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Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Artigo - O dia do Relações Públicas. Roberto Ramalho é Jornalista, Relações Públicas e Colunista do Portal RP-Bahia.

Noções Gerais

Hoje é comemorado o “Dia do Profissional de Relações Públicas”. A profissão de Relações Públicas surgiu com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa. Na virada do século XX jornalistas denominados simplesmente de "sensacionalistas" estavam colocando o público contra os ricos e também contra os poderosos monopólios industriais que comandavam praticamente tudo naquela época.

Resumo histórico

Antigas firmas de Relações Públicas combatiam a publicidade ruim publicando nos principais jornais histórias positivas sobre seus clientes. E foi exatamente um conhecidíssimo jornalista daquela época, como Ivy Lee, que usou os primeiros comunicados à imprensa para transmitir aos jornais "os fatos" sobre seus clientes incompreendidos, justamente as empresas de transportes ferroviários e de tabaco, bem como a poderosa Standard Oil, de J. D. Rockfeller.

Foi assim que Ivy Lee e outros se tornaram tão bons em esconder, até mesmo, os piores pecados corporativos que profissionais de Relações Públicas ganharam a reputação de "manipuladores da informação". Assim, muito tempo se passou desde a época de Ivy Lee.

Dessa forma, rotular os profissionais de Relações Públicas atuais de desonestos seria totalmente ignorar o quanto persuasivo e importante o trabalho desses profissionais se tornou para pessoas e organizações de todos os tamanhos e tipos.

O que é atividade de Relações Públicas?

Conforme o decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968, que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967):

A atividade de relações públicas é “o esforço deliberado, planificado e contínuo para esclarecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada”. 

O que faz um profissional de Relações Públicas?

Segundo o Site www.casperlibero.edu.br o profissional de Relações Públicas promove comunicação e relacionamento entre seus clientes e diversos públicos, como funcionários das organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Atividades de Relações Públicas

De acordo com os Sites do Conferp e do Guia do Estudante, o profissional formado em Relações Públicas está apto a desempenhar funções estratégicas e de rotina que vão desde planos de comunicação e gestão de crises até a criação ou gestão de canais de comunicação interna (funcionários e fornecedores), a promoção de eventos e treinamento de equipes e gestores. Além disso, esse profissional pode promover os serviços de atendimento ao consumidor em busca de melhoria nos produtos e serviços prestados pela empresa.

Segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002, algumas atividades são privativas às Relações Públicas: 

  • planejar, implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa, empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação para a opinião pública;
  • esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização;
  • mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação;
  • desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem;
  • intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

Para simplificar o entendimento, abaixo uma lista das principais atividades profissionais do RP.

  • Comunicação institucional – Criar canais de comunicação, produzir conteúdos e divulgar informações e as políticas da organização para funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.
  • Atenção ao cliente – Criar estratégias para melhor atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.
  • Eventos – Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
  • Pesquisa de opinião – Coletar informações sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de comunicação.
  • Planejamento estratégico – Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.
  • Projetos institucionais – Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
  • Redes Sociais – Planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.
  • Relações governamentais – Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

Conclusão

  • Concluindo, o profissional de Relações Públicas na atualidade se tornou importante, também, para os pequenos negócios, universidades e organizações sem fins lucrativos, como ONGs, por exemplo, e não apenas para as grandes empresas multinacionais, nacionais, do ramo farmacêutico, imobiliário, bancos, assim como de governos.

O profissional de Relações Públicas tem em seu Curriculum Vitae não só disciplinas relacionadas ao campo da comunicação, mas, também, em relação à área da Administração.

Ele sim é que deveria ser reconhecido pelo Congresso Nacional e pelos governos federal, estaduais e municipais como o verdadeiro profissional responsável pela ética profissional e boa prática do Lobby. Como se sabe, o Lobby não é visto como uma prática saudável em nosso país.

A atividade está devidamente regulamentada e legalizada por meio de uma resolução do Conselho Federal da entidade.

Fontes:

Site Google

Decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968, que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967)

Site do Conferp e Guia do Estudante.

Site da Faculdade Casper Líbero - www.casperlibero.edu.br

Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002.

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