sábado, 26 de setembro de 2015

Artigo - As guerras no Oriente Médio e o Conselho de Segurança da ONU 

Roberto Ramalho é jornalista e pesquisador

As guerras que estão acontecendo no Oriente Médio, sobretudo a Guerra Civil na Síria e o conflito envolvendo o Estado Islâmico em território sírio e no Iraque, já vitimaram centenas de milhares de civis e militares.

Todos os dias assistimos estarrecidos nos noticiários televisivos informações sobre mortos, atentados a bomba, decapitações, assassinatos de civis inocentes etc.

A guerra civil na Síria não para em face da Rússia e da China vetarem às resoluções de paz da ONU para esse país.

Recentemente a Rússia enviou sofisticados aviões de guerra para proteger o ditador sírio Bashar Al-Assad.

No entanto, fotos de satélites indicam que a Rússia está, na verdade, aumentando seu poderio militar numa base em que o país mantinha na Síria, preocupando Os EUA, a OTAN e países árabes da Região, principalmente Israel.

Além disso, temos a inação da Comunidade Internacional. Com isso temos o caos na Síria, e do caos neste país temos o surgimento do Estado Islâmico.

Assim, observa-se que tudo tem a ver com a ineficiência da ONU em seu mecanismo de tomada de decisões.

Se, e somente se, um dos cinco membros do Conselho de Segurança se oponha a determinada resolução, todo o seu conteúdo torna-se ineficaz, não podendo produzir seus efeitos.

Isso é um absurdo latente, sobretudo quando se discute a manutenção da paz no mundo. 
Nesse sentido, se a proposta de reforma da ONU não for pra valer, em nada contribuirá para sua eficiência, principalmente se não for acompanhada de mudanças no mecanismo de tomada de decisões pelo Conselho de Segurança. 

Falando nesse assunto,  presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (26), em Nova York, uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. Ela falou com jornalistas após participar de uma reunião com líderes da Alemanha, do Japão e da Índia para tratar do tema.

Afirmou a presidente Dilma: "A reforma do Conselho de Segurança da ONU permanece como a principal questão pendente na agenda da ONU. Nós precisamos de um conselho que reflita adequadamente  a nova correlação de forças mundial".

Brasil, Alemanha, Japão e Índia formam o chamado G4, grupo criado para pleitear mudanças no Conselho de Segurança. 

Ao final do encontro, os chefes de Estado divulgaram um comunicado conjunto, assinado pelos quatro. O texto afirma que os países do G-4 são candidatos legítimos a membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. No documento, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, os líderes também se comprometem a trabalhar em parceria para uma reforma “rápida e significativa” do Conselho de Segurança da ONU.

Atualmente os únicos países que controlam todas as decisões no Conselho de Segurança da ONU são: EUA, Rússia, Chima, Reino Unido e França. Todos com poder de veto sobre qualquer resolução, além de outros dez países que são rotativos e  mudam a cada dois anos.

Basta um único país não concordar para que uma Resolução não entre em vigor.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Presidente Dilma vetará projeto de Lei que permite doação empresarial a partidos políticos já julgado inconstitucional pelo STF 

Jornalista Roberto Ramalho

Num encontro que teve com o presidente da Câmara dos Deputados para tratar da manutenção dos vetos dos projetos já analisados pelo Congresso Nacional e que elevava despesas públicas, a presidente Dilma Rousseff informou que não pode sancionar o projeto de lei que permite doação empresarial a partidos políticos devido à decisão do STF.

"Eu disse ao Eduardo Cunha que nem eu nem ele podemos fazer um enfrentamento com o Judiciário", afirmou. 

O STF decretou a inconstitucionalidade da matéria com oito votos contra e três a favor.
A decisão do STF acaba quase que praticamente com a corrupção eleitoral no país.


Essa era uma das maneiras de financiar partidos políticos mais nojentas e imorais existentes há muito tempo. Felizmente acabou.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Fotos de satélites mostram poderio aéreo russo em solo da Síria 

Jornalista Roberto Ramalho

O primeiro-ministro de Israel Binynamim Netanyahu se encontrou em Moscou com o presidente russo Vladimir Putin para externar sua preocupação com o armamento que está sendo entregue ao governo da Síria.

Tudo leva a crer que a Rússia deverá fazer de tudo para manter o presidente da Síria, Bashar Al-Assad, seu aliado na Região no poder.

Fotos de satélites mostraram a presença de aviões Sukhoi, sobretudo os avançados Sukhoi-30, além de tanques T-90 e blindados.

Segundo o governo de Moscou eles estão ali para proteger o governo de Damasco.

Contudo, de acordo com analistas israelenses o equipamento foi trazido para desfechar um poderoso ataque contra o Estado Islâmico.

De acordo com espiões americanos os russos estão construindo uma grande base militar que de início deve abrigar cerca de mil homens.

domingo, 20 de setembro de 2015

Vasco da Gama vence Sport Recife por 2 x 1 e deixa a lanterna do Brasileirão após nove rodadas

Jornalista Roberto Ramalho

O Vasco estava desde a 18.ª rodada na última posição do Brasileirão.

Após nove rodadas, finalmente o Vasco da Gama conseguiu deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro. 

Jogando neste domingo à tarde, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 27.ª rodada, o time carioca venceu o Sport, por 2 x 1. Apesar do bom resultado a situação da equipe ainda é delicada. 

Durante todo esse tempo o Vasco da Gama estava desde a 18.ª rodada na última posição do Brasileirão. 

Após ter amargado derrotas e após ter substituído Celso Roth por Jorginho o time só vem crescendo. 

Ele recuperou o time, embora parcialmente. Com a vitória, o time agora está em 19.º, com 23 pontos ganhos. Embora esteja com a mesma pontuação do lanterna Joinville, está acima do adversário pelo número de vitórias: 6 a 5.

O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. E enfrentará seu tradicional rival, o Flamengo pelo Brasileirão no domingo, às 16 horas no Maracanã. 

FICHA TÉCNICA de Vasco da Gama-RJ 2 x 1 Sport-PE
Fase Única. Rodada: 27ª rodada.

Data 20/09/2015. Horário 16h00.

Local Maracanã - Rio de Janeiro (RJ).

Árbitro Heber Roberto Lopes (SC).

Renda R$ 591.020,00.

Assistentes Kleber Lucio Gil (SC) e Marcio Eustaquio S Santiago (MG).

Público 19.128 pagantes (22.227 presentes).

Cartões Amarelos - Vasco da Gama-RJ: Rafael Vaz, Serginho; Sport-PE: Danilo.

Gols - Vasco da Gama-RJ: Nenê 1' 1T, Rafael Vaz 3' 2T; Sport-PE: Elber 39' 1T

Vasco da Gama-RJ - Martín Silva; Madson, Luan, Rafael Vaz e Júlio César; Serginho (Jomar), Bruno Gallo, Andrezinho e Nenê (Lucas); Rafael Silva (Herrera) e Leandrão. Técnico: Jorginho.

Sport-PE - Danilo Fernandes; Ferrugem, Matheus Ferraz, Durval e Renê (Danilo); Rithely, Neto Moura (Régis), Elber e Marlone; Maikon Leite (Hernane) e André. Técnico: Daniel Paulista (interino).

sábado, 19 de setembro de 2015

Ministro Gilmar Mendes volta a atacar o PT

Jornalista Roberto Ramalho

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que participou de um seminário na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), disse na sexta-feira que o PT tinha "um plano perfeito" para se "eternizar no poder", mas que a Operação Lava-Jato "estragou tudo".

Afirmou o ministro: "A Lava-Jato estragou tudo. Evidente que a Lava-Jato não estava nos planos, porque o plano era perfeito, mas não combinaram com os russos".

Para ele, que votou a favor da continuidade do financiamento privado de campanha, o PT é contra esse modelo porque, com o dinheiro desviado da Petrobras, "tem dinheiro para disputar a eleição até 2038" e "deixariam uns caraminguás para os demais partidos".

Declarou Gilmar Mendes: Era uma forma fácil de se eternizar no poder. Pelas contas do novo orçamento da Petrobras, R$ 6,8 bilhões foram destinados à propina. Se um terço disso foi para o partido, eles têm algo em torno de R$ 2 bilhões em caixa. Era fácil disputar eleição com isso".

Para o magistrado, o esquema revelado pela Operação Lava-Jato mostrou que o país segue "um modelo de governança corrupta", uma "cleptocracia", que significa um Estado governado por ladrões.

Afirmou Gilmar Mendes mais uma vez: "Na verdade, o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Lava-Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece um nome claro de cleptocracia. Veja o que fizeram com a Petrobras. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Infelizmente para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado".

Gilmar acabou derrotado, já que o STF aprovou o fim da doação privada de campanha por 8 votos a 3, na votação que terminou na quinta-feira, dia 17 de setembro.

A OAB e o PT criticaram Gilmar Mendes após voto polêmico sobre doações de empresas.

Embora muito do que ele diga e afirme seja verdade, seu voto a favor da continuação de doações por empresas a partidos políticos e candidatos foi um desastre.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Presidente Dilma Rousseff deverá vetar lei sobre doação de empresas após decisão histórica do STF declarar inconstitucional 

Jornalista Roberto Ramalho

O advogado-geral da União Luís Inácio Adams afirmou que vai recomendar à presidente Dilma Rousseff o veto à nova legislação eleitoral que permite a doação eleitoral por empresas. 

Afirmou textualmente Luís Inácio Adams: "Com o resultado do julgamento do Supremo, eu vou recomendar o veto por inconstitucionalidade [da nova lei aprovada pelo Congresso]", disse. 

Enquanto isso a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) classificou de histórica a decisão do STF sobre as doações eleitorais por empresas. 

Disse João Ricardo Costa, presidente da entidade: “A maior fonte de arrecadação para a corrupção vem de empresas privadas. Essas empresas não fazem filantropia, são corporações interessadas em influir nos rumos da economia e articular regras que lhes sejam favoráveis”.

Como cidadão e advogado acredito que o fim das doações por empresas a partidos políticos, bem como aos candidatos, é um avanço significativo para por fim a corrupção no Brasil.

O entendimento do ministro Gilmar Mendes a favor da doação é de fazer pena. Seu voto favorável a matéria foi um tremendo fiasco e envergonhou os brasileiros que não mais desejam esse tipo de clientelismo. 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Combate à corrupção se aprende na escola

Jornalista Roberto Ramalho com CGU

A Controladoria Geral da União deverá iniciar uma campanha educativa junto a rede municipal de ensino da cidade de Monte Claros situado no Norte de Minas.

A partir de uma cartilha com linguagem simples e exemplos de situações corriqueiras, que mostram desvios de conduta no dia a dia do cidadão, essa deverá ser a melhor ferramenta no combate à corrupção.

É essa a aposta do corregedor do município de Montes Claros (Norte de Minas), o delegado aposentado da Polícia Federal Geraldo Guimarães, autor da cartilha “Corrupção – Tolerância Zero”, que será distribuída aos 35 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da cidade no Norte de Minas.

São apenas 10 páginas, que ensinam, com exemplos claros, como evitar atos que podem ser associados à corrupção.

A secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Patrícia Audi, explica que, ao se estudar o fenômeno da corrupção, múltiplas vertentes são indicadas para explicar a sua ocorrência, desde problemas institucionais a aspectos culturais e éticos.

Afirma ela: “Sabe-se que medidas preventivas, em especial aquelas de caráter formativo e educativo, se apresentam como uma das mais importantes estratégias para o combate à corrupção de maneira estruturante, uma vez que atua diretamente na formação do cidadão”.

É importante enaltecer a iniciativa e pedir que a CGU faça o mesmo em todas as Escolas Públicas do País.