Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 1 de outubro de 2017

Resultado dá a vitória para os separatistas da região da Catalunha na Espanha. Número de feridos em confrontos passa de 800. Roberto Ramalho jornalista e advogado.

Durante o referendo para que o povo catalão decidisse pela independência da Região, houve muita violência por parte da polícia Nacional da Espanha. Com 845 vítimas - sendo várias em estado grave -, segundo a Secretaria de Saúde da região, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, afirmou na noite deste domingo (1º) que a Catalunha “ganhou o direito de ser um Estado” após a realização do referendo sobre sua independência da Espanha. "Ganhamos o direito de ter um estado independente", afirmou. A União Europeia e o mundo todo não tiram os olhos da Espanha.

Um forte esquema de repressão policial foi usado para tentar impedir a votação neste domingo e 845 pessoas ficaram feridas, segundo a Secretaria de Saúde do governo regional catalão.

A Catalunha realizou um referendo para saber se a população quer a independência da Espanha. Por causa do clima de tensão a partida entre Barcelona e Las Palmas que se enfrentaram no Camp Nou, em Barcelona, teve que ser com portões fechados. Decisão de manter a partida levou vice-presidente a pedir demissão do clube catalão. O jogo terminou 3 a 0 a favor do Barcelona.

Catalunha vive escalada muito grande do espírito separatista. Dessa vez, governo catalão diz que não importa qual será a participação. Para eles, um milhão de votos a favor da separação já seria grande vitória.

Porém, de acordo com o Portal G1 da Globo, o “Sim” venceu o referendo deste domingo com 90,09% (2.020.144 votos), o “Não” teve 7,87% (176.565 votos), votos em branco foram 2,03% (45.586) e nulos foram 0,89% (20.129). No total foram registrados 2.262.424 votos, segundo o governo catalão.  Os números foram divulgados pouco depois da meia-noite (19 horas em Brasília), com 95% dos votos apurados. Segundo o porta-voz do executivo regional, Jordi Turull, de um censo eleitoral de 5,3 milhões de pessoas, se registraram 2,26 milhões, das quais 2,02 (90%) votaram. Ele disse ainda que 770 mil pessoas não puderam votar por causa dos 400 colégios eleitorais fechados pela polícia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário