Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sábado, 9 de março de 2013

Papa deverá ser conhecido entre 5ª e 6ª feira. Cardeais começarão o conclave terça-feira. Cardeal brasileiro tem grandes chances de ser o escolhido

Jornalista Roberto Ramalho

O conclave que escolherá o novo Papa vai começar na 3ª feira, anunciou o Vaticano nesse sábado.
A data foi definida na segunda Congregação de Cardeais que aconteceu hoje.
Na manhã de 3ª feira deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começarão as votações.
A eleição ocorrerá em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos, ou seja, 77 votos.
Os cardeais não poderão receber nenhuma informação externa durante a reunião. Para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação na Capela Sistina, para impedir o uso de equipamentos eletrônicos, principalmente celulares.
Cada cardeal precisará jurar não revelar os detalhes do conclave sob pena de excomunhão. O novo Papa poderá ser anunciado entre quinta e sexta-feira.    
O jornal “La Repubblica” diz que as chances do Cardeal italiano Angelo Scola se tornar o novo Papa estão crescendo, com o apoio de cardeais europeus e até de alguns americanos.
A imprensa italiana afirma, também, que o brasileiro Dom Odilo Scherer estaria na disputa e seria sustentado pelo chamado Partido Romano, a cúria, feito da aliança entre Angelo Sodano, Bertone e Giovanni Battista Re.


Nenhum comentário:

Postar um comentário