Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Artigo: A candidatura democrática e de esperança de Derivalda Andrade para Supervisora (Gerente-Geral) do HEPR. Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas, blogueiro e servidor da UNCISAL. www.ditoconceito.blogspot.com.br

O Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho (HEPR) é o único hospital psiquiátrico público de Alagoas, sendo por isto, referência para o atendimento da população de todo o Estado e alguns municípios de Estados circunvizinhos, entre eles Pernambuco e Sergipe que não conseguem atender a demanda.

Os poucos locais que acompanham pessoas em processo de desintoxicação, como é o caso do Hospital Escola Portugal Ramalho, em Maceió, Alagoas, vem sendo administrado no atual momento pelo médico psiquiatra Dr. Audênis Lima de Aguiar Peixoto.

Mesmo não possuindo a infra-instrutora adequada e com deficiência de profissionais, principalmente médicos psiquiatras – existe um déficit de pelo menos 30 profissionais dessa área - que muitas vezes não recebem o treinamento adequado para lidar com situações adversas, como a de atender e tratar pacientes com dependência química -, ainda assim o HEPR da melhor forma possível trata esses portadores com o que está ao seu alcance, já que o governo do Estado sequer oferece as condições necessárias para que a instituição hospitalar possa cumprir totalmente com sua função.

O HEPR ainda não foi reconhecido pelo governador Renan Filho como sendo uma entidade de caráter emergencial, já que há a possibilidade de existir risco de morte, sendo considerado, ainda, como de urgência.

No dia 03 de setembro haverá uma nova eleição para o comando da casa. As concorrentes são, pela Chapa 1, a servidora Sonia Mara, atualmente exercendo a função de diretora administrativa e, pela chapa 2, a servidora Derivalda Andrade, Assistente Social, com larga experiência na função.

Derivalda Andrade também é servidora concursada do HOSPITAL GERAL DO ESTADO e com sua experiência com certeza fará o que puder e estiver ao seu alcance para melhorar as condições de trabalho dos servidores do HEPR.

Títulos da candidata

Alguns dos principais títulos de Derivalda Andrade:

Especialização em Especialização em Educação em Saúde para preceptores do SUS. 2014 – 2014. INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISATítulo: A importância da relação ensino-serviço na formação para preceptores do SUS.

Especialização em Especialização de Emergência no SUS. 2007 – 2007. INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISATítulo: Acolhimento: uma questão de resolutividade e integralidade

Especialização em Especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas. 2002 – 2003. Universidade Federal de Alagoas. Título: O caráter universalizante x focalização da Política de Assistência Social.

Também fez dezenas de Cursos, é palestrante e foi orientadora de diversos trabalhos acadêmicos.

Derivalda Andrade têm uma grande popularidade e aceitação por parte dos servidores do HEPR, sendo uma pessoa muito querida por todos os funcionários da casa. Também já demonstrou seu espírito de liderança, atuando junto à SESAU e ao governo do Estado, ao lutar por melhorias de condições de trabalho para os servidores e na reforma do prédio.

Também já manteve reuniões com as entidades vinculadas a fiscalização no meio jurídico, justamente para dar o suporte necessário na melhoria de condições de trabalho para os servidores da Instituição.

A eleição está marcada para acontecer no dia 03 de setembro, das 7 horas às 17 horas. Para vencer a eleição, um dos candidatos deve ter a maioria dos votos dos presentes (votantes).

Concluindo, mesmo encontrando algumas dificuldades, caso seja eleita, e acreditamos que isso acontecerá, Derivalda Andrade deverá continuar seu trabalho em prol do público externo – pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos –, fazendo o que há de melhor para eles, assim como, também, pela melhoria de condições de trabalho e de salário dos servidores da Instituição. Da mesma forma deverá buscar o aperfeiçoamento por meio de cursos de Pós-Graduação e de atualização.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário