Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Presidente interino da Câmara dos Deputados entrega pedido de consulta a Arthur Lira para livrar Cunha da cassação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O presidente interino da Câmara dos deputados, Waldir Maranhão fez uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça na tentativa de evitar a cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, seu padrinho político. 

O documento entregue por Waldir Maranhão questiona os ritos dos processos de quebra de decoro parlamentar de deputados federais e se o plenário da Câmara pode cassar o mandato de Cunha no caso de o Conselho de Ética aplicar uma punição mais branda. 

O parecer do relator do processo será lido amanhã em sessão do Conselho. Nesta terça-feira, o deputado Marcos Rogério do DEM entregou ao Conselho de Ética da Câmara o relatório e o seu voto sugerindo a cassação do peemedebista.

O documento assinado por Maranhão é uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa, que dá a ela a oportunidade de definir novas regras para a votação dos processos de cassação no plenário. A consulta 17/2016 já foi distribuída para ser relatada por Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a CCJ em 2015 graças ao apoio de Cunha, de quem é um dos aliados fiéis. 

Perguntado pela reportagem da Folha de São Paulo por volta das 16h desta terça, Arthur Lira desconversou e disse desconhecer a consulta, afirmando que não sabia por que foi escolhido relator. Porém, o presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que deu a relatoria ao deputado porque seu gabinete solicitou formalmente a tarefa, no sistema informatizado da comissão, às 12h32 desta terça, apenas 15 minutos após a consulta dar entrada na comissão.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Delegada diz que estupro de jovem de 16 anos na Zona Oeste do Rio está provado, mas exame de corpo de delito não aponta para a prática criminosa. Exame foi realizado fora do tempo.

Roberto Ramalho é jornalista e advogado

De acordo com a delegada Cristiana Bento, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, há indícios suficientes para pedir a prisão temporária de seis suspeitos do crime. 

Ela afirmou que ainda investiga quantos homens estão envolvidos na prática delituosa, embora o exame de corpo de delito não aponte para a prática.

O exame foi realizado tardiamente e vai prejudicar na elucidação do crime.

Por sua vez o chefe da Polícia Civil do Rio, Fernando Veloso, disse que a prioridade é prender suspeitos de tráfico no morro São José Operário, na Praça Seca, onde ocorreu o estupro. Para preservar a vítima, a investigação corre sob sigilo.

Cristiana Bento assumiu a coordenação do caso no domingo, após críticas contundentes da defesa da adolescente à condução das investigações pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, comandada por Alessandro Thiers. 

O programa "Bom Dia Rio", da TV Globo informou na manhã desta segunda-feira (30) que o laudo da perícia sobre o caso do estupro coletivo a uma menina de 16 anos, ocorrido na zona oeste do Rio, não apontou indícios de violência.

De acordo com a reportagem, o resultado ocorreu por causa da demora da vítima em fazer o registro na polícia e o exame de corpo de delito. O exame foi realizado no dia 25 de maio, quatro dias após o crime. O laudo será divulgado na tarde de hoje pela Polícia Civil.

Segundo as advogadas que representavam a vítima, ele teria feito perguntas machistas, em tentativa de responsabilizar a jovem, como, por exemplo, se já havia praticado sexo grupal antes. 

E um dos suspeito de estupro coletivo foi  preso no Rio. Raí de Souza disse ter divulgado imagens, mas negou abuso sexual. A polícia busca cinco foragidos.

O que diz a legislação penal.

Crimes Contra a Liberdade Sexual: Estupro (art. 213).

O delito consiste em obrigar alguém (homem ou mulher) à conjunção carnal ou outro ato libidinoso, mediante violência física ou grave ameaça. Qualquer ato libidinoso, mesmo que preparatório para a conjunção carnal, já consuma o delito. A tentativa se configura com a prática da violência ou grave ameaça, antes de iniciadas as preliminares sexuais.

sábado, 28 de maio de 2016

Real Madrid vence Atlético de Madrid nos pênaltis e conquista 11ª Liga dos Campeões.

Roberto Ramalho é jornalista

Décimo primeiro título da equipe merengue veio após empate por 1 x 1 no tempo normal e prorrogação.
A mesma final se repetiu dois anos depois e novamente o Real Madrid levou a melhor sobre o seu tradicional adversário.

Duas temporadas depois de se enfrentarem em Portugal, Real Madrid e Atlético de Madri voltaram a se encontrar em uma decisão da Liga dos Campeões. E o resultado foi o mesmo: título para os merengues. 

No entanto, o time do Real Madrid estava sob o comandado de Zidane. Após uma partida muito disputada, o Real Madrid precisou da disputa de pênaltis para levar a taça, após empate em 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação de 30 minutos.

As cobranças de pênaltis terminaram em 5 x 3, com Juanfran sendo o único jogador a desperdiçar uma cobrança pelo lado do Atlético de Madrid, chutando na trave direita do goleiro. 

Com a bola rolando, o empate em 1 x 1 foi construído com gols de Sergio Ramos, aos 15 minutos do primeiro tempo para o Real Madrid, e Ferreira Carrasco,  aos 34 minutos do segundo tempo, para o Atlético de Madri.

Essa é a 11ª taça da Liga dos Campeões conquistada pelo Real Madrid, a primeira sob o comando de Zinedine Zidane. O francês assumiu a equipe em janeiro, depois de Rafa Benítez ser demitido em razão de maus resultados.
 
FICHA TÉCNICA DE REAL MADRID 1 (5) X (3) 1 ATLÉTICO DE MADRID
 
Local: Estádio Giuseppe Meazza, em Milão (Itália).
 
Data: 28 de maio de 2016 (Sábado).
 
Horário: 15h45 (de Brasília).
 
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra).
 
Assistentes: Simon Beck e Jake Collins (ambos da Inglaterra).
 
Cartões amarelos: Carvajal, Keylor Navas, Casemiro, Sergio Ramos, Danilo e Pepe (Real Madrid); Fernando Torres e Gabi (Atlético).
 
Gols: REAL MADRID: Sergio Ramos, aos 15 minutos do primeiro tempo; ATLÉTICO: Ferreira Carrasco, aos 34 minutos do segundo tempo.
 
Pênaltis:

REAL MADRID: Vásquez, Marcelo, Bale, Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo.
 
ATLÉTICO: Griezmann, Gabi, Saúl.

REAL MADRID: Keylor Navas, Dani Carvajal (Danilo), Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Toni Kroos (Isco), Luka Modric, Casemiro e Gareth Bale; Cristiano Ronaldo e Karim Benzema (Lucas Vásquez). Técnico: Zinedine Zidane.

ATLÉTICO DE MADRID: Jan Oblak, Juanfran, José Giménez, Diego Godín e Filipe Luís (Lucas Hernandez); Koke (Thomas Partey), Augusto Fernández (Ferreira Carrasco), Gabi e Saúl Ñíguez; Antoine Griezmann e Fernando Torres. Técnico: Diego Simeone

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Cientistas comprovam presença do zika naturalmente no Aedes aegypti. Doença dura ao menos uma semana e sintomas desaparecem em até 10 dias. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia

Conclusão parece meio óbvia, mas descoberta do vírus na natureza é um documento científico importante.

O estudo inédito apontou a presença do vírus em mosquitos coletados em duas localidades do Rio de Janeiro. 

A descoberta reforça a tese de que a espécie é a via de transmissão mais frequente da doença no país.

E a OMS alertou que programas de combate ao Aedes aegypti entraram em colapso. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a crise do vírus zika mostra que governos terão de garantir esgotos adequados em favelas. Segundo a diretora, a atual emergência global está ligada à pobreza e à falta de investimentos e que os mais pobres são os que sofrem.

Os principais sintomas da Zika vírus são: febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. 

A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Particularmente em mim foi um pouco mais agressiva. No presente momento estou com erupções na pele e muita coceira.

Alguns cientistas afirmam que a Síndrome de Guillain-Barré tem ligação com o Zika Vírus. 

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara que afeta o sistema nervoso e que pode provocar fraqueza muscular e paralisia de braços, pernas, face e musculatura respiratória. 

Em 85% dos casos, há recuperação total da força muscular e sensibilidade. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre adultos mais velhos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Renan Filho anuncia que não concederá reajuste salarial aos servidores públicos esse ano, e condiciona a melhora da economia (SIC!). 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Em evento na manhã desta terça-feira (24), quando foi anunciado um investimento de R$ 8 milhões para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), o governador Renan Filho anunciou e afirmou que a concessão de reajustes aos servidores públicos só ocorrerá após uma melhora no cenário econômico no estado e no Brasil.

De acordo com Renan Filho, a atual condição financeira que se encontram muitos Estados impede que sejam concedidos reajustes salariais ou negociações com as categorias. 

Segundo ele, por enquanto o Estado não tem condições de realizar essas concessões.

Declarou o governador: “Onze Estados estão com a folha atrasada e nós iremos aguardar uma melhora neste cenário para discutir reajustes salariais”.

Nesse mês de maio, o Estado teve que negociar com os policiais civis o retorno às atividades sem a concessão do reajuste pleiteado pela categoria, previsto para o segundo semestre.

Embora tenha havido queda no FPE e no ICMS arrecadado, os índices estão melhorando e não houve mais despesas com o funcionalismo.

O que houve foi a generosidade do governador para com os demais poderes, sobretudo em relação ao reajuste do duodécimo.

No final de tudo, sempre são os servidores efetivos do Poder Executivo que ficam de fora do reajuste salarial.

Se o servidor público não for bobo, a hora de demonstrar descontentamento será votando contra os candidatos do governo nas eleições de outubro próximo.



domingo, 22 de maio de 2016

Barcelona vence o Sevilla pela 2ª vez em nova disputa, e é campeão da Copa do Rei. 2 x 0 foi o placar final.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Se não deu para o Barcelona ganhar na técnica, a raça terminou sobrando em campo. Ainda mais em uma final. Com gols de Alba e Neymar na prorrogação, time catalão conquistou o 'doblete': Espanhol e Copa do Rei.

Nem a expulsão do jogador argentino Mascherano no primeiro tempo foi suficiente para impedir a conquista do tipe catalão.

O Barcelona venceu nesse domingo o Sevilla na prorrogação por 2 x 0, após 0 x 0 no tempo normal e conquistou a Copa do Rei. 

A decisão no estádio Vicente Calderón, em Madri, colocou frente a frente mais uma vez o Barça, campeão espanhol, e o Sevilla, campeão da Liga Europa. 

E eles não decepcionaram. Fizeram um grande jogo, cheio de alternativas, que terminou 0 x 0 no tempo regulamentar. 

O ponto que poderia ter desequilibrado a partida a favor do Sevilla foi a expulsão de Mascherano, e o Barça teve que jogar com um a menos desde os 35 minutos do primeiro tempo. 

O Sevilla não soube aproveitar a superioridade numérica e acabou também ficando com um jogador a menos no final do jogo, após expulsão de Banega. 

Na prorrogação, com 10 contra 10, o Barçelona, mais descansado do que o time do Sevilla que decidiu a final da Liga Europa no meio da semana e terminou levando a melhor vencendo o Liverpool por 3 x 1, acabou pressionando pelo adversário e com gols de Alba e Neymar após passes de Messi, deram ao Barça o 28º título da Copa do Rei.

Líder do Talibã foi morto pelos EUA, após ordem do presidente Obama, confirma Afeganistão. 

Roberto Ramalho Ramalho é jornalista e consultor do Portal RP-Bahia

Kerry diz que mulá Akhtar Mansour era ameaça às conversações de paz.

O Afeganistão confirmou morte do principal líder dos talibãs, Akthar Mansur. Ele morreu em um ataque com drones dos Estados Unidos em um território do Paquistão, perto da fronteira entre os dois países.

Ataque em território paquistanês teria sido ordenado pelo presidente Barack Obama. 

A morte do emir Akhtar Mohammad Mansur pode enfraquecer o Talibã, mas também dificultar planos de negociação de paz entre os fundamentalistas e Cabul.

Akhtar Mohammad Mansur havia assumido a liderança do movimento fundamentalista islâmico Talibã em julho de 2015, após ser revelada a morte do mulá Mohammad Omar, que estivera oculta por mais de dois anos.

Mansur conseguiu consolidar o poder na organização, que nos últimos meses vinha apresentando sinais de fortalecimento. 

Sua morte deverá gerar disputas internas no grupo e a situação poderá se reverter agora, pois espera-se que o vácuo de liderança resultante da morte do emir gere disputas internas pelo poder.

Por outro lado, analistas também preveem um adiamento por tempo indefinido das negociações de paz planejadas entre os fundamentalistas e o governo afegão. Um possível sucessor do mulá, o comandante de guerrilha Sirajuddin Haqqani, tem fama de ser inimigo ainda mais implacável das debilitadas forças do governo afegão e de seus aliados americanos.

Milhares de soldados afegãos, centenas de soldados americanos e britânicos e milhares de combatentes islâmicos do Talibã morreram nessa selvageria que não acaba nunca.

sábado, 21 de maio de 2016

Ministros da Fazenda e do Planejamento preveem rombo de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas e prometem renegociar dívidas dos estados na próxima semana. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Em entrevista coletiva a imprensa brasileira e internacional nessa sexta-feira, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o rombo encontrado é realista e estimado dentro de critérios rigorosos. 

Meirelles ainda afirmou que o governo federal não pretende revisar novamente a meta fiscal até o fim do ano.

Também essa foi a conclusão do ministro do Planejamento, Romero Jucá, que reconheceu que o número é alto, mas que trata o valor anunciado como um teto. 

Ele afirmou que o governo vai trabalhar para diminuir as despesas. Jucá garantiu, ainda, que haverá medidas para reduzir o gasto público e o endividamento em um momento apropriado. Segundo Romero Jucá, a ideia do governo é que se possa votar a nova meta na Comissão Mista de Orçamento na próxima segunda-feira para que, na terça-feira, seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Sobre a Eletrobras, Henrique Meirelles afirmou que não está contemplado na meta um valor para o rombo da empresa e declarou que é importante que isso seja colocado de forma clara. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, confirmou que o governo determinou que a estatal intensifique providências para reduzir o impacto no balanço dela.

Sobre um possível acordo com os estados em relação ao endividamento com a União, Meirelles e Jucá enfatizaram que estão elaborando uma proposta que seja boa para as partes.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cunha é ouvido no Conselho de Ética, tergiversa e tem cinco dias para apresentar alegações finais. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Eduardo Cunha foi ouvido hoje no colegiado numa sessão que durou quase oito horas. 

Durante todo o tempo negou todas acusações que pesam sobre ele e tergiversou, chegando a irritar alguns membros da Comissão.

A defesa do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, tem um prazo de cinco dias úteis para apresentar suas alegações finais ao Conselho de Ética. 

Eduardo Cunha é acusado de ter ocultado contas bancárias no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras. 

A previsão é de que o relatório do caso seja apresentado em até dez dias.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Presidente Temer avaliar fazer pronunciamento para revelar cenário das contas públicas herdado de Dilma. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O presidente da República, Michel Temer, avaliar a possibilidade de fazer um pronunciamento para revelar cenário das contas públicas herdado de Dilma.

A estimativa é de que rombo seja de R$ 150 bilhões. Sugestão foi de senadores ligados ao presidente, mas ainda não foi decidido um formato. 

Pronunciamento dever ser após presidente em exercício receber diagnóstico definitivo da equipe econômica.

Enquanto isso o ministro da Fazenda afirmou que desemprego no país pode atingir 14% ao ano se nada for feito. O assunto foi tratado em entrevista coletiva na última terça-feira. Ele também falou sobre Reforma da Previdência, autonomia do Banco Central, retomada da confiança e novo tributo, que deve ser a CPMF.

Com certeza virá aumento de tributos e mudança na aposentadoria dos trabalhadores. Ou seja: arrocho mesmo!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Estados querem suspensão de cobrança de juros por um ano para reequilibrar suas finanças. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Alagoas, Rio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul querem moratória por um período de um ano para que os estados possam reequilibrar os orçamentos.

A proposta foi recusada pelo ministro do Planejamento Romero Jucá que descarta moratória e anuncia que estará fechando até o fim do mês com uma nova proposta.

De acordo com a Agência Reuters, eles defenderam uma carência de 12 meses no serviço das dívidas estaduais para se evitar um “colapso” nas contas regionais e uma paralisia que poderia afetar nos próximos meses o pagamento de salários, pensões, aposentadorias e serviços básicos voltados à população, como saúde e educação.

O governador em exercício do Estado, Francisco Dornelles (PP), e os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), de Alagoas, Renan Calheiros Filho (PMDB), de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e o secretário da Fazenda de São Paulo, Renato Villela, participaram de evento promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).

Os governadores dizem que sem essa renegociação da dívida, alguns estados podem entrar em colapso entre 2016 e 2017.

Com certeza a discussão entre estados e a União só está começando e acredito que dificilmente haverá um acordo, embora como cidadão espere que sim. Caso isso não venha a acontecer, será o STF que terá que bater o martelo.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tribunal de Justiça determina fim da greve dos agentes penitenciários em Alagoas. Justificativas são sempre as mesmas. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do portal RP-Bahia.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luiz,  determinou que os agentes penitenciários suspendam a greve iniciada no dia 10 de maio e retornem imediatamente ao trabalho.
Em caso de descumprimento, o sindicato da categoria deverá pagar multa diária no valor de 50 mil reais. 

A paralisação suspendeu as visitas aos presos e os serviços administrativos. Os agentes penitenciários cobram melhores condições salariais e de trabalho. 

Ao Portal G1 da Globo, o presidente do Sindapen, Kleyton Anderson Bertoldo Pessoa da Silva, disse que a reivindicação é justa e que os agentes só estão pedindo melhores condições salariais e de trabalho. 

Disse o sindicalista: "Ficamos sabendo da decisão, mas nenhum documento chegou oficialmente. Vamos esperar o documento chegar para analisarmos e nos pronunciarmos sobre o assunto".

O Tribunal de Justiça afirma que o Estado de Alagoas ingressou com uma ação alegando que a paralisação interrompeu abruptamente as negociações com a categoria que já estava marcada para o próximo mês uma reunião para tratar das reivindicações dos agentes e estava afetando serviços importantes, como a visita de familiares a detentos e o transporte de presos.

De acordo com o desembargador, a liminar levou em conta a necessidade de garantir a ordem pública.

Afirmou o presidente do TJ ao conceder a liminar ao estado: "Inegável o risco à segurança da população, especialmente em razão das informações dando conta da paralisação parcial de atividades imprescindíveis e que jamais poderiam sofrer qualquer interrupção, na medida em que o direito de greve dos agentes penitenciários sofre inegável mitigação diante da necessidade de resguardar outros direitos fundamentais de ordem constitucional".

Desde que conheço o Poder Judiciário de Alagoas nunca o direito dos trabalhadores foram respeitados. As decisões sempre são as mesmas e as justificativas também.

domingo, 15 de maio de 2016

Fórum Permanente de Combate às Drogas traz Psiquiatra de São Paulo para proferir palestra inédita sobre  Justiça, Drogas e Políticas Públicas em Maceió.

Roberto Ramalho é advogado, jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O Fórum Permanente de Combate às Drogas promove no dia 2 de junho, às 9 horas, uma palestra com a destacada psiquiatra Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, e especialista em Dependência Química Maria de Fátima Padin.

Maria Padim é considerada uma das maiores especialistas sobre o assunto e já ministrou dezenas de palestras para membros do Poder Judiciário e entidades vinculadas ao combate às drogas.

O Seminário será realizado na ESMAL - Escola Superior de Magistratura de Alagoas, no bairro do Farol, e que terá como debatedores a presidente da OAB-Alagoas e o deputado e advogado Rodrigo Cunha.

O seminário destina-se ao público em geral, sobretudo para as áreas do Direito, de Psicologia, Medicina, Serviço Social e Enfermagem, e acadêmicos dos referidos cursos.

O evento contará com o apoio da ESMAL, OAB-Alagoas, Curso preparatório Residência Jurídica, LFG e da UNIT.

O valor do evento custa R$ 30,00 e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (82) - 99699-3258 e (82) - 99331-7650.

A carga horária do evento será de 6 horas.

sábado, 14 de maio de 2016

Barcelona vence Granada por 3 x 0 com três gols de Suárez e é bicampeão espanhol. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

O Barcelona derrotou o Granada por 3 a 0 e conquistou o bicampeonato Espanhol. 

O atacante uruguaio Luis Suárez fez os três gols. Uruguaio terminou a competição com 40 gols. Barça conquista sexto título em oito anos.

O Real Madrid venceu o Deportivo de La Coruña, por 2 a 0, mas ficou com o vice-campeonato.

Barcelona e Real Madrid eram os únicos times que chegaram à última rodada com chances de título, e somavam 88 e 87 pontos respectivamente, antes do jogo decisivo. 

Assim, bastava ao time catalão uma vitória para ficar com o bicampeonato. E foi o que aconteceu nesse sábado. Pontuação final: Barcelona 91 e Real Madrid 90.

O Barcelona chegou a abrir dez pontos de diferença do Real Madrid e nove do Atlético de Madrid, mas três derrotas seguidas - para os próprios Merengues, Real Sociedad e Valencia - colocaram a conquista em risco. 

Porém, finalmente o time acordou e atropelou o Deportivo La Coruña (8 x 0), Sporting Gijón (6 x 0), Betis (2 x 0) e Espanyol (5 x 0), chegando à última rodada dependendo apenas de si para ser campeão.

Com o resultado, o Barcelona chegou a 91 pontos, contra 90 do Real Madrid, que terminou como vice-campeão. 

Além da artilharia de Luis Suárez, os catalães terminaram com o melhor ataque, com 112 gols a favor. O Real marcou 110.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Servidores da Saúde preparam paralisação de advertência. Funcionários ganham muito mal e área da saúde está sucateada. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Os servidores da saúde de nível médio e técnico deverão iniciar nos próximos dias uma paralisação de advertência contra o governo de Renan Filho. O objetivo é continuar discutindo as reivindicações apresentadas ao governo do estado que estão paradas há bastante tempo.

De acordo com os servidores da saúde, além do salário defasado, as condições de trabalho são mínimas, faltando equipamentos, remédios e até colchões no HGE.

De acordo com algumas lideranças do Movimento Unificado da Saúde (MUS), o estado de Alagoas até o presente momento ainda não ofereceu uma proposta digna que contemple os funcionários do setor.

Entre as reivindicações estão a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Sistema Único de Saúde - englobando Sesau e Uncisal - e o reajuste salarial das categorias.

Já está na hora do governador apresentar uma proposta que atenda as reivindicações dos servidores da área da saúde que estão ganhando menos de dois salários mínimos e estão fazendo hora extra para ter uma remuneração mais digna.

O funcionalismo público vem sendo massacrado desde o governo de Teotonio Vilela Filho, por conta da sua política salarial.

Ainda bem que vivemos sob a ótica do Estado Democrático de Direito que nos concede o direito de se expressar livremente, com respeito, ética e hombridade, como pressupõe a Constituição Federal da República, no capítulo referente à liberdade de expressão, livre informação e opinião.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Temer decide cortar dez ministérios se a presidente Dilma for afastada pelo Senado. Delcídio do Amaral é cassado por 74 votos a favor e nenhum contra.

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia
.

Após críticas recebidas de aliados o provável presidente da República na interinidade enquanto é julgado o processo de impeachment contra a presidente Dilma, resolveu reduzir o número de ministérios.

O esforço da equipe do peemedebista é para que a posse dos escolhidos seja definida já na quinta-feira.

Para isso, a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma deve ser aprovada no Senado.

O próprio governo já sabe que não terá votos suficientes no Senado para afastá-la da presidência da República.

A última tentativa é um recurso da Advocacia-Geral da União. O governo ingressou nesta terça com ação no STF para tentar anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita no Congresso Nacional.

O ministro Teori Zavascki foi sorteado como relator do mandado de segurança que o governo impetrou no Supremo para tentar anular o processo de impeachment. Ele não precisa levar o caso para análise do plenário.

Delcídio do Amaral cassado 

O senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) teve seu mandato cassado nesta terça-feira (10), após ter sido alvo de processo no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro. 

A punição foi aprovada por 74 dos 81 senadores, em votação no plenário do Senado, após o Conselho recomendar a cassação. Eram necessários apenas 41 votos para sua cassação (maioria absoluta).

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Renan Calheiros decide que Senado vote cassação de Delcídio nesta terça e impeachment na quarta. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

Renan Calheiros diz que 'aceitar esta brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo', e manteve a continuidade do processo no Senado.

Ele afirma que não cabe ao presidente do Senado dizer se o processo é justo ao injusto, mas ao plenário, ao conjunto dos senadores e decidiu não acatar a decisão monocrática do presidente interino da Câmara e mandou seguir o processo de cassação do mandato da presidente Dilma.

No início da tarde dessa segunda-feira. Waldir Maranhão havia anulado as sessões da Câmara em que pôs em votação a autorização do impeachment.

Partidos de oposição protocolaram representação no Conselho de Ética que pede investigação contra Waldir Maranhão e consideraram o seu ato monocrático um absurdo.

O parlamentar decidiu anular votação do processo de impeachment na Câmara e agora é alvo dos colegas. 

A representação é assinada por parlamentares do DEM e do PSD. A Mesa da Câmara vai reunir o plenário amanhã para revogar o ato de Waldir Maranhão.

sábado, 7 de maio de 2016

Artigo: O Dia das Mães, o desempenho do Comércio e os desdobramentos políticos e econômicos. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

Levantamento da Fecomércio-SP prevê queda de 10% nos negócios na comparação com o ano passado. Apenas 58% dos brasileiros pretendem presentear as mães.

Em Alagoas, sobretudo Maceió, o movimento no comércio nesse sábado foi um dos piores já presenciados por mim.

Além de pouca gente nas ruas, para cima e para baixo, presenciei pouca gente com sacolas.


Provavelmente pelo poder de compra maior e por ser um local onde pode-se comprar praticamente de tudo, os Shoppings Centers deverão ter um movimento maior e melhor, e mesmo que ainda venda pouco, será melhor do que nada.

A política econômica do governo da presidente Dilma foi um desastre. Taxa de Juros elevadas, tarifas públicas também elevadas, encarecimento nos empréstimos bancários, o aumento dos encargos financeiros nos cartões de crédito, a alta da inflação e o desemprego acabaram gerando uma recessão muito grande, com uma queda prevista no PIB para este ano na casa dos 3,5%.

Na verdade, o afastamento da presidente Dilma pelo Senado da República, após autorização no prosseguimento pela Câmara dos Deputados, nada tem a ver com as denominadas "pedaladas fiscais" e outros gastos que a oposição afirma ser crime de responsabilidade.

A questão é e está sendo a grave crise econômica que a presidente Dilma não conseguir resolver, e caberá a Michel Temer na sua interinidade, tentar fazer algo para que o país volte a pelo menos a suspirar e começar a crescer.

Caso não consiga isso, com Henrique Meirelles e Cia, o Senado dificilmente votará pela saída definitiva da presidente Dilma, que num primeiro momento apenas será afastada.

Num relato histórico, que passa pelas formações sociais pré-capitalistas, Emir Sader em sua obra Estado e política em Marx. Boitempo Editorial. 1ª Edição, 2015, 120 páginas, usa a teoria de Marx para captar a essência do que faz o capitalismo ser o que é nos tempos modernos, como se difere dos sistemas anteriores e de que forma se perpetua no poder, analisando as três relações chaves de sua existência: a política, a economia e o Estado. Emir Sader reavalia o posicionamento do Estado dentro dos jogos de poder, em particular sua relação com as classes dominantes. 

Sua obra chama a atenção, sobretudo, quando afirma na sua crítica ao que considera uma visão voluntarista do Estado, que o considera apenas instrumento usado pelas classes dominantes, ignorando sua inteiração com outros meios sociais. Quando a análise leva em consideração apenas o topo da pirâmide social, o caráter específico do Estado e da política se esconde bem como o papel que possuem de referência a toda a sociedade e que justifica sua existência social, finaliza.

E o povo continua pagando a conta e a classe dominante enriquecendo ainda mais.

OBS: Não sou comunista, fascista, nem filiado a partido algum. Mas muito do que os cientistas sociais afirmam, é com fundamento. Daí minha citação.


quinta-feira, 5 de maio de 2016

STF mantém afastamento de Eduardo Cunha e por unanimidade segue voto do relator, Teori  Zavascki. 

Roberto Ramalho é jornalista, colunista do Portal RP-Bahia e é advogado

Por unanimidade, todos os ministros do STF ratificaram a liminar concedida por Teori Zavascki em processo ajuizado pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. 

Os ministros apontaram que são muito fortes as acusações de que Cunha estava usando o mandato para se proteger de investigações.

Da mesma forma apontaram que é muito grave que Cunha use seu cargo para conseguir vantagens financeiras, atacar adversários, inclusive por meio de uma rede de aliados. 

As partes deverão ser ouvidas e Cunha deve recorrer da decisão.

O outro pedido da Rede pode ser julgado, mas a urgência requerida não existe mais. 

'Houve uma intervenção clara e nítida do STF no poder legislativo', defendeu-se Eduardo Cunha.

Ele afirmou que seu afastamento deve-se a uma desavença grande entre ele e o procurador geral da República, Rodrigo Janot, autor da ação cautelar pedindo seu afastamento. 'Estranhamente ela é votada depois que o impeachment foi votado', declara Eduardo Cunha.

Afastamento de Cunha repercute na imprensa internacional

A decisão de Teori Zavascki foi classificada como histórica pelo jornal britânico Financial Times. Já o americano The New York Times afirmou que o afastamento não vai ajudar a presidente Dilma Rousseff, mas reflete o potencial para mais turbulência política no país.

Já para a emissora britânica BBC afirma que Eduardo Cunha teve um papel crítico no processo que agora pode suspender a primeira presidente mulher do Brasil.

quarta-feira, 4 de maio de 2016


Artigo - Porque apoio, recomendo e voto em Audênis Peixoto para Supervisor geral do HEPR. 

Roberto Ramalho é advogado, jornalista e colunista do Portal RP-Bahia

O processo eleitoral no Hospital Escola Portugal Ramalho  tem hoje, além da candidatura do Dr. Audênis Peixoto, a candidata de oposição Sonia Mara, apoiada pelo ex-candidato derrotado a eleição de Reitor, André falcão, anos atrás.

Audênis Peixoto exerce o comando da atual gestão de maneira democrática e transparente. Além disso, nunca praticou assédio moral ou perseguiu ou humilhou ninguém.

Já tornei pública minha opinião e definição pela candidatura do Dr. Audênis Peixoto, estou firme e o apoio simplesmente por considerá-lo o melhor para todos.

Faço-a por absoluta convicção que a sua reeleição o conduzirá ao exercício da Supervisão do HEPR de maneira ainda mais democrática e transparente, sempre respeitando seus subordinados, com quem os trata de forma educada, carinhosa e respeitosa.

Com certeza o Hospital Escola Portugal Ramalho continuará funcionando plenamente em suas mãos e haverá de avançar ainda mais no projeto e nas propostas contidas em sua propaganda.

Seu projeto e propostas não serão somente uma continuidade da administração e gestão atual, mas, também, um novo modo e uma nova maneira de praticar uma gestão hospitalar ainda melhor, mais voltada aos interesses de todos os profissionais que constituim e fazem parte dessa instituição.

Isso se chama no jargão atual, governança, que significa a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizando-se de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas. Para alcançar uma boa governança é necessário uma liderança sólida, uma estratégia segura e um controle efetivo sobre as ações dos diversos gestores que compõem determinado governo. (Fonte: Referencial de Governança - TCU.)

Aos amigos do HEPR, afirmo: meu candidato a Supervisor Geral é o Dr. Audênis Peixoto, meu amigo e um exemplo de ética na atividade da medicina, sobretudo na área psiquiátrica e na vida pública.

Dr Audênis Peixoto atua há mais de 30 anos como médico psiquiatra, o qual também tem se dedicado a vida de professor universitário da Universidade Federal de Alagoas, sendo admirado pelos seus alunos, inclusive já tendo sido escolhido como paraninfo em diversas ocasiões.

Ao concorrer ao cargo ou função de Supervisor Geral, Audênis Peixoto pretende, com isso, empunhar e defender as bandeiras da ética, da valorização dos profissionais que trabalham na instituição, sejam eles médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem , assistentes de administração, motoristas, auxiliares de cozinha, entre outros.

De acordo com ele há enormes dificuldades a serem ainda sanadas, em razão das transformações que já estão acontecendo como a construção do Hospital de Clínicas e a adequação do HEPR na nova realidade que está para acontecer.

Segundo ele mesmo afirma: “Devemos fazer com que os servidores do HEPR no exercício de suas atividades, devam ser respeitados, valorizados e condignamente remunerados pelo governo de Alagoas e, do mesmo modo, reconhecidos pela sociedade”.

Seu projeto não será somente uma continuidade da administração e gestão atual, mas, também, um novo modo e uma nova maneira de praticar as novas mudanças, alternativas e propostas, voltadas, ainda mais, aos interesses de todos os profissionais.

Considero o seu nome o melhor e o mais representativo para todos que fazem o HEPR, sem desmerecer a outra candidatura.

Estarei marchando sempre com você e ao seu lado, para o que der e vier. Sou um homem de uma palavra só, e aprendi isso com meus saudosos pais. Já se dizia no passado o seguinte “Palavra dada, palavra empenhada e cumprida”.

Santo Agostinho, numa de suas obras afirmou: “O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros”. 

O filósofo Dee Hock também afirmou: “Contrate e promova primeiro com base na integridade; segundo, na motivação; terceiro, na capacidade; quarto, na compreensão; quinto, no conhecimento; e, por último, como fator menos importante, na experiência. Sem integridade, a motivação é perigosa; sem motivação, a capacidade é impotente; sem capacidade, a compreensão é limitada; sem compreensão, o conhecimento é insignificante; sem conhecimento, a experiência é cega. Uma pessoa com todas as outras qualidades, adquire facilmente e coloca rapidamente em prática a experiência. 

E concluo esse artigo com duas frases:

“Nada é mais importante do que criar um ambiente no qual as pessoas sintam que fazem uma diferença. Não há como se sentir bem em relação ao que você está fazendo sem acreditar que está fazendo uma diferença”. (Jack Stack, filósofo).

E: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente”. (John Donne).

E por essas razões aqui por mim mencionadas é que meu candidato a Supervisor Geral do Hospital Escola Portugal Ramalho é o Dr. Audênis Peixoto, porque justamente sabe trabalhar em grupo, tem integridade, tem motivação, está capacitado, compreende seu próximo, tem conhecimento, e, por último, tem experiência e faz e sempre fez a diferença.