Quem sou eu

Minha foto
Jornalista envolvido e preocupado com questões sociais e políticas que afligem nossa sociedade, além de publicar matérias denunciando pessoas ou entidades que praticam atos contra o interesse público e agindo, sempre, em defesa da sociedade.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016



Temer veta texto da renegociação das dívidas dos estados e diz que ele era inútil. Palácio do Planalto fará renegociações individuais. 


Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O Palácio do Planalto vetou parte do projeto de socorro aos estados que previa uma ajuda extra para os entes em pior situação fiscal, sobretudo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

O veto ocorreu porque o governo afirma que o texto ficou desfigurado após o Congresso ter derrubado todas as contrapartidas de ajuste exigidas.

O presidente fez a declaração para justificar o veto parcial. O peemedebista afirmou ainda que o projeto aprovado pelo Congresso Nacional sem a previsão de nenhuma contrapartida não resolve o problema dos governadores em longo prazo.

Disse o presidente: “Da forma como [a ajuda aos estados] veio ao Executivo, tornou-se inútil. Se não houver contrapartida, quando você entrega um dinheiro para um estado aquilo serve para uma emergência, mas não serve para preparar o futuro”.

E disse mais: “Ora, isso vai significar que nós vamos abandonar os estados? Não, nós vamos agora negociar com cada estado que esteja em dificuldades para verificar quais sejam as dificuldades, quais as contrapartidas que possam ser oferecidas e o que poderá a União federal fazer para socorrer esses estados”.

Segundo ele, o governo federal fará negociações individuais com os entes federativos para saber quais as dificuldades, quais as contrapartidas oferecidas e o que a União pode fazer por cada um deles.



segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Avião da LaMia que caiu com time do Chapecoense tinha sobrecarga, piloto demorou a relatar emergência e já não tinha combustível, diz Aeronáutica da Colômbia. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O avião da LaMia que transportava o time da Chapecoense, jornalistas e tripulantes, caiu por falta de combustível, segundo avaliação preliminar da Aeronáutica colombiana.

A aeronave viajou com o combustível no limite e com excesso de peso, revelou nesta segunda-feira (26) a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil), em um relatório preliminar sobre o acidente. 

Relatório preliminar sobre o acidente que deixou 71 mortos também afirma que o plano de voo estava totalmente irregular e que o piloto Miguel Quiroga tinha total consciência de que o combustível na aeronave não era suficiente.

Segundo a investigação, no plano de voo apresentado pelo piloto no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), a autonomia da aeronave era de quatro horas e 22 minutos, exatamente igual ao tempo do voo, quando deveria ter combustível para um percurso mais longo. 

Afirmou o secretário de Segurança Aérea da entidade, coronel Fredy Bonilla: “Devia ter uma hora e 30 minutos mais [de combustível] do que o tempo de voo”.

Relatos analisados da caixa preta do avião mostram o piloto e o co-piloto conversando poucos minutos antes da tragédia.

Estranhamente, porém, faltando exatamente um minutos para a tragédia o dialogo foi interrompido, sem nenhum áudio, o que as autoridades aeronáuticas colombianas não sabem responder.

Em suma, por causa de uma economia de R$ 10.000,00, quase toda a delegação que estava a bordo do avião morreu, em face da irresponsabilidade do piloto e das autoridades bolivianas que autorizaram o plano de voo.


domingo, 25 de dezembro de 2016

Avião militar russo com 92 pessoas a bordo cai no Mar Negro e governo descarta atentado terrorista. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.
 
Um avião russo que ia para a Síria caiu e todas as 92 pessoas a bordo morreram. 

A aeronave, que tinha como destino uma base aérea russa na Síria, levava jornalistas, militares e integrantes do coro oficial das forças armadas - o coral Alexandrov -, que viajava ao país para participar das festas de final de ano.

O Ministério da Defesa russo informa que não há sobreviventes. O avião Tupolev Tu-154 desapareceu pouco depois da decolagem e tinha como destino a cidade de Latakia, na Síria.

O avião estava voando desde 1983 e tinha sido reparado pela última vez em dezembro de 2014 e revisado em setembro do ano passado. As equipes de resgate encontraram o Tupolev a um quilômetro e meio da costa de Sochi.

O porta-voz do governo, Dmitri Peskov, disse que o presidente Vladimir Putin foi informado imediatamente quando a aeronave desapareceu dos radares. O presidente russo, Vladimir Putin, decretou um dia de luto nacional em memória das vítimas do avião militar que caiu no mar Negro.

Mais uma tragédia em pleno dia de Natal. A bruxa simplesmente andou solta entre outubro e dezembro do corrente ano com desastres aéreos que causaram muitas vítimas.

Em novembro, um avião da LaMia, empresa boliviana caiu na Colômbia, matando quase todos os passageiros e tripulantes. O avião levava a delegação do time da Chapecoense que disputaria a final da Copa Sul-americana contra o Atlético Nacional de Medelin, que num gesto histórico abriu mão do título para o time brasileiro.


sábado, 24 de dezembro de 2016

Comandante do Exército divulga vídeo nas redes sociais e para as tropas em que fala sobre 'crise ética' no país, contudo, descarta intervenção militar. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

O general Villas Bôas, comandante do Exército, divulgou nas redes sociais e no site da corporação um vídeo onde descreve como persistente, com reflexos nos vencimentos e salários, a crise econômica, política e, sobretudo, ética no país.

O militar diz que vislumbra um cenário ainda pior para o ano que vem, com reflexos nos vencimentos e salários. 

Contudo, ressalta o general, descrevendo várias missões humanitárias e de segurança, que o Exército não irá se abalar e que passará por tal cenário sempre respeitando a Constituição.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" no começo deste mês, Villas Bôas disse que há "chance zero" de setores das Forças Armadas se encantarem com a volta dos militares ao poder.

Em tom de crítica, ele disse que há "tresloucados" ou "malucos" que aparecem cobrando intervenção por causa do caos político que vive o país.

E declarou o seguinte: "Eu respondo com o artigo 142 da Constituição. Está tudo ali. Ponto".

Pelo artigo 142, "as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem."

Isto é, as Forças Armadas estão submetidas ao presidente e agem sob solicitação de algum dos três Poderes.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Embaixador russo é assassinado em galeria de arte na Turquia e caminhão atropela e mata em feira natalina na Alemanha. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.
Andrei Karlov foi atingido por disparos nesta segunda-feira durante uma visita a Ancara, capital da Turquia. Segundo o prefeito da cidade, o atirador é um policial turco. O ataque também deixou pessoas feridas.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia descreveu o ataque como um ato terrorista e o presidente russo Vladimir Putin classificou o ato como provocação. 

O atirador que matou o embaixador russo na Turquia, durante um pronunciamento, nesta segunda-feira, teve como motivação o apoio da Rússia aos ataques na cidade de Aleppo, na Síria. 

Segundo agências de notícia locais, o atirador deu a declaração no momento em que efetuou os disparos. 

O embaixador Andrei Karlov chegou a ser levado para o hospital, mas morreu a caminho. Segundo a prefeitura da cidade de Ancara, o atirador era um policial. Ele foi morto pela polícia. 

A Rússia é um dos aliados internacionais mais importantes do presidente sírio Bashar Al Assad. 

E segundo a Agência de Notícias Reuters um caminhão invadiu a área de uma feira natalina na histórica cidade de Berlim no início da noite desta segunda-feira (horário local), e atropelou diversos frequentadores do local. 

A polícia alemã descreveu o incidente como “muito grave”, deixando ao menos nove mortos e 50 feridos. O número de vítimas fatais ainda pode aumentar.

Autoridades acreditam que o motorista jogou propositalmente o caminhão sobre as barracas na praça Breitscheidplatz, na avenida Kurfuerstendamm, onde está localizada a igreja Kaiser Wilhelm, parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial e mantida como ruína até hoje. O homem que estava no banco de passageiro do veículo foi morto no local. A polícia de Berlim prendeu um suspeito de ser o motorista.


domingo, 18 de dezembro de 2016

Real Madrid leva sufoco do Kashima Antlers e só vence na prorrogação: 4 x 2. Atlético Nacional da Colômbia vence América do México nos pênaltis e fica na 3º colocação. 

Roberto Ramalho é jornalista e colunista do Portal RP-Bahia.

Ninguém poderia imaginar que o clube mais rico do planeta, cheio de jogadores consagrados e com uma folha de salários elevadíssima, passaria um sufoco na decisão de Mundial de Clubes contra o representante do país-sede. 

Foi exatamente o que aconteceu neste domingo, em Yokohama. O Real Madrid foi campeão com a vitória por 4 x 2 sobre o Kashima Antlers na prorrogação, após empate em 2 x 2 no tempo normal. 

Os japoneses chegaram a estar na frente do placar na final do Mundial de Clubes em Yokohama, neste domingo, e conseguiram forçar a prorrogação diante de um time muito mais poderoso, mas não resistiram e acabaram sendo derrotados por 4 x 2.

Japoneses chegaram a fazer 2 x 1, mas acabaram superados na prorrogação.

Levantar a taça no Japão – a quinta do Mundial – se tornou uma tarefa muito mais árdua do que os espanhóis esperavam. 

Para delírio de sua legião de fãs, Cristiano Ronaldo fez mais uma vez a diferença ao marcar três gols na decisão e garantir mais um troféu num 2016 praticamente perfeito individual e coletivamente. 

Cristiano Ronaldo ainda igualou a marca de Pelé, então o único jogador a ter marcado três vezes numa final do torneio: em 1962, na vitória do Santos por 5 x 2 sobre o Benfica, de Portugal.

Na disputa pelo 3° lugar o Atlético nacional venceu o América do México por 4 x 3, após empate no tempo normal. Colombianos chegaram a estar vencendo por 2 x 0, e cederam empate, deixando competição no Japão sem vitórias. Mexicanos desperdiçam duas cobranças e facilitam tarefa dos alviverdes.

FICHA TÉCNICA DE REAL MADRID 4X2 KASHIMA ANTLERS

LOCAL: International Stadium, Yokohama (JAP)
DATA/HORA: 18/12/2016, às 8h30 (de Brasília)
PÚBLICO: 68.742
ÁRBITRO: Sikazwe J. (ZAM)
CARTÕES AMARELOS: Sergio Ramos (9'/2ºT) , Yamamoto (13'/2ºT), Fabricio (2'/1ºT PRORROGAÇÃO), Casemiro (10'/1ºT PRORROGAÇÃO), Carvajal (11'/1ºT PRORROGAÇÃO)
GOLS: Benzema (8'/1ºT), Shibasaki (44'/1ºT e 7'/2ºT), Cristiano Ronaldo (14'/2ºT, (8'/1ºT PRORROGAÇÃO e 13'/1ºT PRORROGAÇÃO)
REAL MADRID: Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos (Nacho), Varane, Marcelo; Modric (Kovacic), Casemiro, Kroos; Vazquez (Isco), Benzema e Cristiano Ronaldo (Morata). Técnico: Zidenide Zidane.
KASHIMA: Sogahata; Nishi, Ueda, Shoji, Yamamoto; Endo (Ito), Nagaki (Akasaki), Ogasawara (Fabricio), Shibasaki; Kanazaki e Doi. Técnico: Ishii Masatada.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Palácio do Planalto confirma que Temer e Cunha se encontraram com empresário da Odebrecht em 2010.
 
Roberto Ramalho é jornalista.

O Palácio do Planalto confirmou que o presidente Michel Temer esteve acompanhado do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ambos se encontraram em 2010 no escritório do chefe da Nação em São Paulo com um empresário que estava interessado em ajudar campanhas do PMDB. 

A manifestação do governo foi em resposta a reportagens publicadas nos sites da revista Veja e do jornal Folha de São Paulo

Os textos afirmam que Márcio Faria, ex-presidente da Odebrecht, relatou em delação premiada que Temer e Cunha pediram recursos para a campanha eleitoral daquele ano em troca de beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.

Isso só demonstra e evidencia que esse governo não tem credibilidade. Daí a razão para o Instituto Ibope indicar um elevado índice de rejeição de seu governo.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016


Duodécimo da ALE, TC-Alagoas, TJ-Alagoas e MP-estadual, são aumentados e reajuste para servidores públicos estaduais do Poder Executivo ainda está indefinido. 

Roberto Ramalho é jornalista.

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa  aprovou um aumento generoso no duodécimo dos poderes.

Serão contemplados  o  Tribunal de Justiça, que terá um aumento de 6%, o MP Estadual que passará dos atuais 4,1% para 7,8%, o maior reajuste de todos, e a própria Assembleia e Tribunal de Contas que vão de 4,1% de reajuste para 5%.

A matéria agora segue para plenário para aprovação dos senhores deputados.

Segundo informações obtidas por este jornalista a Defensoria Pública também estaria sendo contemplada, mas o percentual ainda não está claro.

Ainda não há informação se os servidores públicos do Poder Executivo terão reajuste em 2017. O ano que está terminando nenhum servidor do Poder Executivo recebeu um centavo sequer do governo de Alagoas.

Espera-se que o governador possa corrigir essa defasagem, ou os próprios deputados estaduais, embora a PEC 55 aprovado pelo Senado e que será sancionada pelo presidente Michel Temer, limite os gastos públicos da própria União, dos Estados e municípios.

Além da crise econômico-financeira, o Brasil passa também por uma crise institucional com a popularidade do presidente Temer despencando em face da corrupção desenfreada, e a população querendo novas eleições gerais.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Grupo extremista depreda prédio da Fiesp em protesto contra PEC do teto dos gastos. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Cerca de 12 estados e o Distrito Federal registraram manifestações contra a PEC do teto dos gastos aprovada nessa terça-feira a tarde pelo Senado. O grupo também pediu a saída do presidente Michel Temer. Em Brasília, os manifestantes atearam fogo em um ônibus, havendo confronto com a PM. 

Um grupo jogou pedras e paus contra os policiais, que reagiram com bombas de gás lacrimogêneo. Pelo menos 40 pessoas foram presas, carros de uma concessionária foram quebrados.  

Em São Paulo, os manifestantes depredaram o prédio da Fiesp na avenida Paulista, fazendo uso de rojões. As imagens foram veiculados pela Globo News. Em Brasília, houve confronto entre policiais e manifestantes. A maioria dos integrantes de movimentos populares depredaram o prédio da Fiesp. 

Em nota, a entidade classificou o ataque um ato criminoso liderado por vândalos que portavam bandeiras do PT e da CUT.

A PEC do teto dos gastos foi aprovado em segundo turno no Senado em uma sessão tumultuada. Parte dos senadores da base do governo faltou ao 2º turno e texto teve 53 votos a favor, apenas 4 a mais do que o necessário O texto é considerado essencial pelo governo para o reequilíbrio das contas públicas. Já a oposição alega que a proposta vai afetar os gastos na área social.

O problema é que a Fiesp dá um mau exemplo ao apoiar esse governo corrupto de Temer.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Artigo - Renúncia ou intervenção militar. 

Roberto Ramalho é jornalista e advogado.

Temer e a cúpula do PMDB falam em acusações falsas e mentiras veiculadas por citados em delação. Jornal Nacional faz denúncias graves. 

Diversos políticos de praticamente pertencentes a base de sustentação do presidente Temer, entre eles o próprio, foram citados por um dos executivos da empreiteira. No entanto, na Câmara dos Deputados e no Senado, a avaliação de aliados do Palácio do Planalto é que delação tem potencial muito negativo para o governo e traz consequências no ambiente político, contudo sem atrapalhar discussões sobre a reforma da Previdência e a PEC do teto de gastos.

O ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho citou em seu acordo de delação premiada com a Lava Jato 51 políticos de 11 partidos. Ele era o responsável pelo relacionamento da empresa com o Congresso Nacional. 

No acordo de delação premiada com a Lava Jato, Cláudio diz que dava prioridade para as relações com políticos de grande influência no Congresso. Também identificava aqueles que chamava de "promissores": políticos em ascensão e que, no futuro, poderiam defender os interesses da Odebrecht.

O depoimento de Cláudio Melo Filho ainda precisa ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal. 

Em delação divulgada pelo site 'BuzzFeed', um dos executivos da Odebrecht contou detalhes sobre como fazia acordos com aliados do presidente, entre eles um conselheiro dele há mais de 40 anos. Segundo Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da empreiteira, a empresa negociou propina de R$ 10 milhões com o aliado de Temer na campanha de 2014.

Em nota, Temer 'repudiou com veemência' acusações de delator da Lava-jato, Além de repudiar acusações, Temer disse que doações feitas pela empreiteira ao PMDB foram todas declaradas e por transferência bancária.

Impacto de delação da Odebrecht em votações no Congresso Nacional deve ser mínimo, segundo argumenta principais líderes partidários.

O Jornal Nacional e a Rede Globo de Televisão, após participarem ativamente de forma parcial a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, agora posiciona metralhadoras contra o governo Temer.

O Jornal Nacional e as Organizações Globo estão atacando de forma virulenta políticos de sustentação da base do presidente Temer, envolvidos em toda a sorte e prática de atos ilícitos, após a delação premiada de diversos réus da operação lava-jato.

Inclusive o Bom dia Brasil, o Jornal Hoje (tarde), o Jornal Nacional (horário nobre noturno), e o Jornal da Globo (madrugada), vem, desde a quinta-feira (8) denunciando firmemente a podridão existente em Brasília e que atinge mais de uma centena de políticos entre deputados e senadores.

Talvez por encargo de consciência de seu jornalismo e de seus jornalistas, a Rede Globo percebeu que o verdadeiro governo corrupto, cujos políticos, sobretudo, do PMDB e do PSDB, estão envolvidos em tudo o que são falcatruas.

Os demais veículos de Comunicação e as redes sociais também vem contribuindo nas denúncias envolvendo políticos que estão sangrando a Pátria e desmoralizando o Poder Judiciário, os Ministérios Públicos e afrontando o povo brasileiro.

Como profissional de jornalismo, de relações públicas e blogueiro, e formador de opinião, o atual governo Temer não se sustenta mais.

Só existem duas alternativas possíveis para acabar com essa situação: ou a renúncia do presidente Temer e dos políticos envolvidos ou uma intervenção militar.

Voltarei ao assunto.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Empresa de eventos Magazine Destaque em parceria com Seune promove 1º Congresso Alagoano de Psicologia Jurídica e Direito Penal. 

Jornalista Roberto Ramalho.

A empresa alagoana Magazine Destaque em parceria com a Seune e apoio da Papelaria Fênix, sedia, em Maceió, o 1º Congresso Alagoano de Psicologia Jurídica e Direito Penal. O evento acontecerá no Auditório da Faculdade Seune, situado na Av. Dom Antônio Brandão, 204 - Farol, Maceió - AL, 57051-190.  Telefone: (82) 3215-2900.

O evento será em 12 de Dezembro do presente ano, às 19 horas, tendo como palestrantes o advogado criminalista Raimundo Palmeira, que falará sobre pilicopatia - a alma da criminalidade na essência da política atual (19hs), o Psicólogo Jurídico Dr. Franklin Bezerra, que abordará o tema a verdadeira personalidade criminal do psicopata (20hs) e no final, a palestra do advogado criminalista Dr. Douglas Bastos que discorrerá sobre o tema a cultura do estupro - da Antropologia Criminal à Sociologia do Direito (21hs).

São temas realmente polêmicos e de forte impacto no mundo jurídico, da Psicologia e Psiquiatria e demais ciências relacionadas ao assunto abordado.

O credenciamento será a partir das 18 horas e o certificado entregue após o término do evento.

As Inscrições custarão R$ 25.00, com carga horária de 25 horas. Maiores informações pelos telefones (82) - 99927-7407, 98833-1077, 98132-0445, 98229-6589, 99684-3964 e 3326-6778. E-mail produtoramd@hotmail.cm.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Renan desobedece ordem do STF e Cármen Lúcia marca para esta quarta-feira julgamento definitivo sobre o assunto. 

Roberto Ramalho é jornalista e advogado.

A decisão da Mesa Diretora em aguardar posição do plenário do STF sobre Renan Calheiros paralisou o Senado nesta terça-feira. 

O peemedebista criticou decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello dizendo: "a democracia não merece esse fim". Oposição diz que situação gera confusão.

E o Senado pediu ao STF que anule ação sobre réus na linha sucessória da Presidência. Julgamento foi iniciado em novembro e já há maioria concordando em afastar dos cargos políticos que se tornarem réus, como é o caso do presidente da instituição, Renan Calheiros.

Como o ministro Dias Toffoli pediu vista, a expectativa é de que agora ele libere o voto para que o STF tenha uma solução definitiva para o caso.

Após desobedecer a ordem do STF, Renan Calheiros teve uma conversa com o presidente Temer. No Planalto, decisão liminar de Marco Aurélio contra o presidente do Senado foi vista como um erro.

No entanto, diversos juristas consultados por emissoras de televisão, jornais e sites divergiram sobre o assunto. A maioria, entretanto, afirmou que Renan Calheiros afrontou o STF com sua decisão apoiada pela mesa do Senado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ministro Marco Aurélio Mello do STF afasta Renan Calheiros da presidência do Senado. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O ministro do STF Marco Aurélio Mello afastou o presidente do Senado em decisão monocrática na tarde dessa segunda-feira, após as manifestações ocorridas no domingo pedindo o seu afastamento. (5).

O ministro concedeu a liminar pedida pela Rede Sustentabilidade. O partido alega que por ter se tornado réu, Renan não pode exercer a função porque está na linha sucessória da presidência da República.

Ao analisar a questão no mês passado, a maioria dos ministros do STF votou para impedir que um réu integre a linha sucessória, mas a decisão final foi adiada a pedido do ministro Dias Toffoli, que pediu vistas do processo.

Embora Renan Calheiros tenha sido afastado do cargo e seja praticamente impossível seu retorno ainda durante a vigência de seu mandato como presidente, que expira em fevereiro de 2017, não há porque julgá-lo pelos seus atos.

Renan Calheiros é apenas réu no processo em que responde, tendo o direito de se defender.

Porém, a decisão do ministro Marco Aurélio Mello foi legal e legítima. O ministro do Supremo e somente confirmou aquilo que ele já tinha votado há pouco tempo há um mês atrás.

Assim decidiu  o ministro Marco Aurélio Mello no despacho: "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão".

Renan Calheiros agora deverá recorrer da decisão e se reunir 
com seus advogados o mais breve possível.

O problema é que o tempo é exíguo, e faltam poucos dias para o recesso do Poder Judiciário.  

Assume em seu lugar, o vice-presidente do Senado, o oposicionista e petista Jorge Viana, que a partir de agora deverá por em votação ou não os projetos que estão tramitando na casa.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Artigo - Uma breve história das Relações Públicas e dos profissionais. 

Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas, foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, seccional de Alagoas, e é colunista do Portal RP-Bahia e blogueiro.

Hoje, dia 02 de dezembro, é consagrado ao profissional de Relações Públicas.

A profissão de relações públicas surgiu com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.
Na virada do século XX, jornalistas denominados simplesmente de "sensacionalistas" estavam colocando o público contra os ricos e também contra os poderosos monopólios industriais que comandavam praticamente tudo naquela época. 

Antigas firmas de relações públicas combatiam a publicidade ruim publicando nos principais jornais histórias positivas sobre seus clientes.

E foi exatamente um conhecidíssimo jornalista daquela época, como Ivy Lee, que usou os primeiros comunicados à imprensa para transmitir aos jornais "os fatos" sobre seus clientes incompreendidos, justamente as empresas de transportes ferroviários e de tabaco, bem como a poderosa Standard Oil, de J. D. Rockfeller.

Foi assim que Ivy Lee e outros se tornaram tão bons em esconder, até mesmo, os piores pecados corporativos que profissionais de Relações Públicas ganharam a reputação de "manipuladores da informação".

Assim, muito tempo se passou desde a época de Ivy Lee. 

Dessa forma, rotular os profissionais de Relações Públicas atuais de desonestos seria totalmente ignorar o quanto persuasivo e importante o trabalho desses profissionais se tornou para pessoas e organizações de todos os tamanhos e tipos.

Assim sendo, o profissional de Relações Públicas, na atualidade, se tornou importante, também, para os pequenos negócios, universidades e organizações sem fins lucrativos, como ONGs e não apenas para as grandes empresas multinacionais, nacionais, do ramo farmacêutico, imobiliário, bancos, como em relação a governos e assessorias de times de futebol, basquete, volei, e de atletas renomados em todo tipo de esporte.
 
Também vem atuando firmemente nas redes sociais e escrevendo em sites especializados e blogs.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Gilmar Mendes ironiza Moro em sessão sobre abuso de poder e afirma que Câmara 'mandou bem' e criticou o vazamento de gravações. 

Roberto Ramalho é jornalista.
 
Durante audiência no Senado, Sérgio Moro afirmou que projeto de lei poderia ser mal interpretado neste momento, pois poderia coibir investigações como a Lava-Jato.

Moro e Gilmar Mendes estiveram em sessão no Senado que debate lei sobre abuso de autoridade.

Gilmar Mendes rebateu o Juiz Sérgio Moro ao defender postura da Câmara no pacote anticorrupção. Em sessão no Senado o ministro do STF disse que a Casa 'mandou bem’ e criticou o vazamento de gravações.

Enquanto isso representantes da magistratura e do MP protestaram em frente ao STF contra corrupção.

A principal reclamação de centenas de juízes, procuradores e promotores foi contra a emenda aprovada junto ao pacote anticorrupção, que tipifica o crime de abuso de autoridade para juízes e membros do MP.
 
Mais uma vez o ministro Gilmar Mendes dá um péssimo exemplo para a sociedade, sobretudo ao ironizar um colega de trabalho. Lamentável!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Pesquisa encomendada pelo jornal Valor Econômico considera a crise muito grave. 

Roberto Ramalho é jornalista.

Uma pesquisa encomendada pelo jornal Valor Econômico ao instituto Locomotiva mostra que 95% dos brasileiros acreditam que o Brasil está em crise, dos quais 56% consideram a situação muito grave. 

Ao todo foram entrevistados 1.157 homens e mulheres acima de 16 anos em todo o Brasil, entre os dias 11 e 16 de novembro.

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, os números indicam que a grande maioria dos brasileiros não enxerga luz no fim do túnel. 

Disse ele: "Há uma sensação de que o desemprego está mais próximo do que gostaria, o que leva as pessoas a gastarem menos. Pelo menos três quartos dos brasileiros conhecem alguém que perdeu o emprego no último ano".

Com a percepção de que o país esta em crise, segundo a pesquisa, chamada "Investimentos pela lógica do cidadão", 49% dos entrevistados não estão satisfeitos com sua vida pessoal de modo geral, uma queda relevante em relação ao levantamento anterior (76%).

Já em relação à renda, apenas 23% estão satisfeitos. Referindo-se à esfera pública, apenas 6% estão satisfeitos com o Brasil em geral. Na visão de Meirelles, a insatisfação do brasileiro está vinculada à sua capacidade de consumo, o que mostra a necessidade de um choque de perspectiva. O único lado positivo, pondera ele, é que esses brasileiros começam a entender que a economia parou de cair. Porém, 73% deles julgam fundamental uma melhora da qualidade do serviços públicos. Saúde (84%), educação (67%) e segurança (61%) são apontadas como áreas que deveriam ser prioridade do governo.

Essa pesquisa demonstra o quanto os brasileiros estão preocupados com a qualidade dos serviços nas áreas da educação, segurança pública e saúde.

E esse resultado apurado evidencia que pouca coisa mudou nesse País, de políticos que não se importam com isso. 

Por essa razão é que está havendo tanta corrupção e roubalheira desenfreada no Brasil. Os Ministérios Públicos federal e estaduais estão fazendo a sua parte. O grande problema ainda é o Poder Judiciário que demora na punição. Embora os recursos no Código de Processo Civil tenham diminuído, no Código de Processo penal ainda são abundantes.

domingo, 27 de novembro de 2016

Palmeiras conquista nono título do Campeonato Brasileiro com campanha exemplar. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O Palmeiras conquistou o seu nono título do Campeonato Brasileiro após 22 anos de jejum. 

O título chegou com a vitória de 1 x 0 sobre a Chapecoense, a grande surpresa da Copa Sul-americana que jogou com time misto.

O gol do jogo foi marcado por Fabiano. O verdão ganhou da Chapecoense e garantiu o troféu com uma rodada de antecedência. 

Assim, o Palmeiras se se isolou como o time que mais conquistou títulos brasileiros: nove no total. 

O Palmeiras tem um dos melhores times da América do Sul e um treinador vencedor.

FICHA TÉCNICA DE PALMEIRAS 1 X 0 CHAPECOENSE

Data: 27 de novembro de 2016.

Horário: 17h (de Brasília).

Local: Allianz Parque, em São Paulo.

Público: 40.986 pagantes.

Renda: R$ 4.171.317,26.

Árbitro: Anderson Daronco (SC).

Gol: Palmeiras - Fabiano, aos 25 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Palmeiras - Fabiano; Chapecoense - Marcelo, Bruno Rangel.

PALMEIRAS: Jailson (Fernando Prass); Fabiano (Gabriel), Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Tche Tche (Thiago Santos), Moisés, Dudu e Roger Guedes; Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.

CHAPECOENSE: Danilo; Gimenez, Filipe Machado, Marcelo e Alan Ruschel; Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cléber Santana (Gil); Bruno Rangel (Kempes), Lucas Gomes e Tiaguinho (Canela). Técnico: Caio Junior.

 
ARTIGO - A MORTE DE FIDEL CASTRO E O ANTICASTRISMO. 

Roberto Ramalho é advogado, relações públicas e jornalista.

Vou logo avisando que nem sou direitista e nem comunista, e não apoio nenhuma ditadura e nenhum regime totalitário.

O anticastrismo é uma corrente ideológica derivada do anticomunismo e que se opõe ao governo do Fidel Castro em Cuba.

O que os descendentes de cubanos e cubanos veteranos estão comemorando? A morte de Fidel Castro? Coitados! Todo mundo vai morrer um dia.

Grande parte desses habitantes de Litlle Havana, uma cidade que fica em Miami, e que se denominam anticastristas, são traficantes de armas, bandidos de toda espécie, dono de cassinos, de prostíbulos, pedófilos, e que na verdade não querem uma CUBA livre.

Pouca gente se salva e que reside nesse lugar.

O que eles querem é uma CUBA submissa aos interesses dos EUA e onde eles possam tornar Havana uma cidade de putaria, de jogatina, de prostituição, de tráfico de drogas, de tráfico de mulheres e TODA ESPÉCIE DE CRIMES.

A morte de Fidel Castro e posteriormente levará inevitavelmente a abertura política assim como já está existindo a econômica.

Considero essas pessoas que residem em Miami psicopatas e fascistas, travestidos de democratas.

Esses imbecis jamais poderão contribuir para uma CUBA democrática.

O Santo Padre Papa Francisco já iniciou esse processo irreversível, ou seja: no máximo em cinco anos CUBA será uma democracia, mas não um país de anticastristas e nem de uma colônia americana.

E parabéns ao presidente Barack Obama por sua visão de mundo e sua simplicidade, mesmo sendo o mandatário de maior poder existente no planeta terra, assim como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ambos com os códigos para acionar um ataque nuclear.

CUBA irá avançar! E já está avançando e se transformando. E o governo do presidente Raul Castro e o Partido Comunista sabem bem disso, independentemente da vontade desses bandidos que moram em Miami.

Esses anticastristas não passam de IDIOTAS!

OBS: Artigo completo amanhã no meu blog, com outro título.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Artigo - Um governo que já nasceu podre. 

Roberto Ramalho é jornalista e relações públicas.

'Esse é o limite da dor que suporto, é hora de sair', afirmou Geddel ao pedir exoneração do cargo. A Carta de exoneração de Geddel Vieira Lima foi enviada via e-mail para Temer. O ex-ministro estava e está em Salvador. Em carta ele ainda exaltou o governo do presidente e terminou sua fala mandando um abraço 'ao grande amigo'.

Do ponto de vista macro se o ex-ministro Geddel Vieira Lima não sai do cargo, embora toda a articulação política do governo Temer já esteja contaminada. Semana que vem o governo precisa aprovar a PEC dos gastos para, posteriormente, poder encaminhar uma reforma da previdência. 

Com a sua exoneração, Geddel perde foro privilegiado e poderá ser processado no juízo de 1º grau.

Mesmo após o seu pedido de demissão, o presidente da Comissão de Ética da Presidência, Mauro Menezes, informou que o processo contra o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, continua. Segundo ele, uma eventual punição pelo colegiado teria como efeito uma mancha ética no currículo político do peemedebista.

Geddel saiu do governo depois de ser acusado de tráfico de influência pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. O pedido foi enviado por e-mail ao presidente Michel Temer.

Calero negou em nota que solicitou audiência com o presidente Michel Temer para gravar uma conversa no gabinete. Ele disse que nunca agiu de má-fé ou de maneira ardilosa. Calero ainda afirmou que cumpriu a obrigação de cidadão brasileiro no episódio que se tornou público.

Segundo o Portal UOL, a saída do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima foi a sexta baixa no ministério do presidente Michel Temer nos pouco mais de seis meses em que o peemedebista está no poder. Desde maio, deixaram o governo os ex-ministros: Romero Jucá (Planejamento), Fabiano Silveira (Transparência), Henrique Eduardo Alves (Turismo), Fábio Osório (Advocacia Geral da União), Marcelo Calero (Cultura) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

Ainda de acordo com o UOL, todas as baixas no governo Temer têm um elemento em comum: a origem em supostos conflitos éticos, principalmente relacionados ao envolvimento de alguns deles nas investigações conduzidas pela Operação Lava Jato.

Verificam-se que problemas relacionados a operação Lava Jato derrubaram quatro dos seis ministros do governo Temer. A mais recente crise que se instalou no Palácio do Planalto, porém, não está relacionada à Lava Jato, mas à suposta pressão exercida por Geddel sobre Calero para a liberação de uma obra em Salvador. Confira o que levou à saída de cada um dos seis ministros que deixaram o governo Temer.

Geddel é um importante integrante do denominado “centrão”, formado por reacionários e conservadores.

A saída do ministro do governo Temer, Geddel Vieira Lima e as acusações contra o presidente Michel Temer estão em destaque nos principais jornais do mundo.

De acordo com o New York Times, Temer foi envolvido em um novo escândalo de corrupção depois que o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, o acusou de fazer pressão para ajudar um aliado para liberar um prédio em Salvador, já que Geddel já havia comprado um apartamento no 29° andar que ainda não foi construído e que está na planta.

Já o diário francês Le Monde destaca a queda de Geddel como parte de um escândalo de corrupção no contexto da liberação de um projeto imobiliário e diz ainda que o episódio ameaça enfraquecer o governo Temer.

Por sua vez, a rede britânica BBC, destacou em sua página a acusação do ex-ministro da Cultura contra Temer. A BBC sustentou que o presidente foi acusado de  pressionar o ex-ministro a inicidir em práticas corruptas para liberar o prédio onde Geddel tem um apartamento.

Até onde aparecerão outros escândalos? Até quando esse governo podre se sustentará? Será que ruirá de vez quando vier a tona a delação premiada de Marcelo Odebrecht e demais diretores?

Com a palavra as instituições representativas da sociedade e As Forças Armadas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Votação na Câmara dos Deputados que pode anistiar caixa 2 é adiada. Redes Sociais criticam manobra. 

Roberto Ramalho é jornalista e advogado.

O pacote anticorrupção, que pode aprovar emenda ao projeto que anistia a prática de caixa dois, foi adiado após muita pressão de diversos deputados que não concordam com a manobra e pela crítica contundente de milhares de pessoas nas redes sociais.

Agora ele deverá ser votado até terça-feira, dia 29. Ao encerrar a sessão, Rodrigo Maia afirmou que 'é besteira falar em anistia ao caixa 2 já que crime não existe'.

A afirmação desse indivíduo só confirma o que tenho dito: essa instituição assim como o Senado estão apodrecidos e somente uma intervenção militar pode acabar com essa pouca vergonha.

O Brasil não vive um "estado Democrático de Direito". Os congressistas não mais respeitam o eleitor e a sociedade.

Não sou favorável a uma nova ditadura. Porém, do jeito que o Congresso Nacional se comporta, é necessário tomar uma providência dura.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Exclusivo! Presidente Temer aceita repassar R$ 5 bilhões do programa de repatriação aos estados, mas governadores devem se comprometer a apresentar proposta de ajuste fiscal à União. 

Roberto Ramalho é jornalista.

O presidente Temer finalmente deverá socorrer os estados da Federação, desde que a proposta de estabelecer teto de gastos e fazer redução de 20% nos gastos com cargos comissionados e gratificações se tornem uma realidade. O presidente Michel Temer fechou um acordo com os governadores para repassar aos estados mais de R$ 5 bilhões com multas e impostos do programa de repatriação.

Também ficou acertado que os governadores ficaram ainda de trazer uma emenda que estabeleça reformas nas previdências estaduais.

Antes desse acordo com os estados, o governo concordava apenas dividir o dinheiro arrecadado com o Imposto de Renda no processo. 

A decisão foi tomada após encontro do presidente Temer com os governadores para discutir a crise financeira. 

Com isso, ficou acertado de que, em troca, os governadores prometeram adotar medidas de controle de gastos, incluindo o setor da Previdência.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Kátia Born deverá ser substituída da presidência do PSB pelo deputado JHC em Alagoas. 

Roberto Ramalho é jornalista.

A ex-prefeita de Maceió e atual presidente do PSB, Katia Born deverá perder a presidência do partido no estado de Alagoas para o deputado federal JHC.

Segundo relatos, Kátia Born está demonstrando seu total descontentamento com o fato e alega que está levando uma rasteira.

De acordo com ela, foi graças a ela que JHC ingressou no PSB e pode se candidatar a prefeito de Maceió.
Ainda de acordo com ela o deputado tenta retirar o partido de seu comando.

Por sua vez o deputado JHC afirma que ingressou na legenda em face de ter a certeza de que comandaria o partido em Alagoas, e que a direção nacional pretende dar o controle do partido para ele.

De acordo com informações colhidas por esse jornalista, a pretensão do PSB é a de formar um grupo bastante forte no Nordeste, com lideranças locais como Antonio Carlos Valadares em Sergipe, Geraldo Julio e Paulo Câmara em Pernambuco, e JHC em Alagoas.

Essas seriam as lideranças desejadas e que já estariam consolidadas nos planos nacionais da legenda.
 
Kátia Born afirmou que pretende resistir, porém, a situação é totalmente desfavorável para quem esteve no comando por muitos anos.