Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Artigo - O poder da Psicoterapia na cura ou melhora de pacientes. 

Roberto Ramalho é jornalista e servidor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas.

A psicoterapia é um processo constituído de encontros que podem ser semanais, sobretudo de duração previamente determinada ou não, visando conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo que está a sua volta, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das conseqüências destes sobre sua vida pessoal. 

Com o Título "De Pessoa a Pessoa Psicoterapia Dialógica", Editora Summus Editorial, 1ª Edição, 176 páginas, Richard Hycner, partindo da filosofia do diálogo de Martin Buber, constitui um avanço no campo da psicoterapia dialógica. 

De acordo com o autor, entendendo-se esta forma de psicoterapia como a terapia centrada no encontro entre terapeuta e seu cliente ou família, ela pode ser utilizada nas mais diversas abordagens: como na análise e no roleplaying, entre outras. Sendo assim uma concepção que incorpora, ao mesmo tempo, a ênfase no aqui e agora e no desenvolvimento do self.

Pacientes psiquiátricos devem ser tratados apenas com medicação? A psicoterapia, nesses casos, pode e deve ser utilizada? Sem dúvida nenhuma que a resposta a essa última pergunta seja afirmativa.

Atualmente, no estado de São Paulo, um grupo de profissionais vem fazendo uso da pratica  de abordagens diversas psicoterápicas no tratamento e no acompanhamento de casos de psicose.

Fases da Psicoterapia.

Segundo a literatura médica existem quatro fases na Psicoterapia. São elas:

Primeira Fase – Dá ênfase na definição da estratégia de intervenção, isto é, a conceitualização cognitiva do paciente e de seus problemas, a definição das metas terapêuticas e do planejamento do processo de intervenção; 

Segunda Fase – Aqui o terapeuta objetiva a normalização das emoções do paciente para promover a motivação do mesmo para o trabalho terapêutico e sua vinculação ao processo. 

Terceira Fase – Nessa fase, o terapeuta enfatiza a intervenção em nível estrutural, ou seja, o desafio das crenças e esquemas disfuncionais, objetivando promover a reestruturação cognitiva. 

Quarta Fase – Por fim, é nessa fase que se promove, através de várias técnicas, a assimilação e generalização dos ganhos terapêuticos, bem como a prevenção de recaídas.

Existem diversos tipos de terapias, havendo, também, muitos criadores.

Os mais destacados psicoterapêutas foram: Sigmund Freud (O pai e principal criador), Wilhem Wund, Jacques Lacan, Karen Horney, Anna Freud, Melanie Klein K. Koffka, John Watson, Françoise Dolto, Frederick Perls, cada qual criando seu método de análise e de terapia com os pacientes.
 
Renomada Psicóloga Jurídica e Psicoterapêutica Conceição Correia reabre seu consultório em Maceió.

A renomada Psicóloga Jurídica Conceição Correia, que prestou relevantes serviços a Polícia Federal e ao Tribunal de Justiça de Alagoas, está reabrindo seu Consultório na Rua Sargento Aldo Almeida n° 37, no bairro do Pinheiro, Farol. Ponto de Referência: em frente a Academia Força Livre. 

Ela estará oferecendo aos amigos e demais convidados um coffee-break no local, no sábado, dia 8, a partir das 20 horas.

Conceição Correia deverá atender a partir da segunda-feira, dia 17 de abril, funcionando das 8 horas até as 18 horas. A forma de pagamento deverá ser à vista, no momento não trabalhando com cartões de crédito ou outras formas de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário