Lula chega aos EUA e se encontrará com Biden nos Estados Unidos nesta sexta-feira (10). Pauta englobará atos golpistas, meio ambiente, fortalecimento da democracia, união contra a extrema-direita e guerra entre Rússia e Ucrânia. Roberto Ramalho é jornalista e advogado. www.ditoconceito.blogspot.com.br
O presidente Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sexta-feira (10). O encontro acontecerá durante a tarde, na Casa Branca. O presidente estará acompanhado da primeira-dama Janja e de diversos ministros.
Durante sua estada nos EUA, Lula também deverá se encontrar com parlamentares norte-americanos para conversar sobre o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e temas sobre segurança. Vários temas serão abordados como democracia, regulação das redes sociais, igualdade racial, meio ambiente, financiamento, projetos de defesa e até mesmo de infraestrutura. A pauta do encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos,
A visita de Lula a Joe Biden, é vista como positiva para os dois países. É a terceira viagem internacional do presidente Lula que busca marcar um recomeço na relação com os Estados Unidos.
Um assunto bastante delicado será condenar a radicalização política e discursos de ódio nas redes sociais. Lula deverá estreitar o relacionamento com Joe Biden e deverá cobrar financiamento para o meio ambiente. Democracia, invasão ao Capitólio e os atos golpistas no Brasil serão pautas da reunião com Biden. Lula e Biden também abordarão um tema delicado que será a formação de uma aliança contra a extrema-direita mundial e a agenda verde. Embora o assunto ‘Guerra entre Rússia e Ucrânia’ não esteja na pauta do encontro, sabemos que ele será debatido por ambos presidentes.
As informações da viagem de caráter político foram divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores. O governo levará a proposta da formação de um clube da paz em relação à guerra na Europa. 'Uma maneira também de resistir ao alinhamento que o Brasil tem sido pressionado contra a Rússia'.
Segundo O GLOBO apurou o presidente Lula chegou às 16h48 (18h48 em Brasília) e foi direto à Blair House, onde ficará hospedado com sua comitiva. A escolha do local, que fica a menos de 200 metros da Casa Branca, está ligado a questões de segurança,
Ainda segundo o jornal O GLOBO, o presidente brasileiro chegou aos EUA acompanhado dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Além deles, integram a comitiva o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também acompanha Lula e deverá ter uma conversa privada com a primeira-dama americana, Jill Biden, enquanto os presidentes conversam no Salão Oval.
Fontes de consulta e informação:
Site do jornal O GLOBO – www.oglobo.globo.com.
Site do UOL – www.noticias.uol.com.br.
Site da BBC – www.bbcbrasil.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário