Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sábado, 6 de setembro de 2025

Artigo - A necessidade da reforma do ‘Mercado da Produção’ ou a criação de um novo no mesmo local. Roberto Ramalho é Jornalista e Colunista do portal RP-Bahia

Maquete nº 2 do Mercado da produção
1. Introdução

A Prefeitura Municipal de Maceió precisa reconstruir o mercado da produção fazendo saneamento básico, asfaltamento externo e calçamento interno, determinando o número de lojas que irão funcionar, padronizá-las e dar condições de saúde pública para que os consumidores possam comprar alimentos e mercadorias em condições.

Em Aracaju, Sergipe, só para citar como exemplo, o Mercado Municipal mostra a profundidade da arquitetura desse lugar incrível. Ali tem de tudo, lojinhas com preços populares, que trazem desde castanha de caju, até artesanato e cerâmicas. Trata-se de um espaço perfeito para passear com a família, conhecer um pouco mais da cultura Sergipana e "turistar" nos fins de semana. Valer a pena conhecer!

Eu mesmo sou testemunha quando residi em Aracaju entre 1998 a 1999. Por sinal, todos os Mercados públicos já eram bem organizados enquanto os nossos são uma bagunça e sujos, com a exceção do mercado de Jaraguá.

2. Dados sobre o Mercado da Produção

O Mercado da Produção é um grande centro comercial e de abastecimento na cidade de Maceió, Alagoas, onde se vende uma variedade de produtos como carnes, peixes, frutas, verduras e artesanato, gerando emprego e renda para a comunidade. 

O Mercado da Produção foi Inaugurado em 1978 e passará por uma grande modernização e reestruturação, que visa aumentar a capacidade, melhorar as condições de trabalho e oferecer mais conforto aos consumidores, com previsão de novas instalações, mais boxes, praça de alimentação e melhorias na acessibilidade. 

A importância do Mercado da Produção para Maceió, sua população e para Alagoas

  • Centro de abastecimento:

É um dos principais pontos de Maceió para a compra e venda de alimentos frescos e itens regionais. 

  • Polo econômico:

O mercado é um importante gerador de emprego e renda para a população da cidade. 

  • Localização:

Situado no bairro da Levada. 

  • História:

Foi inaugurado em 1978, substituindo a Feira do Passarinho, para melhorar o sistema de abastecimento da cidade. 

O que se encontra lá 

  • Alimentos: Carnes, peixes, hortifrúgranjeiros, alimentos variados e cereais.
  • Artesanato: Itens do artesanato regional.

Sobre a Modernização

  • Novo projeto:

Um projeto de reestruturação total está em andamento para criar um novo Mercado da Produção. 

  • Melhorias:

O novo espaço terá 42 mil m², maior número de boxes (mais de 2.000), praça de alimentação, áreas climatizadas, acessibilidade, câmaras frias e mais vagas de estacionamento. 

  • Objetivo:

Tornar o mercado um espaço moderno, digno e seguro para comerciantes e consumidores, além de fortalecer a economia local. 

3. A reestruturação do Mercado da produção pela Prefeitura Municipal de Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou, na segunda-feira, dia 28 de julho, o edital de licitação para a reestruturação do novo Mercado da Produção, na parte baixa da cidade. A obra, de acordo com a PMM está orçada em quase R$300 milhões, já tem recursos garantidos pela Prefeitura de Maceió.

Declarou o prefeito JHC na ocasião: “Esta obra é um marco para a nossa cidade e com a reestruturação, este equipamento vai estar à altura desse povo trabalhador, empreendedor da nossa cidade, que até hoje, resistiu e lutou pelo nosso mercado. Um espaço que esteve abandonado por muitas gestões e que desde o início da nossa, tentamos encontrar uma solução”.

E concluiu: “Agora vamos fazer uma base para elevar o mercado, usar as tecnologias corretas, para evitar alagamentos no período de chuva. Será mais um patrimônio da nossa cidade, um patrimônio cultural, cheio de memórias afetivas”.

De acordo com a matéria da Assessoria de Comunicação da PMM, a obra será realizada em duas etapas e vai transformar o Mercado da Produção em um espaço moderno, acessível e com melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Além disso, o novo Mercado será incluído na rota turística da cidade. Entre os principais avanços previstos no projeto estão a ampliação da área construída, que vai triplicar e passará a contar com mais de 40 mil m², além do aumento do número de permissionários, que passará de cerca de 1.400 para 2.035, e da criação de aproximadamente 900 vagas de estacionamento.

O espaço também contará com energia solar e reaproveitamento de água, praça de alimentação com palco para apresentações, instalação de câmaras frias, novos boxes internos, áreas climatizadas, espaços de convivência, espaço para ônibus de turismo e uma creche Gigantinhos. A acessibilidade também será uma prioridade, com a construção de rampas de acesso, banheiros adaptados e exclusivos, além de piso tátil e toda sinalização necessária para garantir a inclusão de pessoas com deficiência.

Para garantir que os permissionários não sejam prejudicados, a obra será executada de forma modulada, permitindo o funcionamento do mercado durante todo o período de reforma. O trabalho de elaboração do projeto durou aproximadamente seis meses e contou com a participação dos permissionários do Mercado da Produção, que foram ouvidos durante todo o processo.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizará no dia 29 de setembro de 2025 a licitação internacional para contratação de empresa especializada na execução da obra de reforma e ampliação do Mercado da Produção. O certame será conduzido na modalidade concorrência eletrônica em regime de empreitada por preço global, na forma semiintegrada.

Em novembro de 2024, membros da referida Secretaria, responsável pelo projeto, se reuniram com comerciantes do Mercado da Produção para dialogar e debater sobre as mudanças que estão por vir.

Desejo que tudo dê certo e que a sociedade civil, o povo alagoano e especialmente o maceioense e os comerciantes, possam usufruir do novo empreendimento aquilo que nunca tiveram.

Com certeza, o novo Mercado da produção atrairá turistas de todo o Brasil e dará gosto de adquirir os produtos sejam eles alimentos ou mercadorias.  

O edital foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM) na segunda-feira (28.08.2025).

Para maiores informações os interessados em saber mais podem ligar para o GP - Gabinete do Prefeito localizado na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, CEP: 57022-180 - Telefone: (82) 3312-5860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário