sábado, 30 de janeiro de 2016

Tenista brasileiro Bruno Soares vence torneio de duplas na Austrália e final de simples terá Novak Djokovic e Andy Murrey
 
Jornalista Roberto Ramalho

Ao lado de Jamie Murray, o brasileiro conquistou o 2º torneio da temporada. Desta vez a vitória foi sobre Radek Stepanek e Daniel Nestor, por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/4 7/5, de virada.

Ele conquistou neste sábado seu primeiro Grand Slam de duplas e o terceiro da carreira.  

Bruno e Jamie foram à semi em Doha e ganharam o ATP de Sydney, passando agora a liderar o ranking de duplas na corrida da ATP para Londres. 

Ainda emocionado com a vitória, o mineiro lembrou do feito para o Brasil nas duplas. Disse ele: "É mais um grande feito para o Brasil. Mais um título de Grand Slam, depois de tudo que a gente vem fazendo pelo tênis brasileiro. É mais uma coisa para entrar para a história. Hoje o Brasil tem dois campeões de Grand Slam, nos últimos, 7, 8 meses. É muito especial para o nosso tênis".

Bruno conquistou o primeiro título de Grand Slam em 2012, no US Open, ao lado da russa Ekaterina Makarova, parceira de Elena Vesnina, com quem está jogando o Australian Open e fará a final deste domingo. 

O segundo título de Grand Slam veio dois anos depois, o mesmo US Open, com a indiana Sania Mirza. Bruno foi vice de duplas com Alexander Peya, também em Nova York, em 2013.

Jamie Murray é irmão do escocês Andy Murray, que reagiu num confronto que era dominado pelo canadense Milos Raonic, que jogou os sets finais contundido e sofreu a virada, vencendo, depois de 4h03m, por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 7/5, 6/7(4), 6/4 e 6/2. 

Neste domingo, Murray será o adversário de Novak Djokovic na final, uma reedição do ano passado.

Essa será a quinta final do Aberto da Austrália de Murray, que ainda busca seu primeiro título. Nas quatro anteriores, três derrotas para o sérvio, atual número um do mundo (2011, 2013 e 2015), e uma para o suíço Roger Federer (2010).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Presidente Dilma afirma que as Olimpíadas será o centro de estratégias de ações contra o mosquito e Obama pede urgência na criação de uma vacina

Jornalista Roberto Ramalho

A presidenta Dilma Rousseff afirmou na terça-feira, quando participou em Quito (Equador), de uma reunião onde realizou-se o prólogo da IV Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que o país começará “um verdadeiro combate” ao vírus zika. 

Disse ela na ocasião: "Se ainda hoje nós não temos uma vacina, temos certeza de que iremos ter, mas vai levar um tempo. A melhor vacina contra o vírus da zika é o combate de cada um de nós, do Governo, mas também da sociedade, eliminando todos os focos nos quais o mosquito vive e se reproduz". 

O país colocará nos próximos dias 220.000 soldados do Exército nas ruas para ajudar no combate ao Aedes aegypti, que transmite o vírus.

Nos últimos dias, as ações do Governo federal contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chinkungunha, têm sido criticadas pelo próprio Ministro da Saúde, Marcelo Castro. 

Ele afirmou que o país está perdendo a “guerra” contra o mosquito, numa declaração que gerou mal-estar no Governo.

Como se sabe o ministro é um integrante da bancada do baixo clero e foi indicado pelo PMDB.

Com medo do impacto que os casos de microcefalia podem ter nas Olimpíadas, o Governo federal afirmou que o Rio de Janeiro, sede dos jogos, será o centro de estratégias das ações contra o mosquito, afirmou o jornal O Globo. 

O Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) recomendou que as grávidas evitem visitar países onde há infecção pelo zika, entre eles o Brasil, o que pode ter um grande impacto na presença de turistas nos jogos. 

Praticamente todos os países Latino-americanos, EUA e alguns países europeus e africanos que confirmaram a transmissão da doença relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.

A OMS diz que zika vírus atingirá até quatro milhões de pessoas nas Américas.
 

Obama pede às autoridades da saúde dos EUA uma resposta rápida ao zika vírus.

O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês), Anthony Fauci, afirmou que já se está trabalhando em dois projetos de vacina contra o zika vírus. 

Um deles é “uma vacina baseada no DNA que usa uma estratégia semelhante à empregada contra outro flavivírus, o vírus do Nilo Ocidental”, disse Anthony Fauci em uma teleconferência com jornalistas. 

A segunda estratégia, segundo ele, é buscar uma vacina viva atenuada baseada no vírus da dengue.

Entretanto, apesar dos estudos “promissores” e do fato que os primeiros testes possam ser feitos antes do fim de 2016, Fauci alertou que “não haverá uma vacina efetiva amplamente disponível no mercado neste ano e nem provavelmente nos próximos”.

Opino que as Olimpíadas no Rio de Janeiro são muito mais importantes do que a crise econômica, a crise social e da falida saúde pública.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Governo federal anuncia que mais de 200 mil homens das Forças Armadas vão combater o Aedes aegypti a partir de fevereiro 

Jornalista Roberto Ramalho

Os militares irão visitar casa por casa em todo o país, distribuindo panfletos e orientando as pessoas sobre o combate ao mosquito que transmite os vírus que provocam dengue, chikungunya e zika.

E o líder do PMDB se reúnou nesta terça-feira com ministro da Saúde e descartou ameaça de demissão.
Sem apontar nomes, Leonardo Picciani afirmou que há uma tentativa de alguns setores de fabricar uma crise e que há muita intriga. 

Ele afirmou que, se necessário, Marcelo Castro irá adequar o discurso. Nos últimos dias o Ministro da Saúde tem se saído com algumas pérolas.

O ministro da Saúde foi indicação da bancada do PMDB da Câmara. Ele passou a ser alvo de críticas após afirmar que o país estava ‘perdendo feio’ a guerra para o mosquito Aedes aegypti.

O mosquito Aedes aegypti transmite a dengue, o zika, a chikungunya e pode provocar microcefalia.

Meus parabéns As Forças Armadas. Enquanto seus bravos homens fazem o melhor pelo País, os políticos o estão destruindo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dilma reúne Conselhão para obter apoio contra crise econômica
Jornalista Roberto Ramalho
Após um ano e sete meses, finalmente a presidente buscará manter um diálogo com o mercado e entidades da sociedade civil.
Objetivo do governo é se aproximar de empresários e representantes de trabalhadores e da sociedade civil. Encontro acontece na próxima quinta-feira.
A presidente precisa avaliar os próprios erros e apresentar medidas críveis para tirar o país da crise econômica.
O Brasil fechou 1,5 milhão de empregos formais em 2015, o pior resultado desde 1992.

A cidade de São Paulo, com corte de 139.133 postos de trabalho, foi a que mais demitiu.

O PIB do Brasil, por sua vez, deve encolher 3,5% em 2016, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI).

sábado, 23 de janeiro de 2016

Fórum Econômico Mundial debate incertezas sobre a economia chinesa e crise migratória europeia 

Jornalista Roberto Ramalho

Segundo a diretora do FMI, Christine Lagarde, mercados precisam falar claramente sobre a taxa de câmbio da China. 

Ainda de acordo com a dirigente máxima da entidade, área de livre trânsito da UE corre riscos.

Enquanto isso o PIB chinês cresceu somente 6,9%, o pior resultado dos últimos 25 anos, afetando as bolsas e causando incertezas no mercado.

A alta ficou um pouco abaixo da expectativa inicial do governo chinês, que havia informado que o resultado seria de 7% e caiu 0,4% em relação a 2014.

E no Brasil a crise é gravíssima, com inflação elevada, juros altos, recessão e demissão nas área da Indústria, do Comércio, de Serviços, só escapando a da Agricultura.

O Fórum Econômico Mundial terminou neste sábado.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ministro Nelson Barbosa defende que CPMF seja criada até maio para que possa vigorar em setembro 

Jornalista Roberto Ramalho

Em entrevista concedida à imprensa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro da Fazenda afirmou que o imposto é uma 'poupança necessária' para atravessar o atual período de turbulência econômica que o País atravessa.

Segundo ele, a aprovação no prazo é importante para que o governo possa contar com a receita adicional a partir de setembro. 

Recentemente a presidente Dilma afirmou que CPMF é urgente para impedir avanço do desemprego.
Foi em café da manhã com jornalistas estrangeiros. A presidente disse que é preciso ampliar os impostos para reequilibrar o Brasil. 

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em outubro ficou em 9%. É o nível mais alto desde 2012 e a economia está em recessão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

OAB-Alagoas cobrará uma das anuidades mais baratas do País 

Jornalista Roberto Ramalho

Enquanto as OABs de Alagoas, Maranhão e Ceará cobrarão as anuidades mais baratas, a OAB-RJ terá a anuidade mais cara do país. 

Com um aumento de 4,2%, a anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro passou a ser a mais cara do país (R$ 994,45), seguida pelas de Goiás e Santa Catarina, que cobraram respectivamente R$ 992,00 e R$ 976,19. 

A variação da seccional catarinense foi de 10%, enquanto a sucursal goiana da OAB não reajustou o valor.

A OAB-Alagoas não reajustou a anuidade e cobrará o mesmo valor de 2015, ou seja, R% 600,00.

Contudo, a seccional maranhense foi a única a reduzir o valor de sua taxa, que era de R$ 760,00 em 2015 e agora custará R$ 646,00 em 2016.

Se quisesse poderia até reduzir para R$ 500,00 que não haveria perdas.

De qualquer maneira já é um bom começo.