quarta-feira, 15 de junho de 2016

Tite é confirmado como o novo técnico da seleção brasileira de futebol. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Após uma longa conversa na noite de ontem com Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e ainda não confirmado, somente após ouvir sua família e amigos, finalmente Tite aceitou o convite da entidade e a partir de agora com a demissão de toda comissão técnica anterior, comandada pelo ex-treinador Dunga, deverá comandar o selecionado brasileiro de futebol.

Adenor Leonardo Bachi, de 55 anos, o Tite, gaúcho de Caxias do Sul, recebeu a missão de substituir Dunga, demitido após a eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário. A confirmação foi de Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, em coletiva nesta terça-feira. A CBF ainda não soltou o comunicado oficial, mas está tudo certo para ele assumir o Brasil.

Embora sua experiência profissional tenha sido somente treinando times de futebol, Tite conquistou vários títulos ao longo de sua carreira, entre eles os principais comandando o Corinthians: Copa Libertadores de 2012 e Mundial Interclubes também em 2012.

Títulos em toda carreira

A primeira conquista de Tite como treinador foi em 1993, quando levou o desconhecido Veranópolis ao título do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. 

No Rio Grande do Sul, conquistou mais títulos, como o Estadual pelo Caxias em 2000 e no Grêmio, o Gauchão de 2001 e a Copa do Brasil no mesmo ano. No Internacional de Porto Alegre ganhou a Copa Sul-Americana (2008), o Estadual (2009) e a Copa Suruga (2009). 

Mas, realmente o grande trabalho de Tite como treinador foi, sem dúvida nenhuma, no Corinthians. 

Durante suas três passagens, conquistou os títulos mais importantes da história do clube paulista. Venceu um Campeonato Paulista (2013), dois Campeonatos Brasileiro (2011 e 2015), uma Copa Libertadores (2012) e um Mundial de Clubes da Fifa (2012), bem como a Recopa Sul-Americana (2013).

Resta saber se a frente da seleção brasileira poderá resgatar a dignidade ao povo brasileiro, tão abalado pela goleada sofrida na Copa do Mundo de 2014, quando foi derrotada pela seleção alemã por 7 x 1, em pleno Maracanã.

Recentemente o time perdeu para o Peru na 1ª fase da Copa América Centenária por 1 x 0, sendo eliminada precocemente.

Seja bem-vindo Tite e que sua passagem pela seleção brasileira possa ser vitoriosa.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Conselho de Ética da Câmara aprova processo que pede a cassação do presidente afastado Eduardo Cunha. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

O Conselho de Ética da Câmara aprovou por 11 votos a nove o processo que pede a cassação do presidente afastado Eduardo Cunha. 

O voto da deputada Tia Eron, do PRB da Bahia, foi decisivo. E como foi. Quando a sociedade esperava que ela desse seu voto contra a cassação de Eduardo Cunha, ela surpreendeu a todos favorável ao parecer do relator pela cassação.

Com a aprovação do relatório de Marcos Rogério, a defesa de Cunha tem um prazo de cinco dias úteis para recorrer. Em seguida, o processo segue para o plenário da Câmara. 

Só haverá uma punição definitiva ao peemedebista com o voto de ao menos 257 dos 513 deputados.Eduardo 

Cunha é acusado de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas no depoimento à CPI da Petrobras. 

O advogado de Cunha afirmou, após o fim da sessão que aprovou o parecer que pede a cassação do parlamentar, que irá pedir sua anulação.

Se hoje a votação não tivesse sinalizado favorável a cassação do deputado Eduardo Cunha, a nossa capenga democracia estaria ameaçada.

Há muito tempo que os militares querem e desejam uma intervenção, porém, alguns membros influentes da caserna ainda esperam que o País possa avançar em termos institucionais.

domingo, 12 de junho de 2016

Estado Islâmico assume autoria do ataque a boate gay nos EUA, mas familiares negam que autor tenha ligação com o grupo islâmico. Autoridades americanas ainda não confirmaram a versão.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O grupo Estado Islâmico acaba de informar que participou diretamente do ataque a boate gay, onde um de seus membros atirou e matou 50 pessoas.

A informação sobre a autoria do ataque é da agência de notícias Amaq, ligada aos jihadistas. Massacre deixou 50 mortos e mais de 50 feridos. 

Omar Mateen, suspeito de ter cometido o ataque, foi morto pela polícia. Porém, familiares dizem que atirador era homofóbico e negaram que ataque tenha motivação religiosa. 

E o Papa Francisco condenou o massacre em boate gay nos EUA. O pontífice afirmou ter 'o mais profundo sentimento de horror e condenação'.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que 'o coração dos italianos está com os irmãos americanos'. 

E o presidente da França, François Hollande, expressou 'todo o suporte da França e das autoridades do país às vítimas e familiares'. 

Também o presidente dos EUA, Barack Obama, se manifestou e classificou o atentado a boate gay como 'ato de terrorismo e de ódio'. O presidente dos EUA também ressaltou que este é um dia triste para a comunidade LGBT. 

Até o momento, o massacre deixou 50 mortos e outros 53 feridos em Orlando.

As autoridades americanas ainda não confirmaram a versão. O atentado desse domingo foi o maior após os de 11 de setembro onde as duas torres gêmeas foram derrubadas em Nova York, por aviões de passageiros.
Atirador entra em boate gay, mata 50 pessoas e é morto pela Polícia. Há dezenas de feridos.

Roberto Ramalho é jornalista. Com Agências Internacionais

Atirador abriu fogo na casa noturna Pulse, em Orlando. Após o atentado, assassino tentou escapar, voltou a boate, fez reféns, mas acabou morto pela polícia.

Autoridades de Orlando afirmaram na manhã deste domingo (12) que 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque a uma boate voltada ao público LGBT em Orlando, na Flórida

O prefeito da cidade, Buddy Dayer, lamentou dar a notícia de que o número de mortos é maior que o estimado anteriormente.

O agressor também morreu durante a troca de tiros com a polícia. 

De acordo com a Agência de Notícias Britânica Reuters, como o invasor poderia assassinar mais pessoas dentro da boate, já que os faziam como reféns, foi dada a ordem para a invasão. 

Precisamente às... 5h nesta manhã, foi tomada a decisão de resgatar as vítimas mantidas reféns dentro do local. Nossos policiais trocaram tiros com o suspeito. O suspeito está morto", disse o chefe de polícia de Orlando, John Mina, em uma entrevista coletiva à imprensa.

Ao menos um policial ficou ferido no tiroteio, mas a ação da polícia salvou ao menos 30 vidas, disse Mina.

O suspeito portava um rifle e uma arma de pequeno porte, além de um "dispositivo" não identificado implantado nele, disse Mina.

O caso é investigado pelo FBI como um possível ataque terrorista doméstico, considerando que o suspeito poderia ter "inclinação" pelo terrorismo islâmico, segundo os agentes federais.

Redes norte-americanas de TV, como CBS e CNN, afirmam que o suspeito se chama Omar Mateen, mas a polícia ainda não confirmou a informação.
 
O Itamaraty afirmou que, por enquanto, não há registro de brasileiros entre as vítimas.
 
TIROTEIO EM ORLANDO. Veja abaixo a repercussão do ataque, que é investigado como um possível atentado terrorista:
 
Hillary Clinton, no Twitter: "Acordei com notícias devastadoras da Flórida. Enquanto aguardamos mais informações, meus pensamentos estão com aqueles que foram afetados por este ato terrível."
 
Donald Trump, no Twitter: "Tiroteio muito feio em Orlando. Polícia investiga possível terrorismo. Muitas pessoas mortas e feridas."
 
Secretaria da Casa Branca, em comunicado oficial: "O presidente foi informado pela manhã por Lisa Monaco, assistente do presidente para segurança nacional e contraterrorismo, sobre o trágico tiroteio em Orlando, na Flórida. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e com os entes queridos das vítimas. O presidente pediu atualizações constantes enquanto o FBI, ao lado de outras agências federais, trabalham com a polícia de Orlando para conseguir mais informações, e indicou que o governo federal contribua com toda a ajuda necessária para continuar com a investigação e dar suporte à comunidade."

Buddy Dayer, prefeito de Orlando, no Twitter: "Nossa comunidade experienciou um crime terrível hoje. Nossos corações e orações estão com as vítimas e suas famílias. O crime desta noite terá uma efeito duradouro, mas somos uma comunidade forte."

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mídia e políticos afirmam que Eduardo Cunha não tem mais como escapar da cassação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal-RP Bahia.

A Mídia tem noticiado que políticos de diversos partidos de sustentação da base do governo Temer e até oposicionistas ligados a presidente afastada Dilma Rousseff, já há movimento para cassar o mandato de Cunha. 

Tudo leva a crer que ele seja condenado pelo STF e ele deve acabar preso.

E o Ministro Teori Zavascki liberou para julgamento processo que investiga conta de Eduardo Cunha na Suíça. 

O parlamentar já é réu por ter recebido propina da Petrobras. Deputados acreditam que situação pode influenciar votos do Conselho de Ética.

E o jornal O Globo acaba de informar que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou mais uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta sexta-feira. 

O inquérito trata de suposta propina paga ao parlamentar para, em troca, liberar dinheiro do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. 

Segundo O Globo a liberação teria sido viabilizada por Fábio Cleto, aliado de Cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

Já está na hora de o STF fazer a sua parte e cassar o mandato desse político que envergonha a nação. Mesmo que exista a possibilidade dele ser cassado na Comissão de Ética, a situação dele ainda é bastante confortável, sobretudo em face da deputada Tia Eron (PRB-Bahia) ser muito ligada a ele e ser da Igreja Universal.
 
E o senador licenciado do PRB, Marcelo Crivella, em conversa mantida com ela, afirmou que "não há defesa" para o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética e recomendou que votasse pela cassação.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) bate recorde de inscritos e é sucesso absoluto. Evento foca a boa prática dos Juizados especiais e a celeridade processual.

Roberto Ramalho é jornalista, colunista do portal RP-Bahia e advogado.

Foram registrados, segundo a Ascom do TJAL para o evento, entre magistrados, advogados, servidores do Judiciário e outros operadores do Direito, 421 inscritos.

Os participantes do Evento são: Humberto Martins, Nancy Andrigh (que falou nessa quinta-feira (9) por vídeo conferência por estar impossibilitada de comparecer, porém, sua palestra foi muito bem recebida pela maioria dos presentes, embora tenha havido discordâncias, Ricardo Chimenti que falou ontém, entre outros.

O Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) foi aberto na quarta-feira (8), às 19h, na capital alagoana, e posteriormente com a palestra de abertura proferida pelo desembargador Ricardo Chimenti, de São Paulo. 

O magistrado falou sobre “Os Juizados Especiais, o processo e o diálogo das fontes”. 

O evento está na sua 39ª edição e segue até a essa sexta (10), no Hotel Maceió Atlantic Suites, na Jatiúca.

Outros assuntos que estão sendo discutidos são o novo Código de Processo Civil e sua repercussão no sistema dos Juizados, os desafios decorrentes da ampliação de competência prevista na Lei dos Juizados da Fazenda Pública (lei nº 12.153/09) e os novos caminhos do Juizado Especial Criminal.

Nesta quinta-feira (9), os participantes assistiram à palestra da ministra e corregedora nacional de Justiça Nancy Andrigh, que foi realizada por videoconferência, às 10h. 

Posteriormente houve debates com os juízes Davidson Jahn de Mello e Mauro Ferrandin, ambos de Santa Catarina, Maria do Carmo Honório, vice-presidente do Fonaje, Aiston Henrique de Sousa, do TJDFT, e Mário R. Kono de Oliveira, do Judiciário de Mato Grosso, entre outros magistrados.

Nesta quinta-feira foram formados grupos de trabalho para discutir a elaboração de enunciados, sendo em sua grande maioria aprovados. Os documentos expressarão a orientação acordada entre os magistrados sobre um tema controverso, visando uniformizar a jurisprudência. 

No final do Evento será realizada uma assembleia geral que aprovará os enunciados discutidos. Os enunciados, todavia, não tem força de lei, servindo como parâmetros para todos os operadores do Direito.


No encerramento amanhã(10), a partir das 9h, haverá palestra do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, que também administra a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O Fórum será encerrado ao meio-dia.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Artigo - Governos estaduais e a renegociação das dívidas com União.

Roberto Ramalho é jornalista, colunista do Portal RP-Bahia e advogado.

Estados querem suspender por dois anos pagamento da dívida com União.

Os estados devem entregar uma proposta de renegociação de uma dívida bilionária com o Governo Federal. 

Os governadores querem suspender o pagamento por dois anos. Os estados gastaram demais e quem está sofrendo é a população e os servidores públicos que deverão pagar por um erro que não praticaram e que não são responsáveis pela má gestão.

O reflexo imediato de tudo é a queda na qualidade dos serviços públicos, sobretudo nas áreas da educação, saúde e transporte. 

A pressão dos estados para suspender o pagamento das dívidas é mais um problema sério para o Governo Federal enfrentar, agora na gestão do presidente interino Michel Temer.

Afirmou o governador Satori, do Rio Grande do Sul: "Não dá para fazer tudo separado, somos uma federação. Me coloco ao lado de todos os outros estados. Mas há situações totalmente diferenciadas e alguns estados tem que ter tratamento diferenciado, não para ter privilégios". 

O governador afirmou ainda acreditar que o presidente interino chegue a uma solução negociada e explicou que propôs um pedido de carência de dois anos para o pagamento da dívida, assim como pedem todos os demais governadores.

Ele defendeu ainda um projeto que tramita na Câmara dos Deputados que altera o indexador das dívidas estaduais de IGPM mais 6% para IPCA mais 4%. Ele pregou também que a alteração seja retroativo, revendo todo o passivo da dívida. 

Mas os estados não querem somente isso, também querem alongar os prazos para o pagamento das dívidas por mais 30 anos, isto é, até 2059. 

Os governadores também querem incluir nessa negociação as dívidas que têm com o BNDES. A renegociação daria um alívio para maioria dos estados, embora ainda seja insuficiente para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os maiores devedores em termos de somatório.

A proposta a ser apresentada é o índice de inflação, o IPCA, mais 4% ao ano, e retroativo às datas em que os contratos foram negociados durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique.Porém, isso ainda será discutido. 

Todavia, a proposta que será encaminhada ao Congresso Nacional também deverá incluir as contrapartidas dos estados. 

Nos dois anos de carência, eles ficariam proibidos de dar reajuste de salários a categorias específicas de servidores públicos, o que deverá gerar insatisfação e provocar paralisação e greves.
 
O que os estados podem fazer é conceder o mesmo percentual para todos os servidores e limitado à inflação do período. O crescimento das despesas dos estados também ficaria limitado pela inflação. Isso não só nos dois anos seguintes.

Assim afirmou o economista Raul Velloso ao jornal O Globo: “Daqui para frente, não pode deixar mais o gasto com pessoal subir do jeito que vinha subindo. Vamos fazer as reformas que permitam à União, aos estados e aos municípios se comportarem como deveriam estar se comportando há muito tempo. Para colocar uma trava nesse descalabro de aumento de gasto de pessoal”. 

Os estados já fizeram duas grandes renegociações de dívidas com a União. Uma  delas ocorreu durante o governo Fernando Henrique, e outra, já no governo Dilma Rousseff.

Na tentativa de renegociação, além de limitar o aumento das despesas gerais, os estados devem incluir entre os gastos de pessoal os funcionários terceirizados.

Assim, o fechamento do acordo pode sair e ele é urgente, sendo fundamental para o Governo Federal, como, também, para os estados terem esse limite no crescimento das despesas.

Como sempre, quem pagará por tudo serão os servidores públicos do Poder Executivo, principalmente os da área da educação, saúde e segurança pública.

Os poderes judiciário e legislativo não deverão ser penalizados por conta do generoso duodécimo que recebem.