Anatel
cobra mais qualidade no serviço da TV por assinatura e ameaça com punições
Manchete,
edição e opinião do jornalista Roberto Ramalho
Reclamações sobre o setor
cresceram 102% de 2011 para cá. As empresas de TV por assinatura terão que
apresentar em 30 dias planos de ação e de investimento para melhorar a
qualidade dos serviços. A exigência foi feita pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) depois de se reunir ontem com os representantes de
GVT, Claro TV (Embratel), Net, Oi TV e Sky. Na próxima semana, deverá ser
realizada reunião com TVA e Telefônica Digital. Essa é uma das principais reportagens publicadas na edição do
jornal “O Globo”, dessa sexta-feira
(28.09.2012).
O superintendente de Serviços de Comunicação de
Massa da Anatel, Marconi Maia, disse que a agência identificou que, apesar do
setor estar crescendo na faixa de 30%, "um nível chinês" as
reclamações estão aumentando na proporção de 100%, o que é inaceitável para um
crescimento de 30%. As queixas em
relação à qualidade do serviço, que em janeiro do ano passado chegavam a 7 mil,
em abril deste somaram 13 mil, contou Maia, especialmente contra Oi, TVA e Sky.
“As reclamações subiram 102% entre julho de 2011 e
julho de 2012. A campeã é a cobrança errada”, afirma Maia.
GVT com suporte precário
Maia informou que a GVT, a primeira a se reunir com
os técnicos da Anatel, teve problemas muito graves em Belo Horizonte, onde a
empresa terceirizou os profissionais destinados a fazer reparos técnicos.
Disse Maia: ”Os profissionais não estavam
habilitados a atender os assinantes, a prestar o suporte técnico”.
Na Claro TV, o problema são os erros em conta,
superiores à meta da Anatel de 0,65 por mil assinaturas. E, na Net, erros na
cobrança são igualmente um grande alvo de queixas. Ao ser perguntado sobre possíveis punições, disse que as empresas de TV
paga têm que apresentar os planos de ação. Caso não cumpram a determinação, a
agência abrirá processos administrativos.
O vice-presidente da Net, Daniel Barros, disse que
a empresa entende que prestação de serviço e atendimento tem sempre o que
melhorar. Ele explicou que a maioria da equipe de reparos é da própria empresa,
mas que pretende fazer investimentos em treinamento de pessoal.
A GVT, por meio de sua assessoria, informou que vai
atender "integralmente a solicitação" da Anatel, de apresentar em 30
dias plano de ação e de investimentos para aperfeiçoar seus serviços de TV por
assinatura. A Embratel (Claro TV) decidiu não se pronunciar sobre a reunião com
a Anatel.
Opinião
do jornalista Roberto Ramalho
Fui cliente
da antiga BIG TV e agora NET por longos 15 anos. Como eles vinham cada vez mais
me enganando e nunca atendiam minhas reclamações e as mudanças de grades eram
cada vez piores e mais caras, decidi romper o contrato.
Hoje,
embora esteja vinculada a GVT tanto em relação ao serviço de TV quanto ao de
internet, já estou verificando que a velocidade oferecida de 15 mb não é
correta, vez que utilizo um programa para fazer a medição e ela atinge, no
máximo, 8mb.
Além
disso, se cobra muito caro pelos dois tipos de serviços e a ANATEL tem que
acabar com isso, já! Afinal ela é uma Agência Reguladora e sua finalidade é
fiscalizar os serviços oferecidos e cobrar concorrência e melhores preços e
desempenho das empresas de TV e de internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário