

O parlamentar já é réu por ter recebido propina da Petrobras. Deputados acreditam que situação pode influenciar votos do Conselho de Ética.

E o jornal O Globo acaba de informar que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou mais uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta sexta-feira. 

O inquérito trata de suposta propina paga ao parlamentar para, em troca, liberar dinheiro do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. 

Segundo O Globo a liberação teria sido viabilizada por Fábio Cleto, aliado de Cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

Já está na hora de o STF fazer a sua parte e cassar o mandato desse político que envergonha a nação. Mesmo que exista a possibilidade dele ser cassado na Comissão de Ética, a situação dele ainda é bastante confortável, sobretudo em face da deputada Tia Eron (PRB-Bahia) ser muito ligada a ele e ser da Igreja Universal.
 
E o senador licenciado do PRB, Marcelo Crivella, em conversa mantida com ela, afirmou que "não há defesa" para o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética e recomendou que votasse pela cassação.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) bate recorde de inscritos e é sucesso absoluto. Evento foca a boa prática dos Juizados especiais e a celeridade processual.

Roberto Ramalho é jornalista, colunista do portal RP-Bahia e advogado.

Foram registrados, segundo a Ascom do TJAL para o evento, entre magistrados, advogados, servidores do Judiciário e outros operadores do Direito, 421 inscritos.

Os participantes do Evento são: Humberto Martins, Nancy Andrigh (que falou nessa quinta-feira (9) por vídeo conferência por estar impossibilitada de comparecer, porém, sua palestra foi muito bem recebida pela maioria dos presentes, embora tenha havido discordâncias, Ricardo Chimenti que falou ontém, entre outros.

O Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) foi aberto na quarta-feira (8), às 19h, na capital alagoana, e posteriormente com a palestra de abertura proferida pelo desembargador Ricardo Chimenti, de São Paulo. 

O magistrado falou sobre “Os Juizados Especiais, o processo e o diálogo das fontes”. 

O evento está na sua 39ª edição e segue até a essa sexta (10), no Hotel Maceió Atlantic Suites, na Jatiúca.

Outros assuntos que estão sendo discutidos são o novo Código de Processo Civil e sua repercussão no sistema dos Juizados, os desafios decorrentes da ampliação de competência prevista na Lei dos Juizados da Fazenda Pública (lei nº 12.153/09) e os novos caminhos do Juizado Especial Criminal.

Nesta quinta-feira (9), os participantes assistiram à palestra da ministra e corregedora nacional de Justiça Nancy Andrigh, que foi realizada por videoconferência, às 10h. 

Posteriormente houve debates com os juízes Davidson Jahn de Mello e Mauro Ferrandin, ambos de Santa Catarina, Maria do Carmo Honório, vice-presidente do Fonaje, Aiston Henrique de Sousa, do TJDFT, e Mário R. Kono de Oliveira, do Judiciário de Mato Grosso, entre outros magistrados.

Nesta quinta-feira foram formados grupos de trabalho para discutir a elaboração de enunciados, sendo em sua grande maioria aprovados. Os documentos expressarão a orientação acordada entre os magistrados sobre um tema controverso, visando uniformizar a jurisprudência. 

No final do Evento será realizada uma assembleia geral que aprovará os enunciados discutidos. Os enunciados, todavia, não tem força de lei, servindo como parâmetros para todos os operadores do Direito.


No encerramento amanhã(10), a partir das 9h, haverá palestra do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, que também administra a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O Fórum será encerrado ao meio-dia.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Artigo - Governos estaduais e a renegociação das dívidas com União.

Roberto Ramalho é jornalista, colunista do Portal RP-Bahia e advogado.

Estados querem suspender por dois anos pagamento da dívida com União.

Os estados devem entregar uma proposta de renegociação de uma dívida bilionária com o Governo Federal. 

Os governadores querem suspender o pagamento por dois anos. Os estados gastaram demais e quem está sofrendo é a população e os servidores públicos que deverão pagar por um erro que não praticaram e que não são responsáveis pela má gestão.

O reflexo imediato de tudo é a queda na qualidade dos serviços públicos, sobretudo nas áreas da educação, saúde e transporte. 

A pressão dos estados para suspender o pagamento das dívidas é mais um problema sério para o Governo Federal enfrentar, agora na gestão do presidente interino Michel Temer.

Afirmou o governador Satori, do Rio Grande do Sul: "Não dá para fazer tudo separado, somos uma federação. Me coloco ao lado de todos os outros estados. Mas há situações totalmente diferenciadas e alguns estados tem que ter tratamento diferenciado, não para ter privilégios". 

O governador afirmou ainda acreditar que o presidente interino chegue a uma solução negociada e explicou que propôs um pedido de carência de dois anos para o pagamento da dívida, assim como pedem todos os demais governadores.

Ele defendeu ainda um projeto que tramita na Câmara dos Deputados que altera o indexador das dívidas estaduais de IGPM mais 6% para IPCA mais 4%. Ele pregou também que a alteração seja retroativo, revendo todo o passivo da dívida. 

Mas os estados não querem somente isso, também querem alongar os prazos para o pagamento das dívidas por mais 30 anos, isto é, até 2059. 

Os governadores também querem incluir nessa negociação as dívidas que têm com o BNDES. A renegociação daria um alívio para maioria dos estados, embora ainda seja insuficiente para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os maiores devedores em termos de somatório.

A proposta a ser apresentada é o índice de inflação, o IPCA, mais 4% ao ano, e retroativo às datas em que os contratos foram negociados durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique.Porém, isso ainda será discutido. 

Todavia, a proposta que será encaminhada ao Congresso Nacional também deverá incluir as contrapartidas dos estados. 

Nos dois anos de carência, eles ficariam proibidos de dar reajuste de salários a categorias específicas de servidores públicos, o que deverá gerar insatisfação e provocar paralisação e greves.
 
O que os estados podem fazer é conceder o mesmo percentual para todos os servidores e limitado à inflação do período. O crescimento das despesas dos estados também ficaria limitado pela inflação. Isso não só nos dois anos seguintes.

Assim afirmou o economista Raul Velloso ao jornal O Globo: “Daqui para frente, não pode deixar mais o gasto com pessoal subir do jeito que vinha subindo. Vamos fazer as reformas que permitam à União, aos estados e aos municípios se comportarem como deveriam estar se comportando há muito tempo. Para colocar uma trava nesse descalabro de aumento de gasto de pessoal”. 

Os estados já fizeram duas grandes renegociações de dívidas com a União. Uma  delas ocorreu durante o governo Fernando Henrique, e outra, já no governo Dilma Rousseff.

Na tentativa de renegociação, além de limitar o aumento das despesas gerais, os estados devem incluir entre os gastos de pessoal os funcionários terceirizados.

Assim, o fechamento do acordo pode sair e ele é urgente, sendo fundamental para o Governo Federal, como, também, para os estados terem esse limite no crescimento das despesas.

Como sempre, quem pagará por tudo serão os servidores públicos do Poder Executivo, principalmente os da área da educação, saúde e segurança pública.

Os poderes judiciário e legislativo não deverão ser penalizados por conta do generoso duodécimo que recebem.

terça-feira, 7 de junho de 2016

VOTAÇÃO PELA CASSAÇÃO OU NÃO DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA, DEPENDE DO VOTO DA DEPUTADA TIA ERON (PRB-BA). 

Roberto Ramalho é jornalista

Conselho de Ética iniciou debate sobre relatório que pede cassação de Cunha relatando o seu pedido de prisão pelo procurador-geral da República.

O deputado Zé Geraldo (PT) disse que o pedido de prisão do deputado afastado já deveria ter acontecido. Nelson Marchezan (PSDB-ES), por sua vez, disse que pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostrou que instituições brasileiras funcionam.

Adversários do deputado afastado Eduardo Cunha ouvidos pelo Portal G1 consideram decisivo o voto da deputada Tia Eron (PRB-BA), que ainda não manifestou publicamente a sua posição. 

Pelos cálculos desses deputados, se ela votar contra o relator, o placar deverá ficar em 11 votos a 9 favor de Cunha, derrubando, assim, o parecer e livrando Eduardo Cunha da cassação.

Se ela votar com o relator, o placar ficará empatado em 10 a 10, e o voto de minerva caberá ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), que já disse ser a favor da cassação.

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) considera a ausência da deputada Tia Eron (PRB-BA) como uma manobra, uma tentativa de impedir que o conselho cumpra seu papel.

Se essa deputada não comparecer, o povo baiano e brasileiro ficará desmoralizado, e mais nunca ela deve ser reconduzida ao Congresso Nacional.

Tia Eron é membro da Igreja Universal do Reino de DEUS, a mesma que cobra o dízimo de seus fieis e muito mais.

domingo, 5 de junho de 2016

Artigo - A morte da lenda do boxe, Muhammad Ali, aos 74 anos.
 
Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

O ex-pugilista Muhammad Ali, que se converteu ao islamismo para poder não lutar na guerra do Vietnã - ele chamava-se Cassius Clay, nome ocidental -, estava internado com graves problemas respiratórios. 

Muhammad Ali era considerado o maior boxeador em todos os tempos e também se destacou pelo ativismo político.

O ex-pugilista Muhammad Ali morreu aos 74 anos no Arizona, nos Estados Unidos. Ele havia sido hospitalizado com problemas respiratórios e o quadro se agravou nesta sexta-feira. 

O ex-atleta foi diagnosticado com Mal de Parkinson no início dos anos 1980. Segundo os médicos, a doença poderia ter sido provocada pelas inúmras pancadas recebidas em face do esporte que praticava.

Hoje sabe-se que muitas dessas doenças degenerativas são provocadas por pancadas recebidas na cabeça, o que causará danos irreversíveis no futuro.

Muhammad Ali se destacou pela atuação política, combatendo o racismo, defendendo o islamismo e se recusando a lutar na Guerra do Vietnã na década de 1960. Daí a razão dele ter se convertido a religião. 

Sobre esse assunto assim está descrito parte da história do pugilista em www.acervo.oglobo.globo.com: "A estrela de Ali, nascido a 17 de janeiro de 1942 em Louisville, no estado de Kentucky, começou a brilhar no boxe uma década antes da Luta do Século. "Eu odeio esse urso velho, grande e feio." O desafio de Cassius Marcellus Clay ao ex-presidiário e campeão dos pesos-pesados Sonny Liston já indicava as provocações que se tornaram marca registrada da era do boxe espetáculo. Aos 22 anos, em 25 de fevereiro de 1964, Clay desafiava um oponente experiente, maior e mais forte, mas menos ágil e menos inteligente. A maioria dos quase 9 mil espectadores duvidava que Clay passasse do primeiro round e se espantou quando o veloz e fulminante soco do desafiante derrubou Liston no sexto round. Liston era o franco favorito por sete contra um na bolsa de apostas, e o vitorioso Clay foi à forra: "Agora comam suas palavras. Ajoelhem-se diante de mim".

Ainda segundo o acervo do jornal O Globo, em outubro de 1960, quando estreou como profissional, Clay acabara de conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Roma. Em 61 lutas profissionais, perdeu apenas cinco, tendo vencido 37 por nocaute. No mesmo ano do primeiro título mundial, Clay anunciou sua conversão ao islamismo e mudou o nome para Muhammad Ali. Três anos depois, em 1967, foi proibido de lutar e teve seus títulos anulados por se recusar a servir o Exército. A Suprema Corte anulou as punições em 1970, mas Ali perdeu a primeira tentativa de reconquistar a faixa para Joe Frazier e dobrou-se ante Ken Norton, em 73. Em 1974, arrasou Frazier e recuperou o título contra George Foreman. 

O tricampeão mundial (1964-74-78) Muhammad Ali acabou encontrando seu maior adversário no Mal de Parkinson, doença que se manifestou desde 1982, talvez agravada pelos sucessivos golpes sofridos ao longo da carreira.

E segue O Globo: "Duas décadas depois da derrota para Ali, Foreman deu a volta por cima e reconquistou o tão sonhado cinturão dos pesos-pesados. Hoje conhecido pelos jovens mais como o símbolo de uma marca de churrasqueiras com seu nome, o boxeador apareceu para o mundo do esporte nas Olimpíadas do México, em 1968, onde se sagrou campeão. Após ganhar o título mundial derrotando Frazier em 1973, para depois perdê-lo para Ali no ano seguinte, em Kinshasa, em 1977 ele parou com o boxe e decidiu se dedicar às atividades de pastor em Houston, no Texas. Dez anos mais tarde, pobre, por ter perdido todo o dinheiro ganho nos ringues em projetos de sua igreja, ele voltou ao boxe. Em 1994, Foreman venceu Michael Moorer para se tornar, aos 45 anos, o mais velho campeão mundial da história. Desde 1997, quando novamente parou, trabalha como pastor e garoto-propaganda".

Trajetória de vitórias e títulos

Nos ringues, ele acumulou 56 vitórias em sessenta e uma lutas, sendo 37 delas por nocaute. 

Na Luta do Século, em 1974, Muhammad Ali (Cassius Clay) venceu George Foreman por nocaute e a assiti aos meus 16 anos. Foi um dos maiores duelos dos peso-pesados americanos realizado num estádio com 100 mil pessoas no Zaire (atual Congo), e foi visto na época por milhões na TV e virou filme, livro e teatro. Evento teve até o empresário B.B. King e o magnífico cantor se Soul Music James Brown.

Ganhou os títulos Mundial dos Pesos-Pesados da The Ring, da WBA e da WBC derrotando Sonny Liston, por nocaute técnico, mas foi despojado do título da WBA em 19.06.1964.

Mantém os títulos Mundial dos Pesos-Pesados da The Ring e da WBC derrotando novamente em 25 de maio de 1965, Sonny Liston e mantém os títulos Mundial dos Pesos-Pesados da The Ring e da WBC.

Seus maiores adversários foram Joe Frazier que o derrotou em 8 de março de 1971, tirando o seu título. Na revanche em 1974, com decisão (unânime), em 28 de janeiro de 1974, aos 32 anos, Ali derrota Joe Frazier, nos Estados Unidos Nova Iorque, NY, e mantém o título Mundial dos Pesos-Pesados da NABF, título vago mais tarde, em 1974.

Perguntado sobre o seu maior oponente, assim se expressou George Foreman: 'A melhor parte de mim se foi'.

Em sua autobiografia, publicada em 1996, Joe Frazier, morto em 2011, descreve Muhammad Ali como um egocêntrico egoísta e ingrato. "Smokin" Joe foi frequentemente caracterizado por Ali, na época em que ainda lutavam, como um "Pai Tomás", um negro subserviente aos brancos, citando diversos deles como afirma no texto de sua obra abaixo:

"[Na adolescência] passava suas tardes na propriedade de um milionário branco, treinando e ocasionalmente limpando sua piscina. Como profissional, teve tudo facilitado. Um branco trabalhava em seu corner [Angelo Dundee], um grupo de milionários o financiou e um advogado branco o manteve fora da prisão [por ter se recusado a ir para o Vietnã]". 

O ex-boxeador Muhammad Ali morreu por causa de um choque séptico, devido a infecção generalizada, afirmou um porta-voz da família neste sábado (04.06) em entrevista coletiva. Seu coração ainda bateu por meia-hora antes de falecer.

O funeral de Ali para o público será na próxima sexta-feira, em Louisville, cidade natal do esportista, em Kentucky. A família terá uma cerimônia privada, um dia antes.

Mundialmente famoso pelas suas posições a favor dos mais pobres e desfavorecidos, Ali foi aclamado e reverenciado por centenas de políticos - entre eles o presidente Barack Obama -, o esportista Pelé, maior jogador de futebol  e goleador de todos os tempos, cantores renomados como Paul McCartney e líderes mundiais.