Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

domingo, 27 de outubro de 2024

Artigo – Dia do servidor público. Nada a comemorar! Roberto Ramalho é Advogado, Colunista do Portal RP-Bahia e Jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Como sempre, esse ano o governo de Alagoas só concedeu 5% de reajuste salarial para os servidores públicos alegando o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.

Sinceramente, governador, era melhor não ter concedido nada. Essa reposição além de ser uma esmola, foi pífio e desmoralizante para os servidores públicos estaduais.

A eleição para prefeitos já foi realizada e embora o seu partido político, o MDB, tenha conquistado a maioria dos municípios alagoanos, sofreu uma fragorosa derrota na capital para João Henrique Caldas, do Partido Liberal, de extrema-direita, cuja liderança ainda é do decadente genocida, autocrata e golpista Jair Messias Bolsonaro, que sofreu grande derrota nesse domingo, 27 de outubro, só elegendo três prefeitos de capital e para seu adversário político em Alagoas, Arthur Lira.

Se prepare quando for concorrer uma vaga para o senado em 2026. Vai ser muito difícil conseguir se eleger.

Assim, o feriado dos servidores públicos – 28 de outubro - será sem dinheiro para passear nas praias, sair à noite para ir a um restaurante, ou outro local aprazível, por conta da “gentileza” de Vossa Excelência, governador Paulo Suruagy do Amaral Dantas. A rigorosa planilha de controle de gastos públicos junto aos barnabés só é de fato aplicada aos servidores das áreas da Saúde e da Educação.

Já os servidores do Poder Judiciário e Poder Legislativo recebem salários mais elevados e o governador não impõe nenhum corte para eles. São os denominados duodécimos. Inclusive, os servidores do Tribunal de Contas recebem bons salários e há centenas de pessoas exercendo cargos comissionados indicados por políticos e muitos sequer comparecem ao trabalho.

Por sinal, o Tribunal de Contas de Alagoas funciona como um cabide de emprego para parentes de políticos de todos os níveis, sejam senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos.

Mesmo assim, em sinal de respeito, como o senhor é o servidor público mais importante de Alagoas, o parabenizo e desejo-lhe felicidades.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Artigo – Dia do Médico. Roberto Cavalcanti é jornalista e servidor aposentado da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Dia 18 de outubro foi comemorado o 'Dia do Médico'. Lidar com o ser humano não é coisa fácil. Mais difícil ainda é se responsabilizar pela vida de seus semelhantes, oferecendo assistência integral a quem necessita vinte e quatro horas por dia em rodízio permanente.

Os desafios da profissão em meio à pandemia de coronavírus foi bastante cansativo para a categoria e muito difícil. Além de ter de encarar a morte de frente, a maioria dos Médicos teve que sair da zona de conforto da própria especialidade para ajudar no atendimento aos pacientes infectados.

Desde o fim da Pandemia de covid-19, lamentavelmente o povo brasileiro em parte considerável  vem deixando de tomar as principais vacinas disponibilizadas no calendário vacinal, sobretudo, aquelas que afetam diretamente crianças, mulheres e idosos, como a da gripe, a própria para a proteção ao coronavírus, entre outras. É o denominado negacionismo pregado em todo o Brasil pelo ex-presidente jair Bolsonaro e seus apoiadores além das Seitas Evangélicas que espalham fake-news contra a aplicação das vacinas.

São funções específicas dos Médicos:

Dedicar ao paciente o tempo necessário ao atendimento e esclarecê-lo usando termos acessíveis á formação do servidor;

Indicar o procedimento adequado ao paciente e encaminhá-lo para tratamento, acompanhando periodicamente esse tratamento;

Recomendar internação, acompanhar a evolução e visitar servidores internados quando solicitado;

Guardar absoluto sigilo quanto às informações recebidas, anotando-as apenas no prontuário, para servirem de esclarecimento a outros profissionais;

Prescrever medicação - vale salientar que o médico, mesmo atuando numa equipe multiprofissional de saúde, é o único imbuído da função de prescrever medicações;

Emitir pareceres especializados, de acordo com sua formação profissional, quando assim solicitado pela junta médica;

Participar da junta médica, como perito especializado, quando solicitado;

Participar dos programas de promoção e prevenção disponibilizados aos servidores, junto com os outros integrantes da equipe;

Discutir, junto á equipe multiprofissional de saúde, os procedimentos, atribuições e atividades a serem desenvolvidas;

E outras, que lhe forem delegadas.

Como cirurgiões, não medem esforços, buscando, a todo custo, por meio de seus conhecimentos, dotes e habilidades manuais, do auxílio de instrumentos cirúrgicos e de uma equipe de apoio, oferecer um serviço de qualidade e eficiência, levando fé, esperança e conforto aos pacientes do Sistema Único de Saúde, assim como nos hospitais particulares, cumprindo com sua missão básica: salvar vidas!

Para atender em todo o Brasil cerca de 160 milhões de pessoas, o equivalente a 80% da população, as unidades de saúde pública espalhadas por esse país contam com apenas 56% dos aparelhos para diagnóstico e tratamento de doenças disponíveis.

Além disso, o restante está exclusivamente a serviço de clientes privados ou de planos de saúde, público que corresponde a um terço da clientela do governo. O cálculo foi feito tendo como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se houvesse seriedade e interesse por parte da classe política, teríamos uma saúde pública muito melhor. Mas os desvios de verbas, as licitações fraudulentas ou com a compra de equipamentos e insumos por parte dos governadores e prefeitos sem o devido cuidado, a vida de pessoas que precisam de tratamento médico seria muito melhor.

A regionalização é um processo fundamental para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela envolve negociações e acordos políticos entre as três esferas de governo e o desenvolvimento de estratégias e instrumentos voltados para a integração de serviços, agentes, instituições e práticas em espaços geográficos distintos, sendo destacada no Pacto pela Saúde como eixo estruturante para o fortalecimento e qualificação da gestão do SUS.

Parabéns a todos os Médicos de Alagoas, do Brasil e do Mundo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Artigo - A Publicidade ontem e hoje. Uma homenagem ao publicitário Washington Olivetto. Roberto Ramalho é Relações Públicas e Jornalista. www.ditoconceito.blogspot.com.br

Escritor e publicitário Washington Olivetto

A história da publicidade é tão antiga quanto o aparecimento do comércio. Apesar de não haver dados concretos sobre o surgimento da publicidade (data, mês, ano, século) tudo indica que ela começou a existir quando algum mercador utilizou e empregou individual ou coletivamente em relação aos seus compradores os métodos de persuasão, bajulação, astúcia, e provavelmente a malícia, com o objetivo de vender seus produtos, auferindo algum ganho ou vantagem.

Na Idade Média, com as viagens marítimas empreendidas por grandes navegadores, como Marco Polo, por exemplo, com o intuito de descobrir e conquistar novos territórios, a atividade comercial começava sua expansão. Graças à troca ainda primária de mercadorias imprescindíveis entre raças e povos diferentes, foi possível levar e trazer benefícios a milhões de seres  humanos em todos os recantos do mundo já naquele  tempo.

Com o fluxo variado de bens de consumo, principalmente de  alimentos vindos do exterior, como café, fumo, chá, condimentos, pratarias (prata, ouro, alumínio,cobre, etc), tecidos–excepcionalmente a seda -, e outros de suma  importância, tornou-se imprescindível aos comerciantes  criarem um instrumento que ajudasse a atrair demanda para  poder vendê-los.

Esse instrumento viria a surgir ainda que de uma maneira  embrionária, a partir do século XVIII, na Grã-Bretanha. Objetivando vender suas mercadorias importadas, principalmente às elites nobres e burguesas, alguns comerciantes mais ousados e inteligentes acabariam por  criar os meios necessários para fazê-lo.

Através da impressão de folhetos e folhas noticiosas, foi possível definir e enumerar as qualidades e vantagens que as mercadorias podiam oferecer ao público consumidor daquela época. Até o cartaz desempenhou extraordinário papel.

Com o advento da Revolução Industrial as indústrias manufatoreiras se expandiram rapidamente e começaram a oferecer uma quantidade cada vez maior de produtos a  população que tinha necessidade de adquiri-los. Porém, como a grande maioria não tinha conhecimento sobre a sua existência, era preciso encontrar um meio que informasse  aos consumidores da época.

Esse meio de comunicação importantíssimo surgiria finalmente no final do século XIX, em forma de jornais e  periódicos populares, acompanhando o rápido crescimento  industrial e educacional da Europa.

Com o aparecimento do Rádio no início do século, da Televisão na década de 30 nos EUA, e a partir do  desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e da sua conseqüente expansão em todos os continentes do nosso planeta, a publicidade acaba alcançando o seu auge na década de 60 com o surgimento das grandes empresas anunciantes e das agências como a Mc Erikson, por exemplo.

A partir desse momento, portanto, têm-se o desenvolvimento e o boom da publicidade, tornando-a um dos maiores e melhores veículos de comunicação existentes, contribuindo, sobremaneira, para que o consumidor seja persuadido ao consumo de bens e serviços, inclusive com o advento da Internet.

No Brasil, um dos mais destacados e premiados publicitários brasileiro, Washington Olivetto, faleceu no domingo, dia 13 do corrente mês e ano. Escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, há quatro meses, onde tratava problemas pulmonares.

O publicitário brasileiro e descendente de italianos, Washington Olivetto, ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes.

Washington Olivetto revolucionou a forma e amaneira de se fazer publicidade no Brasil como a peça publicitária em que ganharia o troféu “Leão de Ouro” no premiado Festival de Cannes, França, na década de 80 do Século XX, quando uma adolescente usa pela primeira vez um sutiã.

Olivetto foi o criador de campanhas icônicas, como a do "Garoto Bombril" e a do "Meu primeiro sutiã", da Valisère, além de ter elaborado centenas de outras peças publicitárias. O personagem -"Garoto Bombril" - falava para o público feminino sobre o produto de limpar panelas e outros utensílios domésticos como a esponja de aço Bombril.

Na década de 1980, ele fundou sua própria agência, a WBrasil, consolidando ainda mais sua influência e legado no mundo da publicidade.

Washington Olivetto também foi o único publicitário não anglo-saxão e brasileiro a ser incluído no Hall of Fame do The One Club de Nova York e a receber o prêmio Lifetime Achievement do Clio Awards, duas das mais prestigiadas honrarias no universo da publicidade mundial.

Washington Olivetto foi cremado na tarde dessa segunda-feira, dia 14 de outubro. Que Nosso Senhor Jesus Cristo acolha seu espírito numa das moradas do PAI celestial. 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Políticos FASCISTAS e NEONAZISTAS fazem manifestação contra ministros do STF. Roberto Ramalho é Jornalista e Colunista do Portal RP-Bahia

Congressistas de extrema-direita (FASCISTAS E NEONAZISTAS), saudisistas da ditadura militar implantada pelos militares e apoio de empresários da Igreja católica conservadora (evangélicos eram minoria e não tinham influência e expressividade como hoje com a a criação de seitas demoníacas que usam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo para cobrar o dízimo que não consta na Bíblia) - participaram no domingo (29.09.2024) de ato contra o ministro do STF (Supremo Trubunal Federal) Alexandre de Moraes, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Durante o evento, o deputado NEONAZISTA Marcel Van Hatten (Novo) disse que yodos os ministros do STF deveriam sofrer impeachment.

A manifestação teve a participação da nata FASCISTA E NEONAZISTA com a presença dos principais aliados do deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à prefeitura da capital mineira.

Estiveram presentes os deputados Marcel Van Hatten (Novo), Nikolas Ferreira (PL), Bia Kicis (PL), Cristiano Caporezzo (PL) e Evair de Melo (PP), além dos senadores Magno Malta (PL), Eduardo Girão (Novo) e Cleitinho (Republicanos).

Todos esses parlamentares praticam Fake-News e discurso de ódio e deveriam sofrer punições severas e serem investigados pela Polícia Federal

Parte do conteúdo dessa matéria foi extraída da reportagem do Site de extrema-direita Poder360.

 oi