Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 24 de novembro de 2024

Artigo - O que é o Senado da República? Quais são as suas atribuições dadas pela Constituição Federal? Roberto Ramalho é advogado, Colunista do Portal RP-Bahia e jornalista. www,ditoconceito.blogspot.com.br

O Senado Federal é considerada a Câmara Alta  do Congresso Nacionall do Brasil. Segundo os historiadores, foi criado junto com a primeira constituição do Imperio, outorgada em 1824, durante o governo de D. Pedro II, que terminaria sendo deposto por um golpe militar pelo Marechal alagoano Deodoro da Fonseca que implantou a República no Brasil.

Segundo informações de cientistas políticos e de juristas brasileiros, o Senado brasileiro foi inspirado na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a adoção do Regime Republicano foi adotado um modelo semelhante ao do Senado dos Estados Unidos.

Atualmente o Senado Federal possui 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço num determinado período de votação e numa eleição subsequente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são realizadas concomitantemente junto com as eleições para presidente da República, governadores de Estados, deputados federais e estaduais, dois anos após transcorridas as eleições municipais.

Todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade, com três senadores cada. Os senadores representam os estados e não a população, daí portanto a não proporcionalidade em relação ao número de habitantes de cada estado. Todos os Estados, sem exceção elegem três senadores para representá-los.

O atual presidente do Senado Federal do Brasil é o senador Rodrigo Pacheco filiado ao Partido Social Democrata – PSD, eleito por Minas Gerais com uma grande votação, sendo reeleito para um segundo mandato. É advogado e jurista.

O senado conta com mais de 4000 funcionários terceirizados, pertencentes a 34 empresas cujos contratos custam anualmente R$ 300 milhões de reais, e aproximadamente 4000 servidores de carreira. 

As atribuições exclusivas do Senado da República, segundo o artigo 52 da Constituição Federal:

  • Processar e julgar: Presidente da República, Vice Presidente, Ministros de estado, Comandantes da Forças Armadas, Ministros do Superior Tribunal Federal, Membros do Conselho de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União.
  • Escolher: Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República, Presidente e Diretores do Banco Central do Brasil, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática e outros cargos que a lei determinar; 
  • Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios; 
  • Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; 
  • Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal; 
  • Dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno;
  • Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; 
  • Suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal; 
  • Aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato; 
  • Elaborar seu regimento interno; 
  • Dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; 
  • Eleger membros do Conselho da República;
  • Avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.                                                                     

Esse é o Senado da República com suas atribuições e responsabilidades.

Em fevereiro de 2025 haverá nova eleição para a mesa do Senado é praticamente o senador Davi Alcolumbre, também do PSD, está eleito e já conta com o apoio de mais de 60 parlamentares de todos os partidos poíiticos de um total de 81 senadores.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Rodrigo Pacheco – MG. Filiado ao Bloco Parlamentar da Resistência Democrática – PSD. Período 2019-2027

Dados Pessoais

Nome civil:

Rodrigo Otavio Soares Pacheco

Data de Nascimento:

03/11/1976

Naturalidade:

Porto Velho (RO)

Gabinete:

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 24

Telefones:

(61) 3303-2794 / 2795

E-mail:

sen.rodrigopacheco@senado.leg.br

Escritório de apoio:

RUA MINISTRO OROZIMBO NONATO, 442. SALAS 1209 A 1212 - COND. E-OFFICE. VILA DA SERRA, NOVA LIMA, MG. CEP:34006-053

Telefone:(31) 3581-4449

 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Artigo – Por que apoio as candidaturas de Vagner Paes e Cláudia Medeiros para a presidência e vice-presidência da OAB-ALAGOAS, Roberto Ramalho é advogado há 40 anos, Relações Públicas há 26 anos e jornalista há 16 anos, www.ditoconceito.blogspot.com.br

Vagner Paec consolida seu favoritismo a reeleição com Cláudia Medeiros vice e apoio dos ex-presidentes,  de todas as subseções e da grande maioria dos professores de Faculdades e Universidades

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), Vagner Paes, oficializou, na quarta-feira (16), o registro da chapa com o lema ou o tema “OAB Mais Arretada” para disputar a reeleição à presidência no triênio 2025-2027. Ele terá ao seu lado como vice-presidente a advogada Cláudia Medeiros, atual conselheira federal da OAB e representante da Ordem no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ato de registro foi bastante prestigiado e contou com a presença de inúmeros advogados e advogadas que lotaram o hall da sede da Ordem, na capital Maceió, num clima de apoio expressivo e inquestionável  a chapa 1

Vagner Paes, que é gestor da OAB-AL desde 2022, expressou sua satisfação com a consolidação do apoio de lideranças históricas da advocacia alagoana.

Afirmou Vagner Paes: "Estou muito feliz por ter a colega Cláudia Medeiros ao meu lado na vice-presidência, e pela nossa chapa ter o respaldo de todos os ex-presidentes seccionais, além de presidentes de subseções e associações jurídicas. Isso fortalece ainda mais nossa caminhada rumo à reeleição”.

À exceção da vice, os demais membros da diretoria permanecerão nos seus cargos como Henrique Vasconcellos na secretária-geral, Any Ayres como secretária-geral adjunta e Victor Pontes na tesouraria. No Conselho Federal, a chapa traz Felipe Sarmento (decano do CFOAB), Natália Von Sohsten (atual vice-presidente da OAB-AL, mas que atualmente ocupa o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-AL) e Fernando Falcão, que busca a recondução ao cargo.

Já os conselheiros substitutos serão Marcos Méro, Manuela Gatto e Cristiane Maya. Na Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, o presidente Leonardo de Moraes também continuará no cargo.

Vagner Paes celebrou o momento de união após o registro da chapa dizendo o seguinte: “É uma grande felicidade ver a casa cheia e sentir o apoio de tantos colegas. Temos muito a avançar pela advocacia, ampliando os serviços de saúde que já implementamos, levando-os para todo o interior, além de implementar uma farmácia do advogado, criar espaços de lazer e ampliar as bolsas de pós-graduação gratuitas. Nossa missão é unir, acolher e fortalecer a advocacia, garantindo que a sociedade também seja protegida,”.

As eleições da OAB-AL acontecerão no dia 19 de novembro, de forma online, conforme o edital publicado pela entidade. Pela primeira vez, advogados e advogadas alagoanos poderão votar remotamente.

Numa pesquisa recente realizada pelo Instituto de Pesquisa IBRAPE a chapa 1 composta por Vagner Paes e Cláudia Medeiros teve um índice de apoio da classe dos advogados acima de 60%, demosntrando não somente seu favoritismo mas o reconhecimento de toda maioria dos advogados alagoanos, sobretudo, dos mais jovens.

Desde que assumiu ao presidência da OAB-Alagoas há quase três anos Vagner Paes criou diversas comissões importantes e deu ênfase a outras incluindo jovens advogados recém formados.

As comissões mais importantes são as seguintes, a saber: prerrogativas dos advogados que tem por objetivo acompanhar, apoiar e defender a ação dos profissionais junto ao Poder Judiciário estadual, federal, delegacias de policia etc. Outras que se destacam são a de defesa dos animais, defesa da mulher em face a violência doméstica e feminicídio.

A CRIAÇÃO DO CENTRO MÉDICO EM OUTUBRO DESSE ANO

A criação e inauguralão do CENTRO MÉDICO foi, sem dúvida nenhuma, uma das maiores realizações da gestão do presidente Vagner Paes, tendo Leonardo de Moraes. presidente da Caixa de Assistência fornecido todo o suporte para que tudo se torna-se realidade. 

Além disso, na sua gestão, Vagner Paes está reformando a antiga sede da OAB localizada no centro da cidade. 

E o CENTRO MÉDICO que terá a finalidade de atender advogados e familiares em diversas especialidades médicas ainda oferecerá maiores e melhores condições de atendimento..

O CENTRO MÉDICO está sendo equipado com o que existe de melhor. E com a vitória de Vagner Paes novos profissionais serão contratados e novos equipamentos de exame de imagens serão adquiridos.

                                         Fotos do CENTRO MÈDICO

                                CURRICULUM VITAE DE VAGNER PAES