Artigo - Os
37 ministérios do Governo Lula. Finalmente
Simone Tebet e Marina Silva são escolhidas respectivamente para
comandar os ministérios do Planejamento e Meio Ambiente.
Roberto Ramalho
é advogado e jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br
Lula precisou refletir para distribuir as pastas mais relevantes a fim de acomodar partidos que o apoiaram na campanha eleitoral, sobretudo, os 14 Partidos Políticos que o apoiaram no 1º turno. O MDB do senador Renan Calheiros por exemplo, briga pelo comando de três ministérios, sendo um de Tebet, outro para seu filho, Renan Filho, Porém, Lula está inclinado a ceder somente dois.
PSB também quer Ministérios, assim como o PSD e os partidos aliados que o apoiaram no 1º turno.
Em Alagoas, Renan Filho, com sua
grande influência com a bancada do MDB de Alagoas e a sua amizade
com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, ‘homem
forte da casa Tavares Bastos’ emplacou o nome de sua esposa Renata
Calheiros para a vaga de Conselheira do Tribunal de Contas de
Alagoas e ela já foi empossada na sexta-feira, dia16 do corrente mês
e ano. Nada pessoal. Sequer a conheço. Capacidade de atuação só depende dela de do 'órgão fiscalizador".
Como se sabe, o TCAL é um órgão inoperante e só serve para cabide de emprego para políticos – ex-deputados e deputadas estaduais - e apadrinhados. Brevemente publicarei artigo defendendo a extinção dos Tribunais de Contas estaduais e municipais. Somente o Tribunal de Contas da União funciona plenamente em suas prerrogativas.
De acordo com auxiliares petistas, o presidente eleito aguarda as articulações políticas para avançar com a proposta na Casa e os novos anúncios dependem de que não haja nenhum curto-circuito nas negociações feitas no Senado e na Câmara dos Deputados. No cálculo do PT, o PSD poderia ocupar, no mínimo, dois ministérios na Esplanada. Provavelmente, deputado Pedro Paulo no Turismo e Alexandre Silveira na Infraestrutura.
Lula havia afirmado em uma de suas entrevistas a imprensa que a base de Ministérios iria seguir o formato do seu último mandato, quando foram nomeados 37 ministros.
Desta vez, criou o Ministério dos Povos Originários e não uma secretaria como estava decidido anteriormente.
No Planalto, voltou com a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação com o Congresso Nacional.
Hoje, dia 27 de dezembro do corrente ano, finalmente Lula ‘bateu o martelo’ e após reunião com Lula e Haddad, finalmente Simone Tebet aceitou o convite para assumir o Ministério do Planejamento.
A ainda senadora Tebet aceitou o organograma da pasta após mais de uma hora de reunião. Na reunião ficou acertado que ela não vai comandar o programa de investimento (PPI), que vai ficar com a Casa Civil, mas deve ser ouvida sobre a condução dos projetos. Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, já está confirmado e deverá ser comandado por Marina Silva como ministra.
Presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, ainda tenta resolver imbróglio para acomodar aliados e precisa confirmar os demais ministérios antes de tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário