Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quinta-feira, 16 de maio de 2013


Ministro da Justiça, José Cardozo, diz que mudar maioridade penal é inconstitucional

Jornalista Roberto Ramalho

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que qualquer tentativa de alteração da maioridade penal é inconstitucional.

Segundo ele, esta é uma cláusula pétrea da Constituição e, portanto, não pode ser alterada.

Afirmou o ministro: "Mesmo que a questão jurídica fosse superada, você colocar um adolescente preso com adultos só vai agravar o problema. Só vai servir para organizações criminosas captarem gente", concluiu.

Como alternativa, ele defendeu a discussão de outras medidas como, por exemplo, o agravamento da pena para quem usar menores em ações criminosas.

Durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o ministro fez críticas ao sistema penitenciário. "As condições do sistema prisional brasileiro são péssimas. As organizações criminosas nascem dentro dos presídios", disse.

Opinião jurídica de Roberto Ramalho

Se as condições do sistema prisional são péssimas e servem para troca de informações entre criminosas, porque não se muda a cultura desses presídios.

Por que não são oferecidas condições para que os presos possam estudar e terminar o 1° grau, o 2° grau, e até poderem fazer um curso superior por meio da internet, sem a necessidade de se sair da cadeia?

Por que não levam sociólogos, assistentes sociais, cientistas políticos, religiosos e juristas para ensinar assuntos que levem os prisioneiros a abandonar a atividade criminosa e levá-los de volta ao convívio social?

Isso que estou afirmando é possível fazer, só falta boa vontade política e combate a prática criminosa dentro do sistema prisional, afastando aqueles criminosos que tem uma ficha muitíssimo suja, dos demais presos.

E tem muito mais por se fazer. Isso é apenas algumas ideias minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário