Artigo - O dia do Relações Públicas. Roberto Ramalho é Jornalista, Relações Públicas e Colunista do Portal RP-Bahia.
Noções Gerais
Hoje é comemorado o “Dia do Profissional de
Relações Públicas”. A
profissão de Relações Públicas surgiu com o desenvolvimento dos meios de
comunicação de massa. Na virada do século XX jornalistas denominados
simplesmente de "sensacionalistas" estavam colocando
o público contra os ricos e também contra os poderosos monopólios industriais
que comandavam praticamente tudo naquela época.
Resumo histórico
Antigas firmas de Relações Públicas combatiam
a publicidade ruim publicando nos principais jornais histórias positivas sobre
seus clientes. E foi exatamente um conhecidíssimo jornalista daquela época,
como Ivy Lee, que usou os primeiros comunicados à imprensa para
transmitir aos jornais "os fatos" sobre seus
clientes incompreendidos, justamente as empresas de transportes ferroviários e
de tabaco, bem como a poderosa Standard Oil, de J. D. Rockfeller.
Foi assim que Ivy Lee e outros se
tornaram tão bons em esconder, até mesmo, os piores pecados corporativos que
profissionais de Relações Públicas ganharam a reputação de "manipuladores
da informação". Assim, muito tempo se passou desde a época de Ivy
Lee.
Dessa forma, rotular os profissionais de Relações
Públicas atuais de desonestos seria totalmente ignorar o quanto persuasivo
e importante o trabalho desses profissionais se tornou para pessoas e
organizações de todos os tamanhos e tipos.
O que é atividade de Relações Públicas?
Conforme o decreto nº 63.283, de 26 de
setembro de 1968, que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº
5.377, de 11 de dezembro de 1967):
A atividade de relações públicas é “o esforço
deliberado, planificado e contínuo para esclarecer e manter compreensão mútua
entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja
direta ou indiretamente ligada”.
O que faz um profissional de Relações
Públicas?
Segundo o Site www.casperlibero.edu.br o profissional de Relações Públicas promove
comunicação e relacionamento entre seus clientes e diversos públicos, como
funcionários das organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa,
comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Atividades de Relações Públicas
De acordo com os Sites do Conferp e do Guia
do Estudante, o
profissional formado em Relações Públicas está apto a desempenhar funções
estratégicas e de rotina que vão desde planos de comunicação e gestão de crises
até a criação ou gestão de canais de comunicação interna (funcionários e
fornecedores), a promoção de eventos e treinamento de equipes e gestores. Além
disso, esse profissional pode promover os serviços de atendimento ao consumidor
em busca de melhoria nos produtos e serviços prestados pela empresa.
Segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de
agosto de 2002, algumas atividades são privativas às Relações Públicas:
- planejar,
implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa,
empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas
organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação
para a opinião pública;
- esclarecer
aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização;
- mediar
os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de
canais de comunicação;
- desenvolver
e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem;
- intermediar
as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva.
Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles
atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.
Para simplificar o entendimento, abaixo uma
lista das principais atividades profissionais do RP.
- Comunicação
institucional – Criar canais de
comunicação, produzir conteúdos e divulgar informações e as políticas da
organização para funcionários, fornecedores, clientes, governo e
comunidade.
- Atenção
ao cliente – Criar estratégias para
melhor atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o
objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços
prestados pelas empresas.
- Eventos
– Organizar palestras,
exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da
empresa.
- Pesquisa
de opinião – Coletar informações
sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de
comunicação.
- Planejamento
estratégico – Traçar a estratégia de
relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os
fornecedores, a concorrência e os consumidores.
- Projetos
institucionais – Analisar pedidos,
apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua
adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
- Redes
Sociais – Planejar e produzir
conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.
- Relações
governamentais – Elaborar planejamento
estratégico das ações de relacionamento com o governo.
Conclusão
- Concluindo,
o profissional de Relações Públicas na atualidade se tornou
importante, também, para os pequenos negócios, universidades e
organizações sem fins lucrativos, como ONGs, por exemplo, e não apenas
para as grandes empresas multinacionais, nacionais, do ramo farmacêutico,
imobiliário, bancos, assim como de governos.
O profissional de Relações Públicas tem em
seu Curriculum Vitae não só disciplinas relacionadas ao campo da comunicação,
mas, também, em relação à área da Administração.
Ele sim é que deveria ser reconhecido pelo
Congresso Nacional e pelos governos federal, estaduais e municipais como o
verdadeiro profissional responsável pela ética profissional e boa prática do
Lobby. Como se sabe, o Lobby não é visto como uma prática saudável em nosso
país.
A atividade está devidamente regulamentada e legalizada
por meio de uma resolução do Conselho Federal da entidade.
Fontes:
Site Google
Decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968,
que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº 5.377, de 11 de
dezembro de 1967)
Site do Conferp e Guia do Estudante.
Site da Faculdade Casper Líbero - www.casperlibero.edu.br
Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002.

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