Vacinação contra vírus da família Influenza e contra o Sarampo será nesse sábado dia 30 de abril - “Dia D”, e acontecerá em todo o Brasil. Roberto Cavalcanti é jornalista e servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. www.ditoconceito.blogspot.com.br
O Dia D das campanhas será em 30 de abril e a imunização dos públicos vai acontecer em duas etapas, com previsão de término para o dia 3 de junho. Em Alagoas, o objetivo é vacinar um total de um milhão de pessoas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as equipes da Gerência de Imunizações estarão mobilizadas neste sábado (30), com a realização do Dia D de Vacinação contra as doenças, no horário das 8h às 16h30.
Locais da vacinação em Maceió
A aplicação de doses das vacinas será disponibilizada em 15 unidades de saúde e em outros cinco pontos fixos de vacinação: Shopping Maceió (9h às 21h), Shopping Pátio (15h às 21h), Loja Carajás (9h às 16h), Praça do Osman Loureiro (9h às 16h) e CAT Praia (10h às 21h). Com exceção do CAT Praia, em todos os pontos será antecipada a imunização de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, tanto para a campanha de seguimento para o Sarampo quanto da Influenza. A imunização contra o Sarampo também ocorre de forma simultânea e, nesta segunda fase, vai atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). As contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.
A população para ser imunizada deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto. Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.
A circulação do H3N2 no Brasil não é nenhuma novidade. O vírus H3N2 circula no país há bastante tempo. O que acontece é uma sazonalidade, por isso em todo mês de setembro um grupo se reúne na Organização Mundial de Saúde (OMS) para entender qual é o vírus que está circulando, principalmente no hemisfério Norte, e isso replica no Brasil.
A imunização contra o vírus está na vacina da gripe. A vacina já vem com uma composição que abrange esses tipos de life vírus [vírus vivo] que são específicos para a imunização, a vacina já tem o H1N1, o H3N2 e tem também influenza B.
Não podemos dizer que vamos ter [o H3N2] exatamente da mesma maneira [no Brasil], lembrando que há um inverno muito mais intenso na América do Norte, embora estejamos num Brasil tropical que já está na época das estações de outono e posteriormente inverno.
Portanto, é necessário que todos possam se vacinar. Não acreditem naqueles que são contra a vacinação. Eles são denominados de ‘negacionistas’, sobretudo os seguidores e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, embora o Ministério da Saúde apoie e participe diretamente do processo de vacinação.
Vacina protege! Vacina salva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário