Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sábado, 16 de março de 2013

Jornal italiano diz que Papa Francisco teve 90 dos 114 votos no Conclave. E em encontro com jornalistas no Vaticano, diz que foi Dom Claudio Hummes quem deu a ideia para a escolha do nome
Jornalista Roberto Ramalho
O jornal italiano "Corriere Della Sera" informou que o Papa Francisco teve no Conclave mais de 90 dos 114 votos.
Francisco foi eleito na quinta votação na última quinta-feira (12). Segundo o jornal, Bergoglio teria sido escolhido por acordo entre os cardeais dos EUA e três italianos: Angelo Sodano, o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, que presidiu a eleição na Capela Sistina, e Tarcisio Bertone, o camerlengo do Vaticano ("interino" durante a transição).
A reportagem afirma, também, que o trio, muito poderoso na Cúria romana, considerava Bergoglio adequado para o cargo.
Aos norte-americanos, era importante ter um Papa de fora da Europa. O jornal aponta ainda que inicialmente Bertone preferia o brasileiro Odilo Scherer, mas que ele teria desistido.  
Segundo o "Corriere Della Sera"Scherer não seria apoiado pelo cardeal Re, um conservador dentro da Igreja Católica.
E nesse sábado em encontro com os jornalistas que cobriram a eleição para a escolha do novo Papa, Francisco afirmou que se inspirou numa frase de Dom Claudio Hummes para a escolha de seu nome como Sumo Sacerdote. E durante um pronunciamento para a imprensa, na manhã, na Sala Paulo VI no Vaticano, ele disse que muitos queriam saber por que ele quis se chamar Francisco.
Disse o Papa: “Alguns pensaram em Francisco Xavier, de Sales e de Assis. Vou contar a história: na eleição, eu tinha a meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal d. Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar perigosa, ele começou a me tranquilizar e, quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu um aplauso. Ele me beijou e disse: não se esqueça dos pobres”.
Enquanto o escrutínio prosseguia, inspirado pelas palavras de Hummes, tive a ideia do nome “que apareceu em meu coração”: Francisco de Assis. “Para mim, ele é o homem da pobreza, da paz, o homem que ama e protege”. Ele ainda contou, bem humorado, que os cardeais fizeram algumas brincadeiras sobre seu nome. Alguns disseram que ele deveria ter escolhido o nome Clemente. “Então você seria o Clemente XV, para se vingar de Clemente XIV, que suprimiu a Companhia de Jesus”.
Papa Francisco deverá fazer uma grande reforma na Igreja Católica, é o que todos os cristãos devotos e crentes em Jesus Cristo acreditam que ele fará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário