Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

sábado, 29 de junho de 2019

Idosos e deficientes sem cadastro terão seus benefícios bloqueados na segunda-feira, 1º de julho. Roberto Ramalho, Jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br.

Terá início segunda-feira, 1º de julho, o bloqueio do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para 93.036 idosos e deficientes de baixa renda que nasceram em janeiro e não se registraram no Cadastro Único até este mês de junho.

No total, cerca de 4,4 milhões pessoas recebem o BPC no Brasil. E de acordo com o Ministério da Cidadania, apenas 78% dos beneficiários já estão no Cadastro Único. O registro é obrigatório.

Quem não regularizar a sua situação poderá ter o benefício suspenso após 30 dias da data limite.

O benefício poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada.Dessa forma, o beneficiário poderá receber o valor referente ao período de suspensão.

Beneficiários não inscritos serão notificados pela rede bancária sobre as datas limites.

sexta-feira, 21 de junho de 2019


Prazo para saque do abono do PIS e do PASEP, período 2018-2019 (ano-calendário 2017), acaba dia 28 de junho. Roberto Ramalho, Jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

Terminará dia 28 o prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep 2018/2019 (ano-calendário 2017).

Dois milhões de trabalhadores ainda não sacaram o PIS. O número equivale a 10% do total de beneficiários deste exercício, cerca de R$ 1,5 bilhão à espera dos interessados. 

Os que trabalham na iniciativa privada são vinculados ao PIS, cujo abono pode ser retirado na Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos, com direito ao Pasep, recebem no Banco do Brasil. 

terça-feira, 11 de junho de 2019


Bolsonaro se reúne com empresários e banqueiros devedores da Previdência Social e agradece apoio do presidente da FIESP. Roberto Ramalho, Jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

Depois da visita à FIESP na tarde dessa terça-feira, Bolsonaro foi participar de um jantar na casa do presidente Paulo Skaf e mais de 40 empresários e executivos de companhias de diversos setores, como AmBev, Bradesco, Vivo, Gerdau, BRF, Fiat, Ford, GM e Vale.

Os ministros Paulo Guedes, da Economia e o da Defesa, Azevedo e Silva e o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, também compareceram, assim como o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles.

Antes de ir à FIESP, o presidente se reunira com Abílio Diniz, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar e presidente da gestora de investimentos Península.

Antes o presidente Bolsonaro esteve com o governador ultraconservador e reacionário, João Dória, o maior incentivador e um dos protagonistas da Reforma da Previdência.

Como se sabe o PSDB há muito tempo tornou-se um partido de direita e entreguista. João Dória, praticamente o ‘dono’ da agremiação partidária, pretende se candidatar em 2022 a presidência da República.

Esse sujeito é pior de que Bolsonaro e o seu partido uma grande mentira. Só não ver quem não quer.

domingo, 9 de junho de 2019


CEF confirma que reduzirá juros do financiamento habitacional a partir dessa segunda-feira (10.06). Roberto Ramalho, Jornalista.

www.ditoconceito.blogspot.com.br

A Caixa Econômica Federal confirmou que, a partir dessa segunda-feira (10.06), reduzirá as taxas de juros cobradas no financiamento imobiliário com recursos da poupança.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a nova taxa passará para 8,5% ao ano.

As novas taxas vão valer não apenas para a aquisição de imóveis novos, mas, também, para o financiamento de imóveis usados, a compra de terreno para construção, a construção em terreno próprio, além de ampliações e reformas.

A CEF também anunciou a renegociação de dívidas imobiliárias de pessoas físicas.

Essa medida deve servir para que a população consiga colocar seus financiamentos em dia, saiam do endividamento e parem de pagar juros. A Caixa acredita que beneficiará quase 600 mil famílias devedoras.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Artigo: Depoimento de um servidor público da área da Saúde. Roberto Ramalho é servidor público da UNCISAL, colunista do Portal RP-Bahia e blogueiro. 1ª Parte.
www.ditoconceito.blogspot.com.br
Em junho completo quinze anos de serviços prestados ao Estado de Alagoas na área da saúde, concursado. E digo e afirmo isso com muita decepção. Além do que passei em face de relacionamentos conturbados com alguns servidores, sobretudo de nível de comando, e que se acham superiores porque ocupam cargos de direção, o pior é ter que receber um salário irrisório para aturar essas pessoas.
Estou há 14 anos no Hospital Escola Portugal Ramalho. Aqui tive outra família que me acolheu muito bem. Hoje o que existem são servidores com a cara empinada, autoritários, arrogantes, prepotentes, e certas pessoas que ocupam cargos de direção – comissionados -, como, também, os que exercem cargos de chefia por meio de funções gratificadas. Na condição de superiores hierárquicos, infelizmente não respeitam ninguém e pensam que vão ocupar aquela posição para sempre.
A atual equipe que “dirige” o Hospital Escola Portugal Ramalho, é autoritária, prepotente, não dialoga com servidores subalternos – subserviente, jamais! – e a forma como atuam está adoecendo a todos nós. A grande maioria está com Síndrome de Bounout, que tem como sintomas, stress no trabalho, esgotamento físico e mental, depressão, fadiga, palpitações etc. Tudo isso em face da prática de perseguição e de Assédio Moral.
Os causadores disso são: a Gerente Administrativa, a Gerente de Gestão de Pessoas, o Coordenador Administrativo, o Coordenador de Hotelaria, a Coordenadora do Setor de Arquivo, que atuam de forma autoritária, persecutória, e impõe ordens sem ouvir os servidores, como nós fossemos simplesmente máquinas.
Embora exista um setor para cuidar da saúde e segurança do trabalhador, não existe nenhuma atitude ou declaração contrária a equipe que dirige o HEPR, recomendando que ela pare de executar atos de maldade.
Do ponto de vista da Estrutura do HEPR, sou colega de trabalho de todos os servidores da casa, e, também, já fiz muitos amigos. Mas, o que mais dói e me entristece e ver pessoas chegando para serem atendidas - portadoras dos mais diversos transtornos mentais e dependentes químicos (usuários de drogas) -, e a unidade hospitalar se encontrar praticamente sucateada. Os médicos que aqui estão – e infelizmente são poucos, para dar conta do serviço –, atendem com a maior abnegação, atenção, e fazem o melhor para os pacientes que ali chegam, embora um ou outro não atenda de uma forma inadequada.
É uma luta constante e que não para. Mas o pior de tudo é que a grande maioria dos servidores dessa instituição é muito mal paga.
De quem é a culpa? Do atual governo do Estado que não liga a mínima para nós servidores do HEPR, além da irresponsabilidade da ex-Secretária de Saúde do Estado, Rozangela Wiszomyska, ex-Reitora da Uncisal, que não soube valorizar a força de trabalho e que não teve nenhum compromisso com a área da Saúde e com a população durante o tempo em que ficou ocupando aquele posto.
Infelizmente, por conta daquela gestão desastrosa, elegeram um ditador, uma pessoa de índole má para administrar a Uncisal, com apoio de políticos nefastos como o ex-senador Benedito de Lira e a ex-prefeita Kátia Born.
Desde que tomou posse, O Reitor Henrique Costa nomeou todos os demais diretores das unidades hospitalares, sem a indicação por parte dos gerentes-gerais, numa total afronta ao Regimento Interno da Instituição e das unidades hospitalares.
Além disso, mantém mais de uma centena de servidores de serviços prestados no quadro da Uncisal, quando deveria lutar junto ao governo do estado a nomeação de servidores concursados.
Nesse sentido, foi necessária a atuação do defensor público Othoniel Pinheiro, impetrando diversas ações no Judiciário cobrando do atual Reitor, Henrique Costa, a nomeação dos aprovados, mesmo com o prazo de validade do certame tenha terminado. As ações foram impetradas antes do prazo de validade do concurso expirar.
Em decorrência dessa omissão, o Magnífico Reitor poderá responder por processos nas áreas administrativas, cível e criminal.

sábado, 1 de junho de 2019


Sobra da vacina contra a gripe estará disponível a partir de segunda, afirma Ministério da Saúde. Roberto Ramalho é Jornalista e servidor da Uncisal.

www.ditoconceito.blogspot.com.br.

A partir de segunda-feira, as doses restantes da campanha de vacinação contra a gripe estarão disponíveis para toda a população em todo o Brasil, confirmou o Ministério da Saúde. 

A campanha começou em 10 de abril e acabou nesse sábado para o público-alvo.

A meta é vacinar 90% desse público. Em Alagoas, a cobertura vacinal até o momento está próxima de 90%.

O público-alvo é formado por pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 6 anos, grávidas, profissionais da saúde, educação e sistema prisional, portadores de doenças crônicas e presos.

A campanha para este grupo terminou nesse sábado.

NOTA: Breve, blog da saúde.