Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Chuva persistente em estados da Região Sul e Sudeste e Sul da Bahia deixam milhares de desabrigados e vias interditadas. Roberto Cavalcanti é jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br

TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS
 

Segundo os meteorologistas estão previstos temporais que causam deslizamentos, alagamentos, que derrubam árvores, postes e interrompem o fornecimento de energia de bairros inteiros. Também haverão tempestades de areia, neve e temperaturas mais frias em décadas.

A previsão do Climatempo para o mês de dezembro é de que sejam registrados temporais intensos nas mesmas regiões onde já choveu acima da média em novembro.

De acordo com meteorologistas do Climatempo, praticamente acontecerá a repetição do que aconteceu no mês passado, como Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais.

Até a manhã desta sexta-feira (23), a chuva já havia deixado uma criança morta e mais de 1,6 mil pessoas fora de suas residências no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do estado. Em Ibitirama, um deslizamento de terra derrubou uma casa e soterrou uma família na última quarta-feira (21). A criança de cinco anos morreu.

O estado de Santa Catarina, cujos eleitores elegeram um governador bolsonarista e fascista, vem registrando temporais ininterruptos desde domingo, mas a situação se agravou na madrugada.

Em Balneário Camboriú, um dos locais mais procurados por turistas estrangeiros, sobretudo, argentinos. Duas primas adolescentes morreram. quando a casa onde estavam foi atingida por um deslizamento de terra

Na Grande Florianópolis, há municípios em situação de emergência, com diversas ruas alagadas. A BR-101 está interditada nos dois sentidos e as demais rodovias registram filas quilométricas. Em Nova Benécia, no norte do estado, cidade onde nasceu o jogador Richarlison, foi tomada pelas águas. Segundo o boletim atualizado, já choveu 161 milímetros no município. Na cidade vizinha, São Matheus, houve um deslizamento de terra onde cerca de 50 famílias moravam.

Em Guaratuba, no litoral do Paraná, a BR-376 continua parcialmente interditada onde no local houve deslizamento. O Corpo de Bombeiros continua atuando no local na busca por desaparecidos.

No estado do Rio de Janeiro, a previsão é de chuva moderada a forte durante todo final de semana, principalmente nas Zonas Norte e Oeste. As principais ocorrências nesse momento são de bolsões d'água e quedas de árvores. Em Macaé,-RJ, diversas ruas foram alagadas e algumas totalmente destruídas.

Enquanto isso governadores e prefeitos das Regiões Sul e Sudeste nada fazem para acabar ou amenizar os graves problemas. Todo ano é a mesma coisa. Embora chova nessa época, políticos que são eleitos para cuidar do povo não se esforçam para fazer obras de contenção em encostas e construir novas vias de escoamento e outras obras necessárias para resolver o problema.

O que falta é boa vontade política. Dinheiro existe e nada fazem antecipadamente para evitar esses desastres e inundações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário