Economistas reduzem previsão de alta do PIB em 2020 e vendas deverão ter queda. Natal de 2020 terá pior volume de vendas dos últimos dez anos. Jornalista Roberto Ramalho. www.ditoconceito.blogspot.com.br
Economistas do mercado financeiro reduziram suas previsões para o crescimento da economia brasileira neste ano e também no próximo, revelou o Banco Central.
Por causa da pandemia causada pelo coronavírus, o crescimento do PIB deverá ser negativo esse ano. O mercado reduziu sua previsão para menos 4,35%, podendo chegar a 5,5%.
Para 2021 a previsão é de uma pequena recuperação, podendo o PIB chegar a atingir 2,10%.
Com a proposta do orçamento de 2021 ainda a ser definida, o governo está prevendo um crescimento da economia por volta de 3% a 4% no ano que vem.
A revisão nas estimativas do mercado para o crescimento da economia acontece após a divulgação do resultado do 3º trimestre deste ano, divulgado pelo IBGE, que registrou um leve crescimento da economia após queda nos dois primeiros trimestres do ano
Como muitos consumidores devem poupar quase a metade do 13º salário, tudo leva a crer que o comércio deverá vender abaixo do previsto nesse Natal e na passagem do Ano Novo. Muitos consumidores estão cautelosos, principalmente porque janeiro é o mês de pagar impostos e comprar material escolar.
Durante o Black Friday a indústria e comércio conseguiram vender razoavelmente, sobretudo pelo e-commerce (comércio eletrônico).
E visando atrair os consumidores – mesmo antes do Natal -, os Shoppings Centers de Alagoas, e o comércio em geral já estão iniciando promoções e liquidações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário