domingo, 17 de julho de 2016

CSA empata no sufoco com Parnahyba-PI em 1 x 1 e classifica-se para a próxima fase. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

A partida entre CSA e Parnahyba-PI teve dois momentos distintos: o time piauiense foi melhor no 1° tempo e o azulão impôs seu ritmo de jogo com garra e determinação no 2° tempo.

A prova inequívoca disso foi que o time foi vaiado no final do primeiro tempo quando estava perdendo por 1 x 0 e aplaudido no segundo tempo quando empatou e teve maior posse de bola e controle da partida.

De certa maneira o resultado foi bom para o CSA que não arriscou levar um gol de contra-ataque, o que poderia ser fatal para o time.

A partida foi muito tensa e o resultado terminou sendo satisfatório para as duas equipes.

O Tubarão, como também é conhecido o time do Piauí, surpreendeu os donos da casa, no Rei Pelé, e abriu o placar no primeiro tempo, com Augusto. 

O time azulino precisou jogar muito e empatou na etapa final, com Leandro Cardoso. 

E, ao longo dos minutos finais, o nervosismo tomou conta da torcida azulina, apreensiva, e torcendo para que o jogo acabasse logo.

Ao final do jogo, com muito sofrimento, os dois times garantiram vaga no mata-mata com o resultado de 1 a 1. 

As duas equipes terminaram beneficiadas pelo empate surpreendente entre Central e Guarani-CE, também por 1 x 1, em Caruaru.

Ficha técnica de CSA 1 x 1 Parnahyba-PI. Campeonato Brasileiro – Série D (6ª rodada – Grupo A6).

Local: Estádio Rei Pelé, Maceió/AL.

Data: 17/07 (domingo).

Hora: 18h.

Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (CBF-MG).

Auxiliar 1: Kildenn Tadeu Morais de Lucena (CBF-PB).

Auxiliar 2: José Maria de Lucena Netto (CBF-PB).

Gols: CSA (3-Leandro Cardoso aos 2' do 2T) e Parnahyba-PI (11-Augusto aos 33' do 1T).

CSA: 1-Jeferson. 2-Denílson. 3-Leandro Cardoso. 4-Douglas Marques. 6-Rayro. 5-Panda. 8-Everton Heleno. 7-Cleyton. 10-Bismarck (15-Marcos Antônio aos 20' do 2T). 11-Jeferson Maranhense (9-Marcelo Nicácio aos 46' do 1T / 20-Azul aos 6' do 2T). 19-Jônatas Obina. Técnico: Oliveira Canindé.

Banco CSA: 12-João Paulo, 13-Kelvin, 14-Cleidson Camutanga, 15-Marcos Antônio, 16-Cassiano, 17-Washington, 18-Kattê, 20-Azul, 9-Marcelo Nicácio.

Parnahyba-PI: 1-Fábio. 2-Thiago Granja. 3-Gilmar Bahia. 4-Gasolina. 6-Rian. 5-Ramón. 7-Idelvando. 10-Capela. 8-Márcio Tarrafas (17-Cassiano aos 17' do 2T). 11-Augusto (15-Carlinhos aos 43' do 2T). 9-Ricardo Oliveira (18-Puxinha aos 34' do 2T). Técnico: Fernando Tonet.

Banco Parnahyba-PI: 12-Ribamar, 13-Renan, 14-Luciano, 15-Carlinhos, 17-Cassiano e 18-Puxinha. 

sábado, 16 de julho de 2016

Governo sufoca tentativa de golpe na Turquia. Número de mortos chega a 265. Oficiais golpistas foram presos e são expulsos das Forças Armadas. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O presidente turco disse que tentativa de golpe fracassou e que foi um ato de traição ao país. Recep Tayyip Erdogan prometeu uma limpeza no Exército. 

E já começou com a expulsão de 29 coronéis e cinco generais acusados de conspiração.

Mais de dois mil militares foram detidos após tentativa de golpe na Turquia.

De acordo com o governo mais de 200 pessoas morreram na ação. Segundo o primeiro-ministro, 104 insurgentes estão entre as vítimas. As ações também deixaram mais de 1,4 mil feridos. Cento e sessenta e uma pessoas morreram lutando pela democracia que o primeiro-ministro do país chamou de mártires. 

Ao menos oito integrantes das Forças Armadas turcas pediram asilo na Grécia, onde chegaram de helicóptero e foram detidos. O Ministério grego das Relações Exteriores exigiu a extradição imediata deles.

O governo de Ancara informou que a situação está sob controle. Brasileiros ouvidos por diversas redes de televisão e rádios do Brasil e que vivem em cidades como Ancara e Istambul relataram que o clima está mais calmo neste sábado.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Turquia, urgente! Militares contrários ao atual governo turco anunciam que tem o controle do país. Primeiro-ministro diz que governo permanece no poder. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

Unidades militares da Turquia anunciaram que tomaram o controle do país, num golpe contra o governo do Presidente Erdogan

Exército turco afirma que tomou o poder em todo o país. Os militares declararam, esta sexta-feira, que o Governo perdeu a legitimidade.

Os militares que estão contra o governo anunciaram que os civis foram informados que a lei marcial foi imposta e que eles devem retornar para suas casas. 

Não está claro ainda quais unidades militares participam do golpe e quais estão contra. 

Unidades militares golpistas tomaram o controle do aeroporto internacional Ataturk em Istanbul, e os canais de comunicação Twitter, Facebook e o canal estatal de televisão foram bloqueados.

Já teria havido confronto entre tropas leais ao presidente Tayyip Erdogan e rebeldes contrários ao seu governo.

Um caça - que ninguém ainda sabe ao certo de que lado estaria - derrubou um helicóptero.

Segundo a Euronews, o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, fez um apelo para que a população venha para a rua para fazer frente ao golpe de Estado.

E é justamente o que está acontecendo pelas imagens transmitidas por redes de televisão como a BBC e a CNN.

Os golpistas decretaram o recolhimento obrigatório e o estado de emergência em todo o país. Asseguram que as relações diplomáticas serão mantidas.

As agências de notícias - Reuters, AFP, AP - afirmam que fontes militares ligadas à operação contra o governo disseram que tomaram conta do poder em nome da ordem democrática, dos direitos humanos e contra a corrupção.

Segundo as principais agências noticiosas e as emissoras de televisão locais, militares com veículos pesados teriam bloqueado ao fim do dia as duas pontes sobre o Bósforo, que liga a parte oriental a parte ocidental da cidade.

O trânsito foi interrompido na Ponte Sultão Fatih Mehmet e na Ponte do Bósforo, segundo a agência noticiosa turca Dogan News.

Testemunhas citadas pela agência Reuters dizem ter ouvido tiros na capital, Ancara, e que aviões militares e helicópteros sobrevoam a cidade. Há notícias de eventos semelhantes em Izmir. Anteriormente, o primeiro-ministro turco Binali Yildirim tinha reconhecido a existência de uma tentativa de Golpe de Estado.

Declarou ele: “Algumas pessoas tentaram uma ação ilegal em desobediência à hierarquia militar”, em declarações divulgadas pelo canal privado de televisão NTV.

E completou afirmando: “O governo eleito pelo povo permanece no cargo. Este governo só sairá quando o assim povo decidir”, acrescentando que os golpistas pagarão o mais alto preço.

As emissões da Euronews e da TRT (Rádio e Televisão da Turquia) foram retiradas do ar. Já as redes sociais permanecem bloqueadas.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Caminhão atinge multidão em festa do Dia da Bastilha em Nice, mata 30 pessoas e fere mais de 100. Governo francês acredita em atentado terrorista. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Segundo a rede de TV local 'BFM', pelo menos 30 pessoas morreram e outras cem ficaram feridas na cidade do Sul da França, e o número tende a aumentar.

O governo acredita que tenha sido um atentado terrorista. Há relatos de trocas de tiros entre os ocupantes do caminhão e a polícia.

De acordo com a imprensa francesa, o veiculo que estava em alta velocidade entrou na área fechada em uma avenida litorânea da cidade por volta das 22h30, no horário local, onde as pessoas esperavam a queima de fogos e causou dezenas de mortos e de feridos. O motorista do veículo foi morto pela polícia.

Um jornal francês informou que um de seus repórteres acompanhava a celebração e relatou que um número muito grande de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se foi um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.

O prefeito da cidade afirmou em seu Twitter que o acidente parece ter matado dezenas de pessoas e recomendou que todos os habitantes fiquem em suas casas.

A França sofreu diversos atentados recentemente que matou centenas de pessoas praticado pelo Estado Islâmico.

Mais uma vez os terroristas agem sobre pessoas inocentes e que nada tem com a ação das autoridades francesas no combate ao terrorismo, sobretudo no Iraque e na Síria.
Rodrigo Maia assume presidência da Câmara e se compromete a ajudar na aprovação de medidas impopulares. 

Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas e colunista do portal RP-Bahia

Após vencer na madrugada dessa quinta-feira seu adversário Rogério Rosso no 2º turno e ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, com o apoio e voto do partidos denominados de esquerda: PT, PDT, PCdoB, do PR e PTN e com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, - Maia recebeu 285 votos, contra 170 para Rosso; houve 5 votos em branco - ele irá suceder a Eduardo Cunha e ficará no cargo até o fim de janeiro.

Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio dos partidos ditos de esquerda e daí pode comemorar sua vitória. 

Novo presidente da Câmara deve trabalhar junto do governo Temer para passar as propostas da nova equipe econômica para o combate à recessão no país. 

Ele também afirmou que não vai perseguir ou ajudar Eduardo Cunha.

Falando em nome do governo, Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, disse que Rodrigo Maia tem condições de pacificar a Câmara dos Deputados. Ele afirma não ter dúvidas de que haverá avanços na votação de projetos que enfrentam a recessão econômica.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Governo de Alagoas demora em encaminhar projeto que reajusta servidores a ALE e causa revolta e indignação.
 
Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia, o maior e melhor da América Latina em Comunicação e Relações Públicas.

E o reajuste dos servidores públicos? Quando será que o excelentíssimo Senhor Governador encaminhará a mensagem para a ALE?

Os servidores estão esperando um gesto de grandeza de Renan Filho.

As reuniões que a equipe econômica e de gestão está fazendo com lideranças sindicais já deveria ter acontecido no início do ano, e não agora, para que no mês de maio o governo de Alagoas encaminhasse o projeto de lei reajustando todo o funcionalismo.

Enquanto isso, mesmo com um déficit fiscal de R$ 170 bilhões para o corrente ano, os servidores públicos federais estão enchendo seus bolsos de dinheiro com os aumentos que o governo federal está dando.

O Senado aprovou reajustes para TCU, AGU, BC e agências reguladoras. Senadores também deram reajuste para professores e servidores da Câmara. Todos os projetos seguem para sanção do presidente interino Michel Temer, que deverá sancionar todos.

Em Alagoas, o governo do estado está desrespeitando a lei que criou a data base, em 2011, e ainda não encaminhou o projeto de Lei reajustando o salário dos servidores.

Até a presente data (13.07.2016) o que existe de concreto é muita conversa com os movimentos que representam os servidores públicos e proposta de reajuste que é bom, nada!

O pior de tudo é que algumas categorias de servidores públicos ainda não possuem seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários, sobretudo os da área da saúde.

Os servidores da Uncisal aguardam há dez anos que a matéria seja enviada a ALE, aprovada pelos parlamentares e sancionadas pelo governador Renan Filho.

Espera-se que o governo de Alagoas possa conceder um reajuste que traga um mínimo de satisfação para os servidores públicos. 

Tudo está muito caro, mesmo com a crise afetando setores do comércio, da indústria e de serviços. Os servidores do Estado de Alagoas que sofram as consequências.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Artigo - Os preços dos alimentos, o IBGE, o SPC, o governo Temer, a inflação e a defasagem salarial dos servidores públicos. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que os preços desaceleraram no Brasil em junho, com uma variação de 0,35%, menos da metade da do mês passado, e acumula 8,84% na medição a doze meses. Os dados oficiais foram divulgados na sexta-feira (8).

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação, que em maio foi de 0,78%, somou 4,42% no primeiro semestre 2016, e já se aproxima da meta anual de 4,5%. 

No primeiro semestre do ano passado, os preços acumularam uma alta de 6,17%.

De acordo com o órgão, os preços desaceleraram no Brasil em junho, com uma variação de 0,35%, menos da metade da do mês passado, e acumula 8,84% na medição a doze meses, segundo dados oficiais divulgados na sexta-feira (8).

O aumento dos preços em junho foi puxado pelo custo dos alimentos e das bebidas, que subiram 0,71%, e da saúde, que aumentou 0,83%.

Embora o IBGE esteja afirmando que o preço dos alimentos estejam desacelerando, o preço de alguns alimentos essenciais na mesa do povo brasileiro está subindo de maneira vertiginosa, como o caso do feijão carioquinha ou mulatinho, do arroz, do leite e seus derivados e algumas frutas, legumes e ortaliças.

Até o presente momento a única atitude tomada pelo governo Temer foi mandar importar feijão. Porém, o preço nas gôndolas dos supermercados ainda não baixou. Além do feijão, o preço do arroz, do frango, do leite e do café estão disparando e ficando fora de controle do governo.

E muitos produtos já estão faltando nas gôndolas dos supermercados, como o arroz, por exemplo. Tudo indica que estão estocando para aumentar ainda mais os preços.

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tudo está sob controle. Para ele se justifica pelo salário que recebe, o que se traduz no poder de compra.

Enquanto isso a média salarial dos brasileiros diminuiu e muito. Servidores públicos estaduais estão com seus salários defasados e em Alagoas não é diferente.

Somente servidores dos poderes legislativo e judiciário estão recebendo salários corrigidos pela inflação e com ganho real.

E o número de inadimplentes cresceu em todo o País. Em números absolutos, o SPC estima que aproximadamente 59,1 milhões de pessoas terminaram o primeiro semestre de 2016 com alguma conta atrasada.

Segundo a entidade representativa do comércio, os brasileiros da faixa dos 30 anos são os que mais devem. O órgão informa, ainda, que mais da metade da população com idades de 30 a 39 anos terminou o último semestre na lista de devedores. A região Nordeste segue com a maior variação do número de pessoas inadimplentes. A alta no mês de junho foi de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os destaques vão para ss contas de serviços de comunicação, como telefone, TV por assinatura e internet, que estão entre as mais atrasadas. Em seguida estão as dívidas referentes as contas de água e luz.

O desemprego no Brasil já chegou a casa de 12 milhões, um absurdo! Só sabe o que é ficar desempregado quem já passou por isso. O sofrimento é muito grande.

Em Alagoas, o governo do estado está desrespeitando a lei que criou a data base, em 2011, e ainda não encaminhou o projeto de Lei reajustando o salário dos servidores.

Até o momento o que existe de concreto é muita conversa com os movimentos que representam os funcionários públicos e proposta de reajuste que é bom, nada!

O pior de tudo é que algumas categorias de servidores públicos ainda não possuem seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários, sobretudo os da área da saúde.

Espera-se que o governo de Alagoas possa conceder um reajuste que possa trazer um mínimo de satisfação para os servidores públicos. 

Tudo está muito caro, mesmo com a crise afetando setores do comércio, da indústria e de serviços.

E o povo brasileiro e, em especial, os servidores do Estado de Alagoas, que sofram as consequências.