Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Governo divulga calendário de saque das contas inativas do FGTS. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O saque do dinheiro das contas inativas do FGTS irá começar em março, após o Carnaval, para pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro, segundo executivos da CEF, que administra o fundo. 

O calendário completo, que seguirá até julho, será anunciado oficialmente pelo governo amanhã, terça-feira (14), em Brasília.

Pessoas nascidas entre março, abril e maio poderão resgatar o dinheiro em abril. Quem faz aniversário entre junho, julho e agosto poderá ter acesso aos recursos em maio. Em junho, sacarão o dinheiro do FGTS os nascidos entre setembro e novembro. Em julho, ficarão os que fazem aniversário em dezembro. 

Governo e Caixa estudam transferir dinheiro de maneira automática para a conta corrente dos clientes, visando facilitar o saque.

O governo anunciou mudanças nas regras do fundo de garantia no final do ano passado. São 10,2 milhões de trabalhadores que poderão sacar todo o dinheiro que estava bloqueado em contas inativas.
O presidente Michel Temer anunciou a medida durante um café da manhã com jornalistas e teve grande repercussão na mídia. 

Segundo a regra, a pessoa que pediu demissão de um emprego com carteira assinada até 31 de dezembro de 2015 poderá sacar todo o valor do FGTS depositado pela empresa na conta que ficou inativa.

O trabalhador deverá sacar por inteiro. Não haverá limite pra isso. Isso representará uma injeção de recursos que vai mobilizar, movimentar a economia como um todo, e equivale, pelos cálculos do Ministério do planejamento, cerca de 0,5% do PIB.

Serão cerca de R$ 30 bilhões injetados na economia brasileira, que atravessa o segundo ano seguido de recessão. Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta do FGTS que fica inativa quando ele pede demissão. Por isso, a pessoa que já passou por vários empregos pode ter diversas contas inativas.

Esse dinheiro ficava parado e que só poderia ser sacado depois de três anos sem emprego com registro. Ou em outros casos previstos na lei, como aposentadoria ou a compra da casa própria. Agora, o trabalhador vai poder retirar todo o dinheiro dessas contas, mas os saques só serão liberados aos poucos em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário