Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Nova fase de vacinação contra a Covid-19 em Alagoas terá início no dia 27 de fevereiro. Roberto Ramalho é jornalista e servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. www.ditoconceito.blogspot.com.br


Getty Images

 A aplicação da vacina bivalente contra o coronavírus começa no dia 27 de fevereiro, como anunciou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Vacina bivalente é destinada somente para aqueles que completaram o esquema primário há no mínimo quatro meses.

Houve uma recomendação do ministério da Saúde para que sejam também vacinadas pessoas que tomaram pelo menos duas doses, mesmo sem o reforço.

A vacinação em Alagoas contra a Covid-19 começa nesta segunda-feira (27) nos 102 municípios alagoanos com a Vacina Bivalente Pfizer. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As doses foram adquiridas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), e a aplicação ficará a cargo das Secretarias Municipais de Saúde, a quem caberá também disponibilizar os dados no Sistema Si-PNI (Programa Nacional de Vacinação) Web.

Alagoas já recebeu as doses do novo imunizante da Pfizer, cuja distribuição aos municípios já foi realizada.

Público-alvo

Na execução da primeira fase da Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a utilização da Vacina Bivalente Pfizer, Alagoas recebeu 270.756 doses.

Devem ser vacinadas a partir do dia 27 deste mês as pessoas com 70 anos ou mais, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos, indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A partir do próximo dia 6 de março é a vez das pessoas que estão na faixa etária entre 60 a 69 anos.

No dia 20 de março começa a vacinação das gestantes e puérperas e, a partir do dia 17 de abril, o público-alvo preconizado é a população privada de liberdade, a partir dos 18 anos.

Também devem ser vacinados os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 18 anos, assim como os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e os trabalhadores da saúde.

O Estado de Alagoas poderá ainda receber do Ministério da Saúde mais doses da vacina bivalente ainda em março se houver necessidade.

As datas para início cada fase serão definidas livremente pelos municípios, que são os responsáveis por organizar a aplicação dos imunizantes. De acordo com o responsável pelo setor de vacinação da SESAU, as secretarias podem abranger vários públicos de forma simultânea, já que há doses suficientes para isso.

A meta do ministério da Saúde é vacinar cerca de 90% da população alvo, de forma escalonada. A estimativa em Alagoas na primeira fase é de vacinar quase 200 mil pessoas.

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, é uma atualização da proteção contra o coronavírus, e possui duas fórmulas: ambas com a mesma eficácia, como reforça o Laboratório fabricante.

A variante do Sars-CoV-2 foi batizada de ômicron, na Itália. Antes de ganhar o nome de ômicron, a variante ficou conhecida pela abreviação B.1.1.529.

O objetivo do ministério da Saúde é a de que é que haja uma produção de anticorpos mais específicos para a Ômicron e suas subvariantes.

Importância do reforço

A chegada da vacina bivalente confere mais segurança à população, num momento em que a maioria já tomou a 4ª dose comum há mais de 6 meses. Quem ainda não tomou a vacina univalente deve completar o ciclo vacinal.

Não é possível verificar como está a imunidade da população. Obviamente, a proteção permanece, porque não está havendo aumento de casos.

Porém, a chegada da vacina bivalente é muito importante, porque protegerá contra a cepa original e as subvariantes da ômicron a que está contaminando pessoas que não se vacinaram.

Observação

Segundo a Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido, a ômicron tem uma proteína "spike" que é dramaticamente diferente daquela do coronavírus original, na qual os imunizantes são baseados.

Afirmou o professor Richard Lessells, da Universidade de KwaZulu-Natal na África do Sul onde a variante surgiu: "O que nos preocupa é que esta variante pode não só ter uma capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico".

Esquema de vacinação

A imunização será realizada de forma escalonada, iniciando por grupos prioritários:

Fase 1

  • Pessoas de 70 anos ou mais, que já têm mais de 4 meses da 4ª dose;

  • Pessoas a partir de 12 anos em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais;

  • Pessoas imunocomprometidas;

  • Indígenas e quilombolas.

Fase 2

  • Idosos de 60 a 69 anos;

Fase 3

  • Gestantes e puérperas;

Fase 4

  • Profissionais de saúde;

Fase 5

  • Pessoas com deficiência permanente.

Somente a vacina protege contra a covid-19, cujo nome científico é coronavírus ou Sars-CoV-2.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Tragédia na Região Norte de São Paulo deixa 40 mortos e dezenas de desaparecidos. Número de mortes deve crescer ainda mais segundo prefeito de São Sebastião. Tudo isso poderia ser minimizado. Roberto Jorge é jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Foto Carta Capital

As chuvas torrenciais que atingem o Litoral Norte de São Paulo já causaram a morte de cerca de 40 pessoas. A informação foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo em entrevista à GloboNews. O número de mortes causadas pela chuva que atingiu a Região de São Paulo, no fim de semana, deve subir ainda mais em face da destruição e da devastação no local.

Trechos da BR-101, principal via da região, praticamente desapareceram e bairros do Sul do município estão isolados. Sete aeronaves são usadas no momento para chegar a bairros da localidade. O Exército, a pedido do governador Tarcísio de Freitas, está ajudando.

Em entrevista ao Sistema Globo o empresário Rafael Campos que está na praia de Juquehy, em São Sebastião, declarou que sofreu muito com as fortes chuvas na Região. Segundo ele, o nível da água 'chegou a subir 30cm dentro da sua casa. As ruas foram se alagando no entorno e o problema maior ocorreu durante a madrugada'.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou em entrevista concedida à CNN, a Globo News, Band News, entre outros Veículos de Comunicação, que a verba que o governo federal vai disponibilizar para São Sebastião também poderá ser usada na melhoria de ações de prevenção e cuidados com desastres. No entanto, ele aproveitou a oportunidade para criticar a gestão anterior, notadamente o governo Bolsonaro. Segundo ele, o 'Orçamento que foi deixado era quase zero'.

O presidente Lula sobrevoou a Região atingida pelas fortes chuvas e anunciou ajuda em dinheiro e com equipes dos diversos ministérios para ajudar a população atingida.

Ao lado do governador de São Paulo, presidente da República exaltou a união entre os três níveis de governo para solucionar os problemas causados após fortes chuvas no litoral paulista. Além disso, declarou ao governador Tarcísio de Freitas e os prefeitos da Região, que unidos desenvolveriam projetos para ajudar a população da Região. E pediu ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, o município mais atingido pelas chuvas, que encontrasse um terrenos para construir as casas daqueles que perderam tudo. Disse o presidente Lula: “Você só tem que arrumar um terreno mais seguro”.

Lula estava também ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e afirmou que o trabalho de recuperação no litoral paulista será um compromisso de governo entre União, Estado e município. “Nós estamos juntos, acabou a eleição”, disse ele.

Heráclito Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, já havia alertado desde a última quarta-feira sobre a previsão de chuvas fortes e intensas que atingiram o litoral de São Paulo. Ele explicou que o choque térmico de uma frente fria com uma área com temperaturas altas, além da formação de uma área de baixa pressão entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo resultou no volume elevado de chuva. As chuvas em São Sebastião e outras cidades do litoral norte do estado são responsáveis pelo maior acumulado de chuva da história do país, com 682 milímetros em 24 horas.

Ao todo, há 1.730 desalojados e 736 desabrigados. Buscas por sobreviventes continuaram nesta segunda, com trégua das chuvas.

Todos sabem que nos meses de janeiro a março chove muito nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. E os prefeitos sabem que existe a possibilidade de haver tragédias como essa. Já está na hora de o Congresso Nacional elaborar uma lei afastando prefeitos que não façam obras e serviços antes que aconteçam essas tragédias, no sentido de evitar um impacto maior.

Isso já se tornou um ‘vício’ para que maus gestores municipais possam, por meio de pedido de ‘Calamidade Pública’ possam fazer uso de verbas para adquirir o que bem entendem já que a legislação referente a Licitações e Contratos permite a compra sem a necessidade de concorrência.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu sobre trechos da Lei de Licitações e Contratos que gestores públicos respondam por seus atos como estava previsto na legislação anterior.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Lula chega aos EUA e se encontrará com Biden nos Estados Unidos nesta sexta-feira (10). Pauta englobará atos golpistas, meio ambiente, fortalecimento da democracia, união contra a extrema-direita e guerra entre Rússia e Ucrânia. Roberto Ramalho é jornalista e advogado. www.ditoconceito.blogspot.com.br

 

 
Lula chega aos EUA para encontro com Biden. Jornal O Tempo.jpg

O presidente Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sexta-feira (10). O encontro acontecerá durante a tarde, na Casa Branca. O presidente estará acompanhado da primeira-dama Janja e de diversos ministros.

Durante sua estada nos EUA, Lula também deverá se encontrar com parlamentares norte-americanos para conversar sobre o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e temas sobre segurança. Vários temas serão abordados como democracia, regulação das redes sociais, igualdade racial, meio ambiente, financiamento, projetos de defesa e até mesmo de infraestrutura. A pauta do encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos,

A visita de Lula a Joe Biden, é vista como positiva para os dois países. É a terceira viagem internacional do presidente Lula que busca marcar um recomeço na relação com os Estados Unidos.

Um assunto bastante delicado será condenar a radicalização política e discursos de ódio nas redes sociais. Lula deverá estreitar o relacionamento com Joe Biden e deverá cobrar financiamento para o meio ambiente. Democracia, invasão ao Capitólio e os atos golpistas no Brasil serão pautas da reunião com Biden. Lula e Biden também abordarão um tema delicado que será a formação de uma aliança contra a extrema-direita mundial e a agenda verde. Embora o assunto ‘Guerra entre Rússia e Ucrânia’ não esteja na pauta do encontro, sabemos que ele será debatido por ambos presidentes.

As informações da viagem de caráter político foram divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores. O governo levará a proposta da formação de um clube da paz em relação à guerra na Europa. 'Uma maneira também de resistir ao alinhamento que o Brasil tem sido pressionado contra a Rússia'.

Segundo O GLOBO apurou o presidente Lula chegou às 16h48 (18h48 em Brasília) e foi direto à Blair House, onde ficará hospedado com sua comitiva. A escolha do local, que fica a menos de 200 metros da Casa Branca, está ligado a questões de segurança,

Ainda segundo o jornal O GLOBO, o presidente brasileiro chegou aos EUA acompanhado dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Além deles, integram a comitiva o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também acompanha Lula e deverá ter uma conversa privada com a primeira-dama americana, Jill Biden, enquanto os presidentes conversam no Salão Oval.

Fontes de consulta e informação:

Site do jornal O GLOBO – www.oglobo.globo.com.

Site do UOL – www.noticias.uol.com.br.

Site da BBC – www.bbcbrasil.com.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

PGR já denunciou mais de 600 pessoas por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. E oficiais da PM do DF são presos. Roberto Jorge é jornalista e advogado. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Policiais conversam com golpistas em Brasília. Foto Eduardo F S Lima. Fotoarena. Agência O Globo

Já são 653 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República até a presente data. Para agilizar o andamento dos processos que poderão ser abertos em decorrência das denúncias, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, pediu a abertura de uma consulta nacional para que procuradores de todo o país possam contribuir com o trabalho.

Todos esses vândalos e terroristas ainda serão julgados e tudo indica serão também punidos na forma da lei cada um respondendo pelos seus atos criminosos.

Além de sofrerem penalidades, a grande maioria deverá indenizar o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o governo federal em face das depredações e destruições de diversos itens como portas, cadeiras, bustos, livros, vidros, poltronas, materiais de grande valor como quadros, pinturas de grandes artistas consagrados como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros e dezenas de coisas de valor econômico-financeiro.

E quatro policiais militares de alta e média patente foram presos nessa terça-feira, 7 de fevereiro, em operação da PF contra atos golpistas do dia 8. O alvo de prisão preventiva são o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF.

Os outros alvos de prisão são o major Flávio Silvestre de Alencar, investigado por envolvimento na ação que liberou o acesso dos radicais ao prédio do STF; o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar; e o policial Rafael Pereira Martins. Eles são investigados por omissão.

E o ministério da Justiça já recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos golpistas. De acordo com a pasta, as mensagens foram enviadas por 27 mil pessoas. Em 102 mil e-mails analisados, o ministério constatou que em mais de 7 mil deles foram denunciados nomes de autoridades públicas que fizeram convocações para os ataques contra as sedes dos Três Poderes. São deputados, governadores, vereadores e prefeitos, o que é gravíssimo!

E para relembrar os atos golpistas e terroristas e sem citar nome de Bolsonaro, Lula diz que 'responsável maior' arquitetou atos de 8 de janeiro. Um mês após os atentados praticados por vândalos bolsonaristas radicais, presidentes dos três Poderes fizeram discursos em defesa da democracia e rechaçaram mais uma vez os atentados.

Lula ressaltou que o Brasil nunca deve esquecer do que classificou como uma tentativa de golpe de Estado e sem citar o nome do ex-presidente Bolsonaro, afirmou que ele é o responsável maior pelo que aconteceu no fatídico dia 8 de janeiro.

Durante a tentativa de golpe, mais de uma dezena de advogados participaram direta ou indiretamente e é a obrigação das seccionais cassar o registro profissional de todos eles.

Os advogados que praticaram atos criminosos e que estão descritos e detalhados pelo Código Penal brasileiro, atentaram contra o Estado de Direito, a Constituição de 1988 e os poderes constituídos.


sábado, 4 de fevereiro de 2023

Artigo – Dia Mundial de combate ao câncer. Roberto Jorge é jornalista e servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. www.ditoconceito.blogspot.com.br

gettyimages-Exame para detectar cãncer.jpg

O câncer é considerado atualmente um dos problemas de saúde pública mais graves em todo o mundo e de uma enorme complexidade.

A palavra câncer vem do grego karkínos, que quer dizer caranguejo e foi utilizada pela primeira vez pelo pensador grego Hipócrates, o pai da medicina, que viveu entre 460 e 377 a.C.

Portanto, o câncer não é uma doença nova. Estudos científicos revelam que a doença foi constatada em múmias egípcias, comprovando que ele já comprometia os seres humanos há mais de 3 mil anos antes de Cristo.

Atualmente, câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se multiplicam e precisam ser combatidas por métodos como a quimioterapia, radiologia, e outros procedimentos recentes como o uso de imunoterapia entre outros.

Quando o câncer evolui e os procedimentos adotados começam a fracassar, ele tende a invadir tecidos e órgãos vizinhos o que é denominado de metástase. E é justamente nessa situação que a tentativa de cura se torna praticamente inviável.

Os tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência são:

1. Leucemia.

2. Tumor do Sistema Nervoso Central.

3. Linfoma.

4. Tumor de Wilms.

5. Neuroblastoma.

6. Osteossarcoma.

7. Câncer dos tecidos moles.

8. Retinoblastoma.

Mais os mais agressivos e que atualmente estão presentes são: o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer do reto (intestino grosso) e câncer do estômago.

Um dos mais raros, mas que tem acometido milhares de pessoas em todo o mundo é o câncer no cérebro.

Qual o tipo de câncer mais difícil de curar?

Câncer de pulmão. De acordo com a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 de câncer de pulmão.

Qual o tipo de câncer que se espalha mais rápido?

De acordo também com a Organização Mundial da Saúde é o fígado, com uma evolução assustadora. Esse tipo de câncer se desenvolve muito rápido, podendo duplicar de tamanho em apenas quatro meses. O fígado também é alvo comum de outros cânceres, que entram em metástase e se espalham pelo corpo.

Embora o Brasil tenha uma rede de assistência básica à saúde conhecida por SUS – Sistema Único de Saúde, criado pela Constituição de 1988, possibilitando tratamento gratuito para praticamente todas as doenças, durante a pandemia de covid-19 praticamente a rede hospitalar teve muita dificuldade de tratar dos pacientes. O sistema de saúde brasileiro enfrentou muitas dificuldades sendo adiado os diversos tratamentos para os mais variados tipos de câncer.

Isso também se deve ao fato de no governo Bolsonaro (2019-2022), ter sido nomeada uma equipe de médicos, enfermeiros e demais profissionais negacionistas. Ou seja, após a saída do ministro Luiz Henrique Mandeta, que se esforçou para fazer um bom trabalho, e de uma breve passagem de Nelson Teich, que o substitui por apenas 27 dias, ambos atuando entre 2019 e meados de 2020, foi nomeado para administrar o ministério da Saúde o então general Pazzuello, que além de não ser médico, foi um péssimo gestor, fazendo tudo que Bolsonaro queria, sobretudo, apoiando e recomendando a adoção de medicamentos ineficazes contra o Sars-Cov2, como a Cloroquína, que deveria ter sido aplicada no combate a malária, vitamina D, C, Ivermectina (remédio para parasitas), entre outros.

Após uma série de reclamações e contestações, e de uma CPI em 2021 no Senado da República, finalmente ele viria a ser exonerado, sendo substituído pelo médico paraibano, Marcelo Queiroga, que embora também fosse negacionista, ainda introduziu algumas mudanças na entidade em face da pressão de entidades médicas e de profissionais da área da saúde em geral. Na equipe do ministro Marcelo Queiroga também havia profissionais de saúde negacionistas.

Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, os dois primeiros ministros da gestão Bolsonaro, deixaram o cargo por discordarem da maneira com que o presidente queria atuar na pandemia. Já Pazuello foi substituído não por vontade de Bolsonaro, mas por pressão de parlamentares do centrão.

A magnitude epidemiológica, social e econômica para tratamento do câncer passa necessariamente pela profissionalização de bons e eficientes médicos oncologistas, clínicos gerais, enfermeiros e demais que devem ter conhecimento sobre essa gravíssima doença.

Como se sabe pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido. Mas isso também se deve a ausência de políticas públicas e de uma eficiente publicidade nos Veículos de Comunicação e nas redes sociais.

A prevenção e o controle da doença são, nesse momento, as prioridades na Agenda da Saúde do Ministério da Saúde (MS), assim como a da Organização Mundial da Saúde.

Dessa forma, um dos principais compromissos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) com a saúde da população brasileira é participar ativamente das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e colaborar na constituição da rede de cuidados integrais à saúde.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Artigo – O duro discurso de Rosa Weber aos bolsonaristas-fascistas e a reeleição de Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado e de Arthur Lira para a Câmara. Roberto Ramalho é advogado e jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Rosa Weber, presidente do STF

Numa reabertura emblemática após os atos golpistas de 8 de janeiro a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber fez um duro discurso sobre os atos antidemocráticos, golpistas e a depredação da instituição que ficará marcado na história e da democracia brasileira como o do retorno das instituições formais a plenitude após a tentativa de golpe, que ainda não acabou porque os culpados ainda não foram punidos'.

Em geral e normalmente, Rosa Weber atua com muita discrição mas os ataques do dia 8 foram tão sórdidos que a deixaram transtornada. Seu discurso mostrou que o ano no Poder Judiciário ainda será pautado pela defesa do Estado Democrático de Direito e que o STF irá continuar chancelando decisões de Alexandre de Moraes'.

Também, vimos que o discurso da presidente do STF, Rosa Weber, na abertura do ‘Ano Judiciário’ foi um 'recado para os senadores'.

O recado foi direcionado ao Senado, sobretudo, a eleição na Casa, que aconteceu nesta quarta-feira. Rosa Weber havia apresentado uma ideia de 'união em torno de Rodrigo Pacheco', rechaçando a candidatura de Rogério Marinho que ficou 'tentando colocar o Judiciário como inimigo do parlamento e da democracia.

Em seu discurso, a presidente da Suprema Corte mostrou que a defesa da democracia ainda será uma pauta importante para 2023, sobretudo, no primeiro semestre. E reforçou que o STF vai 'continuar apoiando as decisões de Alexandre de Moraes', assunto que ficou descrito subliminarmente no discurso.

Rosa Weber afirmou que o Supremo Tribunal Federal "é absolutamente intangível à ignorância crassa da força bruta". E disse que os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro serão punidos.

Afirmou de forma contundente a presidente do STF: "Se alguma dúvida, ou dificuldade de compreensão, acaso esteja a pairar neste momento sobre o sentido do que estou a dizer, assevero, em nome do Supremo Tribunal Federal, que, uma vez erguida da justiça a clava forte sobre a violência cometida em oito de janeiro, os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei nas diferentes esferas. Só assim se estará a reafirmar a ordem constitucional, sempre com observância ao devido processo legal, resguardadas, a todos os envolvidos, as garantias do contraditório e da ampla."

Uma vitória de Rogério Marinho seria preocupante, principalmente porque ele representa o que há de pior na política por ser um bolsonarista de carteirinha e um dos símbolos do bolsonarismo no Senado, dando crédito aos atos de 8 de janeiro'.

Dessa forma, haveria a possibilidade de colocar um senador bolsonarista e neofascista na presidência do Senado na Praça dos Três Poderes.

Porém, esse perigo  se confirmou e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, foi reconduzido ao cargo nesta quarta-feira, com 49 votos favoráveis contra 32 votos contrários do candidato Rogério Marinho, da oposição, apoiado pela base bolsonarista. Pacheco tinha apoio da maioria da base do presidente Lula.

Em relação à Câmara dos Deputados, foi reeleito com bastante folga, o deputado Arthur Lira para um mandato de dois anos. Ele teve 464 votos favoráveis, contra vinte e um do candidato da oposição, Chico Alencar, do PSOL, e dezenove votos do candidato Marcel Van Haten, um neofascista e de extrema-direita.

Assim sendo, a reeleição de Rodrigo Pacheco e de Arthur Lira, permite que o Estado Democrático de Direito possa continuar sua trajetória em defesa do povo brasileiro.