Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020


Surto de Coronavírus (Covid 19 ou 2019 n-CoV)) leva Ministério da Saúde a antecipar vacinação contra gripe. Roberto Ramalho, jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

Prevista para começar apenas em abril, a campanha de vacinação contra todos os tipos de vírus da família Influenza foi antecipada para o dia 23 de março.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em uma entrevista coletiva em São Paulo, local em que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no país.

Afirmou o ministro Mandetta: "Por que fazer a campanha? Por que recomendar a vacina? Se essa vacina me dá cobertura, ela deixa protegido contra essas cepas de influenza o sistema imunológico de 80% daqueles que tomam. [São] Essas cepas virais que estão circulando e que são milhares de vezes mais comuns que o coronavírus", explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta na entrevista coletiva em São Paulo.

Mandetta completou: "As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde".

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra outros tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Portanto, dia 23 de março, é importante que os que tiverem de ser vacinados compareçam. Os vírus Influenza são mais perigosos e mais agressivos do que o Coronavírus. A letalidade é muito maior.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020


Estado poderá pagar rateio dos professores até sexta-feira se Assembleia Legislativa aprovar a matéria em tempo recorde. Roberto Ramalho, jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

O projeto de lei governamental que dispõe sobre o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com os servidores em efetivo exercício no magistério da educação básica está entre os principais itens da pauta, após a leitura do Plano de Governo para o exercício de 2020.

O Parlamento alagoano retomou os trabalhos nesta terça-feira, 18, às 9 horas. O retorno das atividades da ALE acontece por meio de sessão solene de abertura dos trabalhos da 2ª sessão Legislativa da 19ª legislatura.

Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor recebeu o governador do Estado, Renan Filho.

Durante a solenidade, falando sobre a educação, o governador Renan Filho apelou ao Parlamento para que aprove esta semana o projeto de lei que autoriza o rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) entre os profissionais do magistério em atividade no Estado.

O projeto de lei foi encaminhado à Casa no último dia 13 de fevereiro.

Como esse ano é de eleições, acredito que todos se esforçarão para aprovar a matéria.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020


Ministério da Saúde lança campanha contra sarampo e alerta para o risco de não vacinação. Roberto Ramalho é jornalista e servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

www.ditoconceito.blogspot.com.br

O Ministério da Saúde lançou ontem (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

De acordo com a pasta da Saúde, a meta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. O período de vacinação começou na segunda-feira, dia 10 de fevereiro e vai até 13 março.

No dia 15 de fevereiro será realizado o "Dia D" de mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos.

De acordo com o ministério da Saúde, foram enviadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados.  O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo o órgão federal.

Faz-se necessário que as pessoas tomem consciência que o Sarampo é um vírus muito contagioso e mata.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Surto de coronavírus afeta produção de eletrônicos no Brasil e aumento de preços será inevitável, sobretudo televisores, computadores, notebooks e celulares. Roberto Ramalho, jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostra que 52% dos industriais entrevistados já têm problemas com o recebimento de materiais, componentes e insumos da China.

Segundo a pesquisa, o início de escassez estaria concentrado, principalmente, entre as fabricantes de produtos da área de Tecnologia da Informação, que reúne equipamentos como celulares e computadores.

A Abinee ouviu cerca de 50 indústrias das diversas áreas do setor eletroeletrônico no dia 5 de fevereiro de 2020.

De acordo com a pesquisa, o desabastecimento é consequência direta da paralisação de diversas fábricas na China em face aos esforços do governo chinês para conter a epidemia de coronavírus no país.
Segundo a Abinee, caso a situação persista, 22% das empresas pesquisadas sinalizam que deverão paralisar a produção já nas próximas semanas.
A China é a principal origem das importações de componentes do Brasil, totalizando US$ 7,5 bilhões em 2019, o que representa 42% do total.